Monthly Archives: junho 2013

Juninho Cruz segue em ritmo forte de competição no cenário nacional de Downhill

Divulgação

O piloto ilhabelense Juninho Cruz segue em ritmo acelerado, disputando as principais provas do cenário nacional de downhill. Nas duas últimas competições, o atleta conquistou a primeira e segunda colocação, liderando o ranking brasileiro pela categoria Master.
Neste mês de julho, a primeira competição disputada, válida pelo ranking brasileiro da modalidade, foi em Schroeder (SC), no final de semana (15 e 16/6), onde o atleta conquistou a segunda colocação em sua categoria. “Foi uma prova de alto nível com muitos pilotos inscritos e pista com muita lama”, declarou Cruz.
Em seguida, no final de semana (22 e 23/6), o atleta esteve em Ibirama para disputar o Sul Brasileiro de Downhill, onde conquistou a primeira colocação, liderando o ranking brasileiro da modalidade. “No sábado (22/6), dia de treinos, fiz várias decidas, sempre tentando aperfeiçoar minha pilotagem, sendo que até o fim do dia já estava me sentindo em casa. O domingo era o dia esperado e fiz uma descida de treino pela manhã para esquentar e em seguida fiz minha decida de qualificação muito boa, com um bom tempo para me manter na liderança. A tarde chegou a hora de fazer o máximo e foi isso que fiz. Uma boa descida com pequenos erros que não interferiram no bom tempo que me garantiu o primeiro lugar na categoria e a oitava colocação geral da prova”, contou Juninho, feliz pelo resultado e equipamento utilizado. Juninho Cruz tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e patrocínio da Astro Bikes, Fox Brasil, Juninho Bike Shop e Maxxis Pneus. O atleta participa nos dois próximos finais de semana (29 e 30/6 e 6 e 7/7) de mais duas etapas do ranking nacional, uma em Itabirito (MG) e a outra em Balneário Camboriú (SC).

Entrega de creche terá homenagem e festa junina hoje em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, faz a entrega oficial da nova creche do bairro Água Branca neste sábado (29/6), às 16h. Trata-se da E.M. “Antonio Marques Nogueira”, a Creche “Toninho Marques”, numa homenagem ao conhecido empresário do Supermercado Ilha da Princesa, que faleceu em dezembro de 2011. Logo após a cerimônia de inauguração, a escola promoverá a sua festa junina, com danças típicas pelos alunos do maternal e a barraca de comidas, bebidas e brincadeiras.
A unidade começou a funcionar em março e agora será realizada a entrega oficial com a homenagem ao patrono da escola. Ao todo são atendidas 83 crianças de 1 a 4 anos. São duas turmas de “Primeiros Passos” (1 a 2 anos), uma classe de Maternal I (2 a 3 anos) e uma sala de Maternal II (3 a 4 anos).
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca a homenagem ao empresário “Toninho do Ilha da Princesa”, que faleceu em um acidente na Rodovia dos Tamoios. “Esta homenagem é pequena por tudo que ele fez para nossa cidade, mas tinha de ser um equipamento de educação, porque ele sempre participou da vida educacional, foi um dos grandes responsáveis pela fundação da Associação Creche. Vamos fazer uma bela homenagem”, citou Colucci.

Escola do Camarão
Duas novas escolas começaram a funcionar este ano. Além da Creche da Água Branca, a cidade ganhou a nova Escola Municipal “Prof. Dr. Paulo Renato Costa Souza”, na Estrada do Camarão, no Alto da Barra Velha, cuja cerimônia de entrega oficial será no próximo dia 5 de julho, às 16h. Também haverá festa junina na ocasião da inauguração. No total são 12 salas de aula, que ao contrário das escolas tradicionais, não estão juntas em um único bloco, mas sim descentralizadas. Do alto é possível ver perfeitamente o novo modelo de escola, construída com tijolos e eucaliptos tratados e totalmente integrada à natureza do local. Também proporciona um grande espaço de convívio, arborizado e com equipamentos de lazer. O investimento foi de R$ 2,3 milhões. É uma área gigantesca, com aproximadamente 23 mil metros quadrados. O nome da escola é uma homenagem ao ex-ministro da Educação Prof. Dr. Paulo Renato Costa de Souza.
Atualmente, considerando os dois períodos, são 500 alunos na nova escola, com classes de 2º ao 8º ano.
Ilhabela conta com 6 mil alunos em escolas municipais. Ao todo são 30 escolas, sendo 22 na área urbana do município e oito nas comunidades tradicionais caiçaras, com 380 professores.

Agenda cultural de São Sebastião tem atrações para todos os gostos

Luciano Vieira / PMSS
Dança, quermesse, procissão marítima e muitos shows agitam o final de semana.

A agenda cultural de São Sebastião traz neste final de semana atrações para todos os gostos. Desde quermesses das igrejas até o renomado show com os Trovadores Urbanos e o Quinteto Bachiana.
Nesta sexta-feira dia 28 há a tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçuganga, costa sul da cidade. O evento, que vai até o domingo, terá barracas de comidas típicas, sorteio de prêmios e shows de forró e sertanejo. Na primeira noite, quem sobe ao palco da festa para animar o público é a banda “Raiz Brasil”. No sábado é a vez do grupo “Os Gallegos” dar continuidade a programação. E para finalizar, no domingo a banda “Pegada Segura” dará muito ritmo ao evento.
A festa começa às 20h. Já, os shows às 22h.
Oficinas Culturais
Entre as apresentações de encerramento do primeiro semestre das Oficinas Culturais, no sábado, às 19h, o complexo turístico da Rua da Praia, localizado na região central, será palco para as performances dos grupos de balé e dança de rua sob coordenação dos monitores Henrique Pereira e Júnior Rocha.
Na mesma noite, o Teatro Municipal apresentará o espetáculo Sinfonia Seresteira às 20h, com a produção e apresentação dos “Trovadores Urbanos” e do “Quinteto Bachiana”.
A classificação é livre e os ingressos devem ser trocados por uma pacote de café, na bilheteria do próprio Teatro.

Domingo
No domingo, a comunidade do bairro São Francisco celebra o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, com uma procissão marítima. Às 8h será realizada missa festiva no Convento Nossa Senhora do Amparo. Em seguida, os fiéis irão em direção ao píer do bairro para embarcarem.
Também no bairro São Francisco, será realizado mais um Almoço Artístico no Centro Cultural Batuíra, das 12h às 17h. A proposta é que o momento seja aproveitado para compartilhar e debater o cenário artístico da cidade e seu entorno. Toda a verba arrecadada será revertida para a realização do almoço.
Quem quiser comparecer vai se deliciar com a saborosa comida caipira, feita com frango caipira, arroz, vinagrete, milho verde e canjica doce. O convite custa R$20,00 e pode ser comprado no local.
E, para fechar o final de semana em chave de ouro, a tradicional retreta com a Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos” será às 19h30, no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo, localizada na rua da Praia, Centro Histórico da cidade.

Jovem do projeto “Ilhabela em Movimento” é destaque no X Terra World Tour

Daniela Goes/PMI
Ariadne Rodrigues é atleta do projeto “Ilhabela em Movimento”, promovido pela prefeitura

A atleta Ariadne Rodrigues, 16 anos, participante do projeto “Ilhabela em Movimento”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, participou de três provas de natação no último final de semana, duas do X Terra World Tour, no último sábado (22/6), e uma em Caraguatatuba no domingo (23/6), obtendo excelentes resultados e ficando em primeiro lugar em todas as provas.
Sua equipe venceu a categoria no XTerra, sendo que a nadadora na primeira prova de revezamento saiu em quarto lugar geral da água em meio a homens e mulheres, sendo vários profissionais.
Ainda no XTerra, no período da tarde, ficou em primeiro lugar em sua categoria nos 1,5km. No domingo, em Caraguá, Ariadne conquistou mais uma medalha de primeiro lugar em sua categoria no Campeonato Paulista de Natação de Águas Abertas. “Ariadne é forte e determinada e hoje é a nossa grande representante de natação em águas abertas”, comenta a professora de Educação Física Daniela Goes, coordenadora do projeto.

Ultramaratonistas de montanhas sebastianenses conseguem resultados expressivos na Ilha

Divulgação
Giuliano e Maria, dois dos mais de 300 corredores da prova, obtém resultados satisfatórios.

Depois de aproximadamente seis meses de intenso treinamento os ultramaratonistas sebastianenses Giuliano Lúcio dos Santos e Maria de Fátima Miranda, obtiveram ótimos resultados no X-Terra Ilhabela – World Tour Championship 2013, prova que contou com mais de 300 corredores.
De acordo com os atletas, constaram dos treinos várias corridas pelas montanhas em Ilhabela, ou seja, pelas trilhas do Bonete, Enchovas, Indaiaúba, Praias Mansa, Figueira, Vermelha e Castelhanos, além de várias escaladas ao Pico do Baepí. Além disso, a dupla fez treinos solitários ao subir o Morro do Pontal da Cruz com chegada ao Guaecá; ao sair do Morro do Abrigo passando pela serra da Limeira e chegando à Enseada e aos subir a serra entre Boiçucanga e Maresias, sem contar as várias horas de treinamento funcional, dieta rígida e balanceada, privação de vida social e muita dedicação à modalidade que exige garra e superação dos competidores.
Graças à determinação, Maria, 39, moradora em Boiçucanga, na Costa Sul do município e Santos, 35, residente no Pontal da Cruz, na região central a cidade, tiveram seus nomes, mais uma vez, registrados entre os primeiros dez colocados da ultramaratona.

Prêmio
Segundo explicou Santos, a The North Face apresenta X-Terra Endurance é uma das modalidades mais desafiadoras do circuito. “São ultramaratonas de montanhas que exigem resistência e estratégia de todos os atletas que desejam completar os surpreendentes percursos”, afirmou o corredor.
Ainda de acordo com ele, no circuito do X-Terra Brazil Tour 2013, os vencedores desta prova receberão o passaporte da Red Bull, o Go to Amazon, um convite para integrar a equipe e competir numa verdadeira expedição esportiva no coração da Floresta Amazônica. “No X-Terra Brazil, em Ilhabela, o desafio do Endurance conta com duas modalidades a de 50km e, para os mais pretensiosos, os 80km”, comentou o ultramaratonista.
Pela categoria Endurance 50km, os atletas saíram do Perequê, subiram o morro do Camarão, passaram pela trilha da Água Branca e Estrada de Castelhanos até o final da praia onde retornaram ao Perequê num percurso aproximado de seis horas, com largada registrada às 16h. A única representante de São Sebastião, a ultramaratonista Maria de Fátima Miranda, ficou em 7º lugar no Geral Feminino, com o tempo de 6h07m06seg, entre atletas de diversos Estados brasileiros. “O trajeto desse ano foi mais rápido e técnico; houve mais bica corrida na trilhas em relação ao ano passado, além de muito mais atletas, o que exigiu maior técnica e cuidado nas trilhas durante a descida”, disse a corredora. “A noite trouxe um colorido especial à corrida; as lanternas dos atletas iluminaram o percurso, confundindo-se com os atletas dos 80km que corriam pela contra-mão. Foi emocionante”, relatou.

Ouro
Na mais longa e difícil ultramaratona do circuito X Terra Brazil, os desafios dos 80km foram maiores. “O percurso teve saída pelo Perequê, subiu pela Cocaia, passou pelo Morro do Camarão e Zabumba, pela trilha da Água Branca e chegou à Fazenda Rodamonte. De lá, rumou em direção ao Bonete, Enchovas, Indaiaúba, Praia Vermelha, Figueira, Mansa, Castelhanos, subiu por uma corda numa trilha contígua à trilha e retornou ao Perequê passando rios, pontes e praias, bloquetes, gramados e areia fofa”, descreveu o ultramaratonista que, após 11h17m17seg, obteve a excelente colocação de sexto lugar na Geral Masculino e primeiro, na categoria 35-39 anos. O atleta conseguiu baixar o seu tempo em relação ao ano passado em 1h23m. “Após semanas de treinamento intenso e muita dedicação, aliados à reeducação alimentar/nutricional, concluí a prova muito bem fisicamente’, frisou. “Provas de resistência requerem um trabalho multidisciplinar com treinos de corrida, natação e bicicleta, treino funcional, alongamento, além de controle psicológico, estratégia e determinação. Porém, alimentação e hidratação foram determinantes devido ao longo período correndo e às duras subidas pelas trilhas”.
Santos lembrou que próximo ao km 65 recebeu um forte abraço da atleta Maria de Fátima que muito o incentivou e o fez correr mais forte e determinado. “Durante grande parte do percurso acompanhei o vice-campeão da BR 135 (Ultra de Montanha de 217km com duração de mais de 30 horas) Reinaldo Tubarão Bassit, que me passou vários ensinamentos e dicas de alimentação, além de estratégia de prova, tendo conseguido ultrapassá-lo no km 62, início da subida de Castelhanos. Para mim, foi uma honra ter corrido ao lado de um atleta que tenho por ídolo, quer pelos feitos esportivos, quer pela humildade”, observou o corredor.
O X-Terra Ilhabela – World Tour Championship 2013 contou com cerca de 300 atletas nas duas categorias, destes, 65 inscritos nos 80km. “Nesta opção, apenas 42 completaram a prova e entre estes estavam os melhores atletas, tanto brasileiros como estrangeiros”, concluiu.
Os atletas contaram com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esporres, além da UNIBR, Objetivo Litoral, Rudá Surf Shop, JVM Trail Run e Super Fit Suplementos, além da Supersan-Sanitização. Os professores José Virgínio de Moraes e Thiago Santos Fonseca e a nutricionista Luciene Mara Rego, também apoiaram os competidores sebastianenses.

Comemoração cívica da Revolução de 32 será dia 6, no Teatro Municipal

A comemoração cívica da Revolução Constitucionalista de 1932 acontecerá no dia 6 de julho às 9h, no Teatro Municipal, região central de São Sebastião. Isso porque no dia 9, data oficial do movimento, será feriado estadual. Para lembrar o dia histórico para os paulistas, a secretaria da Educação realizará a premiação do Concurso Escolar, com a participação de todas as unidades escolares da rede municipal. Elas irão apresentar atividades pedagógicas sobre o tema da Revolução de 32.
O Concurso Escolar atende à lei municipal nº 1625/03.
Serão premiados os três melhores trabalhos por cada categoria: categoria 1 – Educação Infantil (Maternal 1 e 2) com desenho; categoria 2 – Educação Infantil (Etapa 1 e 2) com desenho; categoria 3 – Ensino Fundamental 1 (1º, 2º e 3º ano) com desenho; categoria 4 – Ensino Fundamental 1 (4º e 5º ano) com poesia; e categoria 5 – Fundamental 2 (6º ao 9º ano) com crônica.

Trabalhos
Cada unidade escolar deverá selecionar e entregar os três melhores trabalhos, por categoria, até esta sexta-feira dia 28, no departamento Pedagógico, da secretaria da Educação.

Representantes do Mapa Cultural Paulista têm até esta sexta entrega de documentação

Luciano Vieira / PMSS
Dança, fotografia, desenho, literatura, música e muitas outras expressões vão representar a cidade

Os participantes de São Sebastião da fase municipal do Mapa Cultural Paulista, selecionados para a etapa Regional, têm até esta sexta-feira dia 28, para comparecer pessoalmente a Secretaria de Cultura e Turismo e entregar a documentação necessária, bem como o preenchimento da inscrição na nova fase. Quem não estiver com todo o processo concluído não poderá representar a cidade. Vale destacar que uma parte do procedimento é a inscrição pela internet, em que as de alguns integrantes ainda estão com a documentação pendente.
A seleção da fase municipal aconteceu no início deste mês, já a etapa regional acontecerá no segundo semestre, antecedendo a fase estadual, agendada para o primeiro semestre de 2014. Os artistas selecionados na fase final subirão aos palcos do Estado de São Paulo a partir do segundo semestre de 2014.

Confira a lista de inscritos que estão com documentação pendente:

Selma Boragian Machado

Junior Rocha

Zoran Djordjevic

Ilhabela participa do 5º Encontro Paulista de Museus em São Paulo

O 5º Encontro Paulista de Museus, ocorrido no Memorial da América Latina, em São Paulo, entre os dias 19 e 21 de junho, é uma realização da Secretaria do Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). Desde 2009 reúne anualmente mais de mil participantes, entre prefeitos, secretários da cultura, dirigentes e profissionais de museus do Estado de São Paulo e de todo o país.
Neste ano, a arqueóloga de Ilhabela, Cintia Bendazzoli, esteve no encontro representando a Secretaria Municipal da Cultura de Ilhabela, com o objetivo de debater aspectos da gestão e da política cultural da área museológica, além de possibilitar a ampliação da rede de interlocução e de colaboração entre os museus paulista, em especial aqueles localizados no Litoral Norte e Vale do Paraíba.
“Ilhabela tem estado em destaque por promover pesquisas históricas e arqueológicas, e exposições em diferentes locais do município que divulgam os importantes trabalhos que vem realizando, necessitando estar no bojo das discussões sobre as políticas culturais e patrimoniais de museus e acervos”, explica a arqueóloga.
Esta edição do evento contou com a participação de importantes autoridades como Marcelo Mattos Araújo, secretário do Estado da Cultura; Renata Motta, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), e Luis Coradazzi, representante do British Council, além de outras autoridades, inclusive de renome internacional. “Reforçando o seu caráter participativo, Ilhabela novamente se faz presente em importantes encontros como este, promovendo significativas discussões e trocas de experiências culturais e museológicas em âmbito local e regional, tendo em vista a adesão do município no Sistema Nacional de Cultura”, aponta o secretário da Cultura Nuno Gallo.
O prefeito Toninho Colucci destaca os recentes projetos municipais que contribuem para a preservação do patrimônio cultural e dos acervos museológicos de Ilhabela, como o Projeto Museu da Cidade, o primeiro Museu Municipal de Illhabela, cujo projeto foi apresentado à comunidade neste ano. “Nesse sentido, a participação de Ilhabela neste evento contribui para a valorização dos museus e iniciativas museológicas do município de Ilhabela, e à valorização de todas as iniciativas de preservação e fomento cultural que vem sendo realizadas pelo município através da Secretaria da Cultura”, reforçou Colucci.

Festa de São Pedro é atração do fim de semana em Ilhabela

Divulgação
O show do cantor Ivo Mozart é um dos destaques da programação da tradicional Festa de São Pedro, na Vila, em Ilhabela

A Festa de São Pedro vai animar o final de semana em Ilhabela com uma programação com diversas atrações na Vila e no bairro São Pedro, no sul.
A quermesse na Vila tem início nesta sexta-feira (28/6) com barracas de comidas e bebidas típicas, sempre a partir das 19h, e prossegue até o domingo.
Nesta sexta-feira (28/6), a dupla “Paulo & Rafa” vai agitar a festa com um repertório animadíssimo de canções sertanejas. O ponto alto da festa é no sábado (29/6), Dia de São Pedro, às 21h30, com o show do cantor Ivo Mozart. Ele é o autor de “Vagalumes”, um sucesso em parceria com a banda Pollo, é apenas uma mostra do que seu show vai trazer para Ilhabela. Outro hit que não vai faltar no repertório é “Mocinho de Cinema” que já ultrapassou mais de 1 milhão de visualizações na internet e canção “A Festa”, com participação do NXZero, que também já é sucesso nacional.
No domingo (30/6), às 10h, a Missa de São Pedro será celebrada na Igreja Matriz, seguida da tradicional Procissão Marítima de São Pedro, com a bênção dos anzóis.
A procissão marítima reúne todos os anos centenas de embarcações que percorrem o Canal de São Sebastião em homenagem ao padroeiro dos pescadores. E à noite, às 21h30, a apresentação do Grupo Raízes de Ilhabela traz seu tradicional repertório para encerrar a grande festa.
Bairro São Pedro – Também no sábado (29/6), dia do padroeiro dos pescadores, a comunidade do bairro São Pedro, ao sul de Ilhabela, também promove a sua festa em homenagem ao santo, em um grande encontro dos moradores dos bairros vizinhos da região sul. A missa festiva acontece às 19h30 na Igreja de São Pedro, em seguida terá início a quermesse, sorteios e o show musical da banda Forrobolly para animar ainda mais a noite. A comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso promovem a Festa de São Pedro com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

Simei envia ofícios ao Executivo solicitando a retirada de entulhos em diversos pontos da cidade

Silvia Amparo/CMSS

Preocupado com a questão da dengue e com o acúmulo de resíduos nas vias públicas do município, o vereador Simei da Silva Ferreira (PSC) enviou diversos ofícios ao Poder Executivo solicitando serviços de limpeza e retirada de entulho no bairro Pontal da Cruz, nos seguintes locais: orla da praia do Pontal, avenida Manoel Hipólito do Rêgo, próximo aos números 1118 e 1290, na Alameda Bela Vista, Rua Ermindo Della Guardia e Valentim Francisco de Matos.
Já no Itatinga, a solicitação foi feita para atender a Viela Tristão, rua Raimundo Brum do Canto, e diversos pontos da Avenida Itatinga.
No bairro Topolândia, as reivindicações feitas referem-se aos serviços de manutenção na rede de esgoto da Sabesp, na rua Antonio Pereira, retirada de entulhos da rua Amélia e limpeza em toda extensão da vala que fica na rua José Pacini, já que o esgoto está retornando no quintal da casa de uma moradora.
A retirada dos carros alegóricos e de entulhos na Rua Francisco Luciano Nogueira e São Benedito também foram solicitados por meio de ofícios enviados ao Prefeito.
Já no bairro São Francisco, o acúmulo de resíduo está nas ruas Padre Gastão e Joaquim Manoel Macedo. A retirada de veículos que não funcionam e ficam parados nas ruas foi outro pedido feito por Simei, ele relata que em decorrência do automóvel parado muito tempo no mesmo local, os bloquetes estão afundando e prejudicando a passagem de pedestres.
Poda de árvore na Rua Dionísio dos Reis, no Itatinga também faz parte dos trabalhos cobrados pelo vereador Simei.
Outra medida que segundo ele, requer providências é com relação aos cachorros que fazem suas necessidades fisiológicas nas ruas e a passagem do carro fumacê para combater os mosquitos e atender os moradores da rua Raimundo Brum do Canto.
Tem entulhos também para serem retirados, de acordo com o parlamentar, na Alameda das Tainhas, no Arrastão e na rua das Crianças, no bairro Portal da Olaria.
No bairro Canto do Mar, a retirada de entulhos foi solicitada nas avenidas Proteu e Odisseu.
A passagem de máquina patrol e serviços de manutenção foram solicitados para atender os munícipes da rua Praia Linda, no bairro praia das Cigarras.
A implantação de postes e braços com luminárias foram incluídos nas solicitações visando atender os moradores da rua Caminho do Meio, no Sertão de Cambury, XV de Novembro, Pontal da Cruz e avenida Netuno, no bairro Canto do Mar. Obstrução rede coletora – Atendendo ao ofício enviado por Simei, que cobrava manutenção na rede de esgoto da Sabesp na rua Antonio Pereira da Silva, bairro Topolândia, o gerente da empresa, Josival Alves de Souza informou que toda obstrução da rede coletora da Sabesp deve ser comunicada imediatamente para a realização dos serviços de manutenção preventiva e rotineira, e executar também a manutenção preventiva. Ele explica que a empresa possui um atendimento por telefone durante 24 horas por dia para que os clientes façam suas solicitações, o telefone para contato é 08000550195.