Monthly Archives: junho 2015

“Férias de Julho na Ilha vai dar Praia” começa na sexta com a 42ª Semana de Vela de Ilhabela e salão náutico

Programação de eventos do mês de julho tem grandes shows musicais,
exposições, competições esportivas, feira literária e festival gastronômico

vela

A Capital Nacional da Vela estará em festa em julho. Afinal é o mês das férias escolares e a Prefeitura preparou uma série de atrações para fomentar o turismo, movimentar a economia e assim garantir os empregos na cidade.
A programação é a chamada “Férias de Julho na Ilha vai dar Praia” e inclui exposições, competições esportivas, feira literária, festival gastronômico e muito mais. “São vários eventos que proporcionam entretenimento e lazer para a população da cidade e atraem muitos turistas, afinal, a nossa indústria é o turismo e precisamos sempre fomentá-la para aquecer a economia e assim garantir os empregos gerados na cidade”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Os eventos já começam nesta sexta-feira (3/7), com a abertura da 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, às 20h, na Vila, e que terá a participação da Banda de Fuzileiros Navais, Orquestra Popular de Ilhabela, e show da banda Tom Cats. O evento, realizado numa parceria da Prefeitura e Yacht Club Ilhabela, promete atrações em terra, com grandes shows musicais e espetáculos culturais até o dia 12 de julho, e no mar, com as tradicionais regatas.
No dia 4 de julho (sábado), às 22h, show com a cantora Paula Toller (ex-Kid Abelha). Já no dia 5 de julho (domingo) serão dois shows, um às 16h com a banda Pequeno Cidadão, formada pelos músicos Antonio Pinto, Edgard Scandurra e Ticiana Barros acompanhados de seus filhos; e às 21h, o músico ilhabelense Felipe Blues.
No dia 6 de julho (segunda) tem Legião Urbana Cover, às 21h. Para o dia 7 de julho (terça), estão previstos entrega de prêmios de regatas às 20h e show com Helena Serena, às 21h.
Ainda na programação cultural, no dia 8 de julho (quarta), às 21h, show com a banda Biquini Cavadão. Os dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta) estão reservados para a 12ª Mostra de Dança da Fundaci, a partir das 20h.
Já no dia 11 de julho (sábado), às 20h, será realizada a premiação final da Semana Internacional de Vela, seguida do show do músico Simoninha. A programação termina no dia 12 (domingo), às 19h, com Dani Mattos Quarteto, e às 21h, jazz e tango com Scalandrum Piazzola.

1º Ilhabela Boat Week
No mesmo período da 42ª Semana Internacional de Vela, a Prefeitura também promoverá o 1º Ilhabela Boat Week (2 a 12 de julho), no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água. O salão náutico reunirá expositores que apresentarão desde acessórios, equipamentos de alta tecnologia e embarcações sofisticadas até carros de luxo e motocicletas. O evento estará aberto ao público entre os dias 2 e 5 de julho e dos dias 10 a 12 de julho, sempre a partir das 10h.  O convite para acesso ao 1º Ilhabela Boat Week poderá ser retirado nas marinas, iate clubes, lojas náuticas ou pelo site: www.ilhabelaboatweek.com.br. Todos os estandes serão montados no Parque Municipal Fazenda Engenho D’Água.

Mais eventos em julho
Entre os dias 16 e 19 de julho, a cidade terá o 1º Vento Festival. O fim de semana dos dias 24 a 26 de julho, mais shows musicais na Vila e fechando o mês (31 de julho a 2 de agosto) o tradicional Festival da Tainha, na Praia Grande, região sul da cidade. Ou seja, “Férias de Julho na Ilha vai dar praia!”.

Competições esportivas
Este ano, a Semana Internacional de Vela traz de volta os barcos da classe Bico de Proa e ainda envolverá a Semana de Monotipos, unificando os dois campeonatos e privilegiando os competidores de ambas as disputas. Os monotipos correrão de 3 a 5 de julho, enquanto a Ilhabela Sailing Week (competição de vela oceânica) seguirá até o dia 11. A tradicional Regata Alcatrazes por Boreste este ano homenageia à Marinha do Brasil pelos 150 anos da Batalha do Riachuelo e terá largada no sábado (4/7) ao meio-dia.
Mais informações sobre as regatas no site: www.ilhabelasw.com.br/inscricoes. As regatas serão disputadas de 3 a 11 de julho, com sede no Yacht Club de Ilhabela. Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30. As largadas em todos os dias estão previstas para meio-dia. A 42ª Ilhabela Sailing Week tem o patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de North Sails, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time. Fonte: radarlitoral.com.br

Ubatuba mantém viva a tradição em dia de homenagens à São Pedro

Com uma rica programação cultural, Festa de São Pedro Pescador reuniu milhares de pessoas nos últimos dias na Praça de Eventos

Procissao3

Organizada pela Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba, a 92ª edição da Festa de São Pedro Pescador terminou na noite do última segunda-feira (29), dia do padroeiro da cidade, na Praça de Eventos.
O evento reuniu milhares de pessoas desde a última quinta-feira e com uma rica programação cultural manteve viva a tradição quase secular do povo ubatubense.
O dia de encerramento começou por volta das 14 horas com a Procissão de Barcos, que desde de 1954 integra as atividades da festa, seguida da Missa Campal, ambas acompanhadas por um grande público.
Enquanto isso, a Barraca da Tainha seguia movimentada de famílias inteiras de moradores e turistas. “Vendemos três toneladas de tainha. Foi um sucesso”, comemorou Jerry Moraes, presidente da Colônia Z 10.
No começo da noite, duas belíssimas apresentações chamaram atenção de quem circulava pelas barracas de comidas típicas: a Dança de Fita do Itaguá e o Coro da Lira. Para fechar a programação tradicional, uma Homenagem aos Mestres do Mar exaltou grandes pescadores locais e emocionou a plateia. O som ficou por conta das bandas ubatubenses Conversão, Psycos Jam e Engrenagem. Diretora-presidente da FundArt, Cristina Prochaska novamente agradeceu o empenho de cada integrante de sua equipe e de cada colaborador das diferentes comunidades de Ubatuba que participaram e ajudaram na organização e produção do evento.
O prefeito Mauricio comemorou o sucesso da festa e assim como Cristina destacou o envolvimento da população. “Conseguimos devolver a festa para os pescadores, para o povo”, afirmou.

Festa de São Pedro Pescador
A comemoração ao santo padroeiro de Ubatuba começou no dia 29 de junho de 1923, quando o padre caiçara Francisco dos Passos, com a ajuda de pescadores, celebrou uma missa em um altar improvisado de canoas.
Desde então, o festejo e a fé fazem parte da identidade cultural do povo ubatubense. Em 2015, a festa chegou à sua 92a edição com uma rica programação cultural e manteve vivas as tradições e costumes do povo local.
A Festa de São Pedro Pescador é uma realização da Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba. Patrocínio: Petrobras e Governo Federal, Companhia Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Turismo de Ubatuba.

Festa Social da paróquia Sagrado Coração de Jesus começa no dia 10 de julho em São Sebastião

A partir do próximo dia 10, a paróquia Sagrado Coração de Jesus inicia a Festa Social em Boiçucanga, na Costa Sul do município. Em sua 7ª edição, o evento tem total apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e das Administrações Regionais (Seadre). O objetivo da iniciativa, que faz parte do Calendário Oficial da cidade, é oferecer entretenimento aos fiéis da igreja católica, moradores, veranistas e turistas que estiverem curtindo férias na região. Arrecadar fundos para a realização de melhorias na comunidade e reforma das capelas é outra finalidade da festa. Este ano, a paróquia decidiu realizar o evento em dois finais de semana que são: 10, 11 e 12, primeiro final de semana e, 17, 18 e 19, segundo final de semana. Além das tradicionais barracas de comida e bebida e os shows musicais com bandas contratadas pela Sectur, haverá também sorteio de prêmios todas as noites.  A relação dos músicos ainda está em definição. Serviço – A festa será realizada, a partir das 20h, na Praça Pôr-do-Sol. Mais informações pelo telefone (12) 3865.2293.

São Sebastião acompanha chegada de 15 mil sementes de Vieira para atividades aquícolas

Sementes de Vieira (5)

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), acompanhou a chegada de mais 15 mil sementes de vieira que servirá nas atividades aquícolas na cidade, estimuladas pela atual Administração Municipal. As sementes vêm do laboratório do Instituto de Ecodesenvolvimento da Baia da Ilha Grande (IED-BIG), reconhecido internacionalmente como referência em biotecnologia, em Angra dos Reis (RJ).
A equipe que veio de Angra dos Reis até a Praia da Cigarras, na Região Norte do município, na manhã dessa segunda-feira (29), trouxe além das 15 mil sementes, 50 lanternas berçários – equipamento que serve para acomodação das sementes durante seu desenvolvimento. “É mais um horizonte de trabalho implantado. Isso é muito gratificante e gera muita satisfação”, comenta Renan Ribeiro, biólogo e diretor técnico o IED-Big.
Pela primeira vez em São Sebastião, a municipalidade abre novos horizontes de oportunidades ao pescador sebastianense. O projeto serve como estímulo à economia pesqueira artesanal e fomenta atividades aquícolas e visa ser um suporte, assegurando ao setor pesqueiro a possibilidade de oferta durante todo o ano. O cultivo de vieiras, como o fomento de mexilhões, teve início com convênio firmado entre Amesp (Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo) e Transpetro, com apoio da Prefeitura, após vazamento de óleo no Canal de São Sebastião em 2013. Na ocasião se perdeu o cultivo de aproximadamente 20 toneladas de mexilhão na Praia da Cigarras, na Costa Norte do município.
Evandro Sebastiani, assessor do departamento de Pesca da Semam e presidente da Amesp destacou que na Praia da Cigarras, bairro prejudicado com o acidente ambiental, o maricultor João Moraes e os pescadores Jaime Moreira e Jaime Moreira Filho – tradicionais caiçaras e vítimas do vazamento em vista da contaminação de suas produções com óleo – também participam do projeto. “Agradeço o apoio e com isso espero melhorar nosso trabalho”, anseia João Moraes.
O assessor do departamento de Pesca da Prefeitura explica que o objetivo é o fomento da aquicultura em São Sebastião como opção de atividade econômica para o pescador artesanal, além do desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental na cidade.
Tanto a vieira quanto o mexilhão começam a produção após um ano de cultivo em média e de acordo com o assessor, a produção de vieira no município começou em novembro do ano passado com 5 mil sementes. “A expectativa é grande. As sementes chegaram pequenas aqui e já se percebe o crescimento delas”, apontou, referindo-se às sementes de vieira que chegaram com dois centímetros e agora já medem oito centímetros.

Novo espetáculo Descendentes de Rua, “Noite de Estreias” está em cartaz no Teatro Municipal hoje

O Teatro Municipal de São Sebastião recebe, na noite desta quarta-feira (1º), a nova coreografia do grupo de dança Descendentes de Rua intitulado “Noite de Estreias”. De acordo com o coreografo do grupo, Júnior Rocha, este espetáculo garante transmitir ao público muita alegria através da dança, mas também será uma ferramenta de análise, onde o desempenho de cada apresentação estará sendo avaliado para que, ao final, sejam escolhidas aquelas que irão compor o repertório oficial do grupo. No total serão apresentadas 18 coreografias, sendo 16 delas inéditas. Fundado em 2002, o grupo promete uma proposta diferente neste espetáculo. “Será algo novo, que geralmente é feito em treinos fechados, mas que decidimos abrir ao público que terá a oportunidade de ver, em primeira mão, as novas coreografias do grupo e vivenciar esse processo, até então restrito somente aos dançarinos”, explica Júnior. “Com uma variedade de estilos musicais, que vão de Elis Regina a James Brown e da também de dança, indo da contemporânea até vertentes das danças urbanas, a plateia irá respirar muita arte e cultura nesta apresentação que tem duração de uma hora”, concluiu o coreógrafo. Serviço: O espetáculo terá início às 20h e os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), vendidos na bilheteria do Teatro Municipal uma hora antes. A classificação é livre.

Sebrae-SP promove atividades gratuitas em Caraguatatuba

O Sebrae-SP promove em julho em Caraguatatuba atividades especiais gratuitas voltadas a empresários do comércio. A palestra “O Futuro do Comércio” e a Loja Modelo Itinerante trarão para a cidade as novidades e principais tendências do setor, buscando aumentar a competitividade dos comerciantes. No dia 1º, o gerente regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Rodrigo Matos do Carmo, falará sobre as novidades apresentadas na edição deste ano da Retail´s Big Show na palestra “O Futuro do Comércio”, que será realizada na ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba). Promovida pela NRF (National Retail Federation) em Nova York, a feira é considerada a maior exposição comercial do mundo. O objetivo da palestra é oferecer subsídios para entender o comportamento do consumidor e conquistar mercado.
Loja Modelo Itinerante
A Loja Modelo Itinerante visita pela primeira vez o Litoral Norte entre os dias 14 e 17 de julho, quando ficará estacionada na Praça de Eventos de Caraguatatuba. A loja conceito vai apresentar ao público novas tecnologias usadas no varejo de moda e as principais tendências do visual merchandising.
Com visitas guiadas por consultores do Sebrae-SP, empresários e futuros empreendedores do setor de comércio varejista de vestuário e acessórios poderão conhecer as melhores práticas para organização e layout da loja, iluminação ideal para valorizar as peças, disposição dos produtos, arrumação da vitrine, precificação e outros técnicas do visual merchandising que podem tornar a loja mais atrativa para os clientes, fazendo com que as vendas sejam impulsionadas. Fonte: radarlitoral.com.br

Programação

Para obter informações e programação completa entre em contato pelos telefones (12) 3882-3854 e 3882-3809 (Posto de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba)

Prefeito de São Sebastião preside reunião do Codivap em Cruzeiro no Vale do Paraíba

Codivap Volta 2

A 5ª Reunião Ordinária do Conselho de Prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte), em Cruzeiro, foi coordenada pelo prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, na última sexta-feira (26).
Na pauta, discussões de temas sobre o desenvolvimento e potencial dos municípios que compõem o consórcio. Entre as 490 cidades avaliadas como de interesse turístico serão selecionadas 140, onde dessas 31 passarão a ser consideradas estâncias turísticas. Os municípios classificados como estâncias podem receber aportes financeiros específicos para incentivo ao turismo.
O engenheiro Carlos Ricardo foi convidado na ocasião para falar sobre logística, com a palestra “Seremos novamente grandes”. Em seguida, os prefeitos trataram sobre “As cidades de interesse turístico”, com Fernando Zuppo, gerente executivo da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo). José Ricardo Lopes também palestrou ao representar a secretária estadual de Meio Ambiente, Patricia Faga Iglecias Lemos, onde abordou sobre o “Programa Município VerdeAzul”.
Deputados federais e estaduais também participaram do encontro. O Pe. Afonso Lobato (PV) e Flavinho (PSB), ambos deputados estaduais, compareceram à reunião juntamente com os deputados federais Márcio Alvino (PR), Eduardo Cury (PSDB) e Luiz Carlos Godim (SD). O compromisso na agenda do prefeito se deu em razão de Primazzi também ser presidente do consórcio, formado por mais de 40 municípios. “A reunião foi boa e contou com a presença de deputados estaduais e federais. Os assuntos tratados são pertinentes à realidade de nossa região”, considerou o prefeito Ernane.

Finais do Futebol de Campo e Salão agitaram São Sebastião

Copa Kids - SUB 16

O final de semana foi de decisão para os times sebastianenses. Na manhã do domingo (28), no Estádio Municipal ‘Otoniel Santos’, no Topovaradouro, região central de São Sebastião, aconteceram as finais da 7ª Edição da Copa Sebastianense de Futebol, categoria Vet 35 e Vet 50.
O prefeito Ernane Primazzi, o secretário de governo, Fábio Lopez e autoridades locais prestigiaram as partidas.
Os jogadores da categoria Vet 50 abriram a rodada. Unidos de Caraguá e Gaivota duelaram pelo primeiro lugar. A equipe Gaivota, do bairro Boracéia, ganhou a partida pelo placar de 2 a 1. O time conseguiu levar a taça depois de uma campanha invicta.
No segundo jogo do dia, na categoria Vet 35, as equipes do 7 de Setembro e Guarani entraram em campo com vontade e fizeram um jogo bem disputado.
Jogando melhor boa parte do jogo, o time do Guarani venceu a partida pelo placar de 2 a 0 e ficou com a taça de campeão da 7ª edição. No sábado (27), na categoria sub18, equipe do Cambury ficou com o primeiro lugar e levou o campeonato, em disputa contra o time do Guarani.
“A equipe de organização e times participantes estão de parabéns pelo evento. Foram vários jogos de diferentes categorias que movimentaram a cidade”, destacou Primazzi.

Copa Kids
No sábado (27) o ginásio José de Souza, o Gringão, também no Topovaradouro, recebeu as finais da 6º edição da Copa Kids de Futsal,  nas categorias sub12, sub 14 e sub 16.
No sub 16, a equipe do Walkir Wergani ganhou do time Fênix pelo placar de 4 a 1 e garantiu o título. No Sub 14, a decisão foi entre Tebar Praia Clube e Seesp Canto do Mar. A equipe do Tebar foi superior e ganhou o jogo pelo placar de 3 a 1.
E no sub 12, a disputa ficou entre Seesp Olaria e Tebar. A equipe da Seesp goleou o time adversário pelo placar de 6 a 2 e garantiu o troféu de primeiro lugar.

Competição de monotipos abre 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela nesta sexta

Monotipos (2)

As competições de monotipos abrem a 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela na próxima sexta-feira (3/7), na praia do Perequê. A partir das 9h haverá a recepção e inscrições dos participantes. A regata do dia será às 11h.
As classes de monotipos convidadas são: Star, Laser Standart, Laser Radial Feminino, Laser 4.7, Laser Radial Masculino, Snipe, Hobie Cat 16-14, Optmist, Holder, 420, Byte, Fórmula Windsurf, Fórmula One Design, Kitesurf, Tornado, Nacra 20, Dingue, Open Bic, A-Class, 29 e Windsurf Slalon. A competição prossegue até o dia 5 de julho.
Vale ressaltar que a abertura oficial da 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela será às 20h, na Praça das Bandeiras, na Vila, com a presença de autoridades do arquipélago, Banda de Fuzileiros Navais e Orquestra Popular de Ilhabela. Na ocasião também será aberta a programação cultural (www.ilhabela.sp.gov.br).
A competição de monotipos continua no sábado (4/7), às 13h, com a regata do dia. No domingo (5/7) haverá mais uma regata às 11h, em seguida a premiação na Praia do Perequê. “A realização da Semana de Vela de Monotipos junto com a competição oceânica engrandece ainda mais o evento. A Secretaria de Esporte já iniciou uma preparação especial para que a competição seja um sucesso na Capital Nacional da Vela”, destaca o secretário de Esporte, professor Antonio Cornélio.  ]
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta (3/7), primeiro dia de vento, via preenchimento de formulário, ou no email: esportes@ilhabela.sp.gov.br

Competição oceânica
Este ano, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela traz de volta os barcos da classe Bico de Proa. A tradicional Regata Alcatrazes por Boreste este ano homenageia à Marinha do Brasil pelos 150 anos da Batalha do Riachuelo e terá largada no sábado (4/7) ao meio-dia. Outra novidade é o lançamento oficial da classe HPE 30, que levará quatro barcos à raia. As inscrições seguem abertas até 1º de julho. As regatas serão disputadas de 3 a 11 de julho, com sede no Yacht Club de Ilhabela.
Estão convidadas as classes: ORC, IRC, BRA-RGS, RGS Cruiser, S40, Star, HPE 25, C30, Mini e Clássicos, além do retorno da Bico de Proa e da estreia da HPE 30. As largadas em todos os dias estão previstas para meio-dia. A 42ª Ilhabela Sailing Week tem o patrocínio de Mitsubishi Motors. Os apoios são de North Sails, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time. Mais informações sobre regatas pelo site: www.ilhabelasw.com.br

GCM flagra três indivíduos com 185 porções de maconha em São Sebastião

policia

Em patrulhamento pelas ruas do bairro Topolândia, região central da cidade, uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) prendeu dois homens e apreendeu um menor que circulavam pelo bairro com maconha e lança perfume. De acordo com o boletim de ocorrência da GCM, a apreensão foi feita durante uma operação preventiva no bairro. Na entrada da travessa Itajuibe, os guardas avistaram os três indivíduos em atitude suspeita, próximo ao escadão existente no bairro. Ao avistarem a viatura, os três jovens – de 21, 18 e 15 anos -  saíram correndo em fuga. Ao serem abordados foram realizadas buscas pessoais, sendo encontrados 185 invólucros de maconha e três vidros de lança perfume. Segundo o comandante da GCM, Edson Rosalvo dos Santos, as operações e os patrulhamentos preventivos estão sendo feitos de maneira contínua e de forma integrada com as demais instituições de segurança. “O intuito é ocupar os espaços em toda a extensão do município para melhorar cada vez mais a sensação de segurança garantindo mais liberdade aos cidadãos e as crianças”, disse. O secretário de Segurança Urbana, Marcos Jorge dos Santos, fez questão de ressaltar o preparo e dedicação de todos os agentes da Guarda. “Quero parabenizar a equipe da GCM, do comando à inspetoria, pelo sucesso da ocorrência. Isto é prova do preparo de dedicação pela causa abraçada e com isso a equipe logrou êxito na apreensão dos indivíduos, retirando das ruas o tráfico de drogas”, destacou.  As substâncias e os envolvidos foram apresentados no 1º Distrito Policial. Fonte: radarlitoral.com.br