Category Archives: Noticias

Aguilar Junior assina convênio com a Univesp para 200 vagas de ensino superior gratuito em Caraguatatuba

Lista da 2ª chamada dos aprovados no vestibular já está disponível

IMG_2184

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) assinou no início do mês convênio com a Prefeitura de Caraguatatuba para instalação de um polo da instituição na cidade. Participaram da cerimônia no Palácio dos Bandeirantes o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, o chefe de Gabinete, Marcos Freire, e as servidoras da Secretaria de Educação (Clarissa Mansour e Lindalva Gevão). O Polo Caraguatatuba terá cursos de Engenharia de Computação e Engenharia da Produção (ambos com cinco anos de duração), além da Licenciatura em Matemática e Pedagogia (quatro anos de duração). São oferecidas 50 vagas em cada curso. As atividades presenciais serão desenvolvidas nas dependências da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva).
“Vamos sempre investir em educação e a assinatura do convênio é importante para dar oportunidades para 200 pessoas de nossa cidade, a maioria jovens. Já estamos conversando com o Estado para a criação de novos cursos”, declarou o prefeito Aguilar Junior.
Presente na cerimônia, o governador Geraldo Alckmin disse que foram criadas mais de 16 mil vagas no ensino superior gratuito em São Paulo. “Destaco que 85% dos estudantes são de escola pública”.

Matrículas
A Univesp promoveu recentemente o seu vestibular e Caraguatatuba registrou 1.078 inscritos para 200 vagas.
A primeira chamada de aprovados foi divulgada na terça-feira passada (08/07). Na última terça-feira (15/08) saiu o resultado da segunda chamada e os convocados precisam efetuar a matrícula entre os dias 16 e 18/8 (quarta a sexta-feira), na EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. O início das aulas será na próxima segunda-feira (21/08), a partir das 19h.
No curso de Engenharia de Computação foram convocados os estudantes Antonio Antonildo Pereira (51º lugar), Leandro dos Santos Prado (52º lugar), Rafael dos Santos Cunha (53º lugar), Douglas Fiedler (54º lugar) e Tiago Benedito de Lima Villalobos (55º lugar).
Na opção Engenharia de Produção foram convocados Ana Paula dos Santos (51º lugar), Carolina Casagrande de Oliveira (52º lugar), Caroline Lourenço da Silva (53º lugar), Célia Aparecida Muller (54º lugar), Danny Anderson Souto da Silva (55º lugar), Alexandre do Carmo Martins (56º lugar), Annie Elizabeth Consiglio (57º lugar).
Em Licenciatura em Matemática estão na lista Marcos Roberto de Queiroz (51º lugar), Rafael de Souza Pereira (52º lugar), Jefferson Germano de Paula (53º lugar), Patrícia Silva Cordeiro (54º lugar), Diego dos Santos Brandão (55º lugar).
Já para Pedagogia, de acordo com as desistências, foram convocados Raul Vilar (51º lugar) e Adilson Gambini Monteiro (52º lugar).

Documentação
O candidato aprovado tem de levar uma foto 3×4 recente e cópia autenticada em cartório, de cada um dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente; histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente; certidão de nascimento ou casamento; carteira de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral; certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

Prefeitura de Ilhabela prepara alunos para participação do projeto Matemática Vanguarda

Nesta sexta-feira, 11, o professor da rede municipal de ensino, Thiago Favoreto Azevedo, participou do congresso técnico do “Matemática Vanguarda”, em São José dos Campos. O projeto é voltado à educação e tem o objetivo de estimular a participação das escolas e alunos em um evento cultural, educacional e de responsabilidade social. O evento é direcionado a estudantes de escolas públicas para alunos de nove a 13 anos. Cada município faz sua seletiva e escolhe seu participante.
Na cidade, as escolas já estão realizando uma seletiva para definir o aluno representante de cada unidade. E na próxima semana acontece a disputa final entre os escolhidos de todas as escolas, para definir o aluno que representará a cidade na competição.
O representante do arquipélago participará da etapa classificatória, em Caraguatatuba, no dia 15 de setembro. A final acontece em São José dos Campos, no dia 29 de setembro.
Para o professor Thiago Favoreto Azevedo, é muito relevante a participação dos alunos. “É importante oportunizar o desafio através da matemática e incentivar os alunos a superar seus limites”, disse Thiago.

São Sebastião realiza primeira Jornada do Patrimônio

São Sebastião vai participar de 18 a 20 de agosto (sexta, sábado e domingo), da Jornada do Patrimônio, que envolve este ano outras 14 cidades do Estado de São Paulo. O evento é dedicado ao conhecimento e à reflexão sobre o que é o patrimônio cultural, um conjunto de valores, tradições e memórias, que podem ser históricos, arquitetônicos, artísticos, paisagísticos, ambientais, ou mesmo saberes e modos de fazer da comunidade.
Diversos passeios e atividades estão programados para esses três dias. Moradores e turistas interessados em participar devem se inscrever pelo telefone (12) 3892-2621 (falar com Cristiane).
Serão formados grupos de até 30 pessoas e as vagas são limitadas. As inscrições também podem ser feitas pessoalmente no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (DEPPAT) – avenida Dr. Altino Arantes, 130, Centro (Rua da Praia).
De acordo com a Secretaria de Habitação e Urbanismo, esta ação trata-se de uma oportunidade, para quem gosta de história e cultura, de conhecer o patrimônio de São Sebastião de perto, entrar nas igrejas, nas casas, e andar pelas ruas ouvindo histórias escondidas no tempo.

12° Festival Caiçarada em Ubatuba

O mês de agosto está chegando ao fim e para aquecer este inverno a programação do 12° Festival de Cultura Popular – Caiçarada está sendo divulgada. Durante os dias 25, 26 e 27 de agosto os munícipes e turistas da bela Ubatuba poderão aproveitar a saborosa gastronomia caiçara. O evento vai proporcionar ao público diversas atrações, tais como: Festival de Viola “João Alegre”, Corrida de Canoa Caiçara, Torneio de Truco, Almoço Caiçara e muito mais. Além da boa comida, haverá apresentações musicais e diversas atividades culturais que prometem animar a cidade inteira. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal por meio da FundArt. Também há a parceria da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SMAPA), Colônia dos Pescadores Z10 e Associação Amigos e Remadores da Corrida de Canoa Caiçara (AARCCA).
O 12° Festival de Cultura Popular – Caiçarada será realizado na Comtur, que fica na praia do Perequê-Açú.

PAT de Ilhabela tem inscrições para cursos

A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), está com as inscrições abertas para três cursos de qualificação da “Carreta da Hospitalidade”, oferecidos através do programa estadual Via Rápida Emprego: bartender, camareira e garçom.
Para realizar a inscrição é necessário ser maior de 18 anos, residente na cidade e se dirigir até a sede do departamento com os seguintes documentos em mãos: RG, CPF e Carteira de Trabalho, das 9h às 16h. Todos os cursos exigem ensino médio completo. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 1º de setembro. O início está marcado para o dia 11 de setembro e a carreta estará localizada no estacionamento da Prefeitura. A diretora do PAT, Alda Torres, explica que a necessidade de qualificação muitas vezes faz com que as vagas permaneçam abertas por bastante tempo. “Solicitamos os cursos com base nas tendências e necessidades do município, visto que muitas vezes acontece a demora no preenchimento de vagas por falta de qualificação”, disse.O PAT fica no Paço Municipal, localizado na rua Prefeito Mariano Procópio Araújo de Carvalho, nº86, no Perequê.

Márcio Tenório cobra metas das empresas prestadoras de serviços

Vistoria técnica (1)

Durante visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira, 4, o Prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, cobrou metas para conclusões das obras em andamento pelos bairros, assim como melhorias de serviços já realizados.
Tenório solicitou que o calçamento da rua Zabumba, localizada no Alto da Barra Velha, fosse refeito. “Era uma obra que não estava de acordo com a qualidade que exigimos em nosso governo, por isso, solicitamos que fosse refeita”, explicou.
O local, que recebe calçamento, sarjetas e guias, era um pedido dos moradores e os mesmos não foram atendidos por anos, por isso, o prefeito ressalta a importância em também dar atenção às ruas mais afastadas. “Nosso comprometimento é beneficiar toda a população, inclusive as que moram nos bairros afastados da avenida”, completa o prefeito. A previsão de término deste calçamento é de 20 dias.
Acompanhado pelo secretário Tchumi (Obras), Carlos Augusto de Souza (adjunto de Obras), e Wagner Rogerio (diretor de obras públicas), o prefeito percorreu várias ruas que receberão melhorias, como a Jundiá que, além da pavimentação asfáltica, deverá passar também pelo processo de sinalização nos próximos dias. No mesmo bairro, na rua Messias Margarido dos Santos, também ocorre o calçamento da via, que será entregue amanhã, 5, assim como a limpeza da região. Já a rua Angelina Pinto, ainda no bairro da Água Branca, também receberá pavimentação asfáltica e a previsão da conclusão da obra é de 20 dias.
O secretário adjunto de Obras, Carlos Augusto de Souza, informou que os trabalhos estão transcorrendo dentro da normalidade e que as datas de entrega só serão alteradas caso ocorram mudanças climáticas. “Estamos na fase final destas obras e manutenções nas vias da cidade, a maioria são pedidas há anos pelos moradores e só agora estão sendo executadas. O nosso intuito é beneficiar todo o município”, finalizou.

Administração busca implantação de novos cursos superiores no município

Marcos Bonello (2)

A prefeitura de São Sebastião iniciou entendimentos com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), fundação mantida pelo governo estadual, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, para a disponibilização de quatro cursos no município: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Pedagogia e Matemática. O assunto foi tratado em reunião nesta quinta-feira (04/05) entre o prefeito Felipe Augusto e diretor administrativo da universidade, Ricardo Bocalon.
Os cursos são gratuitos e cada um deles poderá contar com 50 alunos, totalizando 200 estudantes. Os de engenharia duram quatro anos, e os demais três. O diretor informou que é possível uma parceria com a FATEC/ETEC, uma vez que os cursos a distância do Instituto Paula Souza serão passados para a UNIVESP, conforme entendimentos já definidos no âmbito da sua secretaria que é responsável pelas duas instituições.
O prefeito Felipe Augusto informou ainda que o município está muito interessado em contar com a UNIVESP como alternativa de ensino superior em São Sebastião, e se colocou à disposição para auxiliar no que for possível na implantação dos cursos. A instituição foi criada em 2012 e é a quarta universidade estadual paulista. Os cursos oferecidos são gratuitos e o ingresso se dá por processos seletivos, como vestibulares. A instituição é autônoma, credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação – assim como a USP, Unesp e Unicamp – e pelo MEC, para o oferecimento de cursos a distância.

Representantes da Prefeitura de Ubatuba participam de capacitação da Aprecesp

Ubatuba enviou representantes ao segundo workshop que compõe o curso sobre desenvolvimento estratégico do Turismo 2017, promovido pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – Aprecesp em parceria com o Senac.
O evento aconteceu na última quinta-feira, 4, na cidade de Guaratinguetá e compareceram funcionários do setor de Convênios e das secretarias de Turismo e Comunicação da Prefeitura de Ubatuba, além do vereador Welington de Moura. O objetivo da Aprecesp é fomentar o turismo paulista, divulgando o estado e também atraindo turistas internacionais com base em uma gestão descentralizada e participativa. “O turismo é fator de desenvolvimento social e econômico”, frisou o gerente executivo Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo.

Regionalização
A serie de workshops visa consolidar um grupo de trabalho, capacitando seus membros para trabalhar com o ranqueamento das estâncias tuirísticas do Estado, previsto para abril / maio de 2018. O objetivo do curso é preparar a estância para esse ranqueamento, com base na Lei 1.261 de 2015, mostrando os pontos fortes e fracos do município, o que e como é necessário desenvolver determinados aspectos trabalhando, principalmente, com o plano plurianual.
Zuppo destacou que a intenção é que “o prefeito de cada escolha esse time, por meio de ato oficial, e constitua um grupo de trabalho”.
A Lei 1.261 estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT) e dá providências correlatas – o que influencia diretamente no valor do repasse de recursos conforme classificação.

Construtora Queiroz Galvão disponibiliza novas vagas para Caraguatatuba

PAT de Caraguá divulga novas vagas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) recebeu dezenas de vagas de emprego disponibilizadas pela construtora Queiroz Galvão. As vagas disponíveis são para: apontador de produção, frentista de túnel e esmerilhador, com no mínimo seis meses de experiência comprovada em CTPS.
Há vagas também para: operador de jumbo com exigência de curso de operação de equipamentos, primeiros socorros, noções de elétrica e mecânica de automóveis; operador de manipulador telescópico; operador de escavadeira, que exige ensino fundamental, qualificação na operação do equipamento e CNH C/D; operador de carregadeira, em que o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e ter CNH C; e operador de bomba de projetado. Todos com no mínimo seis meses de experiência comprovada em CTPS.
A construtora oferece ainda vagas para mangoteiro e operador de central de britagem, que exigem no mínimo seis meses de experiência comprovada em CTPS e disponibilidade de horário para trabalhos em turnos.
Os interessados devem entregar currículo com foto, até dia 10 de maio no PAT, localizado na Rua Taubaté, nº 520, Sumaré, das 8h às 16h. Os candidatos deverão obrigatoriamente comprovar a experiência exigida em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Vereadores vistoriam obra de reconstrução de muro no valor de R$ 1,9 milhão

No início da tarde desta quinta-feira (4/5), cinco vereadores vistoriaram a obra de recuperação da margem da Rodovia SP 131, no bairro Taubaté, contratada pela Prefeitura de Ilhabela, em caráter emergencial no valor de R$ 1,9 milhão, após a queda de parte de um muro devido a forte chuva. Os parlamentares questionam o valor destinado à intervenção e se o projeto atende as necessidades do bairro. Com a ausência de um responsável técnico e do projeto da obra no canteiro, os vereadores Anísio Oliveira (DEM), Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), Marquinhos Guti (DEM), Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) e Valdir Veríssimo (PPS), encaminharão ofício ao Executivo solicitando uma reunião com o secretário de Obras, Katzumi Hoyer a fim de sanar todas as dúvidas. Os vereadores não se posicionam contra a execução da obra, mas destacam que aparentemente o projeto não contempla as demandas do bairro. Levando em consideração o valor do contrato, os parlamentares reivindicam melhorias como alargamento da pista, calçada e ponto de ônibus.
Segundo informações do empreiteiro, Nerisvaldo Pereira, o Nenguinha, os reparos tiveram início há pelo menos 15 dias, no entanto a autorização da Defesa Civil de Ilhabela apresentada aos vereadores tem data de 2 de maio.
O trecho do muro que foi comprometido possui aproximadamente 10 metros, mas a obra compreenderá toda a extensão da propriedade, chegando a 163 metros. Moradores do bairro relataram que esta não foi a primeira vez que o muro caiu e que quando ele foi construído já existia a rua, portanto a estrutura não é arrimo para o trecho da rodovia.