Monthly Archives: novembro 2015

Ilhabela terá “Natal ao Mar”, um espetáculo de projeções consagrado em Gramado-RS

Abertura será no dia 4 de dezembro (sexta), às 20h30, com a presença de Cid Moreira,
que faz narrações de passagens bíblicas durante o espetáculo de imagens projetadas no mar, luz e som.
Evento será realizado ao longo do mês de dezembro em frente ao píer da Vila

NATAL AO MAR_02

Um espetáculo que vai fazer você e sua família se emocionarem. A Prefeitura de Ilhabela promove durante o mês de dezembro o “Natal ao Mar Ilhabela”, um espetáculo de projeção de imagens, efeitos sonoros e música, consagrado em Gramado-RS. A abertura oficial será no dia 4 de dezembro (sexta), às 20h30, na Praça das Bandeiras, com as projeções em frente ao píer da Vila. O espetáculo “Natalis” será apresentado aos finais de semana, de sexta a domingo, e ampliado na última semana (dias 4,5,6,11,12,13,18,19,20,21,22 e 23 de dezembro), sempre às 21h. A tradição da história natalina será contada por meio de muita tecnologia, a exemplo do “Natal Luz”, realizado na bela cidade da Serra Gaúcha, que desperta emoção e celebra a religiosidade do Natal de uma maneira inovadora. Acompanhadas da narração emocionante de Cid Moreira, os jatos d’água ganham imagens das passagens bíblicas e efeitos sonoros. Por meio da tecnologia water screen, projeções de imagens em dois telões de água com dimensões de 200m² em frente ao píer da Vila revelam cenas com efeitos especiais. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci destaca a felicidade em promover o espetáculo no município. “Realmente este é um espetáculo que vai emocionar moradores e os turistas que nos visitam, além de ser um grande atrativo turístico no mês do Natal. A temporada vai começar mais cedo com o Natal Ao Mar, Arena Cross e o Vem Verão, fomentando o turismo, a economia da cidade e assim garantindo os empregos no município”. O secretário de Turismo, Harry Finger, destacou a realização do Natal Ao Mar. “É um espetáculo consagrado em Gramado, cidade gaúcha que é um dos destaques nacional no desenvolvimento do turismo, e pela primeira vez teremos em Ilhabela, o que certamente vai encantar moradores e atrair turistas”.
Arena Cross e Vem Verão!
Ilhabela também será palco da grande final do Arena Cross 2015, a maior competição de motocross do país, no dia 5 de dezembro. Com transmissão ao vivo pelos canais SporTV, Bandsports e Band Internacional, o arquipélago recebe pela primeira vez o evento, na área localizada na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 518, na Barra Velha (em frente à Delegacia). A abertura dos portões será às 16h, com treinos cronometrados a partir das 16h30 e provas às 19h. Para adquirir o ingresso basta levar 2kg de arroz ou feijão nas concessionárias Honda em Ilhabela ou em São Sebastião. Para obter informações sobre ingressos “Torcida VIP Coberta” acesse www.arenacross.com.br. Também no mês de dezembro, a chegada da estação mais quente do ano será novamente brindada com grandes shows musicais. É o “Vem Verão”, que será promovido pela Prefeitura nas areias da praia do Perequê, sempre às 22h. A abertura será no dia 10 de dezembro (quinta), com show do cantor Nando Reis. No dia 11 (sexta) será a vez da banda de reggae Chimarruts e no dia 12 (sábado) show com O Rappa. Fechando a programação no dia 13 de dezembro, o sertanejo universitário de Talis & Welinton.

“NATAL AO MAR ILHABELA”
Espetáculo Natalis
Dias 4,5,6,11,12,13,18,19,20,21,22 e 23 de dezembro), sempre às 21h
Local: Praça das Bandeiras – Projeções em frente ao píer da Vila

Festival na Enseada atrai judocas de várias categorias e diferentes idades

O evento contou com uma apresentação de coreografia dos alunos do Projeto Garoçá

Festival de Judô (3)

O bairro da Enseada, na Costa Norte de São Sebastião, recebeu neste domino (29), o 12º Festival de Judô. O evento aconteceu na Escola Municipal Solange de Paula (Pônei Azul), no período da manhã e reuniu um bom número de judocas. O festival marcou o encerramento das Escolas de Esportes da modalidade na cidade e foi também uma confraternização entre os esportistas. Para muitas dessas crianças esta foi a primeira competição no esporte. Por isso não existem vencedores nem perdedores, todos receberam medalhas de participação. Gabriel Castro, 10, contou já ter participado outras vezes, mas que essa vitória teve um gostinho especial. “Usei a técnica da força do oponente e consegui dar um hipon no final”, afirmou o garoto. Marcelo Gomes, morador do bairro de Maresias e pai da Valentina Gomes de quatro anos, comentou que além de ser uma prática esportiva, as crianças também aprendem ensinamentos importantes, como disciplina e respeito. “Estou tentando incentivar, mostrar o judô como uma filosofia de vida para que seja uma pessoa de bem”, frisou. De acordo com a sensei Rogéria Cozendey, deu tudo certo e o evento serviu como estimulo e primeira experiência para muitos. “Já são 12 anos fazendo esse trabalho e é importante destacar que o festival mostra o que treinamos durante o ano e deixar como estímulo para pequenos judocas continuarem na modalidade”, destacou. A competição contou com a participação do sensei Harley do Amaral, diretor regional de Judô e Arthur Zumbano, diretor de mesários da Federação do Vale do Paraíba. “Compareço todo ano neste festival e tento trazer o maior número de alunos, para todos vivenciarem uma competição”, comentou Zumbano. Rogéria fez questão de destacar todo o apoio recebido pela Administração por meio da Secretaria de Esportes.Participaram judocas a partir de quatro anos de idade e diferentes categorias, atletas e professores da cidade de Caraguatatuba, Tebar Praia Clube e as crianças do projeto Garoçá, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh).
Rogéria Cozendey
No sábado (28), a atleta Rogéria Cozendey recebeu o prêmio de campeã do F3 Pesado do Ranking Nacional de Judô. Na disputa com mais de 20 atletas, a sebastianense conquistou bons resultados durante o ano e garantiu o primeiro lugar. “É um trabalho do ano todo, um reconhecimento como atleta e profissional. É muito importante ver o nome de São Sebastião e o meu nome em âmbito nacional. Sentimento que não tem preço”, afirmou.

Prefeitura de Ubatuba realiza formação de agentes educacionais concursados

capacitacao-agentes-educacionais

Cerca de 30 agentes educacionais concursados na Prefeitura de Ubatuba participam de capacitação de ingresso para o trabalho nas creches municipais. A formação começou no dia 24 de novembro e vai até o dia 4 de dezembro.  Os profissionais concursados passam meio período na capacitação teórica, que inclui temas como a criação de vínculos, o estímulo psicomotor, questões relacionadas ao desenvolvimento infantil, cuidados básicos, rotina escolar, direitos e deveres do servidor público, alimentação escolar e primeiros socorros. No outro período, eles desenvolvem atividades práticas nas creches. O prefeito Mauricio parabenizou os novos concursados, enfatizando o mérito de todos os aprovados na conquista de seu posto de trabalho. E destacou a importância da formação: “A capacitação é um elemento para que cada um e cada uma comece ainda mais preparado suas atividades e possa contribuir efetivamente na melhoria da educação do município”.  O prefeito também destacou a importância das cotas no combate às desigualdades históricas que marcam a população brasileira e que têm origem no passado escravocrata do país.

IPTU da Petrobras: Tribunal de Justiça decide por unanimidade a favor da Prefeitura

Os desembargadores da 14ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decidiram por unanimidade, nesta quinta-feira, em favor da Prefeitura de São Sebastião, na ação que questionava a elevação da alíquota do imposto predial cobrada pelo município, por suas instalações industriais. A empresa, propondo a ação, insurgiu-se contra a definição da alíquota, proposta pelo Executivo e aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de São Sebastião. Com isso, passou a depositar em juízo os valores correspondentes ao IPTU devido. Assim que o respectivo acórdão fôr publicado o Jurídico da Prefeitura irá preparar um pedido de execução provisória solicitando a liberação dos valores depositados em juízo, com suas devidas atualizações.
De acordo com o prefeito Ernane Bilotti Primazzi, além de representar mais um passo em direção à normalidade tributária e orçamentária do município, que vem sendo grandemente prejudicado nos últimos três anos pela decisão da Petrobras de depositar judicialmente os valores devidos pelo IPTU, a decisão unânime dos desembargadores do Tribunal de Justiça sinaliza a correção das decisões tributárias do município, sempre tomadas respeitando-se os trâmites técnicos e legais. “Nós tivemos que nos adaptar nestes três anos, após a surprêsa de ver a Petrobras depositar em juízo aquilo que é devido ao povo de São Sebastião. Mantivemos a máquina funcionando, mas estávamos certos de que as nossas decisões eram as mais justas, até porque, neste caso, em que aumentamos a alíquota do IPTU, não fizemos nada fora do normal: Bertioga cobra 3,5% de todos; Caraguatatuba cobra 4% de instalações como a Base de Gás. São Sebastião é que cobrava menos do que os vizinhos, mesmo tendo parte significativa de sua área urbana central ocupada e limitada pelas instalações do Tebar. Essa ação tem reflexos sobre as duas outras, relativas a 2014 e 2015, sendo que já estamos perto de resolvê-las também, uma vez que a perícia judicial determinada para aferir o valor do metro quadrado das instalações da Petrobras/Transpetro chegou a quase exatamente aquilo que os técnicos da Prefeitura calcularam e que orientou a revisão da nossa Planta Genérica de Valores”, explicou o prefeito.

Crianças do Projeto Garoçá disputam II Festival de Judô

Evento prosseguirá no domingo (29), na Escola Municipal Solange de Paula (Pônei Azul), a partir das 9h, no bairro da Enseada. O Projeto Garoça, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promoveu nessa sexta-feira (27), o II Festival de Judô. O evento faz parte das atividades promovidas por meio de cinco eixos de trabalho estabelecido pelo Projeto Garoçá: judô, esportes integrados, yoga, dança e apoio pedagógico. O festival, que teve disputas entre os alunos, de seis a 12 anos, foi a última atividade do ano do eixo judô. O projeto atende aproximadamente 140 alunos do projeto, dividido em duas turmas com 70 crianças, entre manhã e à tarde. A aluna e também judoca, Maria Clara, 8, admite que conheceu o judô através do Projeto Garoçá. Ao ser questionada se gosta do esporte, foi objetiva: “Gosto não; adoro!”. O lema da competição neste ano foi o mesmo que abriu a primeira edição: Respeito & Amizade. Os alunos são orientados em meio a disputa que respeito é a base. E que não há confiança, amor, amizade, se não houver respeito. A judoca, professora e sensei Rogéria Cozendey, é a idealizadora do Festival de Judô. Ela considera que o evento é recompensador não apenas para as crianças, como também aos professores. “É muito prazeroso e só é possível realizar com a ajuda de amigos. Por isso agradeço a Prefeitura de São Sebastião, a Seesp (Secretaria de Esporte), a Regional Costa Norte, e outros parceiros”. A coordenadora do Garoçá, aponta que a modalidade desperta a criança à disciplina e à convivência em grupo. “É uma sociabilização que eles levam para às casas”, comenta. Também participaram do festival de judô os professores do Projeto Garoçá de outras matérias, como Galuber Ferraz, que dá aulas de esporte integrado, Fabiana Medeiros, do apoio pedagógico, Aryta Garcia, de yoga e Mariana Sanchez, professora de dança. O projeto conta ainda com a equipe de apoio, com Yolanda Ferreira e Neuza Gonçalvez, além de Irene Ribeiro e Verônica Lopez.
Domingo
Os alunos do Projeto Garoçá voltam a participar de atividades ligadas ao judô no domingo (29), no 12º Festival de Judô. O evento acontecerá na Escola Municipal Solange de Paula (Pônei Azul), a partir das 9h, no bairro da Enseada, na Costa Norte. O festival marca o encerramento das Escolas de Esportes da modalidade em São Sebastião, e também a confraternização entre os esportistas. De acordo com a sensei Rogéria, aproximadamente 350 judocas devem participar. “Todos vão ganhar medalha. É mais uma forma dos alunos mostrarem o que aprenderam durante o ano e também serve como estímulo”, frisou. Participam judocas a partir de seis anos de idade e diferentes categorias. Estão convidados professores e atletas da cidade de Caraguatatuba, Tebar Praia Clube e as crianças do Projeto Garoçá, coordenado pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) de São Sebastião.

“Vem Verão” terá shows de Nando Reis, Chimarruts e O Rappa na praia do Perequê em Ilhabela

01-ORAPPA - Cópia

A chegada da estação mais quente do ano será novamente brindada com grandes shows musicais em Ilhabela. É o “Vem Verão”, que será promovido pela Prefeitura nas areias da praia do Perequê, sempre às 22h. A abertura será no dia 10 de dezembro (quinta), com show do cantor Nando Reis. No dia 11 (sexta) será a vez da banda de reggae Chimarruts e no dia 12 (sábado) show com O Rappa. Fechando a programação o sertanejo universitário de Talis & Welinton. “Mais um ano vamos abrir oficialmente a temporada de verão com shows musicais na areia da praia. É um evento que conquistou moradores e também os turistas que visitam Ilhabela. Temos um calendário de eventos com atrações durante todo o ano e no verão, quando a cidade está cheia, também oferecemos diversos atrativos, afinal, o turismo é a nossa indústria”, destaca o prefeito Toninho Colucci. No ano passado, o “Vem Verão” trouxe Capital Inicial, RPM e Cecília Militão. Com o slogan “O Verão na Ilha é pimenta pura”, o festival celebra a estação mais esperada pelas cidades litorâneas e consolida uma série de eventos promovidos pela Prefeitura ao longo do ano.

Conselheiros do OP Jovem tomam posse na próxima semana

Conselho é espaço de participação popular e visa contribuir na elaboração
e execução do orçamento da Prefeitura

OP-Posse

A equipe do Orçamento Participativo da Prefeitura de Ubatuba convida a população para a cerimônia de posse do Conselho do OP Jovem. O evento acontece no próximo dia 2 de dezembro no salão da igreja São Francisco, localizada na região central da cidade. De acordo com os responsáveis pela iniciativa, o conselho é um espaço de participação popular e cidadã, que visa contribuir na elaboração e execução do orçamento da Prefeitura. “O OP e seus desdobramentos chegaram para propiciar uma melhor aplicação dos recursos públicos e para melhorar a qualidade de vida da população ubatubense”, afirma Michele Rodrigues, coordenadora do OP em Ubatuba.
Serviço
Posse do Conselho do OP Jovem
Dia 2/12/2015
Salão Igreja São Francisco
Rua Thomás Galhardo, 1106, centro.

Formaturas da rede municipal de ensino de Ilhabela começam no dia 9 de dezembro

As escolas municipais de Ilhabela iniciam a partir do dia 9 de dezembro a programação de formaturas. Com a agenda extensa, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, informa que serão realizadas 19 formaturas até o dia 17 de dezembro. O arquipélago conta atualmente com 30 unidades de ensino, sendo 23 do norte ao sul da ilha e outras nove nas comunidades tradicionais.
Confira a programação completa com os locais e os horários das formaturas das escolas municipais de Ilhabela:
9/12 (quarta-feira)
10h: E.M. Ophélia Reale (Itaquanduba)
Local: Esporte Clube Ilhabela (Vila)

15h: E.M. Leonardo Reale (Armação)
Local: Esporte Clube Ilhabela (Vila)
20h: E.M. Mércia do Nascimento Dias
Local: Esporte Clube Ilhabela (Vila)
10/12 (quinta-feira)
15h: E.M. Severina Barbosa de Faria (Itaquanduba)
Local: Esporte Clube Ilhabela (Vila)
20h: E.M. Waldermar Belisário (Itaguaçu)
Local: Esporte Clube Ilhabela (Vila)
11/12 (sexta-feira)
10h: E.M. Natã Ugo (São Pedro)
Local: Centro Cultural e Educacional “Prefeito Roberto Fazzini” (Praia Grande)
15h: E.M. Maria Thereza de Freitas Vidal (São Pedro); E.M. Dercy de Andrade (Portinho); E.M. Anna Leite Julião Torres (Bexiga)
Local: Centro Cultural e Educacional “Prefeito Roberto Fazzini” (Praia Grande)
20h: E.M. Anna Leite Julião Torres (Bexiga)
Local: Centro Cultural e Educacional “Prefeito Roberto Fazzini” (Praia Grande)
14/12 (segunda-feira)
15h: E.M. José Benedito de Moraes (Reino)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
20h: Formatura EJA
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
15/12 (terça-feira)
10h: E.M. Terezinha de Jesus (Barra Velha)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
15h: E.M. Eurípedes da Silva Ferreira (Barra Velha)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
20h: E.M. Ruth Cardoso (Barra Velha)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
16/12 (quarta-feira)
10h: E.M Salvador Arena (Barra Velha)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
15h: E.M Paulo Renato Costa Souza (Alto da Barra Velha)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
20h: E.M Paulo Renato Costa Souza (Alto da Barra Velha)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
17/12 (quinta-feira)
10h: E.M. Iracema França Lopes Correa (Água Branca)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
15h: E.M. José Benedito de Moraes (Reino)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)
20h: E.M. Eva Esperança Silva (Água Branca)
Local: Polo de Educação Integrada de Ilhabela – PEII (Barra Velha)

Joremi começa neste sábado e reúne 12 modalidades esportivas

Atletismo, buraco, dominó, damas, natação, tênis de campo e de mesa, malha, truco, vôlei adaptado, xadrez e malha. Essas são as modalidades esportivas que uma turma animada e de bem com a vida, com mais de 60 anos, participa neste final de semana no Cemug – Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Joremi – Jogos Recreativos e Esportivos Municipal do Idoso tem início neste sábado (28/11/2015), às 8h30, e promete ser um show em vitalidade e boa forma. Afinal, a competição vale como seletiva para os 20º Jogos Regionais do Idoso (Jori).
E ainda dá tempo para se inscrever. A equipe da Secretaria Municipal de Esportes estará no local para cadastrar todos os atletas interessados. Basta levar um documento de identidade com foto e exame médico (com data não superior a três meses). O Cemug fica na Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3885-2200. Os 7º Jogos Recreativos e Esportivos Municipal do Idoso (Joremi) são organizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes.
Programação

Sábado (28)
8h30 – Cerimônia de Abertura
9h – Damas, dominó, truco, buraco e xadrez
10h – Vôlei adaptado, tênis de campo, atletismo e natação
14h – Tênis de mesa
15h – Premiação
Domingo (29)
10h – Malha – Cemug
Local: Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves – Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia

AGENDA CULTURAL de 27 a 29 de novembro

A agenda cultural promovida ou apoiada pela Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) oferece várias opções de entretenimento cultural para o próximo final de semana.
Confira abaixo as atividades que mesclam música, dança, capoeira e literatura.
Dia 27 | Sexta-feira
Encerramento das Oficinas Culturais do Centro Cultural Batuíra
19h | Centro Cultural Batuíra | São Francisco | Centro
Abertura | Bailarina clássica profissional Viviane Hernandez
Apresentações
Musicalização | Assessora Rosângela e alunos
Capoeira Infantil | Assessor Alessandro (Quinzinho) e alunos
Ballet Infantil | Assessora Fabiana e alunos
Jazz Infantil e Juvenil | Assessora Daniela e alunos
Dança Locking | Assessor Alberto a alunos
Sapateado Infantil e Juvenil | Assessor Fernando e alunos
Violão | Assessor Lucas Santana e alunos
Violão | Assessor Luiz Fernando e alunos
Dança do Ventre | Assessora voluntária Silvia e alunos
Dança de Rua | Assessor Júnior Rocha e alunos
Maracatu | Rafael Marotti
Evento gratuito e aberto ao público
Capoeira e Samba de Roda
20h | Em frente à Secretaria de Cultura e Turismo | Centro Histórico
Evento gratuito e aberto ao público
“Jas Sexta [Jam Ação Social]”
20h | Anfiteatro | Complexo Turístico da Rua da Praia | Centro Histórico
Jam – Evento Musical de Improviso | Atividade cultural e social que consiste em um palco com instrumentos montados e disponíveis para músicos interessados em tocar.
Sugestão: leve 1kg de alimento não perecível para doação às famílias carentes
Dia 28 | Sábado
“32º Concurso de Poesia Nhô Bento”
19h | Pátio da Secretaria de Cultura e Turismo | Centro Histórico
Evento gratuito e aberto ao público
Lançamento do Samba-Enredo da escola ‘X-9 da Costa Norte’
20h | Quadra Esportiva do Canto do Mar | Canto do Mar | Costa Norte
Dia 29 | Domingo
Espetáculo de Yoga “Ásana- O Poder Que Transcende o Fisíco”
19h30 | Teatro Municipal de São Sebastião | Centro Histórico
Sinopse: O Grupo Tândava é composto por alunos e alunas da Professora Mara Benbassat, que há mais de 20 anos se dedica com afinco e paixão no ensino e na transmissão do Yôga Antigo, uma preciosa herança filosófica milenar, que conserva suas raízes originais, sensorial e naturalista, até os dias de hoje.
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia (bilheteria do teatro duas horas antes do espetáculo).
Classificação: 10 anos
Lançamento do Samba-Enredo da escola ‘Acadêmicos de São Francisco’
20h | Quadra Esportiva do São Francisco | São Francisco | Região Central
Retreta com a Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”
20h30 | Calçadão da Secretaria de Cultura e Turismo | Centro Histórico
Em caso de chuva ou vento forte a apresentação será no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo
Evento gratuito e aberto ao público!
Exposições
Tempo Indeterminado
“Marcas da Alma – Uma Viagem Pela Cultura Afro-Brasileira Através das Marcas Corporais”
Visitação Gratuita | De terça a sábado das 9h às 17h | Centro Cultural Batuíra | Rua Martins do Val | São Francisco | Região Central
Até dia 10 de dezembro/2015
“Cores do Xingu”, de Babi Avelino
Visitação Gratuita | De segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados e feriados das 16h às 20h | Deppat – Departamento de Patrimônio Histórico | Centro Histórico
Até dia 7 de fevereiro/2016
“1ª Exposição Franciscana de Presépios”
Visitação Gratuita | Diariamente das 9h às 18h, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro, quando o convento permanecerá fechado por conta das festividades de Natal | Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo | São Francisco | Região Central