Monthly Archives: julho 2014

Novo sistema da prefeitura de Ubatuba permite emissão de alvarás em dez dias

Reunião na ACIU

Reunião na ACIU

Evento explicou novidades da interface no site da prefeitura que permite, por exemplo, emissão de alvarás que chegavam a demorar seis meses em apenas dez dias

A Prefeitura de Ubatuba promoveu, em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), um evento nesta quinta-feira para discussão de ideias e realização de treinamento para a classe contábil do município.
O evento, organizado pelo Secretário Adjunto de Fazenda, Wanderson Pires, aconteceu na sede da Associação e reuniu profissionais da área contábil em busca de informações sobre iniciativas e novos sistemas da Prefeitura, em especial o novo sistema informatizado de gestão do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza, o ISSQN.
Antes do início do treinamento sobre o sistema GissOnline, a equipe da prefeitura fez uma exibição sobre alguns projetos em andamento. Diretor do Departamento de Sistemas de Informação da Prefeitura, Adriano Félix Narcizo fez uma apresentação sobre o novo Portal de Serviços ao Cidadão desenvolvido pela Prefeitura, que traz como novidade uma interface de consulta prévia para emissão de alvarás de atividades diversas.
Segundo Pedro Seno, secretário de Tecnologia da Informação, a nova interface, em parceria com a Equipe da Fiscalização da Prefeitura, permite que a emissão de um alvará possa acontecer em até 10 dias. “Antes, uma emissão poderia chegar a demorar até 06 meses”, conta Seno.
O Prefeito Maurício Moromizato reiterou a importância do evento. “Esperamos estar cada vez mais próximos da classe contábil e dos setores diversos da economia municipal como um todo, buscando sempre facilitar a vida do empresário e do contribuinte ubatubense”.

GissOnline
O GissOnline, com seu módulo de NFS-e, é um sistema moderno que busca facilitar a tarefa de declaração dos contribuintes municipais, coibir a concorrência desleal de sonegadores sobre aqueles que pagam corretamente seus impostos e melhorar a arrecadação do município, aumentando o volume de recursos aplicados em setores como saúde, educação e obras.
Secretário Municipal de Fazenda, Tarcísio Carlos de Abreu disse que a adoção desse sistema de emissão de notas fiscais vai beneficiar, sobretudo, o contribuinte. Segundo Tarcísio, “os sistemas vão evitar a concorrência desleal, combater a sonegação e promover o aumento de recursos destinados aos serviços básicos para a população de baixa renda do município”.
O sistema de emissão de Notas Fiscais pode está disponível no endereço ubatuba.ginfes.com.br.
Já o sistema de escrituração e gestão de Notas Fiscais está disponível no endereço portal.gissonline.com.br.
Para tirar dúvidas ou informações, o contribuinte ou prestador de serviços deve procurar o PAM – Posto de Atenção ao Munícipe pelo telefone (12) 3834-1051, ou o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, pessoalmente ou pelos telefones (12) 3834-1005 e 3834-1017.

Fundacc realiza Sarau Poético em homenagem aos escritores de Caraguá nesta quinta

 

O sarau lítero-artístico e a eleição para Conselheiro da Comissão Setorial Municipal de Literatura serão realizados no MACC

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, por meio da Comissão Setorial Municipal de Literatura, realiza nesta quinta-feira (24/7), às 19h, no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, o II Sarau Poético “Homenagem aos escritores de Caraguatatuba”.
Em comemoração ao Dia Nacional do Escritor, lembrado em 25/7, escritores, poetas, músicos, atores e apaixonados pela literatura estão convidados a participar do encontro, apresentando suas obras ou performances ou para apenas apreciarem o sarau lítero-artístico. Os interessados em se apresentar devem entrar em contato pelo e-mail: adrianacoutinho.fundacc@gmail.com até o dia do evento.
O encontro visa incentivar a produção literária, divulgar as obras dos artistas da região e promover a interação entre os participantes de diferentes linguagens artísticas, criando referência no litoral norte paulista. O Sarau tem entrada franca e classificação livre.
O MACC está localizado no Polo Cultural Professora Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, no Centro. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.

Comissão de Literatura
Antes do início do II Sarau “Homenagem aos Escritores de Caraguatatuba”, às 18h, será realizada também no MACC, a eleição que definirá o Conselheiro da Comissão Setorial Municipal de Literatura. A eleição é aberta ao público.

Coordenadoria de Trânsito instala novo bicicletário na Santa Casa

Bici-Sta-Casa

Secretário de Segurança informa que a instalação aconteceu depois de muitas solicitações da comunidade e da própria Santa Casa

A Coordenadoria Municipal de Trânsito, em parceria com a Santa Casa de Ubatuba, instalou recentemente um novo bicicletário com 42 vagas na rua Conceição e dentro de dois dias ele estará à disposição da população. Secretário de Segurança, Artur D’Angelo informa que a instalação aconteceu depois de muitas solicitações da comunidade e da própria Santa Casa.
“Os ciclistas paravam suas bicicletas nas calçadas, prejudicavam a passagem dos pedestres e danificavam as paredes da Santa Casa, onerando a instituição, que precisava com frequência reformar sua área externa”, explica Artur.
A bicicleta é o principal meio de transporte utilizado na cidade. Ela melhora a qualidade de vida da população, não polui o meio ambiente, gera economia de combustível e promove a prática da atividade física. Portanto, existe a necessidade de construção de infraestrutura adequada para locomoção e estacionamento de bicicletas, garantindo aos cidadãos o direito e a opção de usá-las com segurança em seus deslocamentos.
“Em breve começa a construção de um bicicletário próximo à antiga cadeia velha, totalizando mais de 200 vagas”, promete e finaliza D’Angelo.

Festival de Jazz de Caraguatatuba é atração no Teatro Mario Covas nesta sexta e sábado

Caragua Jazz Big Band

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e o Governo Municipal promovem nesta sexta-feira e sábado (25 e 26/7), no Teatro Mario Covas, o Festival de Jazz de Caraguatatuba com grupos renomados no cenário musical.
Na sexta-feira, às 20h30, o festival terá início com a apresentação da OPI – Orquestra Popular de Ilhabela. Já no sábado, a programação começa às 16h com a apresentação do Trio 3 Pontos, de Tatuí (São Paulo). Logo após, às 18h, o público poderá prestigiar a apresentação da Caraguá Jazz Big Band, a primeira orquestra popular do município, e para encerrar a programação, a última apresentação é do grupo Marcelo Cotarelli Quarteto, de São Paulo, às 20h.
O festival tem o intuito de fomentar o Jazz e suas vertentes, que estão cada vez mais consolidadas e presentes na música brasileira, promovendo assim, o encontro e a parceria dos grupos locais que desenvolvem um trabalho atuante no cenário musical do litoral norte paulista com grupos renomados de outras cidades, colaborando também com a formação de público.
O Festival de Jazz de Caraguatatuba tem entrada franca e classificação livre. O Teatro Mario Covas está localizado na Avenida Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.

Programação – Festival de Jazz de Caraguatatuba
Teatro Mario Covas

Dia 25/7 – sexta-feira
Às 20h30 – OPI – Orquestra Popular de Ilhabela

Dia 26/7 – sábado
Às 16h – Trio 3 Pontos (Tatuí/São Paulo)
Às 18h – Caraguá Jazz Big Band
Às 20h – Marcelo Cotarelli Quarteto (São Paulo)

Prefeitura de Ilhabela tem novo secretário de Meio Ambiente

O engenheiro agrônomo, Daniel Vilela,
de 36 anos, assume interinamente secretaria

A Prefeitura de Ilhabela tem um novo secretário de Meio Ambiente. Trata-se do engenheiro agrônomo, Daniel Vilela. Ele assume a pasta interinamente no lugar de Cristobal Parraga, que deixou a Secretaria há cerca de um mês. Vilela era diretor de Meio Ambiente e trabalha na Prefeitura há aproximadamente três anos. De acordo com o novo secretário, o objetivo é dar continuidade ao trabalho desenvolvido neste período.
“O caminho é continuar o trabalho desenvolvido pela secretaria, principalmente com os projetos ambientais. Não pensamos em mudanças drásticas. Queremos trabalhar em conjunto e propor o que for melhor para o município de Ilhabela”, disse o secretário.
Daniel Vilela tem 36 anos e entre os projetos que pretende implantar está o do correto manejo e tratamento de resíduos de origem florestal e construção civil. A ação ocorrerá no Aterro Municipal. O projeto ainda precisa passar por um processo de documentação e licitação da contratação de mão de obra especializada. Também será necessário a autorização da licença ambiental da Cetesb. Vilela explica que o projeto está em fase de término e será implantado no município em breve.
“Existe uma preocupação com esse tipo de material gerado em Ilhabela, com exceção do lixo domiciliar, que é transbordado para um aterro sanitário em Tremembé (SP). A idéia é criar uma central ou uma usina de tratamento para esse tipo de resíduo. No local também será feita a separação correta desse material, como por exemplo, os recicláveis, que serão encaminhados para o Centro de Triagem de Ilhabela. Esses resíduos passarão por um processo ambientalmente correto e serão destinados de maneira certa. Podemos usar o exemplo do resíduo de construção civil, o entulho. Com o tratamento correto, o material poderá ser utilizado na própria manutenção ou pavimentação de vias públicas”, explica Vilela.
O secretário interino ainda falou sobre o bom relacionamento com funcionários da pasta. Segundo Daniel Vilela, a Secretaria de Meio Ambiente conta uma equipe de aproximadamente 50 pessoas, incluindo a equipe de Educação Ambiental e o Viveiro Municipal. “Temos um contato profissional muito próximo e íntimo. As decisões são tomadas em conjunto e as portas da Secretaria sempre estão abertas. A relação é ótima e contamos com funcionários eficientes e capazes de fazer o melhor pela nossa cidade”, concluiu o secretário.

1º Desafio Ilha será nos dias 16 e 17 de agosto

corrida_silasazocar1

Evento oferecerá R$ 6,6 mil em premiação e brindes. Inscrições podem ser feitas no site www.desafioilhabela.com.br

Você, esportista da região e que gosta de um bom desafio, pode se preparar para o 1° Desafio Ilha, entre os dias 16 e 17 de agosto, na Praia do Perequê, em Ilhabela. Com organização da WG eventos e apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e da Secretaria de Turismo, o evento oferecerá R$ 6,6 mil em premiação e brindes. As provas são as mais variadas, entre elas, “prova natatória”, “mountain bike”, “prova pedestre” e “Corrida pedestre kids”.
A programação começa no sábado (16/8), às 9h, com a “prova natatória”. São percursos de 1,5 e 3 quilômetros. Ainda no sábado (16/8), um pouco mais tarde, às 14h, é vez dos amantes da “mountain bike” irem para um sistema de disputa ao estilo maratona, com grau de dificuldade médio e percurso de aproximadamente 28 quilômetros.
A competição termina no domingo (17/8) com a “prova pedestre”, às 9h, em um trajeto de 7 quilômetros pela ruas de Ilhabela. Destaque para a prova “Corrida pedestre kids”, com largada às 11h e percurso de 200 metros. “Será uma prova que unirá as modalidades esportivas mais disputadas em Ilhabela, reunindo os melhores atletas de cada esporte”, declarou o organizador da prova, Wilson Gomes.
O atleta interessado poderá se inscrever em qualquer prova no site (www.desafioilhabela.com.br). As inscrições são individuais. A organização da competição premiará o atleta que completar as três provas do 1° Desafio Ilha com uma camiseta especial do evento.
O desafio está lançado! Mais informações com Wilson, no telefone (12) 99788-3751.

Ubatubense Wesley Dantas larga na frente no Hang Loose Surf Attack 2014

Wes

Jovem talento larga na frente na principal categoria do circuito paulista amador

Local de Itamambuca, Wesley Dantas é campeão da categoria Júnior da primeira etapa do Circuito Paulista Hang Loose Surf Attack 2014, encerrada na tarde do último domingo em Santos.
Irmão de GuiGui Dantas e Suelen Naraisa, o jovem talento apresentou todo potencial do seu surf e largou na frente pela disputa do título do ano na principal categoria do circuito, válido como Paulista Amador.
Importante ressaltar que o atleta de 16 anos é competidor da categoria Mirim, mas competiu e levou a melhor pela categoria Júnior, uma acima.
Destaque também para os atletas Gabriel Medeiros (Mirim), Daniel Adisaka (Iniciante e Estreante) e Lúcio Rosário (Petit), todos finalizaram em quinto lugar.
Na classificação por cidades, Ubatuba ficou em 2° lugar e é uma das favoritas para o título do ano.
A cidade foi representada por 15 atletas e dez fazem parte da equipe de treinamento da Secretaria de Esportes e Lazer/PMU, coordenada pelo professor/técnico Fábio Lima.
Pela primeira vez, os atletas tiveram inscrições pagas pelo convênio entre Prefeitura e AUS.
“Com o pagamento das inscrições feito pela interação Prefeitura/AUS, tivemos um aumento de 15 para 21 atletas de 2013/2014. A nossa meta para 2015 é conseguir financiar 100% os atletas ubatubenses e incentivar ainda mais o surf na cidade”, afirmou Fábio.
Ele ainda opina que Wesley entrará para a elite do surf em pouco tempo. “Ele foi treinado pela AUS e tenho certeza que tem potencial para ser campeão mundial”, diz Lima.
O circuito conta com quatro etapas em 2014. A segunda acontece no Guarujá, a terceira em São Sebastião. Já a decisão será em Ubatuba, nas ondas lendárias de Itamambuca.
“Sei que decisão será aqui em casa e vou com tudo em busca da vitória”, promete Wesley.

Show de Zeca Baleiro reúne multidão na Vila em Ilhabela

Provando que a Música Popular Brasileira tem seu público garantido, o maranhense Zeca Baleiro atraiu uma multidão em seu show no Race Village, no centro histórico de Ilhabela, na noite desta terça-feira (22/7), como parte da programação cultural da 41ª Semana Internacional de Vela, promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria do Turismo.
Em duas horas de show, o cantor e compositor trouxe grandes sucessos de sua carreira em uma apresentação quente e vibrante. O repertório incluiu arranjos contagiantes de canções já consagradas pelo público como: “Salão de Beleza”, “Babylon”, “Telegrama”, “Quase Nada” e outras canções conhecidas de seus 17 anos de carreira, período em que lançou 15 CDs. Zeca também apresentou algumas músicas de seu mais recente disco “Calma Aí, Coração” e colocou todo mundo pra dançar, acompanhado de sua guitarra e de Tuco Marcondes (guitarras e vocais), Fernando Nunes (baixo) e Kuki Stolarski (bateria e percussão).
Baleiro tem investido no mundo virtual, disponibilizando em seu site todos os seus discos para audição na íntegra, em streaming, e músicas e vídeos para download. A ideia tem dado resultados, tanto é que a plateia cantou intensamente a maioria das músicas do show.
O espetáculo atraiu moradores de cidades vizinhas como São Sebastião e Caraguatatuba, os participantes das disputas da Semana de Vela, além de turistas de diversos municípios paulistas que vieram especialmente para o show e ainda aproveitaram para desfrutar dos dias de sol da última semana do mês de julho.

Mais atrações no fim de semana
A programação cultural da 41ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela continua na noite desta quarta (23/7), às 20h, com a exibição do filme Gonzaga – De Pai pra Filho, seguido do show de Chambinho do Acordeon, protagonista do longa metragem.
O evento terá ainda nesta quinta-feira (24/7) o grupo Bamboa Samba Club; a Mostra de Dança da Fundaci na sexta e sábado (25 e 26/7) e a 2ª Flai (Feira de Literatura de Aventura de Ilhabela) até domingo (27/7).
No fim de semana será realizado o 5º Festival da Tainha, que traz os shows da cantora Leci Brandão, no sábado (26/7), e a dupla João Marcos e Bruninho, no domingo (27). A festa começa às 13h e os shows acontecem às 17h, no Centro de Apoio ao Pescador, na Praia de Santa Tereza, próximo à Vila.

“Trio Luar” anima festa da comunidade tradicional caiçara da Praia dos Castelhanos no sábado

A festa na Praia dos Castelhanos neste ano promete muito forró ao vivo com o Trio Luar

A festa na Praia dos Castelhanos neste ano promete muito forró ao vivo com o Trio Luar

A Festa da comunidade tradicional caiçara da Praia dos Castelhanos, em Ilhabela, será promovida neste sábado (26/7), às 22h, na Petiscaria do Canto da Lagoa, com muito forró do Trio Luar. Liderados pelo vocalista e sanfoneiro Felipe Macarrão, a banda ilhabelense tem ainda Erick no triângulo e Sandro na zabumba, com o tradicional “forró pé-de-serra”. A organização da festa é da Associação de Moradores e Pescadores Artesanais das Comunidades Tradicionais da Baía de Castelhanos (Amor Castelhanos), que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
A Praia dos Castelhanos é considerada uma das mais bonitas do Litoral Norte de São Paulo, a maior de Ilhabela devido seus dois quilômetros de areia branca e ondas que atingem cerca de oito metros de altura. A comunidade ainda conta com uma pequena infraestrutura para receber os visitantes com quiosques, bares, camping e pousada.

Projeto “Portinari, Arte e Meio Ambiente” continua até o dia 30 em Ilhabela

Abertura do projeto “Portinari, Arte e Meio Ambiente” ocorreu no último dia 18. Evento vai até o dia 30 de julho

Abertura do projeto “Portinari, Arte e Meio Ambiente” ocorreu no último dia 18. Evento vai até o dia 30 de julho

Ilhabela recebe entre os dias 18 e 30 de julho o projeto “Portinari, Arte e Meio Ambiente”. A realização é da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação e a empresa Queiroz Galvão – exploração e produção. O evento ocorre no Esporte Clube Ilhabela, na Vila.
Aberta ao público, a mostra de réplicas de telas do artista plástico brasileiro Cândido Portinari estará em cartaz no salão do clube até o dia 30 de julho, de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 18h. Ainda acontece uma capacitação voltada aos professores de Arte, ministrada pela equipe de arte-educadores do projeto.
A partir da última segunda-feira (21/7) todas as escolas iniciaram visitas à exposição e participarão de atividades. Os alunos da rede pública de ensino não ficaram de fora. Eles participam de oficinas de arte, entre os dias 21 e 30 de julho. Aproximadamente 1,1 mil alunos do ensino fundamental 1 de Ilhabela irão marcar presença no evento.
O “Portinari, Arte e Meio Ambiente” é coordenado pela diretora de arte e educação do projeto, Suely Avellar.

Acesso à Arte
O objetivo do Projeto Portinari é democratizar o acesso às obras do artista. Com as reproduções das obras de arte de Portinari em alta qualidade, o Núcleo de Arte-educação do projeto tem levado às cidades exposições temáticas, tais como: “O Brasil de Portinari”, “Portinari – Arte e Ciência”, “Guerra e Paz”, “Tempo Portinari”, “Portinari, Imagens do Brasil”, “Portinari – o Pintor da Paz” e “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, este último que está exposto na cidade.
É nítida a identificação imediata de crianças, jovens e adultos às obras do artista. Eles se reconhecem nas representações feitas pelo artista e veem suas próprias narrativas presentes nas obras. Estes laços de pertencimento ajudam a desmistificar a arte e instigar o desejo de fazer a sua própria representação. De acordo com a coordenação do projeto, a aproximação de crianças, jovens e adultos à arte, potencializa a ampliação de mundos, de estéticas, de pontos de vistas, de modos de perceber a realidade e de interagir com o mundo.

Portinari
Candido Portinari nasceu em 1903, em uma fazenda de café em Brodowski-SP. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, tem uma infância pobre. Recebeu apenas a instrução primária. Desde criança manifesta sua vocação artística. Começa a pintar aos 9 anos. E – do cafezal às Nações Unidas – ele se torna um dos maiores pintores do seu tempo. Aos 15 anos parte para o Rio de Janeiro. Matricula-se na Escola Nacional de Belas-Artes. Em 1928, conquista o Prêmio de Viagem à Europa, com o Retrato de Olegário Mariano. Esse fato é um marco decisivo na trajetória artística e existencial do jovem pintor. Permanece em Paris durante todo o ano de 1930. Portinari retorna, saudoso de sua pátria, em 1931. Põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora e a fauna. Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades e a dor.