Monthly Archives: agosto 2015

Rodovia dos Tamoios será interditada nos próximos três dias

A Concessionária Tamoios alerta os usuários da Rodovia dos Tamoios (SP-099) que, entre 1h e 5h da manhã, dos dias 1º, 2 e 3 de setembro (terça, quarta e quinta-feira), as pistas da Serra, do km 68 ao km 80,6, nos dois sentidos de tráfego, estarão totalmente interditadas. As ações serão necessárias para a passagem de 12 veículos que transportarão cargas especiais. Para evitar transtornos, os usuários não devem utilizar o trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios nos períodos de interdição.
Caso haja a necessidade de deslocamento durante o período de interdição, o usuário terá duas opções, as rodovias Paulo Rolim Loureiro – Mogi/Bertioga (SP-098) e Oswaldo Cruz – Taubaté/Ubatuba (SP-125).
Se mesmo assim, o veículo só terá a opção da Rodovia dos Tamoios, será colocado em prática um plano de contingência para garantir o deslocamento. Mas apenas em caso de extrema urgência.
A equipe da Concessionária Tamoios, em conjunto com a Policia Militar Rodoviária, realizará a operação em ação coordenada com a Transportadora Locar.
As cargas possuem licença expedida pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e autorizações das Secretarias de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Caraguatatuba, e da Divisão de Tráfego de São Sebastião.
Os usuários da Tamoios podem obter informações sobre as condições de tráfego da rodovia por meio do Twitter da Concessionária Tamoios: https://twitter.com/tamoios099.

Começam as inscrições para o Casar em Ubatuba

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Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Ubatuba organiza um casamento comunitário com uma pequena recepção para noivos, padrinhos e até dez convidados por casal.
O Casar em Ubatuba acontece no dia 29 de outubro na praia do Perequê-Açu e neste ano faz parte das comemorações do aniversário de 378 anos da cidade. As inscrições começaram nesta segunda-feira (31) no Posto de Atendimento ao Munícipe e estendem-se durante o mês de setembro. As vagas são limitadas. Vale destacar que não há cobrança de nenhum tipo de taxa, a solenidade é laica e oficializa a união civil dos casais. Moradora da região central, Barbara Carvalho, 28 anos, foi umas das primeiras da fila. Ela confessa que chorou ao saber da notícia de um casamento gratuito oferecido pela Prefeitura. “Moro junto com meu marido há 7 anos. Nunca conseguimos casar por falta de dinheiro. É meu grande sonho esse casamento, estou emocionada”, disse Carvalho. Morador do Perequê-Açu, Lucas Cavalcante, 23 anos, está começando a vida com sua namorada e marcou presença no PAM na manhã desta segunda-feira. Segundo ele, a iniciativa da prefeitura trouxe praticidade para uma decisão do casal. “A gente já estava pensando em casar. Então um amigo me avisou que a prefeitura iria organizar um casamento comunitário e gratuito, sem custos para o casal. Achamos a situação ideal e vamos participar”, conta Lucas. Já o casal Natali Vidal e Denis de Almeida, moradores do Perequê-Açu, chegaram ao PAM com o filho de três meses a tira colo. Os dois comemoram a oportunidade e a economia para os bolsos da família. “Tínhamos marcado no cartório nosso casamento para dezembro. Queríamos antes, mas não tinha data. Então ficamos sabendo pela internet do casamento e ficamos muito felizes. Além de adiantar nosso sonho, ainda conseguimos economizar e gastar esse dinheiro com o pequeno”, explica Vidal. Documentação: O evento é voltado para a população ubatubense de baixa renda e é necessária a apresentação de um comprovante de residência de pelo menos um dos noivos. Para se inscrever, solteiros precisam levar: Certidão de Nascimento original, RG e CPF (cópia e original). Divorciados: Certidão de Casamento com averbação do divórcio (original), RG e CPF (original e cópia). Viúvos: Certidão de Casamento (original), Certidão de Óbito do conjugue falecido (cópia e original), RG e CPF (cópia e original).As inscrições acontecem durante o mês de setembro, devem ser feitas por pelo menos um dos noivos no Posto de Atendimento ao Munícipe do Paço Municipal, às segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 10 horas às 15 horas. As vagas são limitadas. Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone: 3834-1004.

Ernaninho comemora isenção de TPA para sebastianenses

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Em breve, os proprietários de veículos com placa de São Sebastião não precisarão mais pagar a TPA – Taxa de Proteção Ambiental obrigatória para todos com placas de fora da cidade, quando deixam Ilhabela. Em sua última sessão, a Câmara de Ilhabela aprovou a tão sonhada isenção. A boa novidade deverá ser sancionada pelo prefeito Colucci na próxima reunião.
Esta isenção é resultado de uma luta iniciada em 2010 pelo vereador Ernaninho, de São Sebastião. “As pessoas me procuravam porque achavam injusta a cobrança devido aos laços afetivos e comerciais entre as duas cidades e principalmente a cooperação de São Sebastião para a operação balsa”. Para a cidade irmã de Ilhabela, sobravam todas as operações e despesas com pessoal para manter o fluxo da fila, sem contar a ocupação física de área urbana central.
Ernaninho enviou o primeiro pedido para o Executivo de Ilhabela em 2010 mas foram vários verbais depois. Segundo ele, de lá para cá teve grandes aborrecimentos e desgastes, que, pelo resultado agora obtido, acabam de ser relevados: “Väleu a pena”. Só o prefeito de Ilhabela poderia enviar o pedido de isenção para a Câmara de Ilhabela uma vez que é o único que pode criar ou suprimir receitas. Colucci recebeu os pedidos de Ernaninho mas temia que a proposição acabasse criando situação que o obrigasse a estender o benefício a outras cidades. “Mas nenhuma outra cidade tem as despesas que temos em função da fila”, defendia o vereador; “nossa situação é única”.
O prefeito Ernane apoiou a luta de Ernaninho: “Era uma situação de desigualdade”. Com os altos custos com a fila, inclusive em horas extras de funcionários públicos, Ernaninho chegou a propor o estabelecimento de uma TPA para todos os turistas que passassem por São Sebastião rumo a balsa, isentando os moradores de Ilhabela: “Queríamos sensibilizar Ilhabela dando exemplo de cordialidade”.
Após o sancionamento na Câmara de Ilhabela, o prefeito Colucci e os vereadores que aprovaram a isenção serão recebidos com honras por Ernaninho e demais pares na Câmara irmã de São Sebastião: “Vamos fazer a festa juntos!”, comemora Ernaninho.

Prefeitura de Ubatuba viabiliza instalação da ilmuninação no Taquaral

Deliberada nas plenárias do Orçamento
Participativo, iluminação da via foi
instalada nesta semana na Estrada do Angelim

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Deliberada nas plenárias do Orçamento Participativo, a iluminação da Estrada do Angelim foi instalada na última segunda-feira (24) no bairro do Taquaral. A demanda era esperada pela comunidade há muitos anos e entrou no planejamento da Secretaria Municipal de Serviços e Infraestrutura Pública depois do OP detectar quais eram as prioridades da população.
Os moradores do bairro acompanharam de perto a extensão da rede elétrica e estão satisfeitos com o resultado. “Moro por aqui há quase 15 anos. Andei na escuridão esse tempo todo. Agora melhorou muito. Está mais seguro e mais tranquilo circular. Ficou muito bom para toda nossa gente”, disse a moradora e dona de casa Sandra Regina.
“Este é só o começo de um trabalho que busca trazer a população para dentro da gestão, para que eles entendam como funciona o orçamento e como podemos distribuí-lo depois de elegermos as prioridades de cada comunidade”, avalia o prefeito Mauricio Moromizato.

OPI faz parte de programação musical do evento “Vermelhos 2015” em Ilhabela

O evento é promovido pelo Complexo Cultural Baía dos
Vermelhos, projeto do Instituto Infrailha Cultural

Sob a regência do Maestro Almir Clemente, a Orquestra Popular de Ilhabela se apresentará no Complexo Cultural Baía dos Vermelhos, no sul de Ilhabela

Sob a regência do Maestro Almir Clemente, a Orquestra Popular de Ilhabela se apresentará no Complexo Cultural Baía dos Vermelhos, no sul de Ilhabela

A Orquestra Popular de Ilhabela (OPI), mantida pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e pela Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) será uma das atrações do evento “Vermelhos 2015”, do Complexo Cultural Baía dos Vermelhos, principal projeto do Instituto Infrailha Cultural – entidade de direito privado de natureza cultural e sem fins lucrativos, no próximo dia 5 de setembro (sábado).
Sob a regência do Maestro Almir Clemente, a OPI se apresentará durante a performance de Renato Braz (voz) e Nelson Ayres (piano) e ainda contará com grandes participações de Teco Cardoso (sax e flauta), Daniel D’Alcântara (trompete), Alberto Luccas (baixo) e Ricardo Mosca (bateria).
O evento prossegue no dia 6 de setembro (domingo) com outras grandes atrações. O evento contará com artistas como Antônio Meneses, André Mehmari, Denise Stoklos e o grupo São Paulo Cia. de Dança, cuja performance se dará em meio às obras que marcam o início da construção do Teatro.
Com o propósito de estimular atividades artísticas e a inclusão social, o complexo é uma estrutura em fase de construção ao sul do arquipélago que inclui um anfiteatro já construído em meio à floresta, o teatro principal, cuja construção se encontra em andamento, e outras instalações e espaços destinados à realização artística em suas diversas manifestações: música, teatro, dança, cinema, literatura e artes visuais – através de apresentações públicas, ações educativas, oficinas, workshops e atividades profissionalizantes.
O projeto ainda inclui uma residência artística, conjunto de espaços para uso temporário de autores, artistas, acadêmicos e curadores – em todos os campos da criação artística e intelectual – para estadia em desenvolvimentos de trabalhos de criação. O Complexo Cultural foi idealizado por Samuel Mac Dowell de Figueiredo, que o dirige com o apoio de um conselho consultivo integrado por Fábio Magalhães, Júlio Medaglia, Ricardo Ohtake, Fernando Morais, Danilo Miranda, Walter Appel, Cássia Navas, Paulo Vannucchi, Katya Hochleitner e Marco Antônio Rodrigues Barbosa.
O complexo fica na Av. Gov. Mário Covas Júnior, nº 11.970, Ponta da Sela. Mais informações: sobre o Complexo Cultural Baía dos Vermelhos podem ser encontradas no site www.culturalvermelhos.org.br.

Secretário adjunto da Saúde estadual participa de reunião do Codivap em Ubatuba

Wilson Pollara admitiu dificuldade do Governo do Estado em dar aporte financeiro aos municípios

Reunião foi realizada nesta sexta-feira, em Ubatuba

Reunião foi realizada nesta sexta-feira, em Ubatuba

Um grupo composto por 12 prefeitos esteve reunido na manhã desta sexta-feira (28), em Ubatuba, para a 6ª reunião ordinária do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap). Entre os convidados, o secretário adjunto estadual da Saúde, Wilson Modesto Pollara.
Na ocasião, Pollara revelou as dificuldades financeiras em que o Governo do Estado está enfrentando em decorrência da crise econômica e, por conta disso, acarreta dificuldades na questão de aportes financeiros para os Municípios de todo o Estado.
A saúde e seus problemas pontuais para o Vale do Paraíba foi justamente um dos temas mais discutidos pelos prefeitos que marcaram presença na reunião. E, além da questão das finanças, os prefeitos também debateram a questão da logística de transferência de pacientes.
De acordo com o prefeito, Ernane Primazzi, atual presidente do Codivap, uma nova reunião deverá ser agendada na capital para definição de algumas estratégias. “Dentro de 15 dias todos os prefeitos irão se reunir na Secretaria de Saúde para justamente tratar de questões relacionadas a terapia e remoção de pacientes além, é claro, da necessidade de algumas mudanças para evitar a ociosidade de determinados setores de saúde do Estado”, comentou.
Durante a reunião também foram discutidos temas como a Segurança dos Caixas Eletrônicos, com uma palestra ministrada pelo coronel reformado da Polícia Militar, José Vicente da Silva Filho, Consultor de Segurança Pública que já atuou como secretário nacional de Segurança Pública, além de ter sido comandante da Polícia Militar de São José dos Campos.
A titularidade do contrato de concessão da Sabesp foi explanado durante a palestra ministrada pelo secretário adjunto de Meio Ambiente de São Sebastião, Sílvio Nogueira Filho, e o chefe de Divisão de Saneamento da Prefeitura de São Sebastião, Fábio Godoy.
O coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, setor ligado à Secretaria de Governo do Estado, Isaías José de Santana, também foi um dos convidados do dia para falar um pouco sobre a questão dos arquivos e a gestão documental com acesso à informação.

Prefeitura de Ubatuba e Sebrae oferecem palestra gratuita

Evento tem como público alvo os microempreendedores
individuais e acontece no Ubatuba Palace Hotel

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O Posto de Atendimento ao Empreendedor da Prefeitura de Ubatuba e do Sebrae-SP oferece uma palestra gratuita aos empreendedores ministrada por Eduardo de Oliveira Ilario, especialista do Sebrae.
Batizada de Sei Empreender, o evento tem como público alvo os microempreendedores individuais e acontece nesta segunda-feira (31), das 18 horas às 21 horas, no Ubatuba Palace Hotel.
O Ubatuba Palace Hotel está localizada na rua Cel. Domiciano, 500, Centro.

Prefeito de São Sebastião vai ao Tribunal de Contas defender alteração na lei de licitações

Tribunal também encontra dificuldades na interpretação da lei e defende mudanças

Pref Ernane da sugestão no  Trib de Contas de SP)  (1)

Em continuidade aos trabalhos do chamado movimento “Municípios contra a Crise”, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), o prefeito Ernane Primazzi participou na última quarta-feira (26), de uma reunião com representantes do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Entre os assuntos debatidos está a solicitação dos prefeitos referente à necessidade de alterações na lei 8666, a chamada lei da licitação.
O encontro foi realizado no auditório “Professor José Luiz de Anhaia Mello” e contou com a presença da presidente do TCE, conselheira Cristiana de Castro Moraes, do secretário diretor geral Sérgio Ciquera Rossi e mais 18 prefeitos integrantes da APM.
De acordo com o prefeito Ernane que, na ocasião também responde como presidente do Conselho de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap), a alteração nesta lei se faz necessária. “Temos de criar uma comissão, incluindo integrantes do Tribunal, para enviar ao congresso a proposta de algumas mudanças na lei que, na maioria das vezes, dificulta o andamento de obras e ações importantes para os municípios”, disse o prefeito. Primazzi lembrou também a relação da lei da micro e pequena empresa que determina a participação deste segmento em licitações. “A lei que garante participação das micro e pequenas empresas em 25% das licitações a meu ver é inconstitucional e fere o princípio da economicidade”. Na avaliação do secretário diretor geral do TCE, a alteração nesta legislação, de fato, se faz necessária. “O Tribunal também está brigando por estas mudanças e acho fundamental participarmos desta movimentação, porque nós mesmos consideramos esta lei da micro e pequena empresa ruim”, frisou Rossi.

Grupo de Ilhabela recebe Moção de Louvor da Câmara por destaque em Campeonato Mundial de Hip-Hop

A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor ao grupo “Dança de Rua é Arte” de Ilhabela pela participação no Campeonato Mundial de Hip Hop, realizado em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, representando o Brasil e o município de Ilhabela.  A honraria foi proposta pela vereadora Rita Janete, Drª Rita (PTdoB) e aprovada por unanimidade.

A Câmara de Ilhabela concedeu Moção de Louvor ao grupo “Dança de Rua é Arte” de Ilhabela pela participação no Campeonato Mundial de Hip Hop, realizado em San Diego, na Califórnia, Estados Unidos, representando o Brasil e o município de Ilhabela. A honraria foi proposta pela vereadora Rita Janete, Drª Rita (PTdoB) e aprovada por unanimidade.

Inscrições para Oficina de Fotografia terminam em uma semana em São Sebastião

 A fotógrafa Nicia Guerriero ministra Oficina de Fotografia no Observatório Ambiental, na Rua da Praia

A fotógrafa Nicia Guerriero ministra Oficina de Fotografia no Observatório Ambiental, na Rua da Praia

A Prefeitura de São Sebastião promoverá até novembro, a oficina “Introdução e Novas Técnicas em Fotografia” com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (2).
Ministrada por Nicia Guerriero, em parceria com as secretarias de Turismo e Cultura (Sectur), e Meio Ambiente (Semam), o curso é dividido em dois períodos, mas há vagas somente para a turma da manhã. “As aulas são sempre às quartas-feiras. Cada turma conta com cerca de 10 alunos”, disse a fotógrafa. “Mas ainda dá tempo para fazer a inscrição para a turma da manhã”, acrescentou, informando que as aulas são realizadas no Observatório Ambiental, na Rua da Praia, no Centro Histórico do município. Segundo a professora, a oficina proporciona vivência em fotografia, novas técnicas e o trabalho em desenvolver o olhar fotográfico. “Além da parte de tirar fotos, também há a edição das imagens no computador. O curso contempla todas as fases da fotografia”, comentou.
A turma da manhã da Oficina de Fotografia tem aulas das 9h30 às 12h. Caso as inscrições ultrapassem o limite de vagas, será feito um cadastro de reserva para próxima oportunidade.
Completa, a turma da tarde entra em cena às 14h e sai às 16h30.
Serviço: Para realizar a inscrição e obter mais informações pelo telefone: (12) 3865-1595, ou (12) 98543- 0779. Ou ainda acessar o site: www.niciaguerriero.com.br