Monthly Archives: fevereiro 2013

Mangueira de praça no Perequê recebe cuidados da Secretaria do Meio Ambiente

Avaliação fitossanitária indica que a árvore está saudável e necessita apenas de poda e remoção de epífitas

O relatório do Laboratório da Universidade de Lavras indica que a mangueira encontra-se em boas condições fitossanitárias não tem infestação de cupins e que todos os elementos analisados estão com seus teores adequados

A centenária árvore da Praça da Mangueira, localizada no bairro do Perequê, em Ilhabela, receberá algumas intervenções da Secretaria do Meio Ambiente. Segundo o diretor de Licenciamento Ambiental, o engenheiro agrônomo Daniel Vilela, o relatório do Laboratório de Análise Foliar, da Universidade de Lavras, indica que a mangueira encontra-se em boas condições fitossanitárias, já que não há infestação de insetos nem cupins e que todos os elementos analisados estão com seus teores adequados. A árvore já foi cenário de peças teatrais e até de comerciais de TV. Considerando alguns fatores como a idade da árvore, a urbanização em seu entorno e a umidade, principalmente na parte inferior do caule, a Secretaria do Meio Ambiente colocará uma equipe especializada para fazer a raspagem do caule; a remoção das epífitas, como bromélias, por exemplo, e a poda adequada de forma que melhore a incidência de luz.
A equipe da Secretaria de Serviços Municipais também participará da intervenção e retirará o anel de concreto ao redor do tronco, pois o acúmulo de terra argilosa no local pode aumentar a umidade e prejudicar as raízes. O diretor ambiental explica que após estas intervenções a secretaria acompanhará a resposta da árvore de acordo com as quais novas ações poderão ser executadas. A Secretaria do Meio Ambiente está aberta para que a população dê sugestões e opiniões sobre as diversas áreas verdes do município. O setor está localizado à Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê.

Empreendedores da região já podem se inscrever nas palestras do Sebrae

Posto de Atendimento ao Empreendedor traz palestras para pessoas jurídicas

O PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) de São Sebastião já tem a programação de 2013 definida, e o mês de março contará com duas palestras que prometem ajudar os empreendedores da região na gestão de seus negócios.
A primeira palestra será com o consultor financeiro do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Eduardo Nascimento, com o tema “Controles financeiros”, no dia 6 de março, das 15h às 17h, na Videoteca Municipal.
Segundos informações do Sebrae, os controles financeiros são os instrumentos que permitem ao administrador planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros. A palestra visa desenvolver em seus participantes a competência de controlar financeiramente suas empresas para melhor orientação em suas tomadas de decisões diárias.
No final do mês, no dia 26, o tema será “Comunicação eficaz no atendimento”, com o consultor de qualidade do Sebrae, Gilson Santo Inácio Ribeiro, das 14h às 16h, também na videoteca. Esta segunda palestra tratará da importância da comunicação com os clientes e esclarecerá que a comunicação não é o que se fala, sim o que o outro entende.
Os dois temas são voltados para pessoas jurídicas, ou seja, proprietários de empreendimentos, e as vagas são limitadas.
Serviço: A programação é gratuita e as inscrições podem ser feitas diretamente no Posto de Atendimento ao Empreendedor, pelo e-mail cursospaes@gmail.com, ou até mesmo pelo telefone (12) 3892-1549 (com Genilze ou Indiara).

Aquaviários se formam na próxima semana em São Sebastião

Diplomas serão entregues em solenidade no Teatro Municipal

Na próxima quinta-feira (7) o Teatro Municipal de São Sebastião receberá a quarta formatura do Curso de Aquaviários da cidade. O evento está previsto para as 15h30 e são convidados familiares e amigos dos 30 alunos que receberão o diploma de conclusão e a carteira profissional.
O Curso de Aquaviários – cefq – módulo especial foi realizado pelo departamento de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Marinha do Brasil, Colônia de Pesca Z-14 Almirante Tamandaré, Repsol Simpec e Instituto Atlantis.
As aulas foram ministradas de 20 a 23 de novembro de 2012 com objetivo de legalizar, habilitar e capacitar pescadores e prestadores de serviços da área náutica.
A grade curricular contou com as disciplinas de primeiros socorros, combate a incêndios, noções básicas de instabilidade e navegação, marinharia, regras e manobras, sinalização, operações com motor diesel, prevenção da poluição no meio aquaviário, sobrevivência do náufrago, aula prática em embarcação e teste físico.

São Sebastião promove campanha contra tuberculose no mês de março

O município recebe prêmio por apresentar resultados de cura positivos

Entre os dias 4 e 17 de março São Sebastião recebe a Campanha de Busca de Sintomáticos Respiratórios do Programa de Tuberculose da Secretaria de Saúde, como ênfase ao Dia Internacional de Combate à Tuberculose, celebrado em 24 de março.
No Estado o dia será comemorado na segunda-feira, 25 de março, junto à comunidade com atividades educativas e programação especialmente desenvolvida para levar a informação ao maior número de pessoas possível.
Anualmente todas as Unidades de Saúde da Família, UBSs, CSII, Cemin, USO, Caps e Caps-AD participam plenamente da campanha, quando intensificam a busca por sintomáticos respiratórios e oferecem exames de baciloscopia para diagnóstico de Tuberculose.
Segundo Milene Cordeiro de Lima, enfermeira do Programa de Tuberculose da Vigilância Epidemiológica, “a iniciativa da saúde pública municipal é promover uma busca ativa de indivíduos portadores da doença, tarefa esta realizada permanentemente por todos os serviços de saúde como estratégia recomendada internacionalmente, mas intensificada durante este período”. Dentro desse contexto, as equipes são orientadas a identificar precocemente pessoas com tosse por tempo igual ou superior a duas semanas, ou seja, sintomáticos respiratórios, consideradas com suspeita de tuberculose pulmonar, visando a descoberta de novos casos no município.
É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos, tendo como principal fonte de disseminação da doença a descoberta precoce por meio da busca ativa, importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno.

Prêmio
Em 2011 e 2012, durante o Fórum Anual de Tuberculose em São Paulo (SP), o município recebeu um importante prêmio por ter superado a meta de cura da doença.
A meta estabelecida pelo programa estadual de controle é de 85% e o trabalho realizado no município pela equipe da Sesau (Secretaria da Saúde) superou a marca nos dois últimos anos de cura.
Segundo Milene, o maior problema enfrentado é o abandono do tratamento pelo paciente, “algo que em São Sebastião tem sido trabalhado de forma a garantir um resultado de sucesso”.

O programa
O programa de controle de tuberculose é uma das divisões que compõe o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em funcionamento desde 1975.
É responsável pela coordenação das atividades de controle da doença no Estado, tais como monitoramento e avaliação dos indicadores epidemiológicos e operacionais gerados por um sistema de notificação e acompanhamento de casos (EPI-TB), previsão de medicamentos e outros insumos, treinamentos e assessoria aos municípios.

Secretaria da Educação prossegue com contratação de professores para rede municipal

Professores durante atribuição na secretaria da Educação

A Secretaria da Educação está contratando novos professores para atender à demanda nas escolas da rede municipal. A ação acontece por meio do processo seletivo 01/12.
Na terça-feira (26) foram chamados mais 34 novos educadores sendo 12 de PEB I – Interprete de Libras, 10 de Educação Especial, sete de Educação Básica I, três de PEB II – Interprete de Libras, um de Geografia e outro Matemática. A boa novidade para este ano é a contratação de professor para a cadeira de Intérprete de Libras para a Guarda Municipal Mirim. As próximas convocações da pasta serão as seguintes: professores da Educação Básica I, a partir da classificação 149º; de Geografia, a partir de 16º; de Educação Física, a partir de 38º; de História, a partir de 18º; de Português, a partir de 35º; de Ciências, a partir de 14º; de PEBI Áreas Isoladas, a partir do 4º. Em relação às demais listas, todos os classificados já foram convocados.As convocações acontecem de acordo com a demanda existente nas escolas da rede municipal, geralmente, às terças-feiras, na secretaria da Educação.

Prefeitura de Ilhabela constrói rotatória de acesso ao Itaquanduba e sistema de drenagem

Trânsito tem sistema pare e siga na Avenida Almirante Tamandaré, na orla da praia do Itaguassu, próximo à Praça da Bíblia

Obra da rotatória no acesso ao Itaquanduba, na manhã desta quarta-feira (27/2), em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela trabalha na construção da rotatória que irá proporcionar mais segurança no acesso ao bairro do Itaquanduba. A obra está sendo executada na Avenida Almirante Tamandaré, na esquina da Praça da Bíblia, na orla da praia do Itaguassu. Por isso, os motoristas e motociclistas devem estar atentos às interrupções no tráfego ao longo do dia, com sistema pare e siga.
Para realizar este trabalho, o município também conseguiu a reintegração de posse de uma área que havia sido ocupada por um imóvel particular no passado. “É uma obra que vai melhorar o acesso ao Itaquanduba e proporcionar mais segurança no trânsito, como já pôde ser observado no alargamento da orla do Perequê e do Morro da Cruz, assim como na duplicação da Princesa Isabel desde a Barra Velha”, ressalta o prefeito Toninho Colucci. Esta obra da rotatória integra a reurbanização da Avenida Princesa Isabel (4ª fase), que incluiu o alargamento do Morro da Cruz, a troca de pavimento na orla do Perequê, faixas elevadas de travessia de pedestre e padronização de calçadas. O investimento nesta 4ª fase é de R$ 3,4 milhões, verba conquistada junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE. Também está em andamento a obra de alargamento da avenida, no trecho próximo ao Hotel Ilha Flat, na orla do Perequê.

Melhorias na avenida
A principal avenida da cidade passou por obra de urbanização (1ª fase) entre a Rotatória da Barra Velha e o Fórum em 2010. O trecho foi duplicado e passou a contar com calçadas, ciclovia, ponte, faixas elevadas para travessia de pedestre, jardins e baias de acesso aos bairros.
Do Fórum ao Posto BR, a obra (2ª fase) que inclui a nova ponte sobre o Córrego Água Branca, ciclovia, calçadas e rotatória foi concluída. Está em andamento a obra no trecho da 3ª fase, que vai do Posto BR à Praça Elvira Storace e ainda inclui a pavimentação da Rua Geraldo Junqueira, Rua Guaiamu e Avenida São João, com investimento de R$ 2,8 milhões.
Após o término dos trabalhos será possível efetuar a principal mudança no trânsito, que terá o sentido único do trecho que vai do Posto BR até a Praça Elvira Storace (Barra Velha – Perequê), melhorando a fluidez do trânsito e ordenando as bicicletas.

Posto de Atendimento ao Trabalhador possui diversas vagas disponíveis

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é um centro de referência de políticas públicas de geração de emprego e renda que oferece aos trabalhadores a oportunidade de empregos em diversas áreas. Entre as oportunidades disponíveis nesta segunda-feira (25), cinco vagas para ajudante de cozinha, ajudante geral e vendedor; quatro vagas para doméstica, garçom e manicure; três vagas para vendedor externo, projetista e faxineira e duas vagas para auxiliar de lavanderia, camareira, cozinheiro, motorista D e motorista de ônibus.
De acordo com o posto, no mesmo dia havia ainda uma vaga para cada uma das seguintes áreas: almoxarife, auxiliar de almoxarife, auxiliar de compras, auxiliar de mecânico, babá, barman, cabeleireira escovista, caseiro, cobrador externo, consultor de vendas, copeiro, coordenador escolar, coordenador, cuidador de idoso, dedetizador, depiladora, encarregado de almoxarifado, encarregado de armação, encarregado de carpintaria, encarregado de compras, encarregado de pedreiro, engenheiro de pedreiro, engenheiro civil, engenheiro eletrônico, engenheiro de segurança de trabalho, jardineiro, instalador de antenas, manobrista B, montador de móveis, motoboy, motorista para caminhão betoneira ou bomba, operador de retroescavadeira, padeiro, pizzaiolo, promotor de vendas, recepcionista de hotel, recepcionista noturno para hotel, recepcionista masculino, serralheiro de alumínio, subgerente e técnico químico.
Os interessados devem fazer o cadastro pessoalmente no PAT que assume seu papel de intermediação – serviço público gratuito – que visa inserir ou recolocar o profissional no mercado de trabalho de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.
Annie Mello de Aguiar, diretora do posto, enfatizou ser necessário tratar a população com todo respeito. “No nosso atendimento, levamos em conta a fase difícil que o desempregado possa se encontrar”, contou.
O PAT é uma parceria entre o Governo do Estado com a Prefeitura de São Sebastião atrelado à Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano).

Banco do Povo
O Banco do Povo é um programa de micro-crédito para pequenos empreendedores, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com a Prefeitura.O objetivo é promover a geração de emprego e renda aos pequenos empreendedores, por meio de concessão de empréstimos para o desenvolvimento de pequenos empreendimentos, formais ou não.Serviço: O PAT está localizado na rua João Cupertino dos Santos, 245, Centro. Mais informações pelos telefones: (12) 3892-4606, no Centro; (12) 3861-1424, na Costa Norte e (12) 3865-4340, na Costa Sul ou ainda pelo site oficial www.saosebastiao.sp.gov.br no tópico PAT.

Copa Sebastianense de Slackline deve movimentar a Rua da Praia no aniversário da cidade

A prática esportiva é uma das mais populares entre os jovens atualmente

Em comemoração aos 377 anos de emancipação politico-administrativa, a cidade de São Sebastião terá diversos eventos de aniversário. A prefeitura por meio da Secretaria de Esportes da cidade realizará a Copa Sebastianense de Slackline.
O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de março, a partir das 10h na Rua da Praia. As inscrições para as categorias Amador, Feminino e Profissional serão feitas no primeiro dia da competição, das 9h às 12h. Ao todo seis fitas ficarão instaladas próximas a pista de skate, sendo cinco para o público em geral que queiram aprender com profissionais o esporte.
A programação segue da seguinte forma: no dia 16, a partir das 13h terá inicio a competição feminina; 15h, a competição amadora e às 18h, o inicio da profissional. Já no dia seguinte (17), as competições e finais, movimentarão a Rua da Praia a partir das 9h com o feminino; 10h, amador e às 11h profissional. A partir das 12h, acontecerão as premiações por categorias.

Slackline
O Slackline é um esporte praticado sobre uma fita esticada na base de duas árvores fortes ou pedras, de forma que o praticante ande sobre a fita com extremo equilíbrio, fazendo com que seu corpo movimente como um todo, reajustando os seus músculos.Este esporte traduz uma sintonia entre mente e corpo, que produz o equilíbrio.

Prefeitura recebe atletas ilhabelenses de Jiu-Jitsu após conquista de medalhas

O sensei Jeferson Viana e sua equipe de atletas de Jiu Jitsu trouxeram para Ilhabela um total de 23 medalhas, conquistadas em três campeonatos da modalidade. A delegação contou com apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes.
Nesta terça-feira (26/2), o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, recebeu os atletas que participaram dos seguintes campeonatos: Summer Fight, realizado em Ubatuba no último dia 24 de fevereiro; Festival de Verão de Caraguatatuba, nos dias 3 e 4; e da Copa Mestre Iran Brasileiro, em Paraty, no dia 27 de janeiro. “Parabéns a todos os atletas do jiu-jitsu ilhabelense, que mostraram talento e levaram o nome de Ilhabela para o alto do pódio”.

Com novo conceito, Escola do Camarão já está em funcionamento em Ilhabela

Mais espaço para a criançada com as salas descentralizadas da nova Escola “Dr. Paulo Renato Costa de Souza”, na Estrada do Camarão, em Ilhabela

A volta às aulas no último dia 18 trouxe novidades em Ilhabela e uma delas é o funcionamento da nova escola construída na Estrada do Camarão, na região do Alto da Barra Velha. Trata-se da maior unidade escolar do município e que tem novo conceito arquitetônico.
São 12 salas de aula, que ao contrário das escolas tradicionais, não estão juntas em um único bloco, mas sim descentralizadas. Do alto é possível ver perfeitamente o novo modelo de escola, construída com tijolos e eucaliptos tratados e totalmente integrada à natureza do local. Também proporciona um grande espaço de convívio, arborizado e com equipamentos de lazer, entre eles, um anfiteatro e uma quadra poliesportiva, ambos em fase de acabamento, assim como a sala de administração. Por entre árvores e flores, os alunos percorrem as calçadas que levam a cada uma das salas de aula. O investimento é de R$ 2,3 milhões. É uma área gigantesca, com aproximadamente 23 mil metros quadrados. A escola ganhou o nome do ex-ministro da Educação Dr. Paulo Renato Costa de Souza e ainda este ano será realizada uma cerimônia oficial de inauguração com a presença de familiares e de toda a comunidade. Segundo o gestor da nova escola, Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Professor Beto, o novo modelo fez sucesso não só com os alunos, mas também entre os professores e a comunidade. “Está todo mundo encantado com a nova escola, tem gente vindo aqui só pra conhecer”, contou.Ele avalia que o grande diferencia proporcionado pelas salas descentralizadas é a autonomia proporcionada aos alunos. “Ajuda muito na questão da responsabilidade. Para os professores também têm benefícios, pois a distância entre uma sala e outra proporciona menos interferência de som, ou seja, menos desgaste na voz dos profissionais”, avaliou o diretor.
Atualmente, considerando os dois períodos, são 500 alunos na nova escola, com classes de 2º ao 8º ano. Ao todo, cerca de 6 mil alunos das 30 escolas municipais de Ilhabela retornaram às aulas no dia 18 de fevereiro. Outra novidade será a utilização do Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII) no contraturno escolar, ou seja, “escola em tempo integral”. De início, o PEII receberá cerca de 100 alunos encaminhados pela Secretaria de Assistência Social, do projeto “Espaço Amigo”, além das aulas das escolinhas esportivas. O Polo de Educação Integrada conta com piscina semiolímpica com vestiários e arquibancada coberta, campo de futebol com arquibancada coberta para 3 mil pessoas, pista de atletismo e em breve ganhará o novo ginásio municipal. “Assim como a saúde, a educação é a nossa prioridade. Em quatro anos construímos sete novas escolas, melhoramos a estrutura do setor, e novos investimentos certamente virão. É pela educação que podemos ter uma sociedade melhor”, enfatiza o prefeito Toninho Colucci. As escolas municipais de Ilhabela continuam oferecendo inglês desde o ensino infantil e as disciplinas de inglês, educação física e arte a partir do 1º ano.