Monthly Archives: janeiro 2014

Ubatuba é segunda cidade do estado que mais gerou emprego em dezembro

Segundo os números, cidade obteve saldo positivo de 397 vagas, com 837 pessoas admitidas e 440 demitidas

Segundo os números, cidade obteve saldo positivo de 397 vagas, com 837 pessoas admitidas e 440 demitidas

Dados divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Governo Federal referentes ao último mês de dezembro colocam Ubatuba na segunda colocação do estado de São Paulo. Segundo os números, a cidade obteve um saldo positivo de 397 vagas, com 837 pessoas admitidas e 440 demitidas.
Saulo Wlander Amalfi, presidente da Associação de Quiosques de Ubatuba, comemora a notícia e informa que boa parte dos empregos formais gerados são provenientes dos quiosques da cidade. “Recebemos com alegria essa notícia e ficamos muito satisfeitos em ajudar no desenvolvimento do mercado de trabalho local”, afirma Saulo.
Segundo o presidente da ACIU, Márcio Gonçalves Maciel, esse resultado demonstra que o empresariado de Ubatuba acredita efetivamente no potencial turístico da cidade. “Nossa economia é baseada fundamentalmente no turismo e o nosso comerciante, nosso industrial, nosso prestador de serviço vem ao longo dos anos, se profissionalizando e se estruturando para atender essa demanda crescente. O resultado reflete diretamente na geração de emprego e renda. Nós, da Associação Comercial de Ubatuba, comemoramos junto com todo nosso empresariado, essa marca significativa, uma vez que temos atuado de forma intensa na qualificação da mão de obra local, através de nosso programa FORMA e de todo o fomento que realizamos em prol de nossa economia”, diz Maciel.
Já o prefeito Mauricio (PT), comenta que o resultado do CAGED confirma o aquecimento da economia da cidade durante todo o último ano. “Este recorde de geração de emprego formal em dezembro também confirma a expectativa do empresariado local, que preparou-se para uma temporada muito movimentada, fato que vem se confirmando desde o Natal. Por parte da Prefeitura, continuaremos investindo na divulgação e no planejamento de serviços públicos para que a situação seja cada vez melhor nos próximos verões, não só para o turista, mas principalmente para quem vive e trabalha na cidade”, finaliza o prefeito Mauricio (PT).

Emprego
Em doze meses, o balcão de empregos da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, com o apoio da Prefeitura, conseguiu inserir quase mil candidatos ubatubenses no mercado de trabalho formal e informal, priorizando 20% das vagas aos usuários do Programa Bolsa Família.
Além da alocação no mercado de trabalho, a SMCDS formou, através do programa Ubatuba Qualifica, 250 trabalhadores nas seguintes áreas: construção civil, eletricista, pizzaiolo, barman, costureiras e cuidador de idosos.
Qualificação profissional significa capacitar o trabalhador ubatubense a enfrentar o mercado sazonal da alta temporada e prepará-lo para o período de abril a dezembro, quando as vagas no município tornam-se mais escassas.
O Balcão de Empregos da Prefeitura funciona de segunda à sexta-feira, na Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, localizado à Rua Paraná, 375, Centro.

 

 

Equipe de Educação Ambiental e Centro de Triagem afinam parceria em Ilhabela

 

MEIO AMBIENTE 1

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente ficou por dentro dos índices de coleta, triagem e venda feita pelo CT

 

A Prefeitura de Ilhabela tem investido cada vez mais na Educação Ambiental da população. Diariamente os funcionários da Secretaria do Meio Ambiente percorrem todos os bairros da cidade, orientando os moradores quanto à correta separação do lixo comum e o lixo reciclável.
A reciclagem do lixo resulta na diminuição do lixo comum gerando uma significativa economia em relação ao seu transporte até um aterro em Tremembé-SP, e ainda favorece a comercialização do material reciclável feita pelas famílias de baixa renda que integram a Associação Centro de Triagem.
Na manhã da segunda-feira (27/1), os educadores ambientais assistiram a uma palestra ministrada pela coordenadora do CT, Esméria Regina da Silva, pela associada Nailza Moreira da Silva e pela educadora ambiental Anne Santana, no Parque Municipal das Cachoeiras, na Água Branca.
O objetivo foi mostrar a importância do trabalho dos coletores e dos triadores para que juntos – Prefeitura e Centro de Triagem – possam fazer um trabalho integrado melhorando a coleta e a separação dos resíduos.
A equipe do Centro de Triagem de Ilhabela compartilhou com os funcionários da equipe de Educação Ambiental da Prefeitura o fechamento do ano 2013 demonstrando os índices de coleta, triagem e venda.
Foi apresentado todo o processo de trabalho do Centro de Triagem na teoria e ainda no mesmo dia os educadores ambientais visitaram o Centro de Triagem para conhecer, na prática, o trabalho dos associados.
Os educadores perceberam in loco a importância de se ter em casa duas lixeiras: uma para lixo comum, também conhecido como “lixo úmido” ou “lixo orgânico”, e outra lixeira para lixo reciclável, também chamado de “lixo seco”.

 

Dojô Ilhabela Jiu-Jítsu conquista medalhas de Ouro e Bronze no Mundial

dojoilhabela

A forte equipe de jiu-jítsu da Dojô Ilhabela mais uma vez é destaque no cenário da modalidade, desta vez no Mundial de Submission, realizado em São Paulo, no último domingo (26/1), promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo.
Ao todo, foram três medalhas de Ouro e uma de Bronze. O professor, Kevin Albertini foi medalha de Ouro na categoria Master Profissional – Peso médio; Diego Torres foi medalha de Ouro na categoria Máster Avançado – Peso Leve; Bárbara Masch, medalha de Ouro na categoria Adulto Feminino Iniciante – Peso Pena. O medalhista de Bronze foi o atleta André Queiroz, pela categoria Master Iniciante – Peso Médio.
Também representaram a equipe os atletas Everton de Oliveira e Clehomens Almeida Azevedo. Outro representante de Ilhabela, atleta da equipe Zenith foi o atleta Douglas Leão Santos.
A equipe Dojô Ilhabela faz questão de agradecer ao apoio da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e à Academia Dojô Ilhabela.

 

 

 

Projeto Atividade: matrícula e recadastramento começarão na segunda-feira

Vôlei adaptado é praticado, também, na praia

Vôlei adaptado é praticado, também, na praia

Terão início na próxima segunda-feira (3), no Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, as inscrições para o recadastramento e matrícula de idosos interessados em continuar ou em ingressar nos trabalhos desenvolvidos pelo Projeto Atividade.
O objetivo da programação, que atende atualmente 260 pessoas, é proporcionar melhor qualidade de vida a todos os seus integrantes por meio do bem estar físico, mental e social.
De acordo com a chefe de Divisão do Fundo Social Vanda Lopes, o projeto executa mais de dez modalidades esportivas. São elas: caminhada, alongamento, hidroginástica, tênis de mesa, tênis de campo, vôlei adaptado, musculação, coreografia, natação e jogos de salão (xadrez, damas, dominó etc).
Todas as atividades são acompanhadas por profissionais da Seesp (Secretaria de Esportes) e uma enfermeira cedida pela Secretaria de Saúde permanece de prontidão todas as segundas-feiras no local para melhor atender os idosos.
Os interessados podem procurar a equipe do Fundo Social das 8h às 16h30, até o dia 7 de fevereiro. Para se inscrever é necessária a apresentação de RG e atestado médico original atualizado. “Para os novos adeptos, além dos referidos documentos, é preciso entregar uma foto 3×4”, observou Vanda Lopes. “Vale lembrar que as aulas começam no próximo dia 10”, acrescentou.
Serviço: O Fundo Social de Solidariedade fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 128, Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3892- 4991 ou 3892-5560. O projeto é desenvolvido no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, na região central da cidade.

 

Terceira etapa da Taça Vanguarda de Futsal Feminino acontece neste final de semana

Equipe sebastianense joga às 11h15 do domingo (2) no Gringão

Equipe sebastianense joga às 11h15 do domingo (2) no Gringão

Neste final de semana acontecerá a terceira etapa da Taça Vanguarda de Futsal Feminino, com quatro jogos no sábado (1) e três no domingo (2), todos no Ginásio de Esportes “José de Souza Gringo”, o Gringão, no Topovaradouro, região central da cidade.
Na primeira etapa, dias 18 e 19 de janeiro, a equipe sebastianense empatou em 1 a 1 com Atibaia, o time de Caraguatatuba venceu Paraibuna por 4 a 2, Roseira ganhou por 4 a 1 de Caçapava, Ilhabela venceu por 4 a 1 de Pindamonhangaba e São José dos Campos goleou Lorena por 7 a 0.
Já na segunda etapa, dias 25 e 26 de janeiro, São Sebastião venceu por 2 a 0 o time de Caraguatatuba, Campos do Jordão ganhou de Ilhabela por 1 a 0, São José dos Campos empatou em 3 a 3 com Roseira, Caçapava ganhou de Lorena por 3 a 2, Taubaté venceu por venceu por 5 a 1 Pindamonhangaba e Paraibuna derrotou Atibaia por 6 a 2.
Nesta terceira etapa, São Sebastião pegará o time de Paraibuna às 11h15 do domingo (26).
Participam da Taça Vanguarda de Futsal Feminino as equipes de São Sebastião, Paraibuna, Atibaia, Caraguatatuba, São José dos Campos, Caçapava, Lorena, Roseira, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Taubaté e Ilhabela.
Todos os jogos acontecerão no Gringão com entrada é gratuita.

 

Gigantes vs. Gigantes acontecerá neste sábado em tenda climatizada na Rua da Praia

Batalha de Breack Dance_ Milton Fagundes (2)

 

 

 

 

 

 

 

 

O Gigantes vs Gigantes, realizado pelo Quebradas em parceria com a Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), com apoio da Abaçai e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, previsto para acontecer no anfiteatro, mudou de local devido à previsão de forte calor para o sábado (1). As disputas serão na tenda climatizada montada na Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade.
A decisão foi para melhor acomodar os dançarinos e o público presente, que acompanhará as batalhas, shows e apresentações em ambiente climatizado.
As batalhas do campeonato de breaking 2 x 2 do Gigantes vs Gigantes é aberta ao público e tem previsão de início a partir do meio dia. Esse ano, a premiação em dinheiro para os vencedores da batalha será de R$ 1.500,00 para o primeiro colocado e R$ 1.000,00 para o segundo. Há premiação também para o B.boy ou B.girl Revelação, com o incentivo de R$ 500,00.
O evento será comandando pelo DJ residente Pipoo e o DJ convidado de Recife para animar a batalha, Flip-Jay.
Os jurados que irão avaliar as performances dos dançarinos serão Andrezinho (Back Spin Crew), Cidinho (Bio All Star) e Shoock (080 Crew).
O evento terá ainda diversas apresentações, Freestyle com Mamute-SP, grupos de Rap da região e de São Paulo e graffitte com Urbama-Z e convidados. Para quem chegar mais cedo, haverá workshop a partir das 10h, com Cidinho da Bio Star.

Prefeitura realiza coleta de óleo diesel usado no Bonete e na Praia de Santa Tereza

 

ÓLEO

A Prefeitura de Ilhabela tem colocado tambores em alguns pontos do arquipélago para a coleta de óleo usado. Assim que chegam os recipientes gigantes, a equipe de Educação Ambiental promove uma campanha de orientação com os moradores e os pescadores locais.

A comunidade tradicional caiçara do Bonete em Ilhabela recebeu da Prefeitura de Ilhabela, em agosto do ano passado, dois tambores para dispensar todo o óleo de cozinha e o óleo diesel usado nos motores das canoas. Na última quarta-feira (22/1), cerca de 40 litros de óleo diesel e 20 litros de óleo de cozinha foram recebidos para serem descartados de maneira ambientalmente correta.
A equipe da Secretaria do Meio Ambiente, construiu o abrigo para os tambores e promoveu um trabalho de conscientização sobre a importância de não dispensar o óleo em qualquer local. Um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos.
Praia de Santa Tereza
Os pescadores e moradores da região da Praia de Santa Tereza, Vila e norte do arquipélago de Ilhabela também contam com tambores para o descarte de óleo diesel usado. Os tambores estão no Centro de Apoio ao Pescador, na Praia de Santa Tereza.
Os moradores das demais localidades de Ilhabela podem descartar este tipo de material em recipientes com tampas e deixá-los na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, à Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, Perequê.

“9ª Mostra de Arte Cerâmica de Caraguatatuba” é atração no MACC

MACC_9ª Mostra de Arte Cerâmica 2

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Governo Municipal, apresentam no MACC – Museu de Arte e Cultura, até o dia 2 de março, a “9ª Mostra de Arte Cerâmica de Caraguatatuba – Tripolar: Serra e Mar e convidados”. A exposição tem como objetivo estimular a produção, pesquisa, técnica e busca de novas propostas em cerâmica, reunindo artistas das 3 cidades que compõem o movimento “Tripolar: Serra e Mar”, são elas: Caraguatatuba, Cunha e Paraty, além de artistas convidados do Litoral Norte Paulista e Vale do Paraíba.
A ideia da criação do movimento Tripolar foi sugerida no VI Encontro de Ceramistas, realizado em Paraty (RJ), pelos mestres ceramistas Megumi Yuasa, Alberto Cidraes, Dalcir Ramiro e Ben-Hur Vernizzi, ao notarem a importância da troca de experiências e da confraternização entre os artistas das 3 cidades. Em 2014, a homenageada é a mestre Mieko Ukeseki, que tem escrito sua história com força e trabalho na cerâmica, não só em Cunha, mas em todo o mundo. A mostra conta com peças escultóricas, utilitárias e de decoração de 27 artistas plásticos de Caraguá, Cunha, Paraty, Santa Branca, São Sebastião e Ubatuba.
A exposição tem entrada franca, classificação livre e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 18h e domingo, das 14h às 18h. O MACC está localizado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, nº 72, na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguá. Mais informações: (12) 3883.9980.
Cerâmica em Caraguá
A história da cerâmica artística de Caraguatatuba iniciou-se com Antônio Cordeiro, artista que vivia na cidade e que teve seu trabalho enaltecido por meio do Projeto Arte Litoral Norte, em 1986, realizado por Antônio Carelli e Sandra Mendes. Com objetivo de trazer um movimento artístico e cultural para o litoral, o projeto, entre outras formas de expressão, apresentou para Caraguatatuba grandes ceramistas.
Em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, o “Arte Litoral Norte” realizou em 1993, um curso de cerâmica artística ministrado por Antonio Carelli, Sandra Mendes, Mieko Ukeseki e Mário Konishi. Um dos alunos do curso, Ben-Hur Vernizzi, construiu seu próprio forno Noborigama e posteriormente criou o Núcleo de Cerâmica Terramar, passando a ministrar cursos por meio da Fundação. A proposta principal do Terramar era trazer a cerâmica como opção de trabalho e fonte de renda, pensando na possibilidade de expansão da arte na região e da criação de um roteiro artístico-cultural. Isso já é realidade no município, que hoje conta com 18 fornos e uma intensa atividade que pode ser acompanhada pela Rota da Cerâmica.

 

 

Rede municipal de Ilhabela se prepara para receber alunos na volta às aulas

ESCOLA - FOTO RONALD KRAAG

No próximo dia 5 de fevereiro, cerca de 6 mil alunos da rede municipal de ensino de Ilhabela estarão de volta as salas de aula. E para que tudo esteja dentro das normalidades, todas as 32 unidades de ensino do município – incluindo mais nove escolas municipais nas comunidades tradicionais – passaram por alguns ajustes estruturais, como pintura, limpeza e manutenção.
“Todas as escolas passaram por pequenos reparos, como pintura, mutirão de limpeza e até mesmo ampliação. Os professores e os alunos ficarão felizes no retorno as aulas. Vão encontrar tudo dentro da normalidade”, declara a secretária municipal de Educação, professora Lídia Sarmento.
Além das manutenções para 2014, a Secretaria de Educação elaborou um calendário escolar especial para este ano em que o país recebe a Copa do Mundo.
Com isso, o início das aulas é no dia 5 de fevereiro. As férias de meio de ano serão entre 23 de junho e 13 de julho, período em que acontecem os jogos.
“Tivemos que adequar o calendário escolar devido à importância de um evento como a Copa do Mundo. As férias de meio de ano começam no dia 23, mas temos um feriado (Corpus Christi) no dia 19, o que antecipa as férias”, explica a secretária.
Tempo Integral
Mais educação, esporte e cultura em quatro escolas do arquipélago de Ilhabela em 2014. Isso porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, implantará o projeto de Ensino Integral já no começo deste ano.
Quatro escolas serão contempladas. A E.M. Eurípedes da Silva Ferreira, na Barra Velha e a E.M. Maria Thereza de Freitas (São Pedro), receberão o projeto e começam as atividades no início do ano letivo. Os alunos do 6° e 7° ano da E.M. Waldemar Belisário (Itaguaçu) e os alunos do 1° ano da E.M. José Antônio Verzegnassi (Água Branca) também iniciarão as atividades em tempo integral no começo do ano que vem. O objetivo é que até o final de 2016, 80% da rede pública de ensino receba o projeto.
A secretária de Educação, professora Lídia Sarmento, destaca a ampliação do projeto de ensino em tempo integral. “Estamos seguindo uma tendência nacional e mundial. O ensino em tempo integral é implantado em diversos países no mundo. Aos poucos vamos implantar esse método de ensino em todas as escolas de Ilhabela. A expectativa é que 80 % de rede de ensino já esteja em todo integral até 2016”, explica.
A ideia é oferecer atividades pedagógicas, culturais e esportivas no período de aula, que se estende de cinco para, no mínimo, setes horas diárias. Haverá também outras atividades no contra turno escolar. Ainda segundo a secretária, o horário de aula será alterado nas unidade em período integral. “O aluno entrará na escola às 8h e ficará até as 15h30. Nesse período, terá de exercer atividades alternativas, diferenciadas e também obrigatórias, como por exemplo, a aula de informática”, conclui a secretária.

 

Prefeitura regulariza documentação de 2 mil alunos ubatubenses

Docs

A Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, através do programa Ação Social Documento Legal, em parceria com a Secretaria de Educação, descobriu mais de três mil alunos da rede escolar que não tinham documentos essenciais à matricula, como certidão de nascimento e carteira de identidade (RG).
Em oito meses de programa, com divulgação e também com atendimentos especiais em escolas nas Sesmarias, no Rio Escuro, no Ipiranguinha, no Perequê-Mirim e na Estufa, esse número caiu para mil alunos. Em 2014, a meta é zerar este número.
A ação consiste em mobilizar o setor de documentos da SMCDS nas escolas do município e atender pedidos de certidão de casamento, atestado de óbito, carteira de identidade, encaminhamento para vagas de emprego, orientação sobre montagem de currículo, esclarecimentos sociais.
O programa busca aproximar o poder público municipal das comunidades, atendendo demandas diretamente. Assim, evita que o munícipe precise se deslocar até o centro da cidade e cobre uma lacuna deixada pelas administrações anteriores.
O programa vem detectando novas demandas da população como a presença de advogados para orientação de questões familiares. Por conta disso, a SMCDS está em contato com a OAB/Ubatuba e busca formalizar uma parceria para que as próximas ações aconteçam com a presença de um advogado.
Por conta da alta demanda, o programa será repetido na escola Mário Covas, Ipiranguinha, na escola João Alexandre, Sesmarias, e na escola Maria Josefina na Estufa I em março, abril e maio.
Para requisitar os serviços, basta que a escola interessada entre em contato com a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social pelo telefone 3832-6414 e marque a data.