Category Archives: Noticias

Centro de Capacitação Profissional e Polo Regional de Panificação são inaugurados em Ubatuba

Evento contou com a presença do Chefe da Casa Civil de São Paulo

Chefe da Casa Civil discursa durante evento

Cerca de 1500 pessoas prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 13, as inaugurações do Centro de Capacitação Profissional do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba e do Polo Regional de Panificação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Populares e autoridades lotaram o espaço localizado ao lado do prédio da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), no Perequê-Açu. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tinha agenda confirmada para o evento mas a mesma foi cancelada devido a problemas com o mau tempo, impedindo o pouso de aeronaves. O deputado federal e secretário Chefe da Casa Civil do Governo de São Paulo, Samuel Moreira, representou o governador na solenidade. A primeira-dama de Ubatuba, Sandra Sato, declarou que o dia de hoje foi a realização de um sonho. “Minha alegria é imensa em entregar hoje este espaço para a população de Ubatuba. Aqui pessoas serão capacitadas e qualificadas”. A satisfação em inaugurar o espaço também foi compartilhada pelo prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD). ”Que alegria inaugurarmos este espaço no mês de aniversário de Ubatuba. Minha esposa Sandra deixou de lado sua vida profissional para dedicar-se às questões sociais do município. A instalação deste Polo em Ubatuba é uma conquista dela para a cidade. Agradeço ao Governo do Estado por essa obra em Ubatuba”, afirmou Sato. O prefeito ainda fez um balanço dos 10 meses de sua gestão e agradeceu novamente ao Governo do Estado pelas obras iniciadas neste ano em Ubatuba. O Chefe da Casa Civil justificou a ausência do Governador e parabenizou a atual gestão pelos avanços na cidade de Ubatuba. “Hoje Ubatuba está diferente, a cidade respira novos ares, tem obras em andamento, e isso é fruto do trabalho incansável do atual prefeito Sato e sua equipe. Legislativo e Executivo trabalham em harmonia e isso reflete positivamente na cidade. As inaugurações do Centro e do Polo representam uma grande conquista para todos. Esses cursos qualificam pessoas e oferecem novas oportunidades”, ressaltou Samuel Moreira. O evento contou com a presença do vice-prefeito de Ubatuba e secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé), do técnico regional Jeferson Fróes, representando a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, Lú Alckimn, secretários municipais, dos vereadores Silvinho Brandão, Osmar de Souza, Adão Pereira, Manuel Marques, Wellington de Moura, José Roberto Junior, Pastor Claudinei, Bibi Indio e Rochinha do Basquete. Registradas ainda as presenças do prefeito de Cunha, Rolien Guerra, Ricardo Mamede, delegado titular da Polícia Civil de Ubatuba, Silvio Salata, conselheiro estadual da OAB, Ricardo Tardeli, coordenador do Programa Saúde em Ação do Governo de São Paulo e Mônica Galvão, diretora técnica da Regional de Saúde de Taubaté.
A solenidade teve ainda as apresentações da Experimental de Dança de Ubatuba e Lira Padre Anchieta e também contou com a presença de integrantes da Guarda Mirim de Ubatuba.

O Espaço
Administrados pelo Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, por meio da primeira-dama Sandra Sato, o Centro de Capacitação Profissional e o Polo Regional de Padaria Artesanal oferecerão aprimoramento das habilidades aos profissionais e pessoas comuns que buscam oportunidades no mercado de trabalho. O primeiro curso ofertado é o de padaria artesanal, já iniciado e hoje com 30 pessoas, indicadas por entidades sociais que atuam no município bem como pelos serviços de saúde. Ainda este ano o Centro de Capacitação Profissional disponibilizará os cursos de Moda, Beleza e Construção Civil.

Visita técnica
Antes das inaugurações, o prefeito Délcio Sato e o Chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, vistoriaram as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) – Centro. Acompanhados do vice-prefeito, Jurandir de Oliveira, secretários e vereadores, percorreram a obra e receberam informações técnicas do secretário municipal de Infraestrutura Pública, Pedro Tuzino. Ainda estão em construção no município a UBS no bairro do Mato Dentro e duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo um Álcool e Drogas. Obras executadas pelo Governo do Estado de São Paulo e que tem previsão de entrega para julho de 2018, totalmente equipadas e com investimento de R$ 15 milhões.

Solicitações ao Governo
O prefeito Délcio Sato aproveitou a presença do Chefe da Casa Civil e protocolou as seguintes solicitações: aquisição de titularidade de imóveis no Píer do Saco da Ribeira e Parque Estadual da Ilha Anchieta; transferência de domínio –cessão de uso do Caís do Porto (“Píer do Caisão”); sede própria para abrigar o Instituto Paula Souza – ETEC; retomada imediata do fornecimento do larvicida BTI e diagnóstico do desenvolvimento local para fins de emprego e renda.

Crianças do Projeto Viração se divertem durante semana especial

PROJETO VIRAÇÃO SEMANA KIDS PMSS (4)

As crianças do Projeto Viração tiveram uma programação repleta de atividades durante a última semana.
De acordo com a coordenadora do projeto, Janaína Borges, a semana começou com a apresentação das Marias, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR). Em oficinas de mandalas e argila, as crianças brincaram com as cores e a concentração. Para encerrar, os pequenos assistiram uma peça teatral chamada “Esses Olhos tão Grandes”.
Durante a semana foi servido um cardápio especial, como cachorro quente, sorvetes, sucos, entre outros. As crianças levaram para casa lembrancinhas como participação pelas atividades da semana.
O Projeto Viração é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social em parceria com em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH). São 200 crianças, de 6 a 12 anos, atendidas em contraturno à escola, com atividades diferenciadas, proporcionando momentos de acolhimento, prazerosos, de ludicidade, fazendo com que a elas tenham total participação e sejam valorizadas dentro da sociedade.

1º Seminário do Turismo do Futuro de Caraguatatuba aborda inovações do setor

D

Os profissionais e empresários do segmento turístico do município podem participar do 1º Seminário do Turismo do Futuro no dia 25 de outubro, das 18h às 22h30, no auditório da Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba), no Centro. Os interessados conhecerão as estratégias para a conquista do novo turista conectado, inovações e tecnologias que facilitam a gestão de estabelecimentos do ramo. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site http://tectriadebrasil.com.br/turismocaragua/. As vagas são limitadas. O jornalista especializado em Gestão de Mídias Digitais (Senac) e Gestão de Negócios (Fundação Dom Cabral), Fabiano Porto, ministrará os seguintes conteúdos: “O Novo Turismo Conectado e Consumidor na Era Digital”, sobre o comportamento desse cliente; “App de Fidelização e Gestão de Clientes para Alimentação”, aplicativo de celular para plano de fidelidade e relacionamento com clientes de estabelecimentos alimentação e hospedagem; e “Como Usar as Mídias Sociais para Conquistar o Turista Conectado”, apresentação de estratégias e ações práticas para uso eficiente das redes sociais para conquistar e fidelizar de clientes em turismo. Os participantes terão a oportunidade de testar o “Robô de Atendimento para Hospedagem”, que responde a dúvidas de clientes de forma automática e amigável. O 1º Seminário do Turismo do Futuro é organizado Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Conselho Municipal de Turismo (Contur) e Tec Triade Brasil, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Fundação Dom Cabral, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores)/São José dos Campos e Região, Sebrae/SP, Zmiles e Nama. O auditório da Fundacc está localizado na Rua Santa Cruz, 396 – Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-7910.

O palestrante
Fabiano Porto é jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais (SENAC) e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (Instituição eleita pelo 11º ano consecutivo a melhor escolha de negócios da América Latina e 12º melhor do mundo); professor de pós-graduação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em Marketing Digital; palestrante do Sebrae/SP; fundado e diretor de Negócios da Agência Digital Tec Triade Brasil; e coordenador do Turismo do Futuro, projeto da Tec Triade Brasil para modernização das estratégias de marketing de estabelecimentos turísticos.

“Recreação na Praia” anima criançada em dia sol no Arrastão

RECREAÇÃO NA PRAIA ANDRE SANTOS PMSS (2)

A Prefeitura de São Sebastião promoveu neste sábado (14/10) uma recreação na Praia do Arrastão, região central da cidade, como parte das atividades de comemoração do Dia das Crianças.
Dezenas de crianças compareceram no evento e se divertiram com brinquedos infláveis e camas elásticas, sob os olhares atentos de diversos monitores, amigos e familiares. A ação foi uma parceria da Secretaria de Esportes (SEESP) e de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH) que neste mês de outubro está com a campanha “Criança não Trabalha. Criança Brinca”.
O evento contou com distribuição de pipoca, algodão doce, cachorro quente, suco e sorvete para todos os participantes, que aproveitaram a ação num lindo dia de sol e diversão.
“Muito legal esse evento, o prefeito Felipe Augusto teve uma ótima ideia”, disse a sebastianense Isaura Rodrigues, que levou a neta para brincar na praia. “É bom porque essa atividade na praia junta as crianças, está tudo muito bonito”, completou.
Para a também sebastianense Andreia de Oliveira Santos, que levou o filho e a sobrinha para a praia, a ação é um excelente incentivo às crianças. “Está tudo muito bom, deveria ter mais vezes, as crianças têm que ser crianças, fico feliz que a prefeitura esteja investindo em prol desse estímulo, todo mundo está bem contente, o prefeito está de parabéns, é um presente para gente também”, disse.
Alessandra Santos Rodrigues de Souza também aprovou a atividade. “É um evento muito bom para incentivar as crianças a brincar ao ar livre. A gente vê muitas que vivem enfiadas em videogame, em casa na internet. Isso é um incentivo para a criança desentocar, está de parabéns esse prefeito”, destacou a moradora de São Sebastião.

Construções irregulares são demolidas em Ilhabela

Demolição (1)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio do Departamento de Fiscalização, em parceria com a Fiscalização Ambiental (da Secretaria de Meio Ambiente), e a Polícia Militar Ambiental realizaram novas vistorias em possíveis locais de invasão no município. Desde a última semana, a equipe efetuou cinco demolições de edificações irregulares.
O objetivo deste tipo de vistoria é prevenir o crescimento desordenado, principalmente quando afeta Áreas de Preservação Permanente (APP) e Ambiental (APA). Para colocar em prática a legislação vigente, funcionários dos serviços de fiscalização do município (incluindo ambiental) estão vistoriando diversas áreas. Caso alguma construção seja feita de forma irregular em áreas congeladas, de risco ou de preservação, será demolida.Foram demolidas cinco construções irregulares: três na rua Chico Gravi, no Green Park (pertencente ao Núcleo de Regularização Fundiária e Interesse Social Estrada de Castelhanos), sendo este local congelado por meio de decreto municipal; uma construção no Senzala e outra na Estrada do Camarão, ambas comunidades localizadas no alto da Barra Velha.
As Áreas de Preservação Permanente e Ambiental têm sido constantemente invadidas. Processo este ligado ao crescimento desordenado, que provoca uma série de mudanças no meio ambiente. Neste caso, a ocupação e realização de construções de forma ilegal nessas regiões podem causar diversos danos ambientais, como por exemplo: a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos, devido ao saneamento inadequado, e até mesmo inundações urbanas, visto que as nascentes de córregos e rios são comuns na cidade.
Preocupada com essa questão, a Prefeitura de Ilhabela está trabalhando visando reprimir e conter as ações. “Desde o começo do ano foram realizadas diversas vistorias e, nestas últimas semanas, acompanhei de perto o trabalho realizado pelo nosso Departamento de Fiscalização. A rua Chico Gravi possui um índice de ocupação grande e já está congelada desde abril. O compromisso da administração com o Ministério Público Federal é tratar as ocupações de forma responsável, buscando levar segurança e dignidade aos moradores, não permitindo, assim, que ações destrutivas e contra a lei continuem acontecendo no município”, ressaltou o prefeito Márcio Tenório. Alexandre Baptista, diretor de Fiscalização, solicitou que os moradores denunciem construções duvidosas. “Pedimos ainda a colaboração dos moradores com a fiscalização. Toda ajuda é importante para a continuidade do trabalho e orientamos que, antes de adquirir qualquer terreno, a pessoa verifique sua legalidade junto à prefeitura. Estamos empenhados no combate ao crescimento desordenado em parceria com os órgãos competentes, principalmente nas APA’s em conjunto com a Fiscalização Ambiental”, concluiu.
Denúncias – As denúncias podem ser feitas pelo telefone (12) 3896-9200, ramais 9352, 9339 ou 9346.

Centro de Saúde da Topolândia recebe palestra com o tema “Tumor de Mama Juvenil”

palestra saude outubro rosa pmss (2)

Como parte das ações em homenagem ao Outubro Rosa, o Centro de Saúde da Topolândia recebeu, na tarde de terça-feira (10/10), uma palestra com o tema “Tumor de Mama Juvenil”, ministrada pelos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade São Sebastião (FASS).
O encontro provém de uma parceria entre a Administração Municipal e a FASS, na qual a prefeitura cede o campo para que os alunos possam realizar estágios e colocar em prática os ensinamentos de sala de aula.
De acordo com a professora de enfermagem que comandou as atividades com os alunos, Janaína Guarizi, a palestra retratou mecanismos de prevenção do câncer juvenil no homem e na mulher.
“É de suma importância o autoconhecimento e a quebra de tabus. É preciso saber de que forma identificar, como se tratar e como as mães podem ajudar na orientação. Muitas pessoas acreditam que a prevenção está no autoexame, na realidade, esta modalidade serve para identificar uma lesão que já existe, passando já do ponto da prevenção”, explicou a professora.
Janaína disse ainda que o número de jovens que contraem a doença é cada vez maior. “A prevenção está relacionada a um estilo de vida adequado. Depende de uma boa alimentação, de se evitar o sedentarismo e de atitudes que mantenham o corpo saudável, situações que muitos jovens hoje em dia ignoram, daí o aumento no índice da doença entre os 11 e 17 anos”, comentou.
Na próxima segunda-feira (16/10), no período da manhã, os alunos realizarão uma palestra sobre a importância do exame Papanicolau na prevenção do câncer de colo do útero, enquanto no dia 31/10, às 9h, será a vez do tema “A importância do exame de mama anual na prevenção do câncer”.
Serviço: As palestras ocorrerão na sala de espera do Centro de Saúde da Topolândia, localizado na rua Antonio Pereira da Silva, nº 280.

Prefeitura de Ilhabela reforma base do SAMU no Engenho D’Água

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Obras e Habitação, está reformando a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Avenida Pedro de Paula Moraes, no bairro do Engenho D’Água. Com a obra, os funcionários do SAMU terão condições adequadas para os atendimentos, agilizando as demandas da região Norte da cidade.O projeto de reforma inclui também a ampliação do prédio, acesso ao mirante do bairro e reparos na iluminação do entorno da base. O prazo para a finalização do serviço é de 90 dias.O Samu atende urgências pré-hospitalares e é considerado por especialistas como um dos melhores do mundo. No município, somente de janeiro a junho deste ano, foram realizados quase dois mil atendimentos. Segundo o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, a reforma faz parte de um pacote de ações voltadas à segurança e saúde da população. “A partir do próximo ano será iniciado o Programa Bombeiro Educador e já foram solicitadas mais duas ambulâncias e novas equipes para atuar no SAMU. Com a reforma, as solicitações que surgirem no Norte da cidade poderão ser atendidas com mais rapidez. Estamos trabalhando para oferecer mais segurança e saúde de qualidade”, explicou o prefeito. Além desta obra, a Prefeitura entregou na última semana o novo prédio do Corpo de Bombeiros e SAMU da Barra Velha, um investimento em torno de R$ 2,5 milhões.

7ª Feira Literária de Caraguatatuba começa sexta (20)

Flic

Este ano a 7ª Feira Literária de Caraguatatuba inova e reverencia quatro dos mais importantes e renomados escritores brasileiros: Silvia Orthof, no segmento Educação Infantil; Maurício de Souza, no Fundamental I; Cecília Meireles, no Fundamental II e Machado de Assis, no EJA – Educação de Jovens e Adultos.A FLIC foi pensada com o objetivo de despertar o gosto pelos livros e pela leitura, aprimorar as habilidades de leitura e escrita, descobrir diferentes autores e estimular a criatividade com a construção de trabalhos de dança, teatro e artes, a partir de obras literárias.
Além da novidade de trabalhar com quatro autores para segmentos diferentes do ensino, a FLIC 2017 se concentrará em uma programação diversificada nas unidades escolares voltada para os pais e familiares, na sexta-feira, dia 20. Também na sexta-feira, das 10h às 19h, no Serramar Shopping, haverá apresentações preparadas por professores e alunos de algumas escolas municipais.
No sábado (21), a apresentação dos alunos no Serramar Shopping será das 13h às 18h. Haverá ainda no mesmo local, a partir das 14h, espetáculo com a Cia. do Liquidificador, dentro da programação da feira. O grupo paulista utilizará várias possibilidades cênicas em suas performances, como circo, teatro, clown, mímica, dança para contar histórias dos autores estudados na 7ª FLIC. A equipe de supervisão e apoio pedagógico da Secretaria de Educação bem como as equipes gestoras e professores reforçam o convite para que os pais e familiares compareçam maciçamente as escolas para prestigiarem as apresentações dos filhos e também no Serramar Shopping.

Ilhabela oferece atendimento odontológico de emergência aos finais de semana e feriados

Plantão Odontológico copy

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde e a Coordenação de Saúde Bucal, promove o Plantão Odontológico aos finais de semana e feriados, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Perequê. O trabalho realizado na cidade desde março já contabilizou mais de 240 atendimentos.
O serviço funciona em regime de plantão à distância 24 horas. Durante o dia, o profissional permanece na unidade e no período noturno é acionado pelo vigia, caso tenha algum paciente.
De acordo com o secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, os munícipes que necessitam do serviço podem procurar diretamente a unidade ou entrar em contato por telefone. “Os profissionais estão orientados a direcionar o paciente para a UBS do Perequê e não é necessário ter encaminhamento de atendimento. Teve dor de dente no final de semana ou feriado? É só procurar a unidade e será atendido pelo plantonista”, afirmou o secretário.
O prefeito, Márcio Tenório, que determinou a implantação do plantão odontológico no município, destacou a importância da iniciativa. “Assumimos o compromisso de investir na ampliação do atendimento odontológico por reconhecer a importância para a saúde de nossa população, que reivindicava a melhoria do atendimento. “
Durante o plantão são executados todos os serviços relacionados a emergência e urgência odontológica como drenagem de abscessos, tratamento de alveolites de hemorragias pós-cirúrgicas, de trismo; reimplante dentário, selamento de cavidades, suturas compreendendo lábios e cavidade oral, tratamento de DTMs, pulpites e hiperemias pulpares, dores orofacias, fraturas dentais, exodontias em caráter emergencial, colagem de próteses unitárias e traumatismos dento alveolares.
“Estamos realizando esse serviço desde março, suprindo a necessidade da cidade. Antes quem precisava deste atendimento tinha que sair da cidade aos finais de semana e feriados”, disse o coordenador de Saúde Bucal, Henrique Cavalli.
Serviço – Os pacientes que precisarem do serviço devem se dirigir a UBS do Perequê ou ligar para o telefone (12) 3896-2008 e falar com o vigia, que irá acionar o profissional da escala para que a emergência seja atendida.

Secretarias de Educação e Saúde de Ubatuba realizam trabalho conjunto em Picinguaba e Camburi

Ação “in loco” beneficiou crianças das escolas dos bairros Picinguaba e Camburi

Ação Conjunta Ciranda _equipe na escola

Os bairros Picinguaba e Camburi, localizados na região norte de Ubatuba, receberam a visita da médica do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Marcela Pellegrino, na última quinta-feira, 17. O intuito da ação foi promover um trabalho preventivo em saúde mental, além de avaliação e consulta médica para algumas crianças das escolas municipais Iberê Ananias e Maria do Carmo Soares.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre as secretarias da Educação e Saúde, cuja relação vem se estreitando em prol da qualidade de vida dos cidadãos de Ubatuba, principalmente, a partir da infância- público-alvo do Centro Interdisciplinar de Apoio às Necessidades do Aluno (Ciranda), que integra o departamento de Educação Inclusiva.
Ao observar as dificuldades das famílias em se deslocarem até o centro da cidade para a avaliação, a equipe multidisciplinar do Ciranda sugeriu o atendimento “in loco” – solicitação que foi prontamente acatada pela secretaria municipal da Saúde, que autorizou a participação da médica e cedeu as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) local.
Antes da partida, o secretário de Educação, Hélio José de Paula, esteve com a equipe para desejar um bom dia de trabalho aos que se dedicariam a estabelecer vínculos entre as pastas e agradecer pelo empenho e execução dessas tarefas, como os cuidados essenciais à saúde das crianças pertencentes à rede.
“Sinto-me muito feliz pela atenção e carinho com que vocês se dispõem a fazer o que é necessário por nossos estudantes”, enfatizou o secretário.
Para completar a ação educativa, a coordenadora do Ciranda, professora Patrícia Liberal, juntamente com a equipe formada pelas psicólogas Angélica Duarte e Renata Perez, fonoaudióloga Graziela Alves e psicopedagoga Maria de Lourdes Teixeira, deram inicio a um projeto de incentivo à leitura para as crianças da Escola Municipal Professora Maria do Carmo Soares, onde a maior parte dos estudantes são moradores do quilombo dos Jambeiros no bairro do Camburi. Foi feita a distribuição de sacolinhas, confeccionadas por elas mesmas, para motivar a cultura da leitura em família.
“A alegria das crianças ao receberem o material que embalou os livros escolhidos que elas levaram para casa já justifica a ida e empenho de todos”, afirmou a psicopedagoga. O projeto será executado pelas professoras Lúcia Machado e Lélia Damásio, que darão o andamento utilizando o material também enviado pela secretaria de Educação, por meio da supervisora de ensino, Claudia Almeida. “Parabenizamos as secretarias de Educação e Saúde por essa ação conjunta, firmando o apoio dos gestores da Administração, que já contempla os primeiros passos rumo à qualidade de vida dos moradores de nossa tão querida cidade”, comemorou o prefeito Délcio José Sato (PSD).