Monthly Archives: setembro 2015

Região Central de São Sebastião ganha iluminação de LED e mais um Centro Comunitário

Assim como a Rua da Praia, todas as outras do Centro Histórico contarão com o cabeamento de energia elétrica subterrâneo

Assim como a Rua da Praia, todas as outras do Centro Histórico contarão com o cabeamento de energia elétrica subterrâneo

A região central de São Sebastião terá em breve nova iluminação, além de ganhar mais um Centro Comunitário. O prefeito Ernane Primazzi anuncia que o trecho da Balsa até o bairro São Francisco, na região central da cidade, receberá nova iluminação, em LED. Assim, o percurso com mais de sete quilômetros será iluminado com a nova tecnologia. A iluminação de LED é uma tecnologia limpa, de baixo consumo energético e alta eficiência, que permite fontes de iluminação controláveis, ajustáveis, inteligentes e comunicativas. “A iluminação de LED é além da beleza, mas uma questão de segurança”, considera o prefeito Ernane Primazzi. Além de toda região central ganhar nova iluminação, está sendo também construído um Centro Comunitário no Morro do Abrigo. A obra se dá em razão do prefeito Ernane ter intermediado e conseguido custear a construção como compensação que a cidade terá com as obras de continuação da Rodovia dos Tamoios, chamada de Contorno Sul. O prefeito Ernane explica que em conversas com a construtora Queiroz Galvão, empresa que executa a construção do novo acesso, foram acordadas diversas compensações à cidade, entre elas a construção de um Centro Comunitário. “Essa parceria com a Queiroz Galvão contempla aquela região pelo desconforto que a obra vem causando. Além de ser um sonho, uma reinvindicação de 30 anos dos moradores”, falou o prefeito. Segundo ele, o prazo inicial para entrega é em maio de 2016. O local contará com uma quadra coberta, espaço para eventos, salas para cursos e um salão para eventos sociais. “Como por exemplo, a festa de Folia de Reis, que é tradicional”, comentou o prefeito Ernane.

Centro Histórico
O Centro Histórico de São Sebastião também receberá investimentos na iluminação. A partir de novembro, o Centro Histórico, que passa por obras de revitalização, deve ganhar cabeamento subterrâneo de energia elétrica. Além de ser uma nova tecnologia, com maior eficiência, a Administração Municipal aponta também o ganho com a redução na poluição visual em um local turístico. Para a revitalização do Centro Histórico, a Prefeitura firmara convênio com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, destinados à restauração de vias públicas no Centro Histórico. As obras realizadas pela atual Administração contemplam a revitalização com respeito aos padrões estéticos e arquitetônicos do local, em razão da importância na historicidade para o município. A revitalização do Centro Histórico potencializa o turismo e assegura ser a primeira 100% acessível do Brasil. Isto representa a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, em novo conceito de mobilidade na região.

Biblioteca de Ubatuba participa da mobilização nacional Dia de Ler. Todo Dia!

Objetivo da mobilização é incentivar hábito da leitura e seus
benefícios entre pessoas de todas as idades

Aula de história em quadrinhos, doação de livros, leitura infantil e sarau filosófico são algumas das atividades que integram a programação da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense” como parte da mobilização nacional “Dia de Ler. Todo Dia”, que acontece na quinta-feira, dia 1 de outubro.
O evento acontece no espaço da biblioteca, que se localiza na Praça Treze de Maio, 52, no Centro de Ubatuba, assim como na própria praça. O objetivo da mobilização é incentivar o hábito da leitura e seus benefícios entre pessoas de todas as idades.

Confira a programação, divulgue e participe!

8h – Intervenção musical na Praça 13 de Maio e na biblioteca, com a flautista Fernanda Pairol
9h – Cerimônia de abertura do “Dia de Ler. Todo Dia!”
9h15 – Aula inaugural da oficina de História em Quadrinhos, com Cássio D’Avila, que acontecerá em outubro e novembro às terças e quintas, das 9 às 11 horas
10h – Apresentação do espetáculo de teatro de bonecos ALEXIS E OS XERIFES DA NATUREZA
13h30 – Leve Livros – doação de livros nos bancos e na ponte sobre o lago da Praça 13 de Maio
14h30 – Leitura de poesia para os convidados
16h – Leitura do texto de dramaturgia infantil O SACI PREGANDO PEÇA, de Márcia Camargos, pelos atores do grupo de teatro apoiado pela FUNDART
17h – Sorteio de livros
17h30 – Sarau filosófico com Guilherme Germer e Natalia Rugnitz.
Os saraus acontecerão de outubro até a primeira quinzena de dezembro, todas as quartas, entre 16 e 17h30.
Mais informações:
Telefone: (12) 3832-4584 ou na página: https://www.facebook.com/bibliotecaubatuba

Triangular de basquete acontece em São Sebastião neste final de semana

Gringão receberá jogos de basquete feminino

O ginásio José de Souza, o “Gringão”, no Topovaradouro, região central da cidade, sediará o triangular de basquete feminino entre os dias 3 e 4 de outubro. São Sebastião, Monguaguá e Abask participarão do torneio.
Monguaguá e Abask abrirão o triangular, às 11h30, no sábado (3). Na sequência, as anfitriãs irão encarar Monguaguá, às 15h. E para fechar o dia, Abask e o quinteto sebastianense entrarão em quadra às 19h. O encerramento do triangular acontecerá no domingo (4) às 11h, entre São Sebastião e Abask.
O desafio servirá como preparação para disputa dos Jogos Abertos, com data e local a serem definidos. São Sebastião garantiu a vaga na competição após conquistar medalha de ouro nos Jogos Regionais, em Taubaté, no mês de julho.
Sob o comando técnico das professoras Helza e Hanna Hartog, o time de basquete é formado pelas jogadoras Amanda Oliveira, Natália Lopez, Gabriela Santana, Ananda Nara, Joyce Reis, Shaine Maciel, Isadora Peres, Marilia Ramos Alane Alves, Thaís de Sousa, Bruna Lisboa e Cláudia Porazza.
Sub-16
O time Sub-16 de São Sebastião participou recentemente da Copa Estado de Basquete. Buscando uma renovação na equipe, foi a primeira participação das meninas em um jogo. A técnica comentou que a ansiedade e o nervosismo estavam evidenciados no desempenho. “Algumas atletas relataram ter sido difícil dormir na noite anterior aos jogos”, comentou Helza. Segundo a professora, essa equipe é um recomeço para o basquete feminino, que estava somente com o time adulto há alguns anos disputando torneios importantes. “Agora com essa nova geração, a renovação é automática; com isso, as jogadoras mais velhas têm grande responsabilidade e servem como espelho para a nova categoria”, disse.
Serviço: Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h, no Gringão.

Último fim de semana do “Dança e Movimento” em Ilhabela traz grandes atrações para a Vila

FOTO 01 - FESTIVAL DANÇA - LINK

O último final de semana do 18º Dança e Movimento terá programação dupla todas as noites, e será num palco montado na Praça das Bandeiras, na Vila. O evento é realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão e pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela). A programação trará nesta sexta-feira (2/10), às 21h, a Cia. Repentistas do Corpo com “Tupiliques – O Espetáculo”. Trata-se de um cruzamento entre dança, teatro, percussão corporal e humor. A companhia, fundada em 2001, tem como inspiração as diferentes manifestações da cultura brasileira, especialmente as que se apresentam na literatura, na música e nas festas populares. Nessa mesma noite, às 22h, também vai se apresentar a Ribeirão Preto Cia. de Dança com o espetáculo “Link”. Criada em 2008 e dirigida por Luciana Junqueira e Thiago Junqueira, a companhia caracteriza-se pelo dinamismo, revelando novos talentos e investindo numa constante formação profissional. O espetáculo tem como tema central as relações pessoais de dependência e de influência. No sábado (3/10), a abertura será feita, às 21 horas, pelo Corpo de Baile de Caraguatatuba, com “Colcha de Retalhos”. A composição coreográfica parte da pesquisa histórica de miscigenação dos próprios integrantes da companhia. Às 22h será a vez da Cisne Negro Cia. de Dança estrear no Dança e Movimento, e em Ilhabela, apresentando três trabalhos marcantes de sua trajetória artística: O Boi no Telhado (1994), Além da Pele (1999) e Trama (2001). Considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, dentro da sua filosofia encontram-se a originalidade, a tradição e a preocupação de formar novas plateias, buscando públicos capazes de apreciar a inovação e a beleza. No domingo (4/10), às 20h, a Cia. Eclipse Cultura e Arte apresentará o espetáculo “Impermanência”, com uma bela trilha sonora do Projeto Pendulum. O grupo recebeu inúmeras premiações desenvolvendo trabalhos e pesquisas sobre danças urbanas e hip hop. O fechamento do 18º Dança e Movimento será feito, às 21h, pelo Ballet de Londrina, com o espetáculo “Sem Eira Nem Beira”. Essa companhia marca o cenário da dança brasileira por meio do rompimento de valores estéticos e pela construção de uma linguagem própria, celebrada pelo público e reconhecida pela crítica. Inspirado na cultura popular, “Sem Eira Nem Beira” funde a dança dos brincantes nordestinos à linguagem contemporânea. Assim, manifestações como o frevo, o maracatu, o caboclinho, o cavalo marinho e as quadrilhas aparecem estilizados numa coreografia que transporta o espectador para as festas e para a devoção do Nordeste brasileiro. O Espaço Cultural Pés no Chão fica na Rua Macapá 72, na Barra Velha, em Ilhabela-SP. Mais informações pelo telefone: (12) 3896-6727 ou por meio da homepage www.pesnochao.org.br e www.facebook.com/18danca. Indicação: Livre. Entrada Franca

Confira a programação do 18º Dança e Movimento:

2 de outubro (Sexta-feira)
21h – Cia Repentistas do Corpo – «Tupiliques» O Espetáculo
22h – Ribeirão Preto Cia. de Dança – Link
Local: Vila
3 de outubro (Sábado)
21h – Corpo de Baile de Caraguatatuba – Colcha de Retalhos
22h – Cisne Negro Cia de Dança – Boi no Telhado – Além da Pele – Trama
Local: Vila
4 de outubro (Domingo)
20h – Cia Eclipse Cultura e Arte – Impermanência
21h – Ballet de Londrina – Sem Eira nem Beira
Local: Vila

Violência contra criança e adolescente é discutida em São Sebastião

Teatro Municipal - Luciano Vieira PMSS

Cobrar ações efetivas referente ao combate da violência contra crianças e adolescentes. Este é o principal objetivo do I Fórum de Combate a Violência contra a Criança e o Adolescente que será realizado no próximo dia 9, a partir das 9h no Teatro Municipal de São Sebastião. O evento é aberto ao público.
Promovido pela Secretaria de Saúde e pelo Conselho de Vigilância à Violência (Comviv) o encontro reunirá autoridades, órgãos públicos e representantes de entidades do terceiro setor que lidam diretamente com as questões que envolvem a violência contra a criança e o adolescente em toda a cidade.
Na programação do evento (confira abaixo) estão temas como o Olhar da Lei, da Mídia, Conceitual, Pedofilia além da elaboração de propostas com representantes do Ministério Público, advogados, médicos e representantes do Comviv.
Para o pediatra Vladnei Talhada de Lima, o evento tem uma grande importância para as tratativas e deliberações voltadas ao tema. “Temos de chamar a atenção de todos os agentes envolvidos e mostrar para eles que há responsabilidades e ações que precisam ser colocadas urgentemente em prática com o objetivo de garantir a segurança e o bem estar de milhares de crianças e adolescentes que diariamente sofrem com violência e maus tratos”, afirmou.

Programação

9h | Abertura
9h30 | O Olhar da Lei
O Estatuto da Criança e do Adolescente: Avanços e Retrocessos
Palestrante: Ana Carolina G. Villaboim (promotora de Justiça de São Sebastião)
10h30 | Pedofilia
Palestrante: Vinícius B. de Lima (advogado)
11 | O Olhar da Mídia
O Olhar da Mídia e a necessidade da integração
Palestrante: Priscila Siqueira (jornalista)
12h | Almoço
13h30 | O Olhar Conceitual
Violência Física, Violência Sexual
Palestrante: Vladnei Talhada de Lima (pediatra/advogado)
14h30 | Elaborando Propostas
Ministério Público, Advocacia, Medicina, Comviv
16h | Grupo de Teatro Sectur
Conatus (direção Marcia de Siene)
17h |Encerramento

Caraguá forma 1ª turma de gerente de cidade

Curso ofereceu pós-graduação aos servidores públicos municipais em parceria com a FAAP

DSC_9211

A Prefeitura de Caraguá formou a primeira turma de pós-graduação em Gerente de Cidade, em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Ao todo, 22 servidores públicos de setores distintos da Administração Municipal concluíram o curso, que teve a cerimônia de formatura na última sexta-feira (25/9/2015). A formação teve início em abril de 2013 e carga horária de 369 horas. Nesse período, os alunos tiveram matérias diversas das áreas de Administração, Direito e Economia, entre outras.  O objetivo foi capacitar os funcionários para o uso de modernas ferramentas a fim de tornar a administração pública municipal mais eficiente, com foco do cidadão-cliente.  O Prefeito Antonio Carlos, patrono da turma, agradeceu aos formandos pelo empenho, dedicação e profissionalismo e anunciou a abertura de uma terceira turma para o próximo ano. A segunda turma já está em andamento. Ele recordou que a ideia de trazer o curso para Caraguá surgiu há 16 anos, quando a Chefe de Gabinete, Eloiza Antunes, concluiu essa mesma pós-graduação, pela FAAP, em São José dos Campos.  “Sempre insisto que o Poder Público deve se colocar no lugar do cidadão para atendê-lo da melhor forma. Isso é possível com foco, amor, compromisso e excelência na gestão. Nosso ideal sempre foi o de proporcionar o melhor para Caraguá e para quem visita a cidade. Os formandos têm esse compromisso”, afirmou o prefeito. O coordenador geral da FAAP, Mario Pascarelli Filho, agradeceu ao prefeito pela confiança e parceria. Também afirmou que os problemas enfrentados pelo país decorrem principalmente da falta de conhecimento em gestão pública. “Agora, vocês como gerentes de cidade procurem sempre fazer muito bem cada um a sua parte com eficiência, eficácia e efetividade. Sejam generosos, porque no final somos julgados pelo que fazemos de graça, com amor”, ressaltou. O paraninfo e professor da pós, Washington Luís Campos Cunha, disse aos formandos que a finalidade principal da Administração Pública é a melhoria de vida da população e que os novos gerentes terão esse encargo em todas as ações que empreenderem junto aos cidadãos de Caraguá. A Secretária de Planejamento e Tecnologia da Informação, Flávia Oliveira Silva, oradora da turma, ressaltou a visão empreendedora do Prefeito Antonio Carlos e sua atuação como cientista político. “O Prefeito trouxe o que há de mais atual em Administração Pública para os servidores e a população de Caraguá”, afirmou.  O jornalista Paulo Henrique dos Santos, aluno homenageado por alcançar nota máxima em todas as provas e trabalhos, disse que a capacitação permitiu uma visão aprofundada do administrador público. “A percepção geral sobre como elaborar e praticar políticas públicas, oferecida pela pós, foi excelente. Como é o trabalho do administrador público, na prática, em relação ao orçamento, distribuição de verbas, atendimento ao cidadão. Ou seja, fazer sempre mais com menos”, afirmou.

Polo Guri inaugura sua nova sede em Ilhabela

PROJETO GURI (2)

A Prefeitura de Ilhabela inaugurou, na noite desta terça-feira (29/9), a nova sede do Polo do Projeto Guri, na Barra Velha. O projeto é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), oferecendo cursos de iniciação musical para crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos. A nova sede conta com três salas e toda a estrutura para receber os 65 alunos que frequentam as aulas de canto coral, percussão e violão. A solenidade de inauguração contou com apresentações dos alunos do polo local e do polo de Caraguatatuba, que presentearam o público com grandes apresentações instrumentais, com percussão e violão, e canções brasileiras com a junção dos corais dos dois polos que emocionou a plateia. O repertório das apresentações contou com o acompanhamento educador musical Wanderley Alves, de Caraguatatuba, e dos educadores Erick Peres Lins dos Santos, Willian Fernandes e Daniela Bruder, do polo de Ilhabela. “A inauguração de uma sede do Polo Guri é sempre um acontecimento de muita alegria, quero expressar meu reconhecimento e agradecer à Prefeitura de Ilhabela pela inovação de suas ações culturais no município, principalmente suas atividades voltadas às crianças e adolescentes”, afirmou a coordenadora regional do Projeto Guri de São José dos Campos, Roxana Moyano, que prestigiou o evento juntamente com outros representantes do projeto: a supervisora de desenvolvimento social, Gisele Lopes; os supervisores educacionais Tiago Oliveira, Alexandre Pereira e Guilherme Santos; e a coordenadora do pólo de Caraguatatuba, Ariadne Mello. O secretário da Cultura e presidente da Fundaci, Nuno Gallo, representando o prefeito Toninho Colucci – em viagem oficial à Argentina – comentou a importância do ensino musical para o desenvolvimento das crianças e falou desta modalidade de arte também como escolha profissional, dando o exemplo de diversos músicos locais que vivem de seu talento. “A música é uma linguagem universal que realmente toca nossas almas, aguçando nossa sensibilidade e emoções e isto ninguém tira da gente”, comentou o secretário Nuno, desejando bom trabalho aos professores e alunos do projeto agora na nova sede. A coordenadora municipal do Projeto Guri em Ilhabela é Célia Vicentine. O novo endereço do projeto é Rua Ernesto de Oliveira, nº 996 – Barra Velha. Telefone: (12) 3895-8215.

Prefeito de São Sebastião recebe comandante do Serviço Militar

A visita de orientação técnica foi realizada hoje (30), no Gabinete

Exército Brasileiro tenente-coronel no gabinete prefeito Ernane - Halsey Madeira -PMSS  (2)

O prefeito Ernane Primazzi recebeu hoje (30), em seu gabinete, acompanhado do secretário de Governo e de Esportes, Fábio Figueiredo Lopez, o tenente-coronel da Artilharia, chefe da 4ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), Eduardo Shigueru Hamaoka. De acordo com Hamaoka, foi uma visita de orientação técnica sobre os trabalhos realizados na Junta Militar de São Sebastião, destacando-se problemas e encaminhamentos. O prefeito é presidente da Junta de Serviço Militar, órgão da Prefeitura. O oficial agradeceu o apoio do prefeito e do secretário aos munícipes, lembrando que sem o documento de reservista o jovem não consegue cidadania, ou seja, estudar, trabalhar, votar, prestar concurso, tirar passaporte e outros. Também participaram da reunião no gabinete: Tânia de Fátima Ferreira, secretária da Junta Militar local, capitão Eugênio Mochon, da Comunicação Social da 4ª CSM de São José dos Campos, tenente Jorge Souza da Silva, delegado do Serviço Militar de São José dos Campos – responsável por 11 municípios – e Isaac Aparecido de Oliveira, auxiliar do delegado Jorge Souza e funcionário da Prefeitura de São José dos Campos. Após a reunião com o prefeito, o chefe da 4ª CSM (Circunscrição de Serviço Militar), tenente-coronel Eduardo Shigueru Hamaoka, foi à Delegacia da Capitania dos Portos, na Rua da Praia, realizar uma orientação técnica.

Matemática na robótica encanta alunos de Caraguá

DSC_4144

“Como a Matemática é empregada na Robótica” foi o tema da aula prática que oito alunos de diferentes unidades escolares de Caraguá acompanharam no último sábado (26/9/2015), no Instituto Federal São Paulo – IFSP/Campus Caraguatatuba. Os estudantes (seis meninos e duas meninas) aprenderam como montar um robô e a programar seus movimentos pelo computador.
Para desenvolver as atividades, eles tiveram que resolver problemas de Raciocínio Lógico. Daniel Moura Carvalho, 12 anos, da EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (CIDE Norte – Casa Branca), disse que aprendeu como projetar os movimentos do robô de forma mais simples ou complexa. “Tivemos que calcular como a máquina ia fazer um quadrado ou um círculo de acordo com o grau de projeção”, contou.
A menina de 11 anos, Michele Pascoal Santos, da EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), disse que não sabia que a robótica é um ramo da ciência cheio de possibilidades. “Ajudei a montar e andar um robô veículo. Foi muito legal e interessante. A aula me mostrou que, usando o Raciocínio Lógico e a Matemática, podemos fazer tudo de várias formas e mais rápido”, afirmou.
O diretor do IFSP/Campus Caraguatatuba, Nelson Alves Pinto, e o professor, Marcelo Hatugai coordenam as aulas. “Nossa proposta é que os alunos tenham outro olhar para a Matemática. Nessa aula eles aprendem a economizar bateria, calcular a distância do deslocamento, a rota mais curta do robô. Montagem e programação também fazem parte do conteúdo”, explicou.
No total, 88 alunos participarão do projeto que terá a duração de 11 semanas. A aula será ministrada sempre aos sábados, das 8h às 12h. No próximo ano, o IFSP/Caraguatatuba e a secretaria de Educação pretendem ampliar a parceria para que um número maior de alunos seja contemplado com a atividade.

Semana Municipal do Idoso é aberta e terá jogos, cursos e baile em Ilhabela

Semana do Idoso (2)

A Semana Municipal do Idoso já começou em Ilhabela. Na manhã desta quarta-feira (30/9), na Biblioteca Municipal “Prefeita Nilce Signorini”, na Barra Velha, foi realizada a cerimônia oficial de abertura, com a presença de autoridades e idosos dos projetos esportivos, culturais e sociais desenvolvidos pelo Fundo Social e Prefeitura. O evento será realizado até o próximo sábado (3/10), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso (1° de outubro), e contempla uma programação com jogos, cursos e baile. A abertura teve a participação da vice-prefeita Nilce Signorini – que na ocasião representou o prefeito Toninho Colucci, em viagem oficial à Argentina – além dos secretários municipais Lúcia Heidorn Reale Colucci (Saúde), presidente do Fundo Social; Antonio Cornélio (Esportes), Danilo Giamondo (Desenvolvimento Social), Nuno Gallo (Cultura), Luizinho Faria (Governo) e Luiz Biondi (Administração). A Câmara Municipal de Ilhabela foi representada pelos vereadores Carlos Aberto de Oliveira Pinto – Carlinhos e Cleison Ataulo Gomes – Guarubela. A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Shirley Cunha Leite, também prestigiou a solenidade. “É importante termos alegria para viver. Nada de palavras negativas e sentimentos ruins. Devemos ler, se atualizar e sempre produzir. Todo dia é uma oportunidade de sermos felizes”, disse a vice-prefeita Nilce Signorini.
Segundo a presidente do Fundo Social de Ilhabela e secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci, a continuação do desenvolvimento do trabalho com melhor idade é o objetivo do município. “Todo o trabalho é feito para vocês (idosos), sempre com a intenção de oferecer uma qualidade de vida ideal. São diversas atividades ao longo do ano, com uma participação efetiva. Isso deixa a gente muito feliz. Boa semana a todos”, destacou.
“Buscamos sempre a inclusão e atenção aos idosos, para que eles tenham uma qualidade de vida melhor e participem das atividades oferecidas”, complementou o secretário de Desenvolvimento Social, Danilo Giamondo.
O secretário da Cultura, Nuno Gallo, afirmou que a participação dos idosos em eventos esportivos e culturais é motivador. “A alegria que eles (idosos) passam é nossa referência para o futuro. Fico muito orgulhoso em participar. Todos os idosos merecem carinho e respeito”, comentou Nuno. “Todos nós temos uma missão, uma caminhada. Parabéns pela dedicação de vocês (idosos) e parabéns também a toda equipe do Fundo Social. Que tenhamos ótimos dias e muito sucesso. Essa administração respeita o idoso da maneira que ele merece. Boa semana a todos”, disse o secretário de Governo, Luizinho Faria.
Ainda na cerimônia de abertura da Semana Municipal do Idoso, o secretário de Finanças, Maurício Calil, fez uma palestra sobre educação financeira. A programação do dia continua com a disputa dos jogos de mesa, às 14h, no Centro de Convivência da 3ª Idade (CCTI), na Barra Velha.
Na quinta-feira (1°/10), às 14h, também no CCTI, na Barra Velha, tem curso de panificação e sorteio de prêmios.
Já na sexta (2/10) o encontro é na Praia do Perequê, com aula aberta, às 8h, e campeonato de vôlei adaptado, às 9h. Às 18h, na Praça Elvira Storace, no Perequê, tem Música na Praça.
O último dia da programação da Semana do Idoso 2015 reserva o tradicional baile de encerramento, às 21h, no Centro de Convivência da 3ª Idade, na Barra Velha, no sábado (3/10). É importante destacar que durante o período do evento, Ilhabela receberá outras cidades convidadas. Todos os idosos estarão envolvidos em diversas atividades esportivas e culturais, como competições esportivas, palestras, bailes e danças. A Semana Municipal do Idoso de Ilhabela é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, com apoio das Secretarias Municipais de Cultura, Desenvolvimento Social, Educação e Esportes.