Monthly Archives: outubro 2014

Milhares de pessoas participam da festa de aniversário de 377 anos de Ubatuba

Programação incluiu diferentes ações e atividades, uniu esporte, lazer, cultura e tradição caiçara, e terminou com um show da cantora paraense Gabi Amarantos

Entrada (2)

A cidade de Ubatuba completou 377 anos na última terça-feira, dia 28 de outubro, e a festa de aniversário preparada pela prefeitura na Praça de Eventos da cidade reuniu milhares de pessoas desde as primeiras horas da manhã.
Depois de um dia inteiro repleto de ações, atividades, esporte, lazer, cultura, tradição caiçara e muita diversão, a cantora paraense Gabi Amarantos fechou a festa com um show.
Os ônibus da empresa Verde Bus rodaram com catracas liberadas e muitas famílias inteiras chegaram à região central por volta das 8 horas, quando o prefeito Mauricio capitaneava a cerimônia de abertura.
Um sinal de internet gratuito nos arredores da praça garantiu a interatividade e a juventude se fez presente do começo ao fim da festa, com seus smarthphones sempre em mãos.
A programação começou cedo e às 8 horas as ações do projeto Prefeitura Presente já estavam em andamento. A iniciativa inclui uma série de atividades de diferentes secretarias e contemplou cerca de dez comunidades nos últimos 1 ano e 10 meses.
Ainda pela manhã, a 2ª edição da Corrida de Canoas Maria Comprida exaltou a tradição caiçara e os remadores do Stand Up entraram em ação na 1ª Travessia Aniversário da Cidade pela baia do Itaguá.
Por volta da hora do almoço, a rica história ubatubense foi homenageada com a inauguração da reformada estátua do Santo Padre José de Anchieta e do Marco da Paz. Os dois monumentos fazem referência a passagem do padre pela cidade e ao tratado firmado com os índios nos anos 1500.
No mesmo horário, as crianças contempladas pelos projetos inseridos no Mais Educação apresentaram-se para o público em pontos distintos. A garotada do Gibi disputou uma acirrada partida de basquete na praça Capricórnio e os alunos do Aprendiz de Samurai exibiram seus golpes de Judô na área da Festa das Nações.
Por falar em Festa das Nações, as barracas de comidas típicas fizeram sucesso durante o aniversário da cidade, com seus pratos e guloseimas de dar água na boca.
Durante a tarde, o Festival do Rock ditou o ritmo na região da Pista de Skate e as bandas locais mandaram ver. Nas proximidades do palco principal, quem ditou o ritmo foi a aula de Zumba, dança latina famosa em todo continente.
Pouco depois das 17 horas, uma roda com os capoeiristas mais importantes da cidade inaugurou um espaço permanente para a prática da modalidade na praça Capricórnio.
No começo da noite, o prefeito Mauricio reuniu-se com os principais surfistas ubatubenses para premiar os campeões do Circuito Municipail de Surf 2014 e a Associação Ubatuba de Surf, em parceria com a prefeitura, aproveitou para homenagear Wiggolly Dantas, atleta classificado para disputar o Circuito Mundial em 2015.
Outro destaque na solenidade foi a presença de Filipe Toledo, jovem surfista prodígio de Ubatuba, integrante da elite mundial da modalidade, que está no Brasil para disputar a etapa prime do circuito em Maresias na próxima semana.
No fim da noite, a cantora Gabi Amarantos, famosa cantora popular paraense fez um show para milhares de pessoas. Um problema técnico paralisou o show por alguns minutos, mas a cantora voltou com força total e fez um show de arrepiar o público.
Moradora da região central, Ana Carolina Nascimento esteve na festa com seu marido, seus filhos e sobrinhos. “Gostei de tudo, de tudo mesmo. Essa festa tem que acontecer todo ano”, afirmou Ana.
Dona de casa, Dna. Carmen Mendonça veio do Ipiranguinha com os netos e não se arrependeu. “Ah, é bom né? A gente tira as crianças de casa, vem se divertir, tudo de graça, o pessoal gosta”, comentou Mendonça.
Daiane Carvalho veio do Corcovado e aproveitou o ônibus gratuito para trazer os filhos ao centro. “Esses eventos são muito legais e não só para as nossas crianças. Todo mundo acaba se divertindo”, constatou Daiane.

Trabalhos de recapeamento continuam na região central de Ubatuba

Hans Staden Recap

Depois de um dia de muita celebração, onde a população comemorou o aniversário da cidade em uma festa na Praça de Eventos, a Prefeitura de Ubatuba retoma os trabalhos de melhoria e recuperação das vias da cidade e nesta segunda-feira executa o recapeamento da rua Hans Stadem, uma das vias de maior circulação de pessoas da região central.
Nas últimas semanas, outras importantes ruas da região receberam o mesmo serviço. Entre as vias contempladas, estão a avenida Iperoig, a rua Guarani na altura do aeroporto e o corredor turístico, que inclui vias como XV de Novembro, Pacaembu e Taubaté, feitas com verba proveniente do DADE.
Outra região contemplada recentemente com serviços de melhoria em infraestrutura e recapeamento foi a Estufa II, que teve suas principais vias recuperadas e recebeu uma séries de atividades de zeladoria.
“Como o prefeito Maurício tem dito, a cidade é grande, o passivo enorme e, devido à prioridade nos investimentos em Saúde, nosso orçamento ainda mais limitado para infraestrutura. No entanto, garanto que não nos faltará empenho e trabalho para que possamos melhorar a qualidade de vida em cada uma das mais de 100 comunidades que existem de norte a sul de Ubatuba”, ressalta Mauro, ratificando que os trabalhos serão cada vez mais intensificados pelos próximos dois anos e dois meses desta administração.

 

5ª Jornada Odontológica de Ilhabela terá palestra do coordenador nacional de saúde bucal nesta sexta

 

JORNADA ODONTOLÓGICA

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá a 5ª Jornada Odontológica nesta sexta-feira (31/10), das 9h às 18h, na sede da Secretaria de Turismo, localizada na Praça Vereador José Leite dos Passos, nº 14, na Barra Velha. Os participantes poderão acompanhar duas palestras durante todo o dia.
O evento começa às 9h, com a palestra sobre o tema “Política Nacional de Saúde Bucal”, com o Dr. Gilberto Alfredo Pucca Jr. Após o intervalo, às 14h, o especialista ministra a palestra “A estratégia da Saúde da Família na Atenção Básica do SUS”.
O palestrante é dentista sanitarista, professor da Universidade de Brasília e coordenador nacional de Saúde Bucal do Programa “Brasil Sorridente” do Governo Federal. O programa busca garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira, o “Brasil Sorridente” reúne uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A 5ª Jornada Odontológica é totalmente gratuita. Os profissionais interessados podem realizar a inscrição por meio do e-mail: accgalante@hotmail.com. Também estão convidados todos os cirurgiões dentistas de toda a rede municipal do Litoral Norte (Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba).

Confira a programação:

5ª Jornada Odontológica
31/10 (sexta-feira)
9h: Política Nacional de Saúde Bucal – dr. Gilberto Alfredo Pucca Jr.
10h: Coffee Break
12h: Almoço
14h: A estratégia da Saúde da Família na Atenção Básica do SUS – dr. Gilberto Alfredo Pucca Jr.
Local: Secretaria de Turismo, à Praça Vereador José Leite dos Passos, nº 14, na Barra Velha

Nova viagem da Carona Solidária está prevista para o início de novembro em São Sebastião

Carona Solidária - doação de sangue - Divulgação (1)

A nova viagem programada pela coordenadoria do projeto Carona Solidária de Doação de Sangue já está agendada. O grupo de voluntários sebastianense subirá a serra até o Hemonúcleo de Taubaté no dia 12 de novembro.
Pioneiro  neste sentido em todo o território nacional, o projeto – que conta com apoio da Prefeitura –, nasceu da ideia de suprir a falta de doadores nas campanhas realizadas trimestralmente no município e, segundo declarou seu coordenador Hamilton W. Alonso,  a ação visa desenvolver mecanismos de modo estratégico que atendam as diversas possibilidades de translado de possíveis doadores até o Banco de Sangue taubateano.
“Com essa ação pretendemos, também, sensibilizar a população local e da região como um todo, sobre a importância deste ato, ou seja, de doar sangue e, assim, ajudar a manter um estoque mínimo de sangue ao Hospital de Clínicas de São Sebastião”, frisou o  coordenador do trabalho.

Tabus
De acordo com Alonso, esta é uma iniciativa que busca quebrar tabus e desmistificar medos e preconceitos a respeito da doação de sangue, e com isso, aumentar e fidelizar os doadores de sangue. “Temos por objetivo proporcionar uma nova cultura em educação para a doação de sangue por meio deste projeto, oferecendo alternativas de locomoção para que os munícipes e usuários do sistema de saúde realizem a doação de sangue com custo zero de transporte”, observou .
Ainda segundo o coordenador, a Carona Solidária funciona por meio de inscrições feitas pessoalmente no HCSS, por telefone ou e-mail. “Uma vez inscrito, o cidadão é agendado para uma entrevista a fim de receber orientações, esclarecimentos. As  viagens são agendadas posteriormente”, explicou, acrescentando que a princípio, os doadores seguirão para Taubaté uma vez por mês. “Caso ocorra um aumento no número de voluntários, estudaremos a possibilidade de ampliarmos este quadro para duas viagens mensais”, concluiu Hamilton Alonso.

Resultados
Até o momento cerca de 30 pessoas participaram do projeto. Na primeira viagem, em 17 de setembro, o grupo foi composto por 14 doadores possibilitou a coleta de 12 bolsas ao hemocentro. “Nossas expectativas foram atendidas e atendidas também foram as metas previstas de bolsas válidas, isto é, 12 bolsas”, disse o coordenador, frisando que  durante todo o período de coleta nenhum problema foi observado.
A ação contou apenas com uma desistência dos 15 inscritos e somete dois, dos 14 doadores, foram considerados inaptos à doação. “Se analisarmos percentualmente, registamos 7,14% de desistência; 7,15% de doadores inaptos e 85,71 de doadores aptos”, calculou o coordenador.
A segunda viagem, no dia 15 deste mês, foi igualmente positiva na opinião de Alonso, com 14 pessoas no grupo, das quais, 11 foram aceitas para efetuar a doação de sangue após aprovação na entrevista com a equipe do Hemonúcleo.
De acordo com o coordenador, três voluntários foram recusados. Com isso o aproveitamento foi de 78,57% dos doadores contra 21,43% considerados parcialmente inaptos. “Esta pequena porcentagem corresponde àqueles que não puderam doar por algum tipo de problema, como por exemplo, o uso de medicamentos controlados”, explicou.

Requisitos
O interessado em participar da “Carona Solidária de Doação de Sangue” deve, como de praxe, cumprir alguns requisitos exigidos.
Mas vale lembrar ser necessário atender a algumas condições básicas, entre elas, ter boa saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50kg e ter dormido bem na noite anterior à doação. Não há necessidade de estar em jejum, basta apenas evitar o consumo de alimentos gordurosos antes de doar.
Antes de proceder com a doação, o doador passa por um crivo de perguntas a fim de detectar certos empecilhos. Isto é, alguma doença transmissível pelo sangue, tatuagem e/ou piercing feitas há pelo menos um ano e uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação.

Autorização
Outro aspecto relevante diz respeito aos menores de idade, que devem ter o consentimento formal – por escrito – dos pais ou responsáveis. Outro esclarecimento refere-se aos doadores de primeira viagem; para estes, a idade máxima é de 60 anos.
Após a doação, o voluntário deve ingerir bastante líquido e evitar atividades de esforço físico, conduzir veículos de grande porte, operar maquinário de alto risco, subir e descer escadas.
A condução que leva os doadores voluntários sai às 6h, defronte ao Hospital de Clínicas de São Sebastião, na região central da cidade, passando por  volta das 7h em Maresias, na Costa Sul.
Serviço: Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3893-3235/3260 ou ainda pelo email: carona.solidaria@hcss.org.br

Educação Ambiental de Ilhabela visita comunidade tradicional

No dia 24, alunos do município de Piracicaba (SP) visitaram Ilhabela e participaram de palestras informativas sobre a história da Ilha e sobre a importância do projeto de Educação Ambiental

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou na última semana ações ambientais na comunidade tradicional do Bonete. Já na última sexta-feira (24/10) foi a vez dos alunos do município de Piracicaba (SP) visitarem Ilhabela e participarem das atividades ambientais.
A ação tem o sempre o mesmo objetivo: orientar a população quanto à separação correta do lixo orgânico e reciclável e instalação de lixeiras.
No Bonete, a equipe ainda reformou a casa de coleta de óleo. Os alunos da cidade de Piracicaba (SP) visitaram Ilhabela no dia 24 e participaram de palestras informativas sobre a história da Ilha e sobre a importância do projeto de Educação Ambiental. Os alunos também conheceram o trabalho realizado no Viveiro Municipal.
Com o início campanha de combate à Dengue, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente também prioriza a orientação quanto a eliminação de possíveis focos do mosquito. A equipe já visitou mais de 2 mil residências em todo o arquipélago.

Câmara de São Sebastião promove audiência pública sobre Lei Orçamentária Anual

A Câmara Municipal de São Sebastião vai promover amanhã, dia 30, a partir das 18h00,  audiência pública sobre o Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei 33/2014, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2015.
De acordo com o Poder Executivo, a necessidade do Projeto Substitutivo decorreu da criação da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião.
Na mensagem que acompanha a propositura, o Executivo esclarece que no Projeto de Lei 33/2014, a Fundação estava contemplada com dotações orçamentárias da Secretaria de Saúde, no entanto, verificou-se que a forma correta é a criação de uma Unidade Orçamentária própria em nome da Fundação.
“Esclarecemos que não houve alteração no valor total do orçamento, somente diminuiu-se o valor das dotações existentes na Secretaria de Saúde e passou-se para a Fundação”, explica.
A receita total estimada no orçamento fiscal, seguridade social e de investimentos, já com as devidas deduções legais, representa o montante de R$ 709.730.000,00, sendo que R$ 19 milhões serão repassados a Câmara, R$ 1.691.000,00 para a Fundação Deodato Santana; R$ 12.478.224,67 serão repassados a Fundação de Saúde pública de São Sebastião, restando para as despesas da Prefeitura o valor de R$ 576.560.775,33.
A Prefeitura explica que a receita para 2015 foi projetada partindo-se da memória histórica de arrecadação compreendida entre os exercícios findos de 2011, 2012 e 2013, bem como do arrecadado e da projeção para o presente exercício de 2014.
“Acompanharemos diuturnamente a legislação sobre royalties para que essa importante transferência mantenha os percentuais do presente exercício, com tendência a crescer, bem como desenvolveremos ações para preservar os direitos adquiridos pelo município”, afirma o prefeito Ernane Bilotte Primazzi.
Na área da Educação, o governo afirma que pretende gastar R$ 141.120.884,00, valor este superior ao mínimo exigido de 25%.
Segundo consta na proposta, ao preparar o Projeto de Lei, o Executivo destinou pelo menos 60% dos recursos definidos ao ensino fundamental.
No que diz respeito às ações e serviços públicos de saúde, de acordo com a Prefeitura, o município tem por obrigação destinar- lhes, em 2015, pelo menos 15% das receitas de impostos.
Neste caso, o Executivo estima um gasto de R$ 130.877.944,67 para a área da Saúde, o que corresponde a uma projeção de gasto na ordem de 37,45%, muito acima do percentual exigido.
Para mais informações sobre o Projeto de Lei 33/2014, acesse o site da Câmara Municipal: www.camarasaosebastiao.com.br

São Sebastião receberá etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist

Optimist - Arnaldo Klajn (1)

O projeto Ventos & Velas da Secretaria de Esportes de São Sebastião sediará, no próximo final de semana, etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist.
Organizada pela Secretaria de Esportes do município, pela AVSS (Associação de Vela de São Sebastião) e pela COSP (Coordenação da Classe Optimist de São Paulo), a regata deste sábado (1) e domingo (2), acontecerão no Balneário dos Trabalhadores, situado na Praia Grande, região central da cidade.
A etapa em São Sebastião do Ranking Paulista da Classe Optimist entregará  prêmios para todas as categorias no último dia de regatas, ou seja, na tarde do domingo (2).
As inscrições deverão ser feitas por e-mail, no endereço eletrônico escoladevela@saosebastiao.sp.gov.br, pelo telefone (12) 3862-6803 ou pessoalmente na sede do evento, na secretaria do projeto, até às 11h do dia 1º de novembro.
Estão programadas seis regatas e poderão ser realizadas até quatro por dia, sempre com início às 11h.

Os prêmios serão outorgados da seguinte maneira:

1º ao 10º Lugar = Principiante
1º ao 3º Lugar = Geral
1º ao 3º Lugar = Geral Feminino
1º ao 3º Lugar = Veterano Mirim
1º ao 3º Lugar = Veterano Infantil
1º ao 3º Lugar = Veterano Juvenil
Vale ressaltar que as súmulas das categorias Mirim, Infantil e Juvenil serão redigidas sem distinção de sexos.

Secretário de Serviços Municipais de Ilhabela recebe título de cidadão ubatubense

VALDIR_01

O atual secretário de Serviços Municipais da Prefeitura de Ilhabela, vereador Valdir Veríssimo (PPS), recebeu na última terça-feira (28/10) o título de cidadão ubatubense. A homenagem foi prestada pela Câmara de Ubatuba, na ocasião das comemorações do aniversário de 377 anos de emancipação político-administrativa do município.
O título de cidadão foi proposto pelo vereador Claudinei Bastos Xavier (DEM), que considerou os relevantes serviços prestados pelo vereador Profº Valdir Veríssimo na presidência da Frepap-LN – Frente Parlamentar do Litoral Norte. Veríssimo já havia recebido o título de cidadão sebastianense, proposto pelo vereador Jair Pires (PSDB). “Fico feliz, pois é um reconhecimento do trabalho que a gente vem realizando ao longo dos anos de vida pública. Estou afastado da Frente Parlamentar, por estar licenciado da Câmara e exercendo um cargo de secretário municipal, mas sei da dedicação de todos na defesa do nosso Litoral Norte”, declarou o homenageado.
Um dos idealizadores pela criação da Frepap, Valdir Veríssimo lembra que a primeira luta iniciada foi pela construção do Hospital Regional do Litoral Norte. “Com certeza essa foi nossa principal luta desde o início, junto com os vereadores e prefeitos da região. Hoje vemos que esse sonho vai virar realidade. Sabemos das dificuldades em transportar pacientes que necessitam de cirurgias e atendimentos mais complexos para hospitais de referência em Taubaté, São José dos Campos e São Paulo”, avaliou o vereador e atual secretário municipal Valdir Veríssimo. “Quero agradecer a todos os vereadores e aos prefeitos da nossa região, especialmente ao prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, pela confiança e parceria”, complementou.
Segundo ele, outras lutas são destaque na Frepap-LN, como a questão do saneamento básico e a disposição do lixo da região. Hoje, as quatro cidades “exportam” todo o lixo coletado para aterros no Vale do Paraíba, o que representa alto custo para as prefeituras.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressaltou a seriedade e dedicação do homenageado. “O vereador Professor Valdir foi um dos idealizadores desta Frente Parlamentar, que muito tem ajudado os prefeitos nas lutas regionais. Valdir foi nosso secretário da Cultura e hoje ocupa a pasta dos Serviços Municipais, coordenando os principais serviços de manutenção, tão importantes para a garantia de ruas, praças e avenidas limpas e organizadas”, disse Colucci.
Veríssimo está em seu segundo mandato de vereador. Ele foi presidente da Câmara no biênio 2009-2010, é professor da rede municipal de Ilhabela desde 2001 e foi secretário da Cultura em 2011. Este ano assumiu a Secretaria de Serviços Municipais, responsável pela manutenção de ruas, praças e avenidas da cidade, além de toda a frota municipal.

Prefeitura abre concurso público para 240 vagas em Ilhabela

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela (Ilhabela PREV) também abre vagas para advogado, contador, técnico administrativo e técnico financeiro

CONCURSO PÚBLICO

A Prefeitura de Ilhabela abrirá nesta terça-feira (28/10) Concurso Público para 240 vagas no arquipélago. As inscrições poderão ser feitas a partir desta terça-feira (28/10) por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br e também pessoalmente ou por procuração até o dia 13 de novembro das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto aos sábados, domingos e feriados, no Paço Municipal, que fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, no Perequê, até o dia 13 de novembro.
O concurso é organizado pelo Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social – Instituto Mais. A taxa de inscrição da prova varia entre R$ 15 e R$ 45, conforme o cargo.
O edital completo do concurso público estará fixado no Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela e também nos sites www.ilhabela.sp.gov.br e www.institutomais.org.br.
“Já estamos com dois concursos públicos abertos para professor, auxiliar de primeira infância e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci). Há também oportunidades no processo seletivo para professores, também com inscrições abertas. Agora mais 240 vagas para diversas áreas e o Concurso Público do Ilhabela PREV. São oportunidades de emprego que todo o município deve oferecer. Desde o início do mandato, em 2009, realizamos concursos públicos e processos seletivos, sempre para oferecer mais oportunidade para a sociedade de Ilhabela”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Ilhabela PREV
A partir do dia 3 de novembro também estarão abertas as inscrições para o Concurso Público do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela (Ilhabela PREV). As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de novembro por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br e também pessoalmente ou por procuração das 12h às 18h, exceto aos sábados, domingos e feriados, no Posto de Inscrição do Instituto Mais, localizado na sede do Ilhabela PREV, situado à Avenida Princesa Isabel, n° 1010, Perequê. O edital completo do Concurso Público estará fixado na sede do Ilhabela PREV e também nos sites www.ilhabela.sp.gov.br e www.institutomais.org.br. A taxa de inscrição da prova varia entre R$ 30 e R$ 51, conforme o cargo.
As vagas disponíveis são para o cargo de Advogado (1 vaga), com salário de R$ 3.406,33, carga horária semanal de 20 horas, requisitos de curso superior em Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de experiência comprovada de dois anos; Contador (1 vaga), salário de R$ 3.022,24, carga horária semanal de 40 horas , formação em Contabilidade, com inscrição no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), além de conhecimentos em Contabilidade Pública; Técnico Administrativo (1 vaga) salário de R$ 2.324,97, carga horária semanal de 40 horas, Ensino Médio completo, conhecimentos em informática, conhecimentos sobre legislação de concessão de benefícios e conhecimentos gerais em gestão administrativa, contábil e financeira; e Técnico Financeiro (1 vaga), salário de R$ 2.324,97, carga horária semanal de 40 horas, Ensino Médio completo, certificado com CPA-10 – reconhecido ou aceito pelo Ministério da Previdência Social e Banco Central, conhecimentos em informática, conhecimentos sobre legislação e regras de investimento financeiros do RPPS, além de conhecimentos gerais em gestão administrativa, contábil e financeira.
Entre 2009 e 2011, a Prefeitura já convocou mais de 320 pessoas para ingressar no serviço público por meio de concursos públicos realizados na administração do prefeito Toninho Colucci.
Em 2009, a Prefeitura realizou processo para contratação inicial de 35 pessoas para os cargos de fiscal municipal, vigia, motorista e auxiliar de serviços gerais, no entanto, com a municipalização do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), foi preciso contratar mais funcionários e esse número chegou a 172 convocações, sendo que 76% dessas pessoas são moradores de Ilhabela.
Já em 2010 foi aberto novo concurso público, desta vez para diversos cargos, com 75 vagas em vários setores da municipalidade. Após a homologação, a Prefeitura contabilizou 152 convocações, duas vezes mais do que o previsto e 74% dessas pessoas são moradores de Ilhabela.

Conselheiros do CAE tomam posse e escolhem presidente

Nesta terça (28/10/2014) foram empossados os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba (CAE), eleitos para o mandato 2014 a 2018. Também foram escolhidos o presidente e vice do conselho. A solenidade ocorreu na secretaria de Educação, no Indaiá. O principal objetivo do CAE é fiscalizar a aplicação dos recursos transferidos e zelar pela qualidade dos produtos, desde a compra até a distribuição nas escolas, prestando atenção às boas práticas sanitárias e de higiene. A eleição ocorreu no dia 9 deste mês. Os novos titulares do CAE, no segmento Entidade Civil Organizada, são Sônia Maria Pereira Sousa, da Associação de Amparo e Proteção à Criança e ao Adolescente (Soaproc), e Ivo Ferreira Pinheiro, da Creche Meimei (Tinga). Suplentes, Marcelo Felipe Melo e Marcélia Alves da Costa de Melo, ambos da Associação de Difusão Comunitária Umbrella (Olaria).
Entre os pais de alunos, os titulares são Maíra Palmares Martins de Britto, representante do CEI/EMEI ProfªThereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo), e Nadir Batista da Silva, da EMEF Prof. Euclydes Ferreira (CIDE Sul/Perequê Mirim). Suplentes: Angela Botelho, da EMEI/EMEF Prof. Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), e Marcélia Cardozo Mota, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca).
Para o segmento Docentes, Discentes e Trabalhadores da Educação, os titulares são Sidinei de Souza, da EMEF Profª Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu), e Myrella Alcyone de Oliveira, da EMEF João Thimóteo do Rosário (Canta Galo). Suplentes: Débora Maria Faria, da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, e Bruna Maria Santana Prado, da EMEI/EMEF João Baptista Gardelin (Poiares).
Para presidência, os presentes escolheram Myrella Alcyone de Oliveira, e para vice-presidente, Ivo Ferreira Pinheiro. Pelo Poder Executivo foram indicadas as supervisoras de ensino, Rosana Aparecida Gomes Leite de Albuquerque e Marilene Mendonça Abel.