Monthly Archives: maio 2016

Prefeitura entrega obras na Costa Norte e Sul da cidade

Pavimentação, quadra e praça estão no cronograma do inicio do mês

Inauguracao de Obras - Luciano Vieira PMSS

A Prefeitura de São Sebastião programou para o mês de junho um calendário de entregas e inaugurações de novos espaços públicos, que oferecerão mais conforto à população. Estão previstas as entregas da reforma da praça e revitalização do CAE da Enseada, obras de pavimentação em Toque Toque Grande e Pequeno, na Costa Sul, e também a inauguração de um centro comunitário no Morro do Abrigo, região central.
Logo no primeiro dia do mês, às 17h30, será entregue a revitalização do CAE Francisco Santana, da quadra Michel Henrique e da Praça João Eduardo de Moraes, todas na Enseada – Costa Norte da cidade.Na praça foi feita pintura, troca de telhado, piso, parte elétrica além da manutenção dos sanitários e adequação para acessibilidade. No CAE foram realizadas recuperação do alambrado, pintura, reparos elétricos e outros.No dia 4, serão dois eventos de entrega das obras de pavimentação em Toque Toque Pequeno e Toque Toque Grande, respectivamente nos horários 10 e 11h30 horas. Serão entregues três ruas (Alamedas Camboriú e Torres e Rua Ana Ayres dos Santos) no primeiro e a rua Beraldino de Matos no segundo bairro.Esta obra de infraestrutura urbana consta de um convênio firmado com o Governo do Estado, em 2015, no valor de R$ 360 mil, repasse feito pelo Estado proveniente de impostos arrecadados pelo município. Além deste, a cidade também conta com obras de pavimentação que integra um segundo pacote de recursos do Governo Federal e contabiliza um total de 46 ruas que deverão ser entregues até o final do segundo semestre. Esta fase contempla ainda ruas da região central e das costas norte e sul da cidade. Além dos bairros de Toque Toque as obras avançarão em Boiçucanga, Baleia, Barra do Sahy, Canto do Mar, Cigarras, Jaraguá, Enseada, além de Barequeçaba. Durante a gestão a administração municipal contabiliza 246 ruas pavimentadas. “Calçamos mais ruas em todos os bairros da cidade do que qualquer outra administração”, assegura o prefeito Ernane Primazzi.

Centro Comunitário
Já no dia 11 de junho, as 10h, será a vez do bairro Morro do Abrigo ganhar um novo Centro Comunitário que servirá para atender a população do bairro. A obra é uma das contrapartidas exigidas pela Administração Municipal à empresa Queiroz Galvão, em virtude do impacto causado pelas obras do Contorno Sul.
No local foi construído um salão social com 120 metros quadrados, cozinha, banheiros e pontos de iluminação. Além disso, há também uma quadra multiuso com vestiários, arquibancadas e cobertura metálica.

Prefeito Ernane vistoria avanços nas obras da UPA Centro

Região central ganha nova unidade de Pronto Socorro

Está em ritmo acelerado a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) para onde, até o final do ano, deve ser transferido todo o atendimento do Pronto Socorro Central. Na manhã desta quarta-feira (25) o prefeito Ernane Primazzi fez mais uma vistoria no prédio para verificar o andamento da obra que está na fase de reboco e acabamento de piso.
Segundo o prefeito no espaço irá funcionar todo o atendimento do pronto socorro com um acesso para o hospital que será ampliado com a mudança do PS. “Aqui neste novo prédio haverá amplos espaços voltados para recepção, sala de observação e toda a estrutura para se fazer um excelente atendimento à população. Além disso, haverá uma ligação direta com o hospital para a transferência dos pacientes que necessitarem de atendimento mais especializado”, explica Primazzi. Ainda de acordo com o prefeito para garantir o bom funcionamento intervenções estão sendo feitas nas imediações da UPA como, por exemplo, a retirada do ponto de ônibus da calçada e a demolição do prédio onde até a semana passada funcionava o Centro de Saúde Central – que passou o atendimento para o imóvel localizado na esquina das ruas João Cupertino dos Santos e São Gonçalo- e que dará lugar ao estacionamento da unidade bem como a entrada na lateral para a chegada e saída de ambulâncias. Este é apenas mais um dos investimentos em saúde que a atual administração vem fazendo para ampliação e melhora nas condições do atendimento ao cidadão. É importante lembrar que ainda este ano a cidade passará a contar com dois novos prontos socorros este, (UPA) no centro e o que irá funcionar nas dependências do Hospital da Costa Sul. Além disso, há ainda a previsão de entrega dos novos postos de Estratégia Saúde da Família que estão sendo construídos em Boiçucanga, Canto do Mar e Pontal da Cruz. Também participaram da vistoria os secretários de Governo Fábio Lopez; de Obras José Evanildo Silva; de Habitação Roberto Alves dos Santos e das Administrações Regionais Sérgio Félix.

Pescadores recebem treinamento para manipulação de pescados

DSC03624a

O Governo Municipal promoveu Treinamento de Boas Práticas de Manipulação de Pescados para 150 trabalhadores que irão atuar nas Festas do Camarão e Tainha, além dos maricultores do município. A capacitação ocorreu na última terça-feira (24/5/16), no Teatro Mario Covas.
O treinamento foi realizado pela nutricionista do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), Erika Kurosawa, que abordou a exposição dos alimentos prontos para consumo em temperatura controlada; os perigos pelo alto risco de contaminação por bactérias nos pescados; a adequação nas instalações de armazenamento e comercialização do pescado; a importância do controle de saúde dos manipuladores; a higiene pessoal; equipamentos de proteção individual (EPI); higiene do ambiente e o armazenamento correto dos pescados.
A nutricionista explica que, a finalidade das boas práticas de manipulação de alimentos é melhorar a qualidade nutricional e higiênico-sanitária do produto. “Quem não participou da capacitação não poderá trabalhar nas festas. A Vigilância Sanitária também estará no local para fiscalizar”, disse.
O treinamento foi organizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Prefeitura de Ilhabela promove ação integrada junto a pessoas em situação de rua

Ação integrada entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, além de funcionários do Caps de Ilhabela - Departamento de Proteção Social Especial e Saúde da UBS Barra Velha, tem o objetivo de resgatar a cidadania de pessoas em situação de rua em Ilhabela

Ação integrada entre as secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, além de funcionários do Caps de Ilhabela – Departamento de Proteção Social Especial e Saúde da UBS Barra Velha, tem o objetivo de resgatar a cidadania de pessoas em situação de rua em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e com o apoio da Secretaria de Saúde e dos funcionários do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) – Departamento de Proteção Social Especial e Saúde da UBS Barra Velha, realizou na manhã desta quarta-feira (25/5) uma ação integrada junto a pessoas em situação de rua. Acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Santos, a equipe visitou alguns pontos do município com o objetivo de garantir os direitos desses indivíduos, tanto os civis e sociais, quanto de saúde.
O grupo foi até a Barra Velha, nas proximidades do bolsão de embarque da balsa, onde algumas pessoas da região foram abordadas de acordo com as normativas do “Suas” (Sistema Único da Assistência Social) e do SUS (Sistema Único de Saúde). Outro local visitado foi a ponte da Avenida Coronel Faria Lima, na Água Branca, onde foram encontrados vestígios de pessoas que estariam vivendo no local. Por fim, a equipe foi até a Praça das Mangueiras, no Perequê, e conversou com mais pessoas em situação de rua. “A ideia é realizar um trabalho humano e correto. Essas pessoas precisam de ajuda e é nosso dever auxiliá-las. É um problema social e vamos conceder total atenção neste aspecto”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Marcelo Santos.
De acordo com a equipe, o objetivo é resgatar a cidadania desses usuários, sendo que ações de assistência e saúde são necessárias. Vale salientar que as leis vigentes de cada setor estão sendo respeitas, além da vontade do indivíduo garantida na Carta Magna do Brasil.
O Grupo “Rede de Cuidados – Saúde e Desenvolvimento Social no atendimento à População em Situação de Rua” desenvolverá as ações quinzenalmente e continuamente nos serviços oferecidos pelo município: CRAS, CAPS e UBS Barra Velha.

São Sebastião vence 9ª edição dos Jogos dos Idosos

Competição reuniu mais de 400 atletas em disputas de várias
modalidades e muita diversão

Equipes comemoram mais uma realização do JISS com muita alegria entre as delegações

Equipes comemoram mais uma realização do JISS com muita alegria entre as delegações

Com mais de 80 atletas, a equipe de São Sebastião, integrante do Projeto Atividade, comemorou a vitória na 9ª edição dos Jogos dos Idosos de São Sebastião (JISS), que reuniu mais de 400 atletas de sete municípios durante quatro dias de competições. A equipe vibrou com o resultado durante a entrega dos troféus no encerramento do evento na manhã deste domingo (29), no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.
Realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o JISS se consolidou no calendário esportivo e por proporcionar uma grande festa de integração e convívio entre as cidades participantes.
Na classificação geral, São Sebastião obteve 151 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe de Sorocaba (149) e São Bernardo do Campo (141) na terceira posição. Já, a quarta posição ficou com Cubatão (139) e a quinta para Ilhabela (95) que também faturou o Troféu Fair Play. Em sexto lugar ficou Caraguatatuba (94) e Bertioga (51) com a sétima posição.
Diretor de Esportes da Seesp, Willian Soares, frisou a importância do evento que foi dominado pelo clima de alegria e festa durante todos os dias. “Além do compromisso com um evento que faz parte do calendário esportivo há nove anos, temos a responsabilidade de receber bem quem nos visita. Temos as competições, mas para mim, ver o pessoal interagindo, se reencontrando, feliz, é uma satisfação.
O diretor agradeceu a participação de todos e frisou o empenho e trabalho da sua equipe. “Nada seria possível sem o envolvimento dos colaboradores da família Secretaria de Esportes, do motorista ao pessoal da manutenção e professores como também do apoio da administração”, disse Willian. Ele lembrou que o JISS não representa somente um evento esportivo por influenciar em outros setores. A competição atrai os atletas e familiares, o que ajuda a movimentar a rede hoteleira, o comércio e turismo. Para Vanda Lopes, chefe de administração do Fundo Social e presidente do Conselho Municipal do Idoso, “foi um sucesso como sempre essa importante realização da Secretaria de Esportes com parceria do Fundo Social. As equipes nos transmitem alegrias e nos mostram que esporte é vida”.

Ilhabela é vice-campeã da 1ª etapa do Paulista de Vela Oceânica classe RGS em Ubatuba

O prefeito Toninho Colucci e o secretário de Esportes, Sérgio do Vale, com o alunos da Escola de Vela de Ilhabela durante a primeira etapa do Campeonato Paulista da classe RGS de Vela Oceânica em Ubatuba

O prefeito Toninho Colucci e o secretário de Esportes, Sérgio do Vale, com o alunos da Escola de Vela de Ilhabela durante a primeira etapa do Campeonato Paulista da classe RGS de Vela Oceânica em Ubatuba

Os alunos da Escola de Vela de Ilhabela foram vice-campeões da 1ª etapa do Campeonato Paulista da classe RGS de Vela Oceânica em Ubatuba, no último sábado (28/5). O secretário de Esportes, Sérgio do Vale, e o prefeito Toninho Colucci também integraram a tripulação do veleiro Charlie Bravo. “Parabéns a todos os integrantes do veleiro Charlie Bravo, da Escola Municipal de Vela de Ilhabela. Foi um excelente resultado e todos os meninos e monitores fizerem um grande trabalho”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
O veleiro Charlie Bravo, que já foi usado no tráfico de drogas, foi doado pela Polícia Federal para a Prefeitura de Ilhabela em 2010. Ele é o único veleiro de Oceano da escola e atende cerca de 70 garotos, a partir de 15 anos – que devem estar matriculados na rede pública de ensino de Ilhabela. Os outros barcos são os chamados monotipos, as embarcações menores utilizadas para iniciação no esporte.
Com o Charlie Bravo, os garotos têm a oportunidade de melhorar o conhecimento e a técnica em embarcações maiores, aumentando a área de serviços em que são treinados. O objetivo da escola de vela não é apenas formar velejadores, mas treinar os alunos em diversas profissões da área náutica.

Orquestra Jovem de Cordas estréia trecho da obra “Messiah”, de Handel

Jovens musicistas mostram talento durante apresentação especial do feriado de Corpus Christi

Jovens musicistas mostram talento durante apresentação especial do feriado de Corpus Christi

Com apresentação especial para o feriado de Corpus Christi, a Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião executou, pela primeira vez, pequeno trecho da obra “Messiah”, considerada a mais famosa criação de Georg Freidrich Handel. O público aprovou a performance e reconheceu o talento dos jovens músicos, que também mostraram repertório eclético passando do clássico ao popular na noite de sexta-feira (27), em frente ao prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia.
Sob a regência de Raphael Tavares, assessor cultural das oficinas da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana (Fundass), da Sectur, a orquestra apresentou peças integrantes do repertório do grupo e estreou o primeiro movimento da oratória de Handel com a proposta de começar a preparar os jovens musicistas para a execução de clássicos da música erudita.
A obra de Handel, de 1741, conta com 51 movimentos divididos em três partes, com duração aproximada de 2h30, embora o tempo varie em função das diferentes interpretações. O célebre “Aleluia”, que é o 42º movimento, é reconhecido pelas pessoas com facilidade, o que já não acontece com a totalidade da oratória.
A obra, intitulada por Handel como “Messias”, foi concebida para a Páscoa e executada pela primeira vez após a morte do compositor. Porém, tornou-se tradição e sua apresentação durante o “Advento”, período das festas de Natal, onde é mais apresentada do que nas comemorações da Páscoa. A Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião completará dois anos de apresentações. Seu primeiro ensaio aberto ao público foi em 7 de novembro de 2014 nas dependências da Sectur e contou com a participação da Camerata Difusa – Orquestra de Câmara Municipal de São Sebastião. Projeto da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião, a Orquestra Jovem de Cordas tem parceria da Sectur e patrocínio da Petrobras.

Alunos do Rio do Ouro comemoram Dia da Mata Atlântica

DSC_2613

Na última quarta (25/5/2016) foi o dia dos alunos do CIEFI Bernado Ferreira Louzada, Rio do Ouro, comemoraram o Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado no dia 27 de maio, com atividades voltadas à Educação Ambiental. A ação foi promovida no Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba. Na parte da manhã, as turmas dos 4° e 5° anos fizeram a Trilha do Jequitibá, e assistiram ao filme “Guardiões da Biosfera Mata Atlântica”.
No período da tarde, as crianças dos 1°, 2° e 3° anos participaram de atividades recreativas com o professor Cleber Dias, da Associação de Kung Fu Shaolin Sul de Caraguatatuba e também assistiram ao filme. A aluna Ana Clara O. Santos, aluna do 3° ano, disse que gostou muito do vídeo. “A mensagem é que as crianças são muito importantes para defender a Mata Atlântica e o meio ambiente com atitudes de preservação”, comentou. Durante a visita, funcionários da Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba distribuíram gibis e livros sobre a Mata Atlântica.

Parque Estadual
O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba, foi criado por decreto como Reserva Florestal, em 1956, e integrado ao Parque Estadual da Serra do Mar, em 1977.O Núcleo guarda, aproximadamente, 50 mil hectares dos últimos 7% de Mata Atlântica remanescentes, incluindo matas de encosta, rios e cachoeiras.Esse patrimônio natural garante à população a continuidade e a qualidade dos recursos hídricos, o equilíbrio do clima e a proteção das encostas contra deslizamentos. O relevo montanhoso agrupa diversas formações vegetais e cachoeiras. A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. São 20 mil espécies vegetais, 849 de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 espécies de peixes.

Bolsa Família em Ubatuba: mais educação, saúde, trabalho e renda

Um total de 4.332 famílias de Ubatuba são beneficiárias do Programa Bolsa Família, o que, corresponde a 16,68% da população. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, isso significa uma cobertura de 90,76% do total de famílias estimado com perfil de renda do programa na cidade.
O programa integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como alvo prioritário os brasileiros que estão na linha de extrema pobreza, com renda inferior a R$ 77 por pessoa, até aqueles na linha de pobreza, com renda familiar no limite de R$ 154 por pessoa. O valor médio recebido por essas famílias mensalmente é de cerca de 151 reais, que são utilizados de maneira variada, como complemento à renda. A implementação do Bolsa Família em Ubatuba significa injeção mensal de recursos que giram em toda a cidade. Para se ter uma noção, somente em abril de 2016, o repasse do Bolsa Família correspondeu a um total de R$ 656.362, que favorecem principalmente os pequenos comércios locais, em especial, dos bairros mais carentes do município, como, por exemplo, Ipiranguinha, Maranduba e Sesmarias, onde vivem muitas famílias beneficiárias do programa.

Educação e saúde
Não é possível superar a pobreza sem saúde e educação. Por isso, o Programa Bolsa Família estabelece como condição para manutenção do benefício mensal a frequência das crianças na escola. Em Ubatuba, em março de 2016, 99,07% das crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos do Bolsa Família têm esse acompanhamento, o que corresponde a um total de 4.556 pessoas.
Outro aspecto obrigatório é o acompanhamento pela rede de saúde, que envolve desde a vacinação infantil das crianças com até 7 anos, quanto o acompanhamento nutricional de bebês e gestantes e a realização do pré-natal no caso de gestantes.
Isso implica em um benefício adicional no valor de R$ 35. Em abril de 2016, havia 50 gestantes que recebem o benefício variável à gestante (BVG) e 65 famílias com bebês, que recebem o benefício variável nutriz (BVN).

“Vento Azul”, cinema especial para autistas, tem nova sessão no próximo sábado

Parceria entre Vento Forte, Natea e Prefeitura possibilita sessões mensais voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Parceria entre Vento Forte, Natea e Prefeitura possibilita sessões mensais voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

No próximo sábado (21) a Prefeitura de São Sebastião e a “Vento Forte”, em parceria com a Natea (Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo), trazem mais uma sessão de cinema diferenciado, especialmente pensado e elaborado para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que ganhou o nome de “Vento Azul”. A partir das 16h30 o prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), num espaço criado para abrigar de forma confortável e aconchegante pessoas com TEA, seus familiares e amigos, receberá o público.
Tudo foi bolado pensando nos detalhes para tornar a experiência agradável. Os filmes serão exibidos com o som baixinho e as luzes permanecerão acessas, proporcionando ao público total liberdade para andar, desenhar, falar, ou seja, o que mais tiverem vontade de fazer durante a exibição. Será possível inclusive repetir o filme preferido, bastando apenas pedir. Também será possível levar material para desenhar, pintar ou ainda o brinquedo preferido, cadeira e até mesmo a almofada de estimação.
A iniciativa conta com apoio do Instituto Nacional de Sociologia Aplicada (Inasa), órgão responsável por promover a inclusão de pessoas com TEA e seus familiares, através de propostas de políticas públicas, orientação jurídica gratuita, conscientização social, cursos de aprimoramento e atividades culturais e esportivas ao qual o Natea está diretamente ligado.
Na sessão deste sábado (21) o projeto “Vento Azul” convida o público para conhecer as histórias de Beto, Marina e Teresa. Beto mora no interior de São Paulo e sonhava em conhecer o mar, Teresa quer o mar no quintal de casa e Marina, que sonhava ter um cachorro, ganhou um peixe.

Sinopses
“Azul da Cor do Mar”
Beto tem 14 anos, vive no interior de São Paulo e sonha conhecer o mar. Seu desejo vira realidade em um passeio da escola. Paralelo a essa paixão, Beto tem um amor platônico por uma das meninas da escola: a garota de olhos azuis da cor do mar.
De Pedro Mendes | Brasil (SP) | 2014 | cor | ficção | 14 minutos | livre
“O Mar de Teresa”
Teresa queria o impossível: ter um mar no quintal de sua casa. Como não podia conseguir isso, ela inventou um plano mirabolante que a levou a uma descoberta muito pessoal.
*premiado na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 2015
De Dilea Frate | Brasil (RJ) | 2015 | cor | experimental | 13 minutos | livre
“Quem Não Tem Cão”
Marina vive com a mãe em um pequeno apartamento no subúrbio. Sua mãe passa os dias fora, trabalhando como cabeleireira, enquanto Cláudia, uma babá pouco convencional, cuida de Marina e Vini, o vizinho de oito anos. Marina, quer muito um animal de estimação, não se contentando com o peixe, que por algum motivo inexplicável, deixa todos nervosos.
De Cíntia Domit Bittar | Brasil | 2015 | cor | ficção | 13 minutos | livre