Monthly Archives: janeiro 2016

“Verão Show” encerra edição 2016 com grandes atrações: Jammil, Art Popular, Sampa Crew e Marcos & Belutti

Os shows do final de semana têm início sempre às 23h na Praça de Eventos do centro da cidade

31_Marcos e Belutti

Para encerrar a edição 2016 do “Verão Show” a Prefeitura de São Sebastião traz mais quatro grandes atrações que prometem fazer a alegria do público na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade. Na sexta-feira (29), quem sobe ao palco já trazendo um clima de carnaval é a banda do vocalista Levi Lima, a ‘Jammil e Uma Noites’, também conhecida somente por Jammil e que trará muito axé music, samba-reggae e MPB. Dentro o repertório do show não deve faltar os grande sucessos do grupo como as canções “Colorir Papel”, “Celebrar”, “Praieiro”, “Tchau” (I Have to Go Now), “Ê, Saudade” e “De Bandeja”. Atualmente, a música “Você é Tudo” foi sucesso como parte da trilha sonora da novela das sete da Rede Globo, ‘I Love Paraisópolis’. No sábado (30), será a vez de dois espetáculos. A noite abre com o pagode do grupo “Art Popular” e encerra com o rhythm and blues da banda “Sampa Crew”. Após tocar em bares e boates de São Paulo por oito anos, o “Art Popular” lançou seu primeiro disco por um selo independente em 1993, chegando a vender 170 mil cópias e abrindo caminho para um contrato com uma grande gravadora, a EMI. Depois de uma longa estrada o grupo hoje tem lugar cativo no cenário nacional dentro de seu gênero, o pagode.Já o grupo paulista de rhythm and blues “Sampa Crew” é um dos grupos mais bem sucedidos do ritmo no país, tendo inclusive DVD ao vivo com depoimentos e participações de Sandra de Sá, Inimigos da HP, Nosso Tom, Magno C4 e Danny Voguel, entre outros. O “Verão Show 2016” encerra no domingo (31), com a dupla sertaneja Marcos & Belutti, que chega trazendo os sucesso da carreira, que teve início em 2008, e do DVD lançado em 2014 e que contou com a participação especial do cantor Marciano e da dupla Fernando & Sorocaba. O “Verão Show 2016 é uma realização da Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Markas e Mak, com patrocínio da Rádio Gazeta e Skol e apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. As apresentações acontecem a partir das 23h, na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade.

Prefeitura faz reunião de equipes gestoras das escolas municipais

A Prefeitura de São Sebastião realiza entre hoje (28) e amanhã (29), reunião com as equipes gestoras das escolas da rede municipal, que, em sua maioria, retorna das férias para preparar as unidades escolares para o início do ano letivo. O encontro teve abertura nesta manhã, e acontece no Teatro Municipal, no Centro da cidade.  Na pauta, a Administração Municipal compartilha orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e discute desafios e estratégias para 2016. Além de orientações pedagógicas os gestores também receberão orientações sobre inclusão e utilização do acervo do projeto “Ler para Aprender”. A secretária de Educação, Ângela Couto, iniciou os trabalhos falando sobre os desafios da área, investimentos feitos no setor, e também sobre as novas regras para contratação de professores além dos 600 profissionais efetivos da rede municipal.  Segundo ela, este ano letivo serve para fechar um ciclo da atual formação da equipe, com organização e concretizações de projetos. “Este tempo serve para tratar algumas demandas. Focamos em plano de trabalho e prestação de contas”, comentou.

Cantora Moçambicana Lenna Bahule se apresenta nesse sábado

No dia 30 de janeiro o Espaço Cultural Circo Navegador receberá o show de uma das vozes mais marcantes dos últimos tempos

Lenna Bahule (1)

A programação do Espaço Cultural Circo Navegador continua trazendo grandes novidades. Neste sábado, dia 30 as 20h30 a cidade de São Sebastião terá a honra de receber a cantora moçambicana Lenna Bahule. O show faz parte das comemorações de um ano de existência desse espaço que está revolucionando a cena cultural do Litoral Norte. Os interessados podem garantir os ingressos pela página www.facebook.com/circonavegador. E o endereço do espaço é Rua Prefeito Mansueto Pierotti, 826, Vila Amélia, em São Sebastião, pertinho do centro da cidade.
Para aqueles que não conhecem música africana, ou melhor, do mundo todo, vão se encantar com Lenna Bahule, que iniciou sua formação em música aos cinco anos de idade na Escola Nacional de Música em Maputo, capital de Moçambique, onde nasceu.
A Cantora
A inspiração da artista para aprofundar e desenvolver a criatividade e autenticidade é a mistura da ancestralidade com os trabalhos de artistas como Bobby McFerrin, Zap Mama, Maria João, Nina Simone, Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Coetus, entre outros. A cantora afirma “Quando descobri que sozinha, apenas com o uso da minha voz e do meu corpo, poderia vivenciar e trazer ao vivo a essência de fazer música, de ser expressivo e de poder me deixar envolver pelo público numa imensidão de texturas e paisagens, culturas e estilos, que vão surgindo e se manifestando no abstrato, vi que poderia me enriquecer bastante como artista e como pessoa, e isso faria de mim uma eterna colaboradora”. A trajetória dessa jovem artista já é bastante expressiva. Realizou turnês por alguns países da Europa e Brasil entre 2011 e 2012. Atualmente, além de suas apresentações “SOLO”, lançou seu primeiro CD intitulado NÔMADE”. Compõe também o trio vocal ZULEPE e o BAHULE QUARTET e é também membro integrante do grupo de dança sul-africana, GUMBOOT dance Brasil. Lenna resume a importância da música e do show em São Sebastião: “Sempre fui apaixonada pela ideia de usar o palco como um “playground” de expressividade e espontaneidade através da música, do movimento e da interatividade com quem está presente e disposto à uma aventura. Desde o meu primeiro contato com a música, sempre me vi encantada por diferentes géneros musicais e estilos diferentes de fazer música. Sou fascinada pela infinidade de possibilidades sonoras que podem surgir quando se quebra o silêncio. Ou quando se deixa ele soar/existir!”.
O Espaço
A programação de arte da melhor qualidade confirma a importância do Espaço Cultural Circo Navegador para a população do Litoral Norte. “Esse é mais do que um espaço de apresentação artística, é um território, um espaço no coração da cidade e das pessoas que não vivem sem arte. É um espaço simbólico capaz de abrigar e multiplicar sonhos e desejos estéticos, que florescem na medida em que mais pessoas se envolvem e ampliam os horizontes desse projeto.” Destaca Luciano Draetta que é palhaço há mais de 20 anos e fundador do Circo Navegador. Esse é um espaço cultural sem fins lucrativos que não conta com financiamentos governamentais e depende exclusivamente da participação de amantes da arte para a sua subsistência. Funciona como uma casa de espetáculos desde dezembro de 2014, o espaço também sedia o núcleo artístico Circo Navegador, que realiza a criação de espetáculo, ensaios, aulas, produção e administração. É com grande prazer que abrimos as portas para criar interações com outros grupos contribuir para a diversidade cultural da cidade de São Sebastião. Sempre com uma programação alternativa de alta qualidade temos como missão ampliar a capacidade crítica a partir de uma cena artística transgressora e de contestação. A equipe de programação do espaço busca espetáculos contemporâneos e experimentais que não circulam comumente na programação da região. Venham desfrutar dessa experiência. Sejam todos muito bem vindos! Dentro da programação de aniversário está o lançamento do novo site www.circonavegador.com.br completamente reformulado e com acesso a informações sobre arte, circo, palhaços e cultura em geral.
SERVIÇO
LOCAL: Espaço Cultural Circo Navegador
ENDEREÇO: R. Prefeito Mansueto Pierotti, 826 – Vila Amélia – São Sebastião TELEFONE: 3892-2589
30 de janeiro as 20h30 Lenna Bahule
INGRESSOS ANTECIPADOS: R$20,00 www.facebook.com/CircoNavegador
CAPACIDADE: 50 pessoas
Circo Navegador
12-3892-2589 ou 12-99171-4510
www.circonavegador.com.br
www.facebook.com/CircoNavegador

Prefeitura abre milhares de inscrições para Escolas de Esportes

A ação atende crianças, adolescentes e adultos, com aulas de natação, futsal, basquete e outras modalidades

Munícipes contam com diversas opções à disposição gratuitamente

Munícipes contam com diversas opções à disposição gratuitamente

A Prefeitura de São Sebastião está com inscrições abertas para os interessados em participar das escolas esportivas da cidade. São mais de mil vagas voltadas para todas as idades. Crianças, adultos e idosos podem participar das atividades que são desenvolvidas de norte a sul do município de maneira gratuita.
Para fazer a inscrição é necessário comparecer aos locais das aulas para o preenchimento de uma ficha e posteriormente apresentar um atestado médico ao professor. No caso de menor de idade, o pai ou responsável também deve ir ao local para dar uma autorização.
Entre as novidades para 2016, estão aulas de Yoga, com professor Valter Puertas, na Vila Amélia, futebol de campo no bairro Morro do Abrigo, Stand up na Praia Grande e natação na EM Edileusa Brasil, em Maresias – costa sul da cidade. Os horários estão sujeitos à alteração. Confira os horários e outras modalidades aqui.
De acordo com o secretário de Governo e de Esportes, Fábio Lopez, a Administração busca por meio desse atendimento à população, divulgar a importância da prática esportiva para o corpo e também na formação do cidadão. “A prefeitura oferece de forma descentralizada e para várias faixas etárias, dezenas de modalidades esportivas, mais de 50 escolas de esportes ao longo do município”, destacou.
As atividades nas escolas de esporte na cidade atraem um número considerável de alunos que, durante todo o ano, participam das aulas ministradas pelo grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Esportes.
Serviço: Mais informações na Secretaria de Esportes, no bairro Topovaradouro, região central da cidade ou nos telefones 3891- 4536/4530. Para informação sobre as aulas no CAE do Pontal da Cruz, ligar no 3893-1552.

Baile da Dorotéia, banda “Prakatun” e bloco “Unidos do Cavuka” são atrações do Carnaval de Rua em Barra do Una

Evento é considerado um dos melhores da Costa Sul

Evento é considerado um dos melhores da Costa Sul

Uma das folias bem animada em São Sebastião é o Carnaval de Rua em Barra do Una, na Costa Sul do município. Com apoio da Prefeitura, o evento visa oferecer opção de entretenimento, confraternização, união e alegria às pessoas que prestigiam a festa durante cinco noites.
A folia começará no dia 5 com o tradicional Baile da Dorotéia, quando homens trajados de mulher e mulheres vestidas com roupas de homem percorrem as ruas do bairro em um clima de muita diversão e brincadeiras. A concentração das “Dorotéias” é a partir das 17h, na rua João dos Passos Bittencourt (antiga Macaé), atrás do supermercado de Barra do Una, de onde saem, às 20h30, em direção ao largo existente em frente à capela Nossa Senhora do Carmo e Senhor Bom Jesus. O local é totalmente enfeitado para dar mais alegria ao baile, que acontece há mais de 30 anos. Já de sábado a terça-feira de Carnaval, a animação dos foliões ficará por conta da banda Prakatun ao som de muita marchinha. Durante os intervalos, os carnavalescos também serão animados ao som de DJ com muito axé. Além disso, haverá a apresentação e desfile dos integrantes do bloco Unidos do Cavuka, que neste ano completa 13 anos de fundação com uma bateria de ritmo forte e muito bem sincronizado.
Expectativa
Assim como em anos anteriores, a expectativa dos organizadores é atrair milhares de pessoas e ter um evento de qualidade, com muita paz. Para a moradora de São José dos Campos, Cristina Sampaio, 36, que em 2015 prestigiou o evento pela terceira vez, o carnaval de rua em Barra do Una é o melhor, mais organizado e animado da Costa Sul da cidade. “A celebração do carnaval aqui no bairro é marcada pela confraternização entre amigos e familiares”, acrescentou Aguinaldo de Oliveira, 29, na ocasião. Durante os dias e horário da folia, o trânsito de veículos será interditado pela Prefeitura, especialmente na avenida Magno dos Passos Bittencourt, para evitar acidentes. A GCM (Guarda Civil Municipal) e a Ditraf (Divisão de Tráfego), setores ligados à Secretaria de Segurança Urbana, bem como a Polícia Militar e uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), estarão no local para reforçar a sinalização e garantir a segurança dos carnavalescos. Serviço: A concentração do bloco Unidos do Cavuka será, a partir das 21h30, em frente ao campo do Barra do Una Futebol Clube. Desse local, os componentes seguem em direção à praça da igreja católica, na esquina da rua Brasília, onde a festa está programada para encerrar às 3h de cada noite, com exceção da sexta-feira (5), quando o Baile da Dorotéia terminará por volta de 1h.

Conexão Verão garante animação na Praia Grande neste fim de semana

Brincadeiras, aulas de zumba e atividades esportivas gratuitas são oferecidas ao público no sábado e domingo, a partir das 9h

Conexão Verão - Arnaldo Klajn PMSS (2)

Quem procura diversão e gosta de dançar, praticar atividades esportivas e se distrair com a família, tem endereço certo na programação especial do Festival Pé na Areia – Conexão Verão da Prefeitura de São Sebastião. Desde o início do mês, o Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central da cidade, recebe turistas e moradores com muita animação neste sábado e domingo (30 e 31), das 9h às 17h. As atividades esportivas, culturais e recreativas organizadas pelas secretarias municipais de Esportes (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur) têm atraído a atenção de moradores e visitantes que podem passar o dia em total descontração e ainda aproveitar para praticar esportes e fazer aulas de dança gratuitamente. Uma das atrações do Conexão Verão é a aula de pilates, a partir das 9h. O cronograma de atrações prossegue com recreação infantil (10h), aula de zumba (11h), chute a gol de casais/pais e filhos (13h), gincana infantil (14h), caça ao tesouro por equipes (15h) e novamente aula de zumba (16h). A programação, que se repete domingo, encerra-se às 17h. O mesmo cronograma agitará o Carnaval de 6 a 9 de fevereiro, das 9h às 17h, na Praia Grande. Para participar é só ter disposição e vontade de curtir o verão com saúde e descontração

Caraguá promove 2ª Integra ART

A Prefeitura de Caraguá promove neste fim de semana (29, 30 e 31), a 2ª Integra ART – Exposição de Artesanatos. A feira estará na Praça Dr. Cândido Mota (Praça do Coreto), das 14h às 20h. Os visitantes poderão conhecer os trabalhos realizados pelas entidades de Caraguá e comprar os produtos, cuja renda será revertida para as próprias instituições. Além da exposição, haverá apresentações musicais e circenses. As entidades são conveniadas com a Prefeitura de Caraguá, com supervisão das Secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Pessoa com Deficiência e Idoso. As entidades participantes são Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACCC), Casa da Criança de Caraguatatuba – Casa Beija Flor, Associação de Proteção e Assistência a Maternidade e à Infância no período Neonatal (Apami), Centro de Recuperação Humana Renascer – Luz do Caminho, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE), Instituto Pró+Vida “São Sebastião” e Associação Lar São Francisco de Assis.

“Mais Folia Pra Você” em Caraguá

DSC_1107

A Prefeitura de Caraguá e a FUNDACC preparam uma programação muito especial para moradores e turistas, que irão pular o Carnaval na cidade. O “Mais Folia Pra Você” conta com diversas atividades na Praça da Cultura, Praça Cândido Mota e Avenida da Praia, no centro da cidade, na Praça Irmã Lucila, no bairro Massaguaçu e no Centro de Eventos do Litoral Norte, no bairro Porto Novo. Na programação, Desfiles de blocos, shows musicais com baile popular, matinês e Carnaval de Antigamente. Serão mais de 250 mil visitantes (turistas e veranistas) durante os dias de folia. A programação começa no domingo (31), às 9h, na Prainha, com o Caraguá SUP Folia, uma remada de stand up e caiaque pela orla de Caraguá, com os participantes fantasiados. As melhores fantasias serão premiadas e haverá sorteio de brindes. Carnaval Antecipado – Os shows do Carnaval antecipado serão na praça da Cultura e começam na terça-feira (2) com a apresentação de Bocato & Deca. Na quarta-feira (3) é a vez do Bicho de Pé invadir a Praça da Cultura, com o ritmo do forró universitário. Na quinta-feira (4), o público dançará ao som de Paula Lima, com muito MPB. Todas as apresentações iniciam a partir das 21h. Agenda – Já na sexta-feira (5), o tradicional Corso de Abertura e o Desfile de Bonecões saem da Praça Cândido Mota, às 20h, com destino à Praça da Cultura, onde haverá o Grito de Carnaval “Essa festa é pra você”, a partir das 21h, com Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga. O Bloco Gaiola das Loucas faz seu desfile pela Avenida da Praia até a Praça Ton Ferreira, às 20h. As matinês serão na Praça Candido Mota de sábado (6) a terça-feira (9), sempre às 16h, com as apresentações intercaladas das bandas Feira Livre e Mascara Negra. Este ano, os bailes populares do Carnaval de Antigamente acontecerão em diversos pontos da cidade, de sábado (6) a terça-feira (9). Na Praça da Cultura a animação será com a New Band, sempre das 21h às 0h. Na Praça Cândido Mota, a Banda Máscara Negra e Feira Livre serão os responsáveis em animar os foliões, também das 21h às 0h. Já na Praça Irmã Lucila, a animação começa sempre às 20h, com a banda Sacarolha. No Centro de Eventos do Litoral Norte, no bairro Porto Novo, de sexta (5) a segunda-feira (8), haverá show popular com a Banda Barcelona, das 22h às 2h e na terça-feira (9), das 20h às 0h. Haverá também os desfiles de blocos tradicionais como Bloco das Piranhas, do Urso, Sem Noção e Azedô o Pé do Frango na região central. No Massaguaçu, o Bloco Devotos da Cheirosa e a Tropa de Litro fazem apresentações pelas ruas e avenidas do bairro até a Praça Irmã Lucila. A novidade deste ano é o desfile do Bloco dos Troxas, no bairro Porto Novo. A saída está marcada para as 23h do quiosque próximo ao Centro de Eventos, segue pela Av. Geraldo Nogueira da Silva e retorna ao quiosque.
No Massaguaçu, os foliões poderão continuar o carnaval ao som do Zirinho da Bahia, às 22h e em seguida o show da Mara Amaral. O Carnaval 2016 é promovido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e da Fundacc.
Confira Programação Completa:
Janeiro
Dia 31 domingo
9h – Caraguá SUP Folia – Remada de stand up e caiaque pela orla de Caraguá, com os participantes fantasiados. Premiação para as melhores fantasias e sorteio de brindes. Saída da Prainha.
Fevereiro
Centro
Dia 5 sexta-feira
20h – Corso Carnavalesco – Saída da Praça Dr. Cândido Mota, com destino à Praça da Cultura
20h – Desfile do Bloco Gaiola das Loucas – Saída Av. Geraldo Nogueira da Silva/Av. Arthur Costa Filho, com destino à Praça Tom Ferreira
21h – Grito de Carnaval Praça da Cultura “Essa festa é pra você”, com Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga.
Dia 6 sábado
16h – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota (Centro) – Animação da Banda Feira Livre
18h – Desfile do Bloco das Piranhas – Saída Av. Geraldo Nogueira da Silva/Av. Arthur Costa Filho, com destino à Praça da Cultura
21h às 0h – Baile Noturno – Praça da Cultura – Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno – Praça Cândido Mota – Animação Banda Máscara Negra
Dia 7 domingo
16h às 19h30 – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota – Animação Banda Máscara Negra.
18h – Desfile do Bloco do Urso – Saída da Rua São José Dos Campos/Av. Arthur Costa Filho com destino à Praça da Cultura
21h às 0h– Baile Noturno – Praça da Cultura – Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno – Praça Cândido Mota – Animação Banda Feira Livre
Dia 8 segunda-feira
16h às 19h30 – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota – Animação Banda Feira Livre
20h – Bloco Sem Noção – Saída Av. Anchieta/Av. Arthur Costa Filho com destino à Praça da Cultura
21h às 0h – Baile Noturno – Praça da Cultura – Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno – Praça Cândido Mota – Animação Banda Mascara Negra
Dia 9 terça-feira
16h às 19h30 – Matinê na Praça Dr. Cândido Mota – Animação Banda Mascara Negra
19h – Bloco Azedou o Pé do Frango – Saída Rua Irmã São Francisco/ Av. Maranhão/Av. Arthur Costa Filho até Praça da Cultura
21h às 0h – Baile Noturno – Praça da Cultura – Animação New Band
21h às 0h – Baile Noturno – Praça Cândido Mota – Animação Banda Feira Livre.
Massaguaçu
Dia 6 sábado
20h00 – Carnaval de Antigamente – Praça Irmã Lucila – Animação Banda Sacarolha
22h00 – Banda Zirinho da Bahia – Praça Irmã Lucila
22h00 – Bloco Tropa de Litro – Av. Maria Carlota
23h00 – Bloco Devotos da Cheirosa – Av. Maria Carlota
24h00 – Show Mara Amaral – Praça Irmã Lucila
Dia 7 domingo
20h – Carnaval de Antigamente – Praça Irmã Lucila – Animação Banda Sacarolha
22h – Banda Zirinho da Bahia – Praça Irmã Lucila
22h – Bloco Tropa de Litro – Av. Maria Carlota
23h00 – Bloco Devotos da Cheirosa – Av. Maria Carlota
24h00 – Show Mara Amaral – Praça Irmã Lucila
Dia 8 segunda-feira
20h – Carnaval de Antigamente – Praça Irmã Lucila – Animação Banda Sacarolha
22h – Banda Zirinho da Bahia – Praça Irmã Lucila
22h – Bloco Tropa de Litro – Av. Maria Carlota
23h – Bloco Devotos da Cheirosa, Av. Maria Carlota
24h – Show Mara Amaral – Praça Irmã Lucila
Dia 9 terça-feira
20h – Carnaval de Antigamente, Praça Irmã Lucila, Animação Banda Sacarolha
22h – Banda Zirinho da Bahia – Praça Irmã Lucila
22h – Bloco Tropa de Litro – Av. Maria Carlota
23h – Bloco Devotos da Cheirosa – Av. Maria Carlota
24h – Show Mara Amaral – Praça Irmã Lucila
Porto Novo
Dia 5 sexta-feira
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona – Centro de Eventos do Porto Novo
Dia 6 sábado
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona – Centro de Eventos do Porto Novo
Dia 7 domingo
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona – Centro de Eventos do Porto Novo
Dia 8 segunda -feira
23h – Desfile do Bloco dos Troxas – Saída do quiosque próximo ao Centro de Eventos do Litoral Norte, segue pela Av. Geraldo Nogueira da Silva e retorna ao quiosque
22h às 2h – Show Popular com a Banda Barcelona – Centro de Eventos do Porto Novo
Dia 9 terça-feira
20h às 0h – Show Popular com a Banda Barcelona – Centro de Eventos do Porto Novo

Adaptação da criança na escola: Será que fiz a escola certa? Como lidar com as insegurança dos pequenos em um ambiente novo?

Antes de decidir em qual escola matricular seus filhos, os pais fazem um intenso trabalho de pesquisa e conhecimento.

“É comum que no momento da adaptação da criança surja a desconfortável dúvida: Será que fiz a escolha certa? Isso faz parte desse processo e o importante é se manter seguro e confiar em sua intuição, afinal foi ela que o ajudou na hora da escolha. O processo de adaptação requer cuidados especiais da escola e dos pais. As crianças ainda não possuem recursos internos suficientes para lidar com situações que não experimentaram anteriormente. Cabe aos pais e a escola, facilitar o ingresso da criança nesse novo mundo.

1- Na mão dos pais: Muito do sucesso de uma adaptação sem traumas pode estar nas mãos dos pais. Desde a maneira como conduzirão o relacionamento com a escola, até a segurança que será transmitida, tudo se reflete na maneira como ela vai lidar com essa situação.
2- Despedidas: Despedidas duradouras e às vezes dramáticas ou carregadas de emoção, farão com que soe um alerta de perigo na cabeça da criança, uma vez que seus pais estão preocupados e ansiosos. Independentemente do comportamento delas, os pais devem procurar dar um tom leve e prático às despedidas. Difícil, não é? Mas é fundamental para que a criança perceba que não existe a opção de seu choro prolongar a permanência do pai ou da mãe na escola, o que só aumentaria a ansiedade da criança.
3- Permanência: Inicialmente, os períodos de permanência na escola devem ser curtos, aumentando gradativamente de acordo com a aceitação da criança. É importante ressaltar que neste p eríodo, a participação dos pais (ou outro responsável) junto a ela, facilita a exploração e a sua integração com o espaço físico e social da escola.
4- Confiança: É fundamental confiar na experiência da escola e de seus profissionais. Essa confiança é o primeiro passo para que a criança também se sinta segura no novo local.
5- Ambiente novo: O início da vida escolar é um acontecimento significativo para toda a família, que terá dois grandes desafios pela frente: o ambiente desconhecido e a separação da mãe. Na maioria das vezes, é com a entrada na escola que a criança começa a lidar com outros adultos que não seus pais nem familiares, por isso, ela deve sentir que o ambiente lhe oferece carinho, afeto e segurança, semelhante ao que sente em casa. O mundo da criança com sua família está apoiado em bases sólidas e confiáveis. Um mundo mais amplo a espera para acrescentar sua parte ao que ela já construiu como mode lo de vida.
“ É fundamental que os pais estejam tranquilos com a decisão tomada e a escola feita. Tenham paciência e respeitem o ritmo da criança, pois cada uma tem seu tempo para se adaptar à nova rotina. Qualquer dúvida, perguntem e sigam a orientação da coordenação e direção da escola. Boa sorte!”, finaliza Deyse.

Caps na Folia dá boas vindas ao Carnaval em Ilhabela

Os pacientes do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) de Ilhabela receberam na manhã desta quinta-feira (28/2) uma parte dos integrantes da bateria da Escola de Samba Água na Boca para o seu tradicional “Grito de Carnaval - Caps Folia”. Os usuários participaram de atividades para a confecção artesanal de máscaras e para decoração de carnaval.

Os pacientes do Caps (Centro de Apoio Psicossocial) de Ilhabela receberam na manhã desta quinta-feira (28/2) uma parte dos integrantes da bateria da Escola de Samba Água na Boca para o seu tradicional “Grito de Carnaval – Caps Folia”. Os usuários participaram de atividades para a confecção artesanal de máscaras e para decoração de carnaval.