Monthly Archives: janeiro 2015

Zezé Motta fecha Ubatuba Fest neste fim de semana na Praça de Eventos

Grupo Juventude do Samba anima esquenta do público e a programação do
festival também inclui apresentações das bandas locais Engrenagem e DTPK

Palco UbaFest15 (2)

Depois das apresentações do reggae da banda Maneva e do forró do Circuladô de Fulô reunirem milhares de pessoas na Praça de Eventos, a MPB pede passagem com o show da cantora Zezé Motta, que acontece por volta das 22 horas neste sábado. Antes da atração principal do fechamento do Ubatuba Fest, o gingado do grupo Juventude do Samba anima o esquenta do público na Praça de Eventos. A programação do festival nesta semana também inclui o funk caiçara do DTPK e banda, show que acontece por volta das 21 horas desta quinta-feira, e o rock da Engrenagem (30/1).
Ubatuba Fest 2015
O festival repete o formato de sucesso do ano passado e conta com apresentações de bandas locais e de artistas renomados.  Os espetáculos começam sempre a partir das 22 horas e o DJ Will Leme esquenta o clima da festa na Praça de Eventos a partir das 20 horas.  Vale destacar que foi instalada uma cobertura no espaço, garantindo as apresentações mesmo em caso de pancadas de chuva.  O Ubatuba Fest é produzido pela empresa Nexo, em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, FundArt e Comtur.

Câmara de Ilhabela tem novo horário de funcionamento

Nesta terça-feira, mesma data do novo horário, vereadores se reúnem para primeira sessão Ordinária do ano às 18h

A Câmara de Ilhabela encerra o Recesso Legislativo nesta sexta-feira (30/1). No entanto, em virtude do feriado de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, padroeira da cidade, lembrada no dia 2 de fevereiro, o Expediente volta ao normal somente na terça-feira (3/2) em novo horário de funcionamento: 10h às 17h.  Ainda na terça-feira, será realizada a primeira sessão Ordinária de 2015, a partir das 18h. Por ser a primeira sessão no ano, não há matérias inscritas para votação na Ordem do Dia.
A sessão será transmitida ao vivo pelo site www.camarailhabela.sp.gov.br. Informações também pela página oficial do Legislativo no Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldeilhabela, pelo telefone (12) 3896.9600 ou pelo e-mail imprensa@camarailhabela.sp.gov.br.

 

Caraguá tem mutirão de limpeza das praias neste sábado

Para marcar o encerramento da temporada de fim do ano, época em que o litoral norte paulista recebe um elevado número de turistas (estima-se que seja aproximadamente 4,5 milhões), será realizado neste sábado (31/1), das 8h30 às 11h30, um mutirão de limpeza em diversas praias de Caraguatatuba. As concentrações estão marcadas em 3 locais distintos: na foz do Rio Juqueriquerê (Porto Novo), na Praia Brava (Martim de Sá) e na lagoa da Praia do Capricórnio (Massaguaçu) e estão todos convidados a participar.
A ação tem o objetivo de remover o lixo e demais resíduos concentrados nas praias, combatendo a poluição nas regiões costeiras, além de promover a conscientização sobre a limpeza ambiental, disseminando assim, a responsabilidade pela proteção e preservação do meio ambiente. O mutirão é uma iniciativa do Instituto Supereco, ONG SOS Lagoa Azul, ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê), Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano), Grupo de Escoteiros Edgar Armond e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Educação e Serviços Públicos, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba e do Supermercado Silva Indaiá. Mais informações: (12) 3897.5661 ou www.fundacc.com.br.

 

Prefeitura desenvolve sistema para Gestão da Pesca em Ubatuba

Sistema WebPesca permite administração de todo abastecimento
do Mercado de Peixe Municipal

Mercado-Municipal-de-Peixe1 (2)

A Prefeitura de Ubatuba, através de uma parceria entre a Secretarias Municipais de Pesca e de Tecnologia da Informação, colocou no ar recentemente um sistema para gestão e controle estatístico do abastecimento e comercialização do Mercado de Peixe Municipal.
O sistema, batizado de WebPesca (webpesca.ubatuba.sp.gov.br), foi completamente desenvolvido pela equipe de TI da prefeitura e traz em um primeiro momento funções como cadastro e gestão de embarcações, permissionários e ajudantes, pesquisas e relatórios estatísticos diversos. Com estes dados, será possível gerar informações e conhecimentos para desenvolvimento da área de pesca no âmbito municipal, além de acelerar significativamente a consolidação das informações do setor.
Ubatuba é o terceiro maior produtor de pescado do estado de São Paulo em quantidade e o segundo maior em relevância econômica, o que mostra a importância desta atividade para o município.
Segundo Milena Franceschinelli, diretora de Fomento à Pesca e Maricultura da Prefeitura, unir a tecnologia às raízes culturais e econômicas do município é um passo muito importante para melhoria da qualidade de vida da população, visto o impacto que a atividade pesqueira tem para o município.
Um dos resultados esperados a partir deste trabalho é o apoio à futura implantação do SIM (Serviço Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Este processo, cuja legislação está em fase final de análise, é um dos passos para garantir que os produtos gerados no município possam ser beneficiados e comercializados localmente, sem a presença de “atravessadores”.
O Secretário Municipal de Tecnologia da Informação, Pedro Seno, destaca que o WebPesca contribuirá e muito para que o trabalho realizado pela gestão do prefeito Maurício (PT) tenha continuidade no desenvolvimento da atividade econômica local em todas as gestões futuras de Ubatuba.

UTGCA Monteiro Lobato é estratégica para a produção do pré-sal

UTGCA_crédito_Banco_de_Imagens_Petrobras

A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato tem papel relevante no cenário nacional de petróleo e gás. É estratégica para a Petrobras ao viabilizar a produção de petróleo e gás natural na Bacia de Santos por meio do escoamento e tratamento do gás, inclusive das áreas do pré-sal.

Instalada em um terreno de 1 milhão de m² no município paulista de Caraguatatuba, a unidade está localizada no Km 5 da Rodovia SP-55.

Em operação desde março de 2011, a UTGCA tem capacidade para tratar até 20 milhões de m³ por dia de gás natural.

O gás tratado na Unidade Monteiro Lobato vem de diversas plataformas marítimas que estão interligadas à Plataforma de Mexilhão (PMXL-1), instalada a cerca de 140 km da costa de Caraguatatuba. De lá, chega à UTGCA por meio de um gasoduto.

Após processamento na unidade, o gás dá origem a três produtos: o gás natural, que tem uso termelétrico e não termelétrico (industrial, residencial e veicular); o GLP (gás liquefeito de petróleo ou gás de cozinha); e o C5+ (condensado), parte líquida do gás.
Depois do processamento na UTGCA, outro gasoduto, o Gastau, leva o gás natural até a cidade de Taubaté (SP), onde é lançado na malha de dutos da Petrobras, seguindo para distribuição. Já o C5+ e o GLP seguem em carretas até a Refinaria Henrique Lage (Revap) em São José dos Campos (SP) onde são distribuídos. A Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato tem papel relevante no cenário nacional de petróleo e gás. É estratégica para a Petrobras ao viabilizar a produção de petróleo e gás natural na Bacia de Santos através do escoamento e tratamento do gás, inclusive das áreas do pré-sal.

Petrobras realiza simulado de emergência em Caraguatatuba

Simulado Apell_crédito_Banco_de_Imagens_Petrobras

A UTGCA realizou, no dia 3 de dezembro, um treinamento de emergência com duração de cerca de duas horas no bairro Pontal Santa Marina, em Caraguatatuba (SP). Na ocasião, foi simulado um vazamento de gás decorrente de choque mecânico na faixa do duto Gasmex, em área da unidade.

Esta foi uma ação do programa Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais (Apell), uma parceria da Petrobras com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Associação de Moradores do Jardim Britânia e a Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.

O treinamento teve o objetivo de testar os recursos de resposta a emergências e reforçar a conscientização da comunidade local quanto ao plano de evacuação.

Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), o Apell visa preparar as comunidades próximas a áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência.

Mais informações:  www.apell.caraguatatuba.sp.gov.br

 

Saiba mais sobre a Petrobras

mapa_crédito_Petrobras

Líder no setor petrolífero no Brasil, a Petrobras é uma empresa integrada de energia, que atua nos setores de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Desde 1969, o Litoral Norte de São Paulo já convive com a indústria petrolífera, por meio da presença do terminal marítimo de São Sebastião (atual Terminal Almirante Barroso – Tebar), o maior terminal aquaviário do país, operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras. Nos últimos anos, essa relação se intensificou: a partir de 2010, a companhia passou a realizar na região atividades de produção de gás natural offshore – por meio da plataforma de Mexilhão – e de processamento e escoamento de gás na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA) e gasodutos interligados a ela.

A Bacia de Santos
Desde 2005, quando as primeiras descobertas no pré-sal foram anunciadas pela Petrobras, a empresa passou a investir fortemente nos projetos para viabilizar a produção de óleo e gás natural nesta nova província petrolífera.

Da mesma forma, os projetos marítimos na Bacia de Santos — a maior bacia sedimentar brasileira, que se estende do litoral do Rio de Janeiro ao de Santa Catarina — foram ampliados. Hoje, a Petrobras já possui nove plataformas de produção de petróleo operando ao longo da Bacia de Santos. São cinco unidades que produzem óleo e gás natural no pré-sal (os navios-plataforma Cidade de Angra dos Reis, Cidade de São Paulo, Cidade de Paraty, Cidade de Mangaratiba e Cidade de Ilhabela); duas plataformas fixas de gás natural (Merluza e Mexilhão); um projeto de produção de óleo e gás instalado no litoral carioca (Cidade de Santos); e um projeto de produção apenas de óleo na porção sul da bacia (navio-plataforma Cidade de Itajaí).

Todos esses são projetos definitivos de produção, ou seja, são plataformas cuja operação está prevista para durar mais de vinte anos. A Petrobras também possui na Bacia de Santos duas outras plataformas itinerantes: o FPSO BW Cidade de São Vicente e o FPWSO Dynamic Producer. Diferentemente dos outros, esses navios realizam a produção durante curtos períodos (entre quatro e seis meses) com o objetivo de testar a produção dos novos reservatórios antes de instalação de um projeto definitivo. Após esse período, a plataforma segue para produzir outro reservatório.

Todo o gás natural produzido nas plataformas marítimas da Bacia de Santos é escoado por meio de uma rede de gasodutos até unidades de tratamento de gás instaladas em terra nas cidades de Cubatão e Caraguatatuba, ambas em São Paulo, onde é processado e, depois, disponibilizado para consumo. Atualmente, uma nova rota de gasodutos está sendo instalada pela Petrobras, o que permitirá que parte do gás natural do pré-sal seja escoado até uma unidade de tratamento instalada em Macaé (RJ). Uma terceira rota, com destino a uma unidade de tratamento de gás em construção em Itaboraí (RJ) está em fase de licenciamento ambiental.

Já o petróleo produzido nas plataformas marítimas é escoado periodicamente por meio de navios aliviadores que se conectam às plataformas, recolhem o óleo e o transportam até os terminais marítimos.
Pré-sal:
A nova província petrolífera
O pré-sal é uma formação geológica que ocupa uma área de aproximadamente 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, no litoral entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo. As reservas de petróleo e gás natural dessa província ficam a 300 quilômetros na costa da região Sudeste e sua área total corresponde a quase três vezes e meia o estado do Rio de Janeiro.

Apenas oito anos após as primeiras descobertas, a Petrobras já superou a marca dos 500 mil barris de petróleo produzidos por dia no pré-sal. Em 2018, a produção no pré-sal chegará a 52% do total da produção de petróleo da companhia, que deve superar os 4 milhões de barris diários de petróleo.

Grande parte desse óleo virá dos campos situados na Bacia de Santos.

Meio ambiente e sociedade
Os investimentos em ações de respeito ao meio ambiente e às comunidades também fazem parte da política da Petrobras.  Por isso, a empresa lançou em 2014 o Programa Petrobras Socioambiental, que atuará em temas socioambientais relevantes para a companhia e para o país, articulando iniciativas que contribuem para criar soluções e oferecer alternativas com potencial transformador e em sinergia com políticas públicas.

Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, são realizadas periodicamente seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. As seleções são amplamente divulgadas. Mais informações estão disponíveis no site da empresa no endereço www.petrobras.com.br/sociambiental.

A Petrobras também investe fortemente em projetos que apoiam o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro e contribuem para a democratização do acesso a práticas esportivas educacionais, por meio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania (www.petrobras.com.br/ppec); além de projetos culturais, por meio do Programa Petrobras Cultural (http://ppc.petrobras.com.br).

Discovery kids na Praia acontece neste fim de semana em São Sebastião

Com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, o canal infantil de TV por assinatura Discovery Kids realiza mais uma vez diversas atividades para a criançada neste fim de semana, dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Juquehy, na Costa Sul do município.
De acordo com a organização do evento, todas as brincadeiras serão coordenadas por monitores treinados, os quais darão dicas de funcionamento, segurança, regras, entre outras ações. Os participantes que não acatarem as orientações não poderão permanecer no espaço destinado às atividades.
As atrações são gratuitas e destinadas para crianças com até 11 anos de idade, acompanhadas de um adulto responsável.  As brincadeiras são inspiradas nas temáticas dos programas e de seus personagens, sem a presença dos mesmos na arena.
Segundo os organizadores, não é permitida a entrada de animais no evento, comercialização de produtos e adultos portando garrafas de vidro ou bebidas alcoólicas. É recomendado, ainda, não fumar dentro do espaço de convívio com as crianças e utilizar lixeiras localizadas pela arena.
Em caso de chuva ou raios o funcionamento do evento poderá sofrer alterações por questões de segurança.

Atividades na arena
Viagem com Doki e seus amigos: uma divertida brincadeira onde as crianças deverão encontrar os objetos para o Doki e Anabella fazerem as malas, o Oto e a Mundi consertarem o avião e o Fico e a Gabi organizarem os seus brinquedos. Capacidade máxima de atendimento de 15 crianças por sessão.
Circuito de camas elásticas da Peppa: nessa atividade, as crianças irão cumprir missões enquanto pulam como a Peppa e o George em um circuito com várias camas elásticas. Capacidade máxima de atendimento de 4 crianças por minuto.
Desafio Meu Amigãozão: nesse jogo de tabuleiro gigante, as crianças ajudarão a Lili, a Nessa, o Matt, o Bongo e o Yuri a encontrarem o Golias. Capacidade máxima de atendimento de 20 crianças por sessão.
Jogo da Memória O Show da Luna!: em companhia da Luna, Júpiter e Cláudio, as crianças são desafiadas em um divertido jogo da memória com muita bolha de sabão. Atividade aberta e com entrada livre de filas.

Serviço

O evento acontece, das 9h às 18h, na altura do número 452 da avenida Mãe Bernarda, nas imediações da igreja católica e shopping Juquehy.

Prefeitura de Ubatuba garante novo prédio e auxilia Conselho Tutelar na melhoria do atendimento

Prédio é exclusivo para atendimentos do Conselho Tutelar, que agora conta novos equipamentos, com um agente administrativo e com um carro com motorista fixo

Conselho Tutelar Novo Predio

A Prefeitura de Ubatuba informa que alugou um novo prédio e que intermediou junto ao Governo Federal a conquista de um veículo e de novos equipamentos para o Conselho Tutelar da cidade.
O novo espaço, localizado na rua Maria Vitória Jean, centro, é exclusivo para o conselho, conta com cozinha, recepção e três quartos para atendimento, todos com ar condicionado.
A parte superior também foi alugada e servirá como uma espécie de almoxarifado, onde a equipe guardará seus arquivos.
Vale destacar que pela primeira vez na história, o Conselho Tutelar do município conta com um agente administrativo e com um motorista fixo.

Kit do Governo Federal
Requisitado em 2013, primeiro ano da gestão do prefeito Mauricio (PT), o kit do Governo Federal já está disponível para o Conselho Tutelar ubatubense.
Ele inclui: um carro, cinco computadores, um bebedouro, uma geladeira e uma impressora.
“Conseguimos um espaço exclusivo para o atendimento das nossas crianças e isso é muito importante. Antes, eles dividiam o espaço com outros conselhos da cidade”, comemora Ronaldo dos Santos, secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social.
“O novo prédio e a conquista do kit representam os primeiros passos no sentido de melhorar cada vez mais as condições de trabalho da equipe do Conselho Tutelar. Agora, precisamos adaptar o prédio à acessibilidade para deficientes e fazer alguns ajustes. Continuaremos avançando”, promete o secretário.

Prefeitura de Ilhabela promove audiência pública para prestação de contas em saúde

A Prefeitura de Ilhabela promoveu a audiência para a prestação de contas da Secretaria de Saúde referentes ao 3º quadrimestre de 2014, na manhã desta quinta-feira (29/1), no auditório da Câmara Municipal de Ilhabela, na Vila. A secretária municipal de Saúde, Dra. Lúcia Reale Colucci, apresentou a receita e a despesa do setor juntamente com os índices de atendimento, ações e serviços em todos os setores da secretaria.
Foram apresentadas todas as atividades do Hospital Municipal Governador Mário Covas, Programa de Saúde da Família (PSF), Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), PIACD (Programa de Intensificação de Ações e Controle da Dengue), Odontologia, Centro de Especialidades, laboratório de análises, transporte de pacientes, manutenção dos 39 veículos, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, folha de pagamento dos 166 funcionários, aquisições, compras e despesas administrativas, dentre outros itens, totalizando R$ 14.469.968,14.
A secretária Dra. Lúcia destacou o número de atendimentos realizados pelo Programa Saúde da Família. Foram 58 mil atendimentos durante o 3º quadrimestre de 2014, ou seja, cerca de 2 mil a mais do que durante o quadrimestre anterior.
Toda a prestação de contas detalhadas do 3º quadrimestre está no “Caderno da Saúde” que fica à disposição de todos os munícipes na Câmara de Ilhabela e na sede da Secretaria da Saúde. A próxima audiência está prevista para o fim de maio.
Além de conselheiros de saúde e funcionários da secretaria, estiveram presentes o presidente da Câmara, Adilton Ribeiro; a vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza (Gracinha) e os vereadores Luiz Paladino e Thiago  Souza Santos.

Tecnologia a serviço da saúde
Na oportunidade, foi apresentado o novo sistema integrado de informática que já está sendo implantando, o software “SIGSS (Sistema Integrado de Gestão em Saúde Social)”, que vai facilitar os profissionais a terem acesso aos prontuários dos pacientes integrando os dados entre as unidades de saúde e o Hospital Municipal, além de gerar relatórios de forma rápida e eficaz.