Monthly Archives: fevereiro 2016

Moradores de Ubatuba conquistam mais inclusão social e digital

01-Gaiato-AcessaSP-grupo (Large)

O prefeito Mauricio participou na sexta-feira, 26, da cerimônia de entrega do novo centro de inclusão digital Acessa SP Ivan Nicolau Sebe, instalado na sede da organização GAIATO -Grupo Aberto à Infância e Adolescência.
A iniciativa é resultado de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo, responsável pelo programa Acessa SP, por meio de projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) de Ubatuba.
O evento contou com a presença de Venerando Ribeiro do Valle Júnior, superintendente do Acessa SP, além de representantes da comunidade, do GAIATO, da Câmara e do secretariado municipal.
Celeste Sebe, que liderou a fundação do GAIATO em 1992, destacou que a instalação do posto do Acessa SP no Ipiranguinha representa uma oportunidade para as crianças e adolescentes: “Esse centro foi projetado para que os que estão aqui façam a diferença”.
“Como governo, é preciso olhar para onde há pessoas que mais necessitam. Ações como esta, em que a comunidade está envolvida e comprometida, tanto como usuária dos serviços quanto com pessoas trabalhando, são irreversíveis”, enfatizou o prefeito Mauricio. “Hoje, aqui, temos um exemplo concreto disso, pois este posto envolveu recursos do município, do Estado e da comunidade, que foi quem fez esta sede”.
Pedro Seno, secretário municipal de Tecnologia da Informação, explica que a iniciativa beneficia toda a população da região: “Para instalar o posto, foi trazida para o bairro toda a infra-estrutura de poste, transmissão e cabeamento, que é um bem que fica de maneira permanente para a cidade” .

Serviços
O Acessa SP – Ivan Nicolau Sebe fica na rua das Palmeiras, 200 – Ipiranguinha. Ele é equipado com 10 computadores, dos quais 9 com acesso livre e gratuito à internet, disponíveis para uso de toda a população. Um monitor capacitado ficará de plantão no local para auxiliar os usuários de acordo com a suas necessidades.
Ele pode ser utilizado por qualquer pessoa mediante a apresentação do RG. Menores de 15 anos necessitam da autorização de um responsável para se cadastrar e menores de 12 anos devem utilizar o posto acompanhados de seus responsáveis legais.
O tempo de acesso é de 60 minutos. Os usuários podem utilizar o computador novamente após o término de sua sessão, mas é necessário voltar para o final da fila e aguardar a vez novamente.
Não é necessário agendar horário para utilizar os computadores.

 

Prefeitura de Ilhabela estuda implantação de ciclotrilha da Sepituba ao Bonete

CICLOTRILHA BONETE

Uma equipe de técnicos, representantes da prefeitura e moradores do Bonete iniciaram os estudos para a implantação de uma ciclotrilha de 12 quilômetros que liga a Sepituba ao Bonete

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou estudos e levantamentos de viabilidade técnica para a implantação de uma ciclotrilha de 12 quilômetros que liga a Sepituba ao Bonete. Nesta quinta-feira (25/2), um grupo formado por representantes da prefeitura, moradores da comunidade do Bonete e técnicos percorreram todo o trajeto para avaliar os pontos que necessitariam de intervenções para a implantação da ciclotrilha, marcando os locais com o GPS e discutindo as possibilidades.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente, os estudos devem embasar uma proposta para a tomada de decisão. O assunto está sendo debatida com a direção do Parque Estadual de Ilhabela e com representantes da comunidade do Bonete. “Estamos estudando a proposta de uma ciclotrilha sem asfalto ou concreto e com menor impacto ambiental possível. Tudo tem sido tratado com a maior transparência possível”, acrescenta Miragaia.
A partir deste estudo será feito um relatório das intervenções a serem propostas para adequar a trilha ao trajeto a ser feito de bicicleta e será feita uma proposta para a implantação da ciclotrilha.
Com a ciclotrilha e as três passarelas já existentes – a da Laje, do Areado e do Saquinho – também será melhorada a acessibilidade de pedestres.
A Prefeitura deverá realizar consulta pública e audiências públicas com a comunidade para ouvir as sugestões dos moradores antes de iniciar qualquer processo de implantação. “Assim que concluirmos os estudos teremos uma estimativa de custos e análise de viabilidade socioambiental para encaminharmos ao prefeito e sua decisão” informou o secretário.
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a ciclotrilha será um meio de integrar o Bonete à cidade de forma que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o local de forma sustentável e sem interferir no cotidiano dos moradores desta comunidade tradicional caiçara.
Segundo o prefeito esta ciclotrilha seria feita no leito onde já existiu a estrada para o Bonete e que no passado servia para que veículos chegassem à comunidade, porém vale ressaltar que não se pretende abrir estrada ou acesso a veículos motorizados.
“É uma proposta que estamos colocando à disposição da comunidade e que vai ser implantada desde que a grande maioria dos moradores aprove. Já recebemos um abaixo assinado de apoio à ciclotrilha, estamos levantando informações para a sua implantação e, em breve, iremos até o Bonete para conversar com os moradores sobre o tema”, afirmou Colucci. O prefeito ainda acrescentou que a comunidade de Ilhabela também tem se posicionado favoravelmente sobre o assunto e se todos forem a favor e a ciclotrilha for realmente implantada, será enviado o projeto à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a outros órgãos licenciadores.

Prefeitura inicia distribuição de kits escolares

A prefeitura de São Sebastião iniciou na sexta-feira (26) a distribuição dos kits escolares para os mais de 14 mil estudantes da rede de ensino municipal. Os kits contêm cadernos de desenho, universitário, brochura, agenda, apontadores, borrachas, cola, tesoura, régua, régua geométrica, esquadro, transferidor, compasso, estojo, caneta, lápis, giz de cera, lápis de cor, todos diferenciados de acordo com o seguimento estudantil, divididos em infantil, fundamental 1 e fundamental 2. A secretária da educação Ângela Couto enfatizou que os kits são de excelente qualidade e que sua aquisição foi bastante minuciosa, pois priorizou a compra de materiais com foco nos conteúdos trabalhados em sala de aula de acordo com o ano.
“É muito bom estar junto com a comunidade, a parceria com a família e a escola é fundamental, é um grande elo. Ter os pais dentro da escola, participando da vida dos filhos, é um presente onde todos se beneficiam”, afirmou Ângela.
O prefeito Ernane Primazzi que acompanhou a entrega em duas escolas, na EM Machado Rosa e na EM Iraydes Lobo Vianna do Rego, afirmou que é importante o comprometimento dos alunos com os estudos, cuidando e valorizando a educação.
“Apesar da crise que o país está vivendo, nós priorizamos os investimentos mais importantes, como, por exemplo, os kits de material escolar que está contemplando todas as crianças e jovens da rede. Diferentemente de outros municípios, nossa cidade investe sempre na educação, pois acreditamos que assim estamos contribuindo com a formação de cidadãos de bem”, declarou Primazzi.
Para Elbania Maria da Silva, mãe de estudante, os kits ajudam muito na economia familiar. “Os materiais escolares são de excelente qualidade, e com a crise do país, nós conseguimos investir esse dinheiro que iríamos gastar em outras coisas essenciais também. Todos agora têm acesso aos mesmos materiais e poderão ficar mais felizes”.
O aluno Kayque da Silva comentou que o prefeito fez uma ótima escolha em dar esse kit para os estudantes. “Os cadernos são muito bonitos, tudo é muito bom, as canetas, os lápis, as réguas, agora a única coisa que precisamos fazer é estudar bastante”,brincou.

Fundart Ubatuba abre inscrições para oficinas culturais

 

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba abriu nesta quinta-feira, 25, as inscrições para o primeiro semestre das oficinas do programa “Arte Para Todos”.
O cadastro prévio de intenção pode ser realizado online por meio do link http://cursos.ubatuba.sp.gov.br/ ou presencialmente na Fundart e o participante pode optar por até duas modalidades de cursos.
Veja a lista dos cursos já confirmados para este ano:

• Audiovisual – Fotografia
• Bordado macramê
• Canto lírico
• Cerâmica e argila
• Confecção de adereços e alegorias
• Cultura digital/Midialivrismo
• Dança do ventre
• Desenho
• Grafite/Hip hop
• Literatura: leitura e produção escrita de narrativas dramáticas
• Piano para iniciantes
• Pintura em tela
• Teatro para iniciantes
• Tecelagem
• Turismo cultural – 15 a 18 anos
• Violão para iniciantes

Inscreva-se o quanto antes.
As vagas são limitadas e a prioridade é para pessoas de baixa-renda. O restante das vagas será sorteado entre os demais interessados.
Os documentos necessários são RG ou carteira de habilitação e comprovante de residência.
Mais informações: (12) 3833-7000 ou na sede da Fundart: Praça Nóbrega, 54, no Centro de Ubatuba.

Prefeitura de Ilhabela reforma quadras esportivas da Praia Grande e Bonete

Quadra Praia Grande

A comunidade da Praia Grande, região sul do arquipélago de Ilhabela, será contemplada em breve com um novo espaço esportivo.
A Prefeitura trabalha na fase final da reforma da quadra poliesportiva e da quadra de beach soccer. Também está sendo reformada a quadra do Bonete, no extremo sul da Ilha.
A quadra poliesportiva da Praia Grande ganhou um novo alambrado e um novo piso, além da construção de uma arquibancada e a renovação do sistema de iluminação.
No campo de beach soccer, a obra prevê a substituição da areia, além da instalação da parte elétrica com a nova iluminação e a construção de uma arquibancada.
Também nas proximidades das obras, a Prefeitura realiza intervenções para a implantação de um novo ponto de ônibus.
Segundo informações da Secretaria de Obras, o valor do investimento é de R$ 396 mil.
A quadra poliesportiva da comunidade tradicional do Bonete, no extremo sul da Ilha, também foi reformada pela Prefeitura de Ilhabela.
Após pedidos da comunidade, foi feita a reforma total do espaço esportivo, como a troca e pintura do piso, substituição do alambrado e manutenção estrutural de todo equipamento.
O investimento foi de aproximadamente R$ 150 mil.

Descendentes de Rua apresenta “Essência do Ritmo”

Teatro Municipal - Luciano Vieira PMSSDescendentes de Rua - Luciano Vieira PMSS

 

O Teatro Municipal de São Sebastião receberá na noite deste sábado (27), o mais novo espetáculo do grupo de dança de rua Descendentes de Rua: “Essência do Ritmo”.
Fundado em 2002, o premiado grupo traz nesta apresentação um total de 18 coreografias, sendo 16 inéditas, todas com o coreógrafo geral, Junior Rocha, à frente dos trabalhos.
Ao longo de sua existência, o DR – como é popularmente conhecido –, participou de 136 festivais por todo o Brasil, dos quais venceu 56. Além disso, o grupo conquistou 31 segundos lugares e 23 terceiras colocações, sendo considerado destaque do festival em 22 oportunidades.
De acordo com o coreógrafo e assessor cultural das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur – Secretaria de Cultural e Turismo, Junior Rocha, o espetáculo pretende levar ao público muita alegria por meio da dança com uma variedade de músicas e estilos que vão de Elis Regina a James Brown, da dança contemporânea a várias vertentes das danças urbanas durante cerca de uma hora e meia. “Esta apresentação também será a estreia oficial de mais três novos coreógrafos do grupo, Matheus Costa Santos e Thaine Souza Santos na dança contemporânea e Everton Cassio da silva (o Tom), no break dance”, observou.

Ficha Técnica:
Diretor e Coreógrafo Geral: Junior Rocha
Maquiagem e Cabelo: Elaine C. Silva Rocha
Dançarinos: Everton Cassio, Francinaldo Dantas, Deyvyd Leonardo, Matheus Costa, Thomas Florencio, Emerson Nogueira, Felipe Farias, Jhonatan Reinaldo, Gabriel Henrique, Guilherme Luis, Isis Raniely, Alexandre Costa, Vitor Araújo, Predo Alves, Rian Costa, Jaqueline Carolina, Tharyane De Jesus, Thaine S. Santos, Juliana Dias, Alice Ladeira, Yasmin Silva, Jucilene Barsotti, Bárbara Arrais, Amanda Cozendey, Amanda Moradei, Messias Correia, Laisa De Camargo, Emille Barsotti, Thiarlei Santos, Gabriel Teixeira e Luna S. Leriano.
Serviço: O espetáculo do DR terá início às 20h; a entrada é gratuita.

Inscrições para o segundo casamento comunitário de Ubatuba continuam abertas

Banner_casamento-comunitario-2016

Vagas para o “Casar em Ubatuba” são limitadas e inscrições terminam no dia 15 de março
As inscrições para a segunda edição do “Casar em Ubatuba” continuam abertas e devem ser feitas na sede da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, localizada na Rua Paraná, n. 375, no Centro.
É preciso comparecer com os seguintes documentos:
- Solteiros: certidão de nascimento (original), RG e CPF (cópia e original)
- Divorciados: certidão de casamento com averbação do divórcio (original), RG e CPF (cópia e original)
- Viúvos: certidão de casamento (original), certidão de óbito do cônjuge falecido (cópia e original), RG e CPF (cópia e original)
O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas, das 14 às 17 horas, e às terças e quintas, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas.
A s vagas são limitadas e as inscrições terminam no dia 15 de março.
Para mais informações, ligue para (12) 3834-3502 ou escreva para: casaremubatuba@ubatuba.sp.gov.br

Ilhabela participa da Feira de Turismo Anato 2016 na Colômbia

foto anato_1

Aurélio Rufo e Eunice Bourroul, ambos da Secretaria de Turismo de Ilhabela durante a Anato – Feira de turismo na Colômbia

Ilhabela está presente na Feira de Turismo Anato, em Bogotá, na Colômbia. O evento prossegue até esta sexta-feira (26/2).
Trabalhar a divulgação de Ilhabela como destino turístico no mercado Sul Americano é uma decisão estratégica adotada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo. A Colômbia é um dos países que mais enviam turistas para o Brasil e Ilhabela já vem trabalhando esse mercado, tendo participado em edições anteriores da Anato.
Esta é a feira de turismo mais importante da Colômbia e uma das mais importantes da América do Sul, contando com a presença do trade turístico de 35 países e aproximadamente mil expositores que recebem a visita de 30 mil profissionais do turismo, em sua maioria agente de viagens.
A estratégia que tem sido adotada pela Secretaria de Turismo foca a presença regular em feiras ao longo do ano, levando em consideração a penetração em mercados de relevância regional, nacional e internacional, contemplando importantes polos emissores de turistas na região Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil, e países como Argentina, Chile, Colômbia e Estados Unidos.
O prefeito Toninho Colucci destaca que a participação em feiras visa contribui em consolidar Ilhabela como destino turístico no Brasil e no exterior, aumentando o fluxo de turistas no município, a demanda por serviços turísticos locais e impactando de forma positiva toda a economia, por meio da geração de empregos e renda.
A diretora de Turismo, Eunice Bourroul, e o turismólogo Aurélio Rufo estão em Bogotá como expositores no estande da Embratur, órgão do Governo Federal responsável pela divulgação do Brasil no exterior.

Clube Amigos da Malha recebe torneio neste domingo Clube Amigos da Malha recebe torneio neste domingo

25 - Malha (2)

No próximo domingo (28), a partir das 8h30, as canchas do Clube Amigos da Malha, no bairro Porto Grande, região central de São Sebastião, receberão o Torneio de Malha São Sebastião x Volta Redonda. O campeonato será realizado em um dia único, com disputas entre as cidades de Ilhabela, Caraguatatuba, Rio de Janeiro, Taubaté e São Sebastião.
A atividade tem como objetivo principal criar um intercâmbio entre as cidades, trocar experiências e proporcionar aos alunos do projeto Força Jovem, um dia de vivência em competições.

Clube Amigos da Malha
Atualmente, o Clube Amigos da Malha de São Sebastião, desenvolve o projeto Força Jovem, todos os dias, às 14h.
A diretoria é formada por Paulo Lindberg, o Paulo da Elite, presidente, José Francisco da Silva, o seu Zico, como instrutor e técnico da equipe, monitor e atleta, Rafael de Jesus. O clube conta com apoio da Prefeitura em suas atividades.

 

Espetáculo Infantil “Bruxas da Escócia” tem entrada franca na próxima quinta no Teatro Mário Covas

O Teatro Mario Covas apresenta na próxima quinta-feira (3/3), às 10h e 14h, o espetáculo infantil “Bruxas da Escócia” com a Cia. Vagalum Tum Tum. A peça, premiada pelo ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, tem entrada franca e classificação livre. Livremente inspirado em Macbeth, de Willian Shakespeare (1554-1616), Bruxas da Escócia conta a história de um general do exército escocês, defensor leal do rei e de sua pátria.
Mas ao voltar de uma batalha, se depara com três bruxas que lançam uma profecia: ele se tornará rei!
Ao tomar conhecimento do ocorrido, a ambiciosa Lady Macbeth, esposa do general Macbeth, convence-o a assassinar o rei e é proclamado o novo regente.
Ao contrário do que o povo esperava, ele se torna um tirano implacável e junto com Lady, comete várias malvadezas aos seus súditos. Nada nem ninguém será poupado se ficar em seu caminho e para eliminar seus inimigos eles inventarão uma catapulta espacial, que lança as pessoas ao infinito.
Em um segundo encontro com as bruxas, elas garantem, que ele só perderá o trono no dia em que a floresta caminhar até ele, logo, ele jamais deixaria de ser rei. Assim, um exército formado pelos fugitivos de suas malvadezas, decide se disfarçar com galhos das arvores da floresta para atacar o castelo, derrotando o terrível casal.
A peça dá sequência à linha de pesquisa da Cia. Vagalum Tum Tum, que é a de trazer para o universo infanto-juvenil as obras de Shakespeare pela lente do olhar do palhaço, da Comedia Dell´arte e dos Bobos.
Os elementos trágicos do original são transpostos, pela ação do raciocínio do palhaço, em outros que remetem à graça e à poesia, porém, sem perder a essência do original, o que a torna extremamente interessante para crianças e adultos.
O Teatro Mario Covas está localizado na Av. Goiás, nº 187, no Indaiá. Mais informações: (12) 3881.2623 ou www.fundacc.com.br.