Monthly Archives: junho 2014

Prefeito Mauricio visita alunos do Ubatuba Qualifica

Doação Inscrições Arraiá Caiçara 01 - Luciano Vieira PMSS

Dez alunos do curso de corte de cabelo masculino receberam
a visita do prefeito e agradeceram a oportunidade

O prefeito Mauricio (PT) visitou na manhã desta terça-feira a turma do curso de corte de cabelo masculino do programa Ubatuba Qualifica na Escola de Cabeleireiros Vôo de Águia.
São dez alunos inscritos no curso, que tem como objetivo qualificar profissionalmente a turma nos próximos dois meses.
A busca pela melhoria da qualidade vida fez com que pessoas como Erick da Costa, 32 anos, morador do bairro Perequê-Açu, procurassem a especialização.
“O curso é incrível e não quero perder nenhuma explicação. Esses ensinamentos vão me ajudar muito na hora de conseguir um bom emprego”, comenta Erick.
Para Marinês Barbosa, 35 anos, que trabalha como diarista na região central, o curso chega para ampliar sua fonte de renda.
“Pretendo abrir um mini-salão na minha casa para atender a população da Cachoeira dos Macacos, meu bairro,”conta Barbosa.
“A abertura do novo curso nos proporcionou melhor divulgação da escola. Estamos muito felizes com o resultado”, completou Maria de Oliveira Santos, proprietária da Vôo de Águia.

Encerramento de seminário de cultura caiçara emociona professores em São Sebastião

Palestras e apresentações teatrais são destaque em último dia de evento

Palestras e apresentações teatrais são destaque em último dia de evento

O seminário de cultura caiçara terminou nesta quarta-feira (25) e já deixou saudade em toda equipe gestora do ensino municipal. Os músicos do grupo folclórico Raízes de Ilhabela finalizou a primeira edição do evento em grande estilo, emocionando assim, todos os que estiveram presentes no Teatro Municipal.
Além da esquete teatral “A Bontade do Sorvete” de Adriano Leite e grupo, a contadora de histórias Neide Palumbo também abrilhantou o evento dividindo seus “causos caiçaras” com a plateia.
Já o pesquisador Peter Neméth ministrou palestra intitulada de “Canoa Caiçara: patrimônio cultural do Brasil”, sobre a produção da canoa. Peter contou que antes de tornar-se pesquisador dedicava seu tempo à pesca e a maricultura.
Neméth registrou em seu dossiê como é importante não permitir que a cultura e tradição da produção de canoas caiçara morra no Litoral Norte. “A transmissão de conhecimento entre gerações está diminuindo. Poucos jovens interessam-se pelo trabalho, mas é preciso proteger e salvaguardar esta produção artesanal”, afirmou.
O pedagogo e pesquisador Adriano Leite palestrou sobre os aspectos da vida caiçara na região. Ele que também é artista e caiçara de Ilhabela.
De acordo com Leite, a tradição da cultura está cada vez mais escassa, e existe a necessidade da realização de ações que resgatem a história caiçara no Litoral Norte, para que ela não seja suprimida para sempre.
“Muitas tradições foram perdidas e meu trabalho é trazer de volta essa realidade. Diversas coisas que eram passadas de pai para filho, como por exemplo, na culinária, nas formas de pescaria, no artesanato foram esquecidas, porém ao pesquisarmos, conseguimos resgatar esta tradição, e elaborar metas para torná-la públicas novamente”, explicou.
Para a diretora da EM Solange de Paula, na Enseada, Costa Norte, Adriane Casellato, os temas discutidos no seminário são bastante pertinentes e seu conteúdo deve ser levado para dentro das escolas, a fim de ser disseminado entre os estudantes.
“Acredito que devamos participar cada vez mais de eventos como este. Foi super proveitoso e é uma ferramenta essencial para resgatar a cultura tradicional caiçara no Litoral Norte. Precisamos investir na recuperação de nossa história e a escola é o melhor lugar para isso”, declarou a diretora.
A professora de geografia Márcia Gomes, da EM Cynthia Cliquet Luciano, também na Enseada, afirmou que é muito importante valorizar o seu entorno, sua região. “A educação patrimonial é o primeiro passo para começarmos a desenvolver este espírito em nossos alunos. Pois só passamos a preservar depois que conhecemos, e é fundamental estarmos inseridos no local, para assim, podermos fazer parte do global”, concluiu.

Novos veículos para transporte de pacientes estão à disposição da população de Ubatuba

Vans-SAude

Vans começaram a rodar nesta semana e trazem mais conforto e comodidade para os pacientes ubatubenses

 

As duas Vans para transportar pacientes, compradas pela Prefeitura de Ubatuba, com verba devolvida pelo legislativo, pelas economias realizadas no ano de 2013, pela atual gestão da Câmara, já estão à disposição da população.
Os veículos, devidamente equipados e adesivados, começaram a rodar nesta semana, trazendo mais conforto e comodidade para os ubatubenses que precisam se descolar para tratamentos médicos.
Portador de um tumor no cérebro, Silvio Silva, 47 anos, morador do Ipiranguinha, necessita de tratamento continuo e vai a São Paulo desde 1985.
“Sempre faço as viagens pela prefeitura e agora, com as novas vans, ficou bem melhor e mais confortável”, contou Silva.
Gilberto Lopes, 22 anos, morador da Lagoinha, sofre de uma deficiência no coração e precisa frequentar o Incor (Instituto do Coração), também na capital paulista, com frequência.
“Fizemos a viagem nesta semana em quatro pessoas e foi muito confortável e tranquila”, confirma Lopes.
Secretária adjunta de Saúde, Mari Ângela Bezerra informa que a chegadas das vans vai melhorar não só a qualidade de assistência aos pacientes, mas também as condições de trabalho dos motoristas.
“Outro ponto importante é que vamos diminuir a espera e o tempo das viagens”, comenta Mari.
Ainda segundo Mari Ângela, a expectativa da pasta, a médio prazo, é renovar a frota até a população de Ubatuba ter um transporte digno, gratuito e de qualidade.

A tradicional Festa de São Pedro de Ubatuba chega à sua 91ª edição

Bicho de Pé 1 (3)

Programação inclui Vila Caiçara, Concurso Rainha dos Pescadores, Procissão Marítima, Barraca da Tainha e show da banda paulistana de forró Bicho de Pé

A 91ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba começou nesta quarta-feira, dia 25 de junho, e termina no domingo, dia 29 de junho, na Praça de Eventos, centro.
O destaque da programação fica por conta da Vila Caiçara, construída especialmente para o evento, que busca fortalecer a cultura local e suas tradições na região.
A programação do evento também inclui o Concurso Rainha dos Pescadores, a Procissão Marítima, a Barraca da Tainha, entre outras atrações, como o show da banda paulistana de forró Bicho de Pé.
Vale destacar que neste ano, a festa conta com uma estrutura ampliada em função da Copa do Mundo. No espaço, está instalado um telão onde serão exibidos os jogos do torneio.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

26 de Junho – Quinta-Feira
•23h Level 5 – Palco Principal
•20h Grupo Fandango Caiçara
Vila Caiçara
•21h30 Ramam – Palco Principal
•22h45 Engrennagem – Palco Principal
•00h Super Máfia – Palco Principal

27 de Junho – Sexta-Feira
•20h Grupo Fandango Ubatubano
Vila Caiçara
•21h30 Ciranda Elétrica – Palco Principal
•22h45 Miguel Graça e Encontrio
Palco Principal
•00h Grupo Paranga – Palco Principal

28 de Junho – Sábado
•09h Chegada da Folia do Divino na Barra dos Pescadores
•12h “Dia do Azul-marinho”
na Barraca da Tainha
•13h Exibição do jogo do Brasil (caso
classificação em 1º lugar no Grupo A)
•18h Apresentação Aldeia Boa Vista
Vila Caiçara
•19h Grupo “Ô de Casa” – Vila Caiçara
•20h Dança da Fita do Itaguá
Vila Caiçara
•21h30 Cláudio Bocah – Palco Principal
•22h45 Praieira – Palco Principal
•00h Bicho de Pé – Palco Principal

29 de Junho – Domingo
•09h Corrida de Canoas
•12h Entrega da Premiação da Corrida de Canoas e Soltura de Tartarugas Marinhas com Projeto Tamar
•13h Exibição do jogo do Brasil (caso
classificação em 2º lugar no Grupo A)
•15h Procissão dos Barcos “Benção dos Anzóis” – Baia do Itaguá
•17h Missa Campal – Palco Principal
•20h Grupo de Congada de Bastões do
Puruba – Vila Caiçara
•21h30 Mambembrincantes
Palco Principal
•22h45 Nako e Rafael
Palco Principal

Prefeitura de Ilhabela realiza instalação de iluminação em ciclovia do Perequê

ILUMINAÇÃO CICLOVIA

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, realizou no inicio deste mês a instalação de um novo sistema de iluminação na ciclovia da Avenida São João, no bairro do Perequê. O objetivo é oferecer mais segurança em todo o trajeto para moradores e ciclistas. “Quando investimos em iluminação pública, investimos em segurança. Desde o início da administração mudamos o visual da orla com o projeto Ilhabela mais segura, que resultou na instalação de diversas luminárias do Perequê à Vila”, ressalta o prefeito Toninho Colucci. O secretário de Serviços Municipais, Valdir Veríssimo, destacou a importância dessa novidade em diversas vias públicas da cidade. “É um pedido da população e do prefeito Toninho Colucci. Procuramos atender o mais rápido possível e continuar o trabalho em todo nosso município. Contamos com uma equipe competente e vamos intensificar o trabalho de iluminação que oferecerá mais segurança à população”, explica Veríssimo. Além da nova iluminação no trajeto da ciclovia, no Perequê, uma viela na Avenida São João também foi contemplada com a nova iluminação.
Ciclovia
A obra da ciclovia à beira-mar do arquipélago de Ilhabela chegou à fase final em março deste ano. A Prefeitura de Ilhabela deu início a mais um trecho de ciclovia da orla, desta vez no bairro da Barra Velha. A obra inclui calçadas e paisagismo.
A Prefeitura investe desde 2009 na ampliação da malha de ciclovia da cidade. A obra conta com todos os licenciamentos necessários, entre eles, do SPU (Serviço do Patrimônio da União), que regula a utilização da faixa de marinha. Parte de alguns jardins de propriedades particulares a beira mar foram recuados para a passagem da ciclovia e do passeio de uso público.
Com as obras, a Prefeitura pretende interligar todos os trechos de ciclovia, oferecendo uma malha contínua, sem interrupções, nos 7km entre a Barra Velha (balsa) à Vila (centro histórico). Em maio de 2010, a população recebeu um trecho de 1,5km – da rotatória da balsa ao Fórum – dentro da obra de reurbanização da Avenida Princesa Isabel, na Barra Velha. No ano passado foi entregue a “ciclofaixa” entre o Posto BR (Perequê) e a Praça Elvira Storace, interligando com a ciclovia da orla. Atualmente, além do trecho do Itaquanduba-Engenho D’Água (830 metros), a Prefeitura trabalha na execução da obra no trecho de orla Barra Velha-Perequê (1,5km).

Prefeitura de Ilhabela conclui 2ª fase do projeto de sinalização de trilhas e comunidades tradicionais

Mapa_Canto Bravo

A Prefeitura de Ilhabela concluiu este mês a 2ª fase do projeto piloto de sinalização das trilhas e comunidades tradicionais do arquipélago. As comunidades contempladas com a sinalização interpretativa foram Bonete e Castelhanos.
A sinalização é feita em material reciclado – madeira plástica – e possui alta durabilidade. O projeto contempla, além da cultura e história local, mapas para facilitar o deslocamento do turista. As placas ainda destacam os principais atrativos de cada local.
Anteriormente, nas mesmas comunidades, já havia sido instalada uma sinalização indicativa e, por isso, a necessidade da sinalização interpretativa completando as informações.
Na Praia dos Castelhanos, as placas indicam pontos turísticos importantes, como a Cachoeira do Gato, Mirante, Sítio Arqueológico, Praia Mansa e o Canto da Lagoa, além de informações sobre restaurantes, camping, telefone público, entre outras. O acesso à Praia dos Castelhanos é feito por barco ou pela Estrada Parque, que corta a área do Parque Estadual de Ilhabela.
Não é por acaso que o turismo segue despontando como uma importante fonte de renda para moradores, que recebem os visitantes brasileiros e estrangeiros ao longo de todo o ano. Nesse sentido, a implantação da sinalização turística produzida pela Prefeitura de Ilhabela, buscou atingir vários objetivos relacionados ao oferecimento de informações, disponibilização de serviços e valorização dos potenciais de visitação.
“O projeto de sinalização será levado para todas as demais comunidades tradicionais do arquipélago, valorizando em cada uma suas potencialidades turísticas, arqueológicas, históricas e culturais”, comenta o prefeito Toninho Colucci.
A sinalização também foi feita na área municipal das trilhas do Baepi, Veloso, Gato, Bonete e Pancada d’Água (Três Tombos).
Segundo a turismóloga Daniella Marcondes, do setor de Projetos e Convênios da Prefeitura de Ilhabela, as placas de sinalização das comunidades têm informações em dois idiomas (português e inglês). A ação realizada pela Prefeitura na Praia dos Castelhanos e Bonete envolveu a Secretaria de Turismo e Fomento, Secretaria de Obras e o setor de Projetos e Convênios.
O diretor de Projetos e Convênios, Guilherme Galvão, ressalta que a instalação das placas faz parte do levantamento histórico e cultural das comunidades tradicionais, conforme pesquisa realizada pela arqueóloga Cynthia Bendazolli.

Etapas decisivas dos três principais circuitos da Federação Paulista de Surf rolam em Ubatuba

Uba.Pro.PG

Pareceria entre Federação Paulista de Surf e Associação Ubatuba de Surf garantem finais nas praias da cidade

 

Em parceira com a Federação Paulista de Surf (FPS), a Associação Ubatuba de Surf (AUS), que conta com apoio da prefeitura, garantiu para o calendário de 2014 a etapa final dos três principais circuitos da entidade nas praias da cidade.

Nos dias 20 e 21 de setembro, acontece a decisão do Circuito Paulista Universitário. Nos dias 18 e 19 de outubro, os atletas do Circuito Paulista Profissional batalham pelo título do ano.

Já nos dias 15 e 16 de novembro, desembarcam em Ubatuba os garotos do Hang Loose Surf Attack, válido como Circuito Paulista Amador.

Outros três eventos de menor porte também estão previstos para este ano no município: Surf Trip SP Contest (2ª etapa – 23 e 24 de Agosto), Uluwatu ZN (2ª etapa – 11 e 12 de Outubro), PUC Surf (1 de Novembro).

Ubatuba Pro Surf – Circuito Estudantil

Depois da primeira etapa rolar em altas ondas na Praia Grande e terminar com a vitória de Renato Galvão, a expectativa para a segunda etapa (25/27 de julho) e para a terceira etapa (10/12 de Setembro) é grande.

Vale lembrar que entre as duas etapas, acontece o 2º Circuito Estudantil de Surf (Sul, Norte/Oeste e Central), com a finalíssima marcada para acontecer entre os dias 5 e 9 de agosto.

Festa de São Pedro em Ilhabela tem início nesta sexta-feira

 Um dos pontos altos da tradicional Festa de São Pedro na Vila, em Ilhabela, é a procissão de barcos no Canal de São Sebastião

Um dos pontos altos da tradicional Festa de São Pedro na Vila, em Ilhabela, é a procissão de barcos no Canal de São Sebastião

A Festa de São Pedro será promovida de 27 a 29 de junho, sempre a partir das 20h, na Vila, em Ilhabela. A Orquestra Popular de Ilhabela abre a festa na noite desta sexta-feira (27/6), às 21h30; já no sábado (28/6), o palco da festa recebe a apresentação da dupla sertaneja João Marcos e Bruninho, às 21h30.
E no domingo, 29 de junho, que é o dia de São Pedro, a programação religiosa começa de manhã, às 9h, com a “Missa dos Pescadores”, na Igreja Matriz, na Vila, seguida da tradicional Procissão Marítima, com a benção dos anzóis e das embarcações, às 11h. A festa encerra à noite com o show Tim Mazzo e Captadores, às 21h.
A realização da Festa de São Pedro é da Prefeitura de Ilhabela, com a organização da Secretaria da Cultura e Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.
São Pedro Pescador – O Dia de São Pedro é comemorado em todo o Brasil e em Portugal no dia 29 de junho. É um dos santos mais populares. Foi um homem de origem humilde, Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor dos pescadores, São Pedro é festejado com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.

Fundo Social recebe doações de fraldas arrecadas pela Sectur

Doação Inscrições Arraiá Caiçara 02 - Luciano Vieira PMSS

Novas doações angariadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião foram repassadas ao Fundo de Solidariedade, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano.
Na tarde desta terça-feira dia 24, a Sectur fez a entrega de fraldas doadas. Elas foram recebidas durante as inscrições dos interessados em montar barracas na praça de alimentação do próximo Arraiá Caiçara, que vai acontecer em julho.
A secretária da Cultura, Marianita Bueno, recebeu a presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan Primazzi, e a chefe de Administração do Fundo, Vanda Lopes.
Marianita falou da importância das doações arrecadas em eventos. “É necessário sempre estimular a colaboração das pessoas para que haja uma maior conscientização e propagação de ações solidárias, pois quanto maior o número de pessoas colaborando, novas pessoas necessitadas serão ajudadas”, contou.
Roseli Primazzi ressaltou o sucesso da parceria entre Sectur e o Fundo. “Mantemos contato, as doações pedidas são sempre embasadas de acordo com a demanda social do município”, disse.
Segundo Vanda, “conseguimos aproximadamente 50 pacotes de fraldas que ajudarão no nosso trabalho de assistência social às famílias que precisam deste ato de solidariedade”, encerrou.
O Arraiá Caiçara 2014 acontecerá nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27. Deverá agitar a cidade com atrações culturais e o Festival Sertanejo.

“Senhor Boteco” – é sucesso na Copa do Mundo

DSC01161 tratada

O restaurante Senhor Boteco, localizado na Av. Princesa Isabel, foi sucesso total durante os três primeiros jogos da seleção brasileira nesta Copa do Mundo. O empresário Esdras Costa transformou o evento em verdadeiro sucesso. Confira as atrações e cardápios especiais para o jogo de sábado.