Monthly Archives: agosto 2013

Locking é uma das novidades das Oficinas Culturais de São Sebastião

Locking - Luciano Vieira PMSS

Novidade nas oficinas culturais da cidade. A Oficina de Locking do assessor cultural Alberto Sawada, o Beto, chega com tudo a Costa Norte de São Sebastião. As oficinas têm a realização da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana, da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

O Locking é um estilo de dança funk e street dance atualmente associado ao hip hop. Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados, frequentemente rítmicos e muito bem sincronizados com a música.
O nome é baseado no conceito de “bloquear” os movimentos, o que significa que existe um congelamento de um movimento rápido e “pausa” em uma determinada posição, mantendo por alguns instantes para depois continuar na mesma velocidade anterior.
Locking inclui movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes e os Lockers, ou dançarinos de Locking, normalmente vestem-se com um estilo próprio, com roupas coloridas com listas e suspensórios.
O início pode ser atribuído a Don Campbell, no final dos anos 60. Ele uniu várias danças da moda acrescentando movimentos próprios. O verdadeiro Lock foi criado por acidente; Don não sabia fazer um movimento chamado de “Robot Shuffle” e parou num ponto específico. Após isso, a dança foi chamada de Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking.
Serviço: As aulas acontecem no Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte, todas as segundas e quartas das 19h às 21h. Os interessados podem procurar pelo Assessor Beto nos dias e horários das aulas.

 

Centro Britânico abre a primeira unidade no litoral norte de São Paulo

 

A escola foi inaugurada em Ilhabela e os alunos podem se matricular em variados cursos de línguas

A escola foi inaugurada em Ilhabela e os alunos podem se matricular em variados cursos de línguas

 

 

 

 

O Centro Britânico Franquias, rede de escolas de idiomas anuncia a abertura de mais uma unidade, a primeira no litoral norte de São Paulo, em Ilhabela. A inauguração oficial aconteceu no dia 09 de agosto. Os alunos podem se matricular nos cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Sob o comando de Lissandra Burin, a unidade foi inaugurada no centro comercial da cidade, no Perequê.

“A região está crescendo muito rápido, e por ser uma cidade turística, está carente em relação ao ensino de idiomas para receber os turistas. Preocupada com a qualidade do ensino, escolhi o Centro Britânico que tem uma metodologia diferenciada, se preocupa com a qualidade do serviço”, afirma Lissandra.
A prioridade do Centro Britânico, hoje, é dar total suporte aos franqueados. A rede oferece inúmeros treinamentos, tanto para o franqueado, como para coordenadores e professores.
Com base no know-how adquirido ao longo do tempo, o Centro Britânico adotou estratégias de ensino que atendem diretamente as necessidades de cada aluno, eliminando suas dificuldades e potencializando sua capacidade de assimilação do novo idioma.
Utilizam-se também recursos tecnológicos de última geração para que o professor possa prestar um atendimento diferenciado para cada aluno, acompanhando-o de perto e adotando as ferramentas mais eficazes para que ele obtenha o desempenho esperado.
O Centro Britânico conseguiu ser rede de escolas homologadas e chanceladas pela Universidade de Cambridge como centro preparatório e aplicador de seus exames. O que significa que os testes como o First Certificate in English (FCE) possa ser aplicado aqui em Ilhabela. Os alunos não precisam mais sair do litoral para prestar esses exames, que eram feitos em São José dos Campos, local mais próximo.
O Centro Britânico está aberto de segunda à sexta, das 8h30 às 21h00 e aos sábados das 8h30 às 13h30. Durante o mês de agosto, todos os cursos estão com no mínimo 25% de desconto.
Mais informações podem ser dadas pelo telefone (12) 3896-6726 ou na própria escola à rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo, 210 (rua da prefeitura, esquina com a rua do Quilombo).
Acesse a página do Facebook: https://www.facebook.com/ilhabelacentrobritanico

A escola foi inaugurada em Ilhabela e os alunos podem se matricular em variados cursos de línguas

Moradores da área contaminada pela Petrobras podem registrar sugestões e denúncias ao Comus até a próxima terça-feira (3)

Vista panorâmica da área afetada no Itatinga

Vista panorâmica da área afetada no Itatinga

 

Até a próxima terça-feira (3) os moradores da área contaminada pela Petrobras no Itatinga, na região central de São Sebastião, podem registrar sugestões e denuncias ao Comus (Conselho Municipal de Saúde) para a elaboração de um documento de encaminhamentos que deverão ser deliberados na próxima reunião ordinária do Conselho, programada para o dia 10 de setembro. Esta proposta é resultado da última reunião extraordinária promovida pelo Comus na tarde de terça-feira (27) no Teatro Municipal.
O objetivo, segundo o presidente do Conselho e secretário adjunto de Saúde, Antonio Carlos Nisoli, é dar voz a população e buscar soluções práticas para o problema. “Existe uma nova reclamação de vazamento e a população acredita que seja derivado de petróleo; em decorrência disso, os moradores pediram para o Comus apoiá-los cobrando a responsabilidade das autoridades envolvidas e é justamente por isso que nós decidimos promover a reunião extraordinária”, explicou.
Nisoli destacou que especificamente para esta reunião foram convidados representantes da Petrobras, Cetesb e Ministério Público. “A Petrobras não compareceu, mas, mandou um documento dizendo que contratou uma empresa para averiguar o material e emitiu um laudo dizendo que o produto não é derivado de petróleo. Durante o encontro a população questionou o laudo e pediu para que nós cobrássemos da Cetesb um posicionamento”.
Ainda de acordo com o presidente, independente das manifestações da população pelo menos dois encaminhamentos serão providenciados. “De antemão eu posso garantir que vamos pegar o laudo da Petrobras e encaminhar para a Cetesb solicitando que eles se manifestem sobre o assunto. Outro posicionamento é solicitar um aditamento ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) proposto pelo MP para que a Petrobras assuma a responsabilidade de custeio dos exames e dos encaminhamentos de saúde pública da população”, finalizou.
Serviço: O registro das sugestões e reclamações pode ser feito por meio do email cmssaosebastiao@gmail.com ou diretamente na sede do Comus que fica na Secretaria Municipal de Saúde, rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391 – 1º andar – Centro.

Prefeitura de Ilhabela inaugura nova Escola da Praia da Fome neste domingo

O tradicional hasteamento da Bandeira Nacional no Engenho D’Água será às 8h deste domingo; em seguida, o prefeito segue para a inauguração da escola da Praia da Fome

O tradicional hasteamento da Bandeira Nacional no Engenho D’Água será às 8h deste domingo; em seguida, o prefeito segue para a inauguração da escola da Praia da Fome

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, inaugura no próximo domingo, 1º de setembro, às 11h, a nova escola municipal da Praia da Fome, no extremo norte do município. Antes, às 8h, ele fará o hasteamento da Bandeira Nacional no alto do Engenho D’Água, abrindo oficialmente a programação do aniversário da cidade, que completa 208 anos de emancipação político-administrativa na próxima terça-feira (3/9). A bandeira permanece hasteada até o dia 7 de setembro, dentro das comemorações da Semana da Pátria.
A escola da Praia da Fome foi reconstruída e ampliada. A obra contempla novos banheiros (masculino e feminino), cozinha, dispensa e uma suíte para a professora. O acesso à Praia da Fome é feito somente por barco. Hoje, a escola atende seis alunos. “Temos o respeito por todos, de maneira, que independe o número de alunos. Nosso objetivo é proporcionar o acesso e a qualidade da educação em todas as comunidades. Na Ilha da Vitória, por exemplo, quando reformamos a escola havia apenas um aluno”, ressaltou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Homenagem
A escola ganhará o nome do ex-presidente da Câmara, José Donizete da Silva, que faleceu em junho deste ano. “Esta é mais uma obra que reflete nosso compromisso com a educação no município. Faremos esta homenagem ao Donizete, três vezes vereador e presidente da Câmara por dois mandados, e que este ano nos deixou”.
Nascido em Itapeva, Minas Gerais, Donizette veio para o arquipélago com apenas 4 anos com seus pais, trabalhando desde cedo no ramo comercial, tendo sido proprietário de um bar e mercearia. Popular, ele ingressou na vida pública aos 18 anos, quando candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador, conquistando a 1ª suplência e assumindo por três meses uma cadeira na Câmara. A curta atuação conquistou a comunidade, que o elegeu posteriormente para três mandatos consecutivos, em 92, 96 e 2000, sendo o mais votado nos dois primeiros pleitos. Foi presidente da Câmara por duas legislaturas (1999/2000 e 2003/2004). Em 2004 assumiu a Prefeitura de Ilhabela por 15 dias e foi também chefe de Gabinete do Executivo entre 2005 e 2008. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela em 2006, em proposta apresentada pelo então vereador Beto Campos. José Donizette tinha 45 anos e deixou três filhos e três netos.

Ponto facultativo
Em razão do feriado da próxima terça-feira (3/9), aniversário de Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (2/9). Não haverá expediente nas repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais à população: coleta, limpeza e remoção de lixo; Pronto Socorro Municipal; fiscalização; garagem municipal e divisão de trânsito. Nesta sexta-feira (30/8), na Praça de Eventos do Galera, o rapper Projota abre a programação de shows do aniversário da cidade, sempre a partir das 21h. Estão previstos ainda Kleo Dibah e Rafael (31/8), Fundo de Quintal (1º/9), Victor e Léo (2/9), NX Zero (3/9), 4/9 – Bandas evangélicas locais (gospel), 5/9 – Marquinhos Gomes (gospel), 6/9 – David Quilan (gospel), 7/9 – Sá e Guarabira (MPB) e 8/9 – Pronúncia no Olhar (samba).
Na próxima terça-feira (3/9) – feriado municipal – haverá o hasteamento dos pavilhões às 8h, na Praça das Bandeiras, e em seguida, às 9h, o tradicional desfile cívico-militar-estudantil.

 

Zoonose mantém a média de Vacinação Anrtirrábica

Prefeitura já ultrapassou 50% dos postos na Costa Sul

Prefeitura já ultrapassou 50% dos postos na Costa Sul

A Prefeitura de São Sebastião mantém até o dia 9 de setembro a Vacinação Antirrábica em todo o município. A previsão de vacinar 12 mil animais entre cães e gatos vem sendo mantida, como por exemplo na Costa Sul, onde 50% dos postos já forneceram a vacina e aproximadamente a mesma porcentagem já foi imunizada.
Segundo o veterinário Marcelino Jesus Mosz, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foram criados 62 pontos de vacinação, sendo 33 na Costa Sul e 29 na Costa Norte do município, destes, até o momento 18 postos na Costa Sul e 17 na Costa Norte já vacinaram a população animal, estimada em 8.800 cães e 2.000 gatos. Em 2012 a estimativa era de 11 mil animais e a população dividida em 8.670 cães e 1.888 gatos.
Ainda segundo o veterinário já foram vacinados até o momento 2.362 animais na Costa Sul e 2.240 na Costa Norte. A estimativa da Zoonose é global e não setorial, ou seja, não há estimativa para as Costas Norte e Sul, mas para o município como um todo.

Letal
A raiva, causada pelo vírus Rhabdovirus, é uma doença letal que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado, sendo transmitida ao homem pela mordida, arranhadura ou até mesmo lambida, permitindo o contato com a saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas).
O Centro de Controle de Zoonoses alerta que o cão que atacar uma pessoa deve ser observado por dez dias, para que sejam procurados sintomas da doença.
Serviço: Acompanhe o trabalho do CZZ acessando o site da Prefeitura em www.saosebastiao.sp.gov.br e veja quais os postos e os horários de vacinação na cidade.
Os donos de animais não devem esquecer a Caderneta de Vacinação do seu cão ou gato.

 

Projeto aprovado beneficia pescadores com caminhão frigorífico

der Executivo “dispõe sobre autorização para celebração de convênio entre a prefeitura e a Colônia de Pescadores Z-14, tendo por objeto a outorga de um caminhão frigorífico com capacidade de seis toneladas destinado ao transporte de pescado.
A proposta foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária realizada ontem, dia 20 e atenderá ao transporte de pescados dos filiados da referida colônia.
A concessão do veículo é uma parceria entre a União que contribuiu com a quantia de R$ 218 mil e 750 reais, sendo que o município arcou com R$ 31 mil e 250 reais.
Na opinião do vereador Marcos Fuly (PP), a conquista do veículo é um grande passo, mas ainda tem muito para melhorar no atendimento aos pescadores, ele citou como exemplo a aquisição de combustível e motorista para o transporte dos pescados. “Vamos continuar lutando e pedir ao prefeito mais benfeitorias para a classe,” sugere.
Para Jair Pires (PSDB), o caminhão foi entregue, mas a prefeitura precisa depositar a parte dela da contrapartida para a fábrica de gelo, já que os associados vão custear o combustível e motorista do veículo.
O parlamentar entende que o Ministério da Pesca está colaborando, mas ainda faltam a construção do entreposto de pesca e a construção de casas para os pescadores.
O líder do prefeito na Câmara, vereador Luiz Antonio, o “Coringa” adiantou que a fábrica de gelo está sendo providenciada pela prefeitura e informou que a administração também repassa verba mensal para os profissionais.
“Agradeço ao prefeito e ao diretor de pesca da prefeitura, Evandro, pelo empenho junto aos associados da Colônia Z-14”, conclui Coringa.
O projeto foi encaminhado à sanção.

Poupatempo Caraguatatuba inicia agendamento para RG e CNH

Novos serviços estarão disponíveis à população
a partir desta quinta-feira

Com a ampliação dos serviços de agendamento para a população, a partir desta quinta-feira, 29 de agosto, as solicitações de RG e CNH, também serão realizadas através da internet ou telefone para usuários do Poupatempo Caraguatatuba. 

O site www.eagendamento.poupatempo.sp.gov.br permite escolher o dia e a hora para o atendimento de RG e CNH e traz um link com uma lista de documentos que devem ser levados na data marcada.
Já o Disque Poupatempo, que oferece mais um canal de atendimento, irá realizar somente o agendamento para RG. Basta o cidadão entrar em contato na central pelo número 0800 772 36 33 – ligação gratuita – e seguir as instruções para marcar o serviço.
Este sistema distribui melhor o fluxo de atendimento da unidade, além de facilitar a vida do cidadão, pois evita tempo de espera, bastando chegar com 15 minutos de antecedência do horário escolhido para a retirada da senha.
“O Governo do Estado, junto com o Poupatempo e a Secretaria de Gestão, está sempre trabalhando para oferecer mais opções à população. Uma delas é o agendamento de serviços por internet e telefone. Nos postos onde a ferramenta já foi implantada temos um resultado bastante positivo, pois ela permite ao cidadão organizar melhor o seu dia. Quem utiliza os serviços da unidade de Caraguatatuba, poderá, a partir de agora, contar com mais essa facilidade”, afirma o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia.

Cadastro e agendamento
Para a realização do cadastro, o site do e-agendamento solicita informações simples do cidadão, como nome, e-mail e telefone. O agendamento pode ser feito para requisição de qualquer tipo de RG ou de CNH emitidos no Poupatempo Caraguatatuba.
Após o cadastro, basta selecionar o órgão, o serviço, o posto Poupatempo desejado, a data, o horário e confirmar clicando no campo “reservar horário selecionado e gerar protocolo de agendamento”. O cadastro é feito uma única vez e pode ser utilizado em outras ocasiões ou para desmarcar ou reagendar o atendimento, por exemplo. Quem for ao posto sem realizar o agendamento prévio poderá fazê-lo com os funcionários, no próprio local para os horários e datas que estiverem disponíveis, além de poder utilizar os computadores do Acessa São Paulo e do e-poupatempo.
O Poupatempo Caraguatatuba fica localizado na Av. Rio Branco, nº 955 – Bairro Indaiá –, e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

“Via Rápida” forma 64 alunos em Ilhabela

Os alunos participaram dos cursos gratuitos de “Agente de Turismo”, “Recepção e Atendimento” e “Garçom e Garçonete”

 

O “Via Rápida” do Governo do Estado, em parceria com Prefeitura de Ilhabela e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), realizou a cerimônia de entrega dos certificados dos cursos de “Agente de Turismo”, “Recepção e Atendimento” e “Garçom e Garçonete” para 64 alunos, na manhã desta quarta-feira (28/8), no Píer 151, na Vila. O curso de “Agente de Turismo” formou 20 alunos e outras 22 pessoas receberam o certificado do curso de “Garçom e Garçonete”. O número de formandos foi o mesmo para o curso de “Recepção e Atendimento”.
Na cerimônia de entrega dos certificados estavam presentes: o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; o vereador Luiz Paladino – Luizinho; a supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Ilhabela (PAT), Alda Torres; e o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Jair Gustavo de Mello Torres.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o “Via Rápida” é um ótima oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. “O programa oferece uma qualificação gratuita e um aperfeiçoamento para a entrada no mercado de trabalho. A parceria entre o Governo do Estado e o município de Ilhabela é muito importante. Espero que essa qualificação ajude na vida profissional desses 64 alunos e que eles consigam uma oportunidade o mais rápido possível”, disse Colucci.
O aluno Thiago Rodrigues dos Santos, 24 anos, formou-se em “Agente de Turismo” e afirmou: “Essa qualificação abre as portas para o mercado de trabalho na área de turismo e ensina o comportamento correto em diversas situações”.
Capacitar gratuitamente à população que está em busca de uma oportunidade no mercado ou que deseja ter seu próprio negócio é o objetivo do programa, que tem parceria com os municípios. Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no município. Em Ilhabela, cerca de 350 pessoas já se formaram pelo “Via Rápida” em diversos cursos

V Semana de Educação Física tem em sua programação palestras e roda de capoeira

A Semana tem atraído bom público ao Teatro Municipal

 

O Teatro Municipal de São Sebastião receberá o público da V Semana de Educação Física que em sua vasta programação traz grandes atrações, visando ressaltar a importância do esporte e bem-estar da comunidade.
Na quarta-feira (28), a roda de capoeira animou o encontro, previsto que começou às 19h.
Logo após, foi ministrada a palestra “Educação Física como Ferramenta de Transformação Social Dentro e Fora da Escola”. O professor doutor Marcos Garcia Neira discorrerá sobre os objetivos, fundamentos e métodos relacionados ao assunto exposto.
Hoje quinta-feira (29), às 18h30, será dada mais uma palestra, “Educação Física e Esporte, Parceiros ou Adversários”, com o professor doutor Mauro Betti, formado pela Universidade de São Paulo. Ele discutirá, bem como apresentará, sugestões acerca dos princípios didático-pedagógicos comuns à Educação Física escolar e ao esporte no cenário da sociedade contemporânea. A Semana irá até o próximo sábado (31).

Programação anterior
Na terça-feira ((27), às 18h30, o público pôde compreender melhor quanto ao tema da palestra dada pela professora da Unesp (Universidade Estadual Paulista), a doutora Suraya Darido. “Educação Física Escolar: Realidade, Possibilidade e Desafios”, foi o tema que abrangeu questões sobre sistematização de conteúdos em sala de aula, e a Educação Física voltada para formação de cidadãos.

Programação Posterior
Cursos Unibr – Vila Amélia
Dia 30
14h | “Educação Física Adaptada” – Tatiane Calve

Dia 31
9h | “Korfebol, Jogo dos Gêneros” – Marcelo Bepi Soares

Inscrições para a V Copa Sebastianense de Futsal arrecadam mais de uma tonelada em alimentos para o Fundo Social

As inscrições para a V Copa Sebastianense de Futsal arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos não perecível para o Fundo Social de Solidariedade.
Nesta terça-feira (27), toda arrecadação, ou seja, os 1.141kg foi repassada para o Fundo Social presidido por Roseli Trevisan Primazzi.
Vanda Lopes, chefe de divisão Administrativa do Fundol, ressaltou a importância das doações. “Nosso estoque depende dessas ações de caridade, e nós repassamos o que recebemos para ajudar aos necessitados; isto, pelo olhar da assistência social”, frisou.
Segundo a Secretaria de Esportes do total angariado, foram contabilizados, 391kg de arroz, 387kg de feijão, 363kg de macarrão e 96 litros de óleo.
A Copa Sebastianense começará neste sábado (31), a partir das 19h, no CAE do Pontal da Cruz, na região central do município. Após a abertura oficial com apresentação dos times, as disputas terão início.
O campeonato conta com times da Costa Sul e Norte que envolve as categorias Principal, dividida em 1ª e 2ª divisão, Sub -15 e Veterano 50.

Arrecadações
Ao longo deste ano, a Secretaria de Esportes conseguiu muitos mantimentos com as inscrições em várias competições.
Pela Copa Sebastianense de Futsal e Copa Kids, a pasta arrecadou 204 pacotes de fraldas geriátricas.
As inscrições pela Copa Sebastianense de Futebol (Sub-18, Veteranos 35 e Veteranos 40) resultaram em 750kg de alimentos não perecível e pela Copa Costa Sul de Futsal, outros 450kg. Na Copa Sebastianense de Futebol (Sub-15, Veteranos 50, Principal 1ª e 2ª Divisões), arrecadou 1.141kg. No todo, a secretaria contabilizou 2.341kg de alimentos entre arroz, feijão e macarrão arrecadados. Além disso, foram contabilizados 301 litros de leite, 156 litros de óleo e 204 pacotes de fraldas geriátricas.