Monthly Archives: abril 2014

Ciama de São Sebastião faz campanha para incentivar doação de leite materno

O estoque de leite materno está baixo no Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) localizado no bairro da Topolândia, região central de São Sebastião. Com isso, o Centro iniciou uma campanha para incentivar as mães que estão em fase de amamentação a doarem o leite que serve para abastecer principalmente as maternidades de São Sebastião e da vizinha Caraguatatuba.
Para se ter uma ideia, o estoque este mês contou com apenas 25 litros, deste total, 23 foram distribuídos. Normalmente a reserva de leite atinge 42 litros mensais. Segundo informações do próprio Ciama, mensalmente são 1.700 atendimentos sendo 63 visitas domiciliares para acompanhamento de coleta.
A mulher que estiver em fase de amamentação e quiser fazer a doação para o Centro deve entrar em contato com o banco (12) 3891-4957. De acordo com a coordenadora do Ciama, Carla Bruço a partir deste contato é feito um cadastro e uma inscrição. “Todas as mulheres que tenham feito o acompanhamento correto de pré-natal podem participar de nosso banco com doações”, disse. “ Uma vez cadastrada como doadora, não há necessidade de ir ao banco de leite periodicamente, pois é o banco que vai à casa desta mulher uma vez por semana recolher o que foi produzido”, explicou.
Item importante na vida de recém nascidos, o leite materno contém proteínas, açúcar, vitaminas e a água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, ajuda o desenvolvimento mental, na formação da boca e alinhamento dos dentes.
Há 22 anos, o Ciama de São Sebastião desenvolve um trabalho que vai além da doação, com equipe preparada para atender as necessidades psicológicas e físicas para que as mães sintam-se seguras para participarem.
Como doar
- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;
- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;
- Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);
- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;
- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;
- Você poderá usar quando estiver seco.
-Esterelizar um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; depois deixar secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano);
-coletar o leite nesse copo; e despejar o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recolocá-lo no freezer ou congelador.
Serviço: O Ciama em São Sebastião fica dentro do Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus (Rua Antônio Pereira a Silva, 280 – Topolândia) o funcionamento de segunda a sexta-feira das 8 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3891-4961.

Costa Sul de São Sebastião recebe III Desafio no Sertão

A Costa Sul de São Sebastião, com o apoio da Secretaria de Esportes, receberá nos próximos dias 3 e 4, mais uma edição o Desafio no Sertão, um Festival MultiEsportes que une e interage as praias da região, promovendo assim saúde e a prática esportiva, sempre com muita alegria e satisfação, oferecendo aos envolvidos uma excelente oportunidade de desfrutar da geografia exuberante local.
O final de semana promete bastante agitação nos locais das provas, mobilizando toda comunidade. A competição, que terá início às 10h do sábado (3) e às 6h30 do domingo (4), será composta por três modalidades: stand up, moutain bike e corrida rústica, cada qual com suas respectivas categorias. A largada será na praia da Barra do Sahy, passando pela praia da Baleia e Sertão da Baleia.
Todos os participantes receberão um kit composto por camiseta Dry Fit, squezze, um sachê de carboidrato em gel, revista e adesivos.
Os três primeiros colocados de cada categoria receberão premiações previstas no regulamento da competição. Entre elas estão pratos e medalhas, confeccionados em cerâmica pelo ateliê da artista Maria Aparecida Ivanov juntamente com alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Sebastião.
Vale ressaltar que nos dois dias de competição será obrigatório a apresentação de documento de identidade, ou outro documento com foto, junto com o comprovante de pagamento da inscrição realizada via internet. No caso do competidor ser menor de idade, será preciso apresentar prévia autorização do responsável legal.
Serviço: As inscrições podem ser feitas pelo link eletrônico http://webventureuol.uol.com.br/h/eventos/iii-desafio-no-sertao—1o-etapa—festival-mustiesportes/6488. Demais informações sobre o evento poderão ser encontradas no site www.desafionosertao.com.br.

Agenda de esportes do fim de semana foi cheia de atividades

Judô obteve ótimos resultados no Paulista, em Santa Isabel

Judô obteve ótimos resultados no Paulista, em Santa Isabel

A Secretaria de Esportes de São Sebastião promoveu no último sábado (26) e domingo (27) uma agenda com diversas atividades, eventos e competições dentro e fora do município.
Confira o resumo da agenda esportiva do final de semana por categoria:
Judô
Nove judocas sebastianenses participaram da última eliminatória para o “Campeonato Paulista de Judô” na cidade de Santa Isabel no sábado (26).
Os atletas competiram pelas categorias Sub-15 e Sub-18 e três deles se destacaram entre competidores do ABC paulista, região Mogiana, Vale do Paraíba e litoral do Estado, conseguindo classificação para a final do Campeonato Paulista.
Daniela Andrade foi a campeã da categoria Sub-21 Pesado, João Antônio foi vice-campeão na categoria Sub-18 Pesado e Letícia Martin também vice na categoria Sub-18 Ligeiro.
Daniela compete agora no dia 10 de maio pelo Campeonato Paulista Sub-21 na cidade de São Caetano do Sul e os outros dois, João e Letícia, competem no Paulista Sub-18 em Mauá, também em 10 de maio.
Basquete Feminino
O time de basquete da categoria Adulto de São Sebastião foi para Mauá, no sábado (26), para enfrentar a equipe da cidade pela Liga Paulista de Basquete Feminino 2014, vencendo a partida por 56 a 49.
Futebol
A Copa Zito realizou jogos no estádio “Otoniel Santos”, no Topovaradouro, região central da cidade, enquanto três equipes sebastianenses viajaram para cumprir tabela no interior do Estado.
Esta edição da competição conta com sete equipes locais, todas elas com apoio da Secretaria de Esportes.
As partidas do último final de semana são da primeira rodada, anteriormente agendados para o dia 16 de março, mas remarcados para este final de semana.
As partidas realizadas em São Sebastião foram no domingo (27), quando o Juventude venceu Aparecida por 1 a 0 e o Caiçara venceu o Silveiras por 3 a 0.
No mesmo dia, a equipe Somdobarê jogou em Roseira contra o Nova Era em Roseira em partida que terminou em 0 a 0. Já o Grêmio Barequeçaba foi a São Luiz do Paraitinga onde venceu o Olympique por 3 a 0 e, na mesma cidade o Guarani ganhou do União Santo Gole por 2 a 1.
Faltam dois jogos para encerrar a primeira fase do campeonato, partidas que serão realizadas no dia 4 de maio. A segunda fase tem início previsto para o dia 10 de maio.

Operadores estrangeiros curtem Ilhabela após evento de turismo em São Paulo

Participantes da WTM Latin America, principal feira do setor de Viagens e Turismo da América Latina, realizaram um famtur na cidade no último final de semana

São Paulo, abril de 2014 – O município de Ilhabela, localizado no litoral norte de São Paulo, recebeu, no último final de semana, a visita de um grupo de operadores estrangeiros que realizaram uma famtur na cidade a convite da Embratur e da Secretaria de Turismo do município.
De passagem pelo Estado para participar da WTM Latin America, em São Paulo, realizada entre os dias 23 e 25 de abril, os operadores esticaram um pouco mais a permanência no Brasil para conhecer os principais atrativos de uma das mais belas ilhas do país.
Durante o fim de semana, os visitantes da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, fizeram passeios de barco, conheceram a gastronomia e se deixaram encantar com os segredos e encantos da cidade.
“É uma grande honra para nós recebermos esses operadores de turismo em nossa cidade. Ainda mais em um momento tão importante onde estamos trabalhando cada vez mais transformar a ilha em um grande pólo turístico 365 dias por ano”, diz Harry Finger, Secretário de Turismo de Ilhabela.
Na ocasião da WTM, a feira serviu de palco da abertura oficial da Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (Abitur), idealizada pelo presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (PR), Rafael Gutierres Júnior, que preside a associação.
O órgão representa Ilhabela (SP), Ilha do Mel, em Paranaguá (PR), Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE), e Ilha de Marajó (PA) e pretende mobilizar entidades públicas e privadas para incluir planejamento sustentável, econômico, social e cultural nesses locais.
Segundo o secretário de Turismo de Ilhabela, Harry Finger, a nova entidade busca atender às necessidades das ilhas turísticas brasileiras, funcionando como uma ligação com os órgãos públicos. “A ideia é melhorar a qualidade de vida dos moradores e, consequentemente, de seus visitantes. Com a associação poderemos trabalhar melhor, focando a sustentabilidade e a conservação nas ilhas. Nossa intenção é que possamos ficar conhecidos como as ilhas do Brasil, tão atrativas quanto as ilhas do Caribe e da Grécia”, diz Finger.
Sobre Ilhabela
Situada a 210 km de São Paulo, no litoral norte do Estado, Ilhabela oferece opções de lazer, esporte, turismo de aventura e ecoturismo para os viajantes durante o ano inteiro. Com 83% de sua área preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, a cidade abriga a maior reserva de Mata Atlântica do planeta. Sinônimo de flora exuberante e fauna rica em diversidade, a beleza local é completada por suas 42 praias de diferentes estilos e 365 cachoeiras.

São Sebastião está no guia de turismo internacional para a Copa do Mundo

São Sebastião esta presente no Guia de Turismo desenvolvido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), a mais alta autarquia do Ministério do Turismo, para promover o país para os milhares de turistas que vem ao Brasil para a Copa do Mundo.
Dentre os mais de 5.600 municípios brasileiros, a Embratur selecionou 110 destinos que são realmente relevantes para o desenvolvimento turístico no país. As cidades foram selecionadas por oferecer além de suas belezas naturais, cultura e gastronomia diferenciadas uma infraestrutura hoteleira adequada para atender aos turistas tanto do mercado doméstico quanto internacional.
No estado de São Paulo, além da capital, estão as cidades de Brotas, Campos do Jordão, Petar, Santos, São Vicente, Guarujá e o Litoral Norte, que mais uma vez mostra a sua importância como região e tem como representantes no guia, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A publicação foi produzida nas versões em português, inglês e espanhol e está sendo distribuída em feiras nacionais e internacionais, operadoras e agentes de viagem.
Segundo Marianita Bueno, Secretária de Cultura e Turismo, para São Sebastião é uma honra fazer parte deste seleto time de cidades. “Isto é o resultado dos esforços realizados para promover o município colocando-o em posição de destaque além do reconhecimento do profissionalismo do nosso trade turístico”, disse.

Prefeitura de Ilhabela promove audiência pública sobre LDO 2015 nesta quarta

A Prefeitura de Ilhabela promoverá nesta quarta-feira (30/4), no plenário da Câmara Municipal, às 18h30, a primeira audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2015, conforme previsto na Lei Complementar 101/2000 (Lei de responsabilidade fiscal). Todas as consultas populares serão registradas em ata e os munícipes terão a oportunidade de participar e apontar sugestões para o orçamento público de 2015 em todos os setores.
A Prefeitura entregará ao Legislativo o projeto de lei que institui a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) com planos e projetos para o município. Em dezembro do ano passado, a Câmara de Ilhabela aprovou o projeto de Lei que definiu o orçamento para o exercício de 2014 do município em R$ 206,5 milhões.

Cibele Mello está há 12 anos como assessora de pintura em tela nas oficinas culturais

A assessora contabiliza em média 40 alunos por ano

A assessora contabiliza em média 40 alunos por ano

Cibele Mello professora de pintura em tela desenvolve uma nova técnica nas Oficinas Culturais de São Sebastião. O desenho, com o lado direito do cérebro, foi elaborado pela californiana Betty Edwards e Cibele aprendeu de forma autodidata. A profissional faz parte do quadro de assessores da Fundação Cultural e Educacional de São Sebastião, Deodato Santana.
A assessora está nas oficinas há mais de 12 anos e não consegue dimensionar o número de alunos que já passaram pelas suas aulas. “Hoje são aproximadamente 40 alunos; imagine em 12 anos quantos não foram”, disse. “Tivemos períodos com muitos estudantes e períodos com poucos, é difícil ter a exatidão de quantos pessoas passaram por aqui; várias estão, atualmente, na Europa trabalhando com arte”, acrescentou. “Isso muito me orgulha”, frisou.
As aulas de Cibele são focadas na alfabetização visual, com noções básicas de desenho e pintura, noções de cor, conhecimento histórico, história da arte, técnica de óleo sobre tela, mas segundo afirmou, em nada limita seu aluno. “Se ele chega com uma proposta, se me disser que quer aprender uma outra coisa que não está no meu conteúdo, busco informações e repasso minhas técnicas pra ele, pois não gosto de limitar o aprendiz. O importante é deixar a imaginação fluir”, observou.
Cibele começou sua relação com a arte, ainda na Infância. A assessora cresceu na Rua da Praia, onde desenhava com gesso nos dois lados da via de chão batido e coloria os desenhos com uma massa feita de folhas de ibisco. A profissional também fazia bichinhos feitos com caroço de manga. Na adolescência, encontrava com amigos para desenvolver arte e buscavam por várias formas artísticas.
“A arte é uma forma de expressão muito forte. Fico permanentemente estudando de forma autodidata, foi assim que aprimorei minhas técnicas, foi assim que busquei conhecimento e foi assim que aprendi a técnica do desenho com o lado direito do cérebro, elaborado por Betty Edwards”, explicou. “Essa técnica eu dou no Batuíra e é muito bem aceita”, afirmou.
Cibele é graduada em Design de Interiores e acredita que a arte auxilia no convívio social. “Alguns vem aqui por orientação médica, outras por que se sentem solitárias, alguns buscam por conhecimento artístico aprofundado, outros desenvolvem habilidades, mas cada aluno tem o seu tempo, o público é muito diversificado, acredito no reflexo na qualidade de vida”, declarou. “A arte visual melhora muito a concentração, o foco, aprofunda a percepção, estimula a criatividade, reflete na qualidade de vida e ajuda na ansiedade”, finalizou a assessora.
Serviço: As aulas acontecem no Batuíra às terças-feiras das 9h às 12h e às quartas das 14h às 17h; na Sectur às segundas das 14h às 17h e às terças das 14h às 17h e das 18h às 21h.

Festa do Trabalhador terá shows gratuitos no Ipiranguinha em Ubatuba

O evento é gratuito, conta com praça de alimentação e a programação
inclui shows de música popular.

A tradicional Festa do Trabalhador do Ipiranguinha acontece nesta quinta-feira, dia 1 de Maio, a partir das 19 horas, próximo à ponte da rua da Cascata.
O evento é gratuito, conta com praça de alimentação e a programação inclui shows de música popular.
Organizado pela Associação dos Moradores de Amigos do Bairro do Ipiranguinha (SABI), com apoio da FundArt e da Prefeitura de Ubatuba, a festa, que está em sua 14ª edição, promete reunir um público superior ao registrado em anos anteriores.
O dia do trabalhador é celebrado em diversos países do mundo como forma de marcar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história.
As origens da data remontam a 1886, ano em que a partir do dia 1 de Maio ocorreram grandes manifestações de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Na época, os protestos ficaram conhecidos como Revolta de Haymarket, e milhares de pessoas saíram às ruas para protestar contra as condições de trabalho e a carga horária de 13 horas diárias.
Anos depois, em 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1 de Maio como feriado nacional, seguido pela Rússia, país que adotou a data comemorativa em 1920.
No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes.

Programação da Festa
do Trabalhador

01/05 | quinta-feira
Banda Rodeio

02/05 | sexta-feira
Impacto do Forró e Gilson Bahia

03/05 | sábado
Nako & Rafael

04/05 | domingo
Complexo B e Juventude do Samba

Praça Pôr do Sol recebe Programa Ponto MIS

Moradores e visitantes da Costa Sul de São Sebastião tiveram a oportunidade de assistir a exibição do longa metragem “A meia noite levarei sua alma”, na última sexta-feira, 25. O evento, realizado na Praça Pôr do Sol, foi promovido pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião.
O filme exibido é dirigido por José Mojica Marins, e integra parte do programa Ponto MIS, pelo qual um longa e três curtas metragens são destinados à cidade para três dias de apresentação num mês. No projeto, também poder ser realizada uma oficina sobre linguagem audiovisual, uma conversa com o diretor do filme ou uma palestra sobre cinema e vídeo.
Membros da comunidade assistiram ao filme que mostrou a trajetória do cruel e sádico coveiro Zé do Caixão, temido e odiado por moradores de uma cidadezinha no interior e que está obcecado em conseguir gerar o filho perfeito, garantindo a perpetuidade de seu sangue.
No entanto, como sua mulher não consegue engravidar, ele acredita que a namorada de seu melhor amigo seja então a mulher ideal. Ela acaba sendo violentada por Zé do Caixão e por este motivo tenta cometer suicídio para regressar ao mundo dos mortos e levar a alma daquele que a violou.
Com duração de 81 minutos o filme classificado como gênero de terror, prendeu á atenção do público com cenas de muito suspense.
O Programa Ponto MIS apoia a criação de espaços alternativos de exibição em cidades do Estado de São Paulo para promover o acesso ao cinema e a formação de público.

Abertura oficial da 6ª Copa Sebastianense de Futsal e da 5ª Copa Kids de Futsal acontecem no Gringão

O Ginásio de Esportes “José de Souza”, o Gringão, recebeu na noite deste sábado (26) a cerimônia oficial de abertura da 6ª Copa Sebastianense de Futsal e da 5ª Copa Kids de Futsal, organizadas pela Secretaria de Esportes de São Sebastião.
O evento contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi, do secretário de Esportes Fábio Lopez, do presidente da câmara Marcos Tenório e demais autoridades, além de membros da equipe da secretaria organizadora da competição.
Fábio Lopez abriu falou sobre a importância da competição. “É muito gratificante ver este ginásio repleto de atletas empolgados com a competição que chega ao seu sexto ano, quinto para a Kids, sendo organizada com cada vez mais profissionalismo e dedicação”, disse.
Segundo ele, tanto as equipes, quanto os funcionários da Secretaria de Esportes se desdobram para oferecer um excelente nível de competição, seja na organização, na arbitragem, no aprimoramento e profissionalismo de cada detalhe.
O prefeito Ernane Primazzi ressaltou a seriedade com a qual a administração trabalha com o esporte do município. “O calendário de atividades e eventos esportivos na cidade vem crescendo a cada ano e proporcionando ao munícipe uma variedade grande e muita qualidade. A cidade está cheia de oportunidades para a prática do esporte, um empenho que a prefeitura acredita ser essencial e precioso, que promove a inclusão social e qualidade de vida”, completou.
Para Primazzi, as Copas de futsal iniciadas no sábado são mais uma conquista valiosa, que já era um desejo dos atletas. “É gratificante ver essa quadra cheia e campeonatos que só crescem em quantidade e qualidade a cada ano. Desejo uma excelente competição e boa sorte a todas as equipes”, concluiu.
A Copa Sebastianense será disputada nas categorias Adulto, Veteranos Masculino e Feminino Livre. Já a Copa Kids terá disputas nas categorias Sub-12, Sub-14 e Sub-16.
No total foram inscritas 37 agremiações que participarão com 54 equipes, sendo nove equipes na categoria Sub-12 (seis da Costa Norte e três da Costa Sul); nove equipes da categoria Sub-14 (seis da Costa Norte e três da Costa Sul); 10 equipes da categoria Sub-16 (seis da Costa Norte e quatro da Costa Sul); sete equipes da categoria Livre Feminino e 19 equipes da categoria Adulto Masculino.
A competição, que envolverá 972 pessoas entre atletas e comissão técnica, arrecadou 716 kg de alimentos como doação na inscrição, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Após a cerimônia oficial com o desfile das delegações foi realizada a primeira partida entre as equipes da Seesp e Portuguesa Ilha na categoria feminina. O placar fechou em 5 a 1 para o time sebastianense.