Monthly Archives: novembro 2014

Tamar comemora aniversário e parceria com pescadores em Ubatuba

IMG_6221 (2)

Dia 30 de novembro, a partir das 10h00, o Projeto Tamar vai realizar o IV Amigo Pescador, evento cultural que comemorao aniversário do Tamar em Ubatuba-SP e homenageia os pescadores parceiros das tartarugas marinhas que desde 1991 colaboram com os trabalhos de conservação e pesquisa na região. Com o patrocínio da Arcor do Brasil, a festa começa na Praia do Itaguá com a tradicional Corrida de Canoa Caiçara. Durante a mesma serão liberadas ao mar tartarugas marinhas que foram reabilitadas pelo Projeto. A participação de pescadores, remadores e mestres canoeirosvai deixar o evento ainda mais especial. A premiação será realizada no palco do Tamar que fica no centro de visitantes. A comemoração segue às 15h30, com a apresentação da ‘Dança da Fita do Itaguá’, coreografia originária do folclore europeu que ainda é praticada em alguns pontos das regiões sul e sudeste do país. Na sequência, às 16h00, a banda do Movimento Tamarear, Os Cascudos, interpretará canções do Tamar com letras que remetem à história do Projeto e à conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. Criada no final de 2009, a banda iniciou a carreira em Ubatuba interpretando músicas do primeiro CD do Tamar. Com músicos locais, mantém a mesma formação desde o início, com André Ramos na guitarra, Rafael Furtado no baixo, Wanderley Alves na bateria e Ieda Terra no vocal. Às 17h00 sobe ao palco o grupo Barbatuques, formado por 15 integrantes, quase 20 anos de carreira, referência internacional em música corporal, produtor de ritmos e melodias a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas de mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. Atua por todo o Brasil e exterior, com sólida agenda no meio artístico, corporativo e pedagógico.
A partir das 19h30,  Luís Perequê e sua banda se apresentam. Talentoso músico e compositor da região, Luís Perequê é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara. Nascido em Paraty, sul do Estado do Rio de Janeiro, captou e traduziu como ninguém em suas canções a cultura e o modo de viver do caiçara, assim como as transformações sociais originadas da construção da BR-101.  A partir das 21h00, o músico, cantor e compositor Lenine, faráo encerramento do evento com uma apresentação especial. O músico é um grande parceiro das tartarugas marinhas e do Tamar, participa do trabalho musical do Projeto, compondo, interpretando canções e ajudando a ampliar o alcance da mensagem da conservação dos oceanos e das tartarugas por onde passa.

Movimento Cultural Tamar
O projeto pretende levar continuamente ao centro de visitantes do Tamar Ubatuba-SP espetáculos musicais e oficinas com o intuito de atender à demanda da comunidade de um maior contato com as expressões artísticas da região e de outros estados do nosso país. O projeto também busca consolidar a base do Tamar como um espaço cultural para a cidade, podendo utilizar a arte, em especial a música, como uma importante ferramenta de educação ambiental, contribuindo com a conservação das tartarugas marinhas.

Sobre a Arcor
Há 33 anos, a Arcor, multinacional argentina, atua em todo o território brasileiro sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É líder mundial na produção de balas e principal exportadora de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano.
Além de suprir o mercado interno, as marcas e produtos fabricados no Brasil são conhecidos no exterior, permitindo que as exportações tenham destinos bem diferentes, tais como África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Coréia, Filipinas, China, Paraguai e Uruguai, somando mais de 120 países.  A  Arcor possui cinco Plantas Industriais, quatro Centros de Distribuição, nove escritórios regionais e conta com quatro mil colaboradores e 130 distribuidores. Para mais informações acesse: www.arcor.com.br

Sobre a Tortuguita
A marca de chocolates Tortuguita foi lançada em 1995, no Brasil, e é percebida pelas crianças e adolescentes como uma personagem irada, engraçada, emocionante e divertida, principalmente na faixa que vai de 4 a 11 anos.  Atualmente, a linha é apresentada nas versões formato de Tartaruga nos sabores Baunilha, Branco com Chocolate, Brigadeiro, Chocolate ao leite aerado, Chocolate Branco aerado e Iogurte de Morango. Além disso, na versão Tablete nos sabores Chocolate Branco com Brigadeiro, Chocolate ao Leite com Cereal Crocante, Chocalate ao Leite Aerado e Chocolate Branco com Cookies. Para mais informações acesse: www.tortuguita.com.br

Projeto Tamar
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas. Mais informações: (12) 3832-6202 e 3832-7014.

Força Tarefa recupera vias de Ubatuba

“Olha, vou te falar. Isso aqui é histórico. E ficou muito bom, viu, muito bem feito mesmo”, assim terminou o bate papo da equipe de comunicação da prefeitura com Dna. Maria Aparecida Bottini, proprietária de um salão de beleza na esquina das ruas Taubaté e Vasco da Gama, no bairro da Estufa I, região central de Ubatuba. Dna. Cida se referia aos serviços de recapeamento e recuperação das vias que ainda estão em andamento na região e que agora contemplam com blocos sextavados o fim da rua Vasco da Gama, onde as crianças da EE Sueli Figueira já não precisam mais pisar na lama para chegar à sala de aula nos dias de chuva. “Meus clientes também, não. E estamos muito satisfeitos com isso”, lembrou Bottini.
Homônimo do Rei do Baião, Sr. Luiz Gozanga é aposentado. Veio de Ribeirão Preto, interior do estado, há cerca de 3 anos. “Está fotografando o asfalto novo, é?”, perguntou já emendando: “Olha, ficou muito bom. A suspensão do carro da minha filha dava problema direto e reto por conta dos buracos”, contou Gonzaga. “Esse é o tipo de obra que melhora a vida de todo mundo”, opinou o ribeirão-pretano.
E o pessoal da comunidade tem cada vez mais motivos para comemorar. Segundo a Secretaria de Obras outras seis vias serão contempladas em breve: Ruth Marques do Vale, Travessa 03, Ari Vieira, Nísio Barbosa, Rua 12, Antônio Félix do Pinho.
Planejamento
Um levantamento do nosso setor de planejamento indica que seriam necessários R$ 230 milhões – orçamento de um ano inteiro da cidade – para recuperar apenas as vias principais dos bairros.
Diante de tamanho desafio, a equipe da prefeitura definiu prioridades, encarou o problema de frente e já executou trabalhos em importantes vias de norte a sul do município, com diferentes comunidades contempladas.
Em apenas 1 ano e 11 meses de governo, mais de 15 bairros contaram com serviços de recuperação de vias. Parte executada com verba do município, outra parte com repasses que a equipe da prefeitura conquistou apresentando bons projetos ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias e à Unidade de Apoio aos Municípios.

Próximos Passos
Infelizmente, a alta temporada começa nas próximas semanas o grande fluxo de veículos nas ruas e estradas impedirá a continuação dos trabalhos, que estão previstos para retornarem no começo de 2015.
É importante lembrar que outros processos de licitação encontram-se abertos com previsão de serem finalizados nos próximos meses, mas as ruas e comunidades contempladas nos próximos dois anos ainda não estão definidas.

Prefeito Maurício assina convênios para iluminação da orla e pavimentação de Ubatuba

Alckimim Elizabeth Correia(DADE) Mauricio

O prefeito Maurício (PT) assinou nesta semana dois convênios com o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE-SP), para melhorias na iluminação pública da orla ubatubense e também para a pavimentação de duas vias do bairro do Perequê-Açu.
Os acordos garantem a transferência de recursos para a execução das obras de norte a sul da cidade. No convênio para iluminação, serão mais de 15 praias beneficiadas. Entre elas estão Iperoig, Toninhas, Enseada, Perequê Mirim, Lázaro, Lanço, Almada, Engenho, Lagoinha, Maranduba, Sapê, Fortaleza e outras. Ao todo serão mais de 300 luminárias, divididas entre solares e de LED, todas com a obrigatoriedade de tratamento contra a maresia.
O segundo convênio trata da pavimentação de duas ruas do Perequê Açu: Marechal Pilsudsky e Paderewsky. Somadas as duas vias serão mais de 5 mil metros quadrados de instalação de blocos.
“Os recursos para iluminação não poderiam ser investidos nos bairros, em função de ser uma verba destinada ao setor turístico. No entanto, já estou conversando com o setor de infraestrutura da prefeitura e poderemos aproveitar parte da iluminação substituída nas comunidades de moradores ubatubenses”, disse o prefeito Maurício.

“Vem Verão Ilhabela” traz shows de Capital Inicial, RPM e Cecília Militão em dezembro

Prefeitura de Ilhabela promove evento de abertura da temporada de verão nas areias do Perequê

FOTO_02_RPM_ (2)

A Prefeitura de Ilhabela prepara um super evento para a chegada da estação mais quente do ano. O “Vem Verão Ilhabela”, nas areias da praia do Perequê, traz os shows de Capital Inicial no dia 12 de dezembro (sexta), às 23h; RPM no dia 13 (sábado), às 23h, e a cantora Cecília Militão com a Banda Palace no dia 14 (domingo), às 21h.  Todas as noites abertura com bandas locais e DJ.
Com o slogan, “O Verão na Ilha é pimenta pura”, a festa vem consolidar uma série de eventos de qualidade promovidos ao longo do ano. “Temos  atrações esportivas e culturais durante todo o ano e já temos preparado o calendário 2015, que será divulgado em uma série de ações. Agora, para abrir a temporada de verão na Ilha, o ‘Vem Verão’ promete reunir moradores e turistas nas areias do Perequê”, comemora o prefeito Toninho Colucci. Ilhabela foi premiada este ano como o melhor destino de praia do país após pesquisa da Revista Viagem/Turismo e Guia 4Rodas, da Editora Abril. Ao longo do ano foram realizados eventos como a Semana Internacional de Vela, o Festival Internacional de Jazz, os festivais gastronômicos do Camarão, Sardinha e Tainha, a Festa de Aniversário da Cidade e, recentemente, o Festival Latino “Ilharriba” e a Semana da Consciência Negra. A cidade estima receber cerca de 500 mil pessoas neste verão.

Capital Inicial
A abertura do “Vem Verão” terá Capital Inicial, uma das bandas mais conhecidas do rock nacional, na sexta-feira (12/12), às 23h. Formada em Brasília no início da década de 80, a banda liderada por Dinho Ouro Preto continua embalando sucessos a cada ano. Entre as canções de destaque: Primeiros Erros, A sua maneira, Não Olhe para Trás, Independência, O Passageiro, Natasha e Veraneio Vascaína.

RPM
Na noite de sábado (13/12), às 23h, a praia do Perequê receberá o show do RPM, o fenômeno musical da década de 80. Entre 1984 e 1987, a banda bateu todos os recordes de vendagem da indústria fonográfica brasileira. A visão crítica e bagagem cultural de Paulo Ricardo levaram a banda a vender mais de 5 milhões de discos em sua carreira.
Músicas eternizadas como Olhar 43, Rádio Pirata, Alvorada Voraz, A Cruz e a Espada, Revoluções por Minuto, London London e Loira Gelada prometem um super show de verão.

Cecília Militão e Banda Palace
Destaque no The Voice Brasil e também no Domingão do Faustão, a cantora de Jacareí, Cecília Militão promete um show eclético, envolvendo desde canções internacionais até as músicas populares brasileiras, na noite de domingo (14/12), às 21h. Para isso, ela conta com toda a estrutura da Banda Palace, que traz uma série de cantores e dançarinos para agitar esta festa que dará boas vindas ao verão.

“Novembro Azul” ganha reforço para diagnosticar câncer de próstata

Novembro Azul1

A Unidade Básica de Saúde de Barequeçaba realizará nesta sexta, (28), uma “força tarefa”, que acontecerá das 8h às 12h, no combate ao câncer de próstata. Com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença, todas as unidades de saúde estão preparadas para realizar diversos exames, entre eles, o PSA (exame laboratorial), que pode detectar uma pré-disposição do homem à doença.
A campanha “Novembro Azul” acontece anualmente e segundo dados do Ministério da Saúde, 90% dos casos diagnosticados precocemente, são curados com tratamentos adequados.
Segundo a enfermeira da Fundação de Saúde de São Sebastião, Shirlei Santana Alcântara, o homem frequenta pouco o posto de Saúde porque ainda existe uma forte resistência em realizar o exame de toque retal.
“Nosso intuito é realizar um check-up nesses pacientes, para que possamos tornar rotina a frequência dos homens nas UBS’s. Por isso também divulgaremos neste dia uma campanha interna com exibição de um filme, e solicitaremos hemograma completo, teste de glicemia, aferição da pressão, dentre outros. Estamos nos empenhando em promover a saúde do homem, mas pra isso, precisamos que ele também quebre os preconceitos, e desta forma, poderão salvar suas vidas”, enfatizou.
O movimento internacional conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália.
A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Serviço: A Unidade Básica de Saúde de Barequeçaba está localizado na Rodovia Prestes Maia 610 – Parque Coqueiros-CEP: 11600-000 – São Sebastião.
Informações: (12)3862-7077 (DO|WS)

Equipe da Defesa Civil da Costa Sul recebe homenagem em São Sebastião

moçao defesa civil

O vereador Ercílio de Souza por meio de moção de aplausos e reconhecimento prestou homenagem à equipe da Defesa Civil, que atua nos bairros da Costa Sul do município, durante a última sessão ordinária realizada ontem, dia 25. A iniciativa foi acolhida por unanimidade pelos vereadores e destaca o trabalho dos agentes e voluntários, que só nesse ano realizaram mais de 500 atendimentos. Ercílio reconhece a experiência do chefe da equipe, Carlos Eduardo dos Santos, o “Carlão”, que há mais de dez anos presta serviços nessa área. “Além do trabalho que desenvolve, realiza cursos e noções técnicas de segurança, a equipe atua nos acidentes de trânsito e náuticos, inundações, deslizamentos, afogamentos, auxílio em incêndios urbanos e queimadas, cortes de árvores em risco de acidente e captura de animais peçonhentos e silvestres,” explicou o autor da proposta. Para complementar a homenagem, o parlamentar justificou que tudo é feito com muito carinho, amor e respeito.

Proerd forma mais de 100 alunos em Ilhabela

Proerd (1) (2)

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, formou mais uma turma de estudantes pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Mais de 100 alunos das escolas municipais receberam o diploma. São elas: E.M. Paulo Renato (Barra Velha), E.M. Maria Teresa (São Pedro) e E.M. Leonardo Reale (Armação).
A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira (26/11), no Galpão das Artes, na Cocaia, e contou com a presença do secretário de Governo, Luizinho Faria, que representou na ocasião o prefeito Toninho Colucci, em viagem a São Paulo; a secretária de Educação, Lídia Sarmento; e os diretores das unidades contempladas. Em Ilhabela, o responsável pelo Proerd é o soldado PM Egberto Jacinto dos Santos. “Na vida tudo é uma janela que se abre para termos o entendimento das coisas boas e ruins. O Proerd é um projeto muito importante e que oferece uma oportunidade boa a todos os alunos. Mais de 100 alunos recebem o diploma e, com certeza, são vitoriosos, não só os estudantes, mas também os pais, que incentivam e acompanham o desenvolvimento dos filhos no projeto. Parabéns pais e alunos!”, disse o secretário de Governo, Luizinho Faria.
O Proerd é um programa permanente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com base no Programa Americano DARE (Drug Abuse Resistencia Education) que teve início no Brasil em 1993. A mensagem de desenvolvimento da cidadania, prevenção do uso de drogas entre alunos e resistência à violência já foi transmitida a muitos alunos em todo o Estado.
Em 10 aulas, uma por semana ao longo de um trimestre letivo, as lições são centradas em metas, que desenvolve a autoestima até a maneira de dizer não às drogas. As mensagens são passadas por policiais voluntários, treinados cuidadosamente para transmitir o conteúdo.

Jovem empresário é o novo Secretário de Turismo de Ubatuba

João Sec Tur Mauricio

João Leonardo Corbisier Nunes tem 32 anos, é casado, pai de uma filha e reside em Ubatuba há 10 anos. Proprietário da Padaria Integrale, atua desde 2004 no ramo gastronômico e também na consultoria sobre empreendedorismo. Como hobby, pratica esportes náuticos e de aventura.
Além da juventude e do currículo variado, o novo secretário tem um vasto conhecimento internacional, tendo passado por mais de 15 países de diversas partes do mundo, durante os encontros de jovens Pela Paz Mundial, promovidos pelo Programa CISV (Children’s International Summer Villages).
“Agradeço o convite e a confiança do prefeito Maurício e espero que possa ajudar Ubatuba a ter uma temporada mais organizada e, também, mais diálogo com todos aqueles que fazem parte do setor turístico ubatubense”, diz o novo Secretário de Turismo, acrescentando que seu foco será a baixa temporada, incluindo alternativas esportivas e culturais para potencializá-la.
“Acredito que um primeiro passo foi dado na Copa do Mundo, com relação ao turista estrangeiro em Ubatuba. Penso que devemos insistir nesta divulgação da cidade para que em breve Ubatuba possa entrar na rota do turismo internacional brasileiro”, completou João Corbisier Nunes, em sua primeira fala oficial como Secretário de Turismo de Ubatuba.

Atletas de Ilhabela dão show no “Battle of the Paddle Brasil”

Battle-Of-The-Paddle-Brasil-rr (2)

Os atletas do stand up paddle (SUP) de Ilhabela mais uma vez mostraram sua força e conquistaram importantes colocações em um dos maiores eventos do mundo: o “Battle of the Paddle Brasil 2014”. A competição foi realizada entre os dias 19 e 23 de novembro, na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC).
Da Paddle Club Ilhabela, destaque para os atletas Ariel Alves de Souza e Guilherme dos Reis. Pela prova técnica “Elite Race”, Guilherme conquistou a sexta colocação, e Ariel Alves a 17ª colocação. Na prova “Long Distanci Elite Race”, Guilherme foi o quarto colocado e Ariel ficou na 13° colocação. Paulo dos Reis, o Paulão, conquistou a importante segunda colocação na prova “Long Distanci Elite Race”.
Uma das revelações do sup ilhéu, Guilherme Thawire, da Paddle Club Ilhabela, conquistou a primeira colocação na categoria “Júnior Masculino”. Já da equipe DK Sup, o atleta Eduardo Salinas venceu duas provas na “Open – Group Age e na Fun Race 12’2 – Brasileiro”.
Da equipe Team Morais, a supista Isttefany Morais foi campeã antecipada do “Brasileiro 6k Feminino” e faturou também o primeiro lugar na sua categoria pelo BOP 2014. Isttefany é a mulher mais nova a correr as provas adultas e conquistar o primeiro lugar.
A atleta Iasmim Morais ficou com o segundo lugar pela categoria 13-18 anos e foi a campeã do Brasileiro pela categoria “Fun 6km Feminino”. Resultado importante também de Isabelly Morais, com a primeira colocação pela categoria Kids Feminino e primeira colocada do Brasileiro da mesma categoria.
Vale destacar que participaram do Battle of the Paddle Brasil 2014 os melhores supistas do mundo e Ilhabela mais uma vez mostra sua força no cenário nacional. Os importantes resultados, em especial nas categorias mais jovens, mostra o excelente trabalho desenvolvido pelas equipes de sup em Ilhabela. O Battle of the Paddle é considerado o maior e mais conceituado evento do mundo na modalidade de Stand Up Paddle. É um evento que reúne esporte, tradição, negócios, estilo de vida e entretenimento, trazendo a emoção e adrenalina das competições entre os melhores do mundo com as tradições havaianas da modalidade.
Os atletas Ariel Alves, Isabelly Morais, Guilherme Thawire e Eduardo Salinas tiveram o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, para participar da competição.

Vacinação antirrábica segue até terça (2) em Caraguá

Até a última terça-feira (25/11/2014), 10.600 cães e 2.060 gatos foram vacinados contra a raiva desde o início da Campanha de Vacinação Antirrábica no município no início de novembro. A estimativa é imunizar 19.564 cães e 3.912 gatos até o final da campanha. Animais a partir de três meses de idade já podem ser vacinados. Nesta semana, profissionais do Centro de Controle de Zoonoses percorrem bairros da Região Sul para imunizar animais domésticos. No caso de cães ou gatos estarem doentes no dia em que os funcionários passarem pelo bairro, o CCZ recomenda que os proprietários agendem nova data. O dono deve apresentar a carteira de vacinação e levar o animal com coleira e guia. Já os gatos devem estar em gaiolas e os cães ferozes com focinheira. Novas datas serão divulgadas caso ocorra chuva no dia agendado. Haverá postos fixos e volantes em todos os bairros, conforme programação divulgada nas UBS’s e escolas. Os agentes de saúde também informarão à comunidade. Outras informações pelos telefones do CCZ: (12) 3887-6085/6888.