Monthly Archives: junho 2016

São Sebastião conquista prêmio “Prefeito Amigo da Criança”

Prefeito Ernane foi à Brasília receber o prêmio da Fundação Abrinq

Reunião Gabinete 01 - Luciano Vieira PMSS

São Sebastião está na seleta lista de 102 municípios do Brasil a receber o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” da Fudação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos). O prefeito Ernane Primazzi esteve em Brasília (DF), na última quarta-feira (22), para receber o prêmio durante evento realizado na Câmara dos Deputados. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido na cidade com o objetivo de melhorar a vida de crianças e adolescentes durante a gestão 2013/2016.
O programa “Prefeito Amigo da Criança” incentiva os prefeitos a se comprometerem no desenvolvimento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e na garantia de recursos do orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.
Informações da Fundação Abrinq apontam que no início de 2013, 1.542 municípios se inscreveram, ao longo dos três anos seguintes 437 foram avaliados e 102 alcançaram as metas estipuladas e foram premiados.
São Sebastião conquistou o prêmio na categoria Reconhecimento Pleno – considerado o de maior relevância para o Programa, pois foram aqueles que alcançaram as metas estabelecidas. Entre as metas alcançadas estão ações relacionadas às creches, pré-escolas, mortalidade infantil e outras políticas públicas voltadas para o atendimento das crianças.
Esse Prêmio representa o reconhecimento do trabalho para alcançar indicadores importantes para o desenvolvimento, principalmente no momento atual, em que enfrentamos uma crise não só financeira, mas também política e ética. Criança não é cidadã do futuro, ela é cidadão hoje.
Na avaliação do prefeito Ernane, o prêmio é um importante reconhecimento pelo bom trabalho realizado na cidade envolvendo várias secretarias que trabalham com crianças e adolescentes. É o resultado das ações desenvolvidas na Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Assistência Social, Conselhos Tutelares, enfim todos os setores envolvidos nos trabalhos para atendimento adequado visando melhorar os índices de avaliações junto às crianças, explicou o prefeito. “São Sebastião ficou entre os 100 municípios premiados pela Abrinq o que, para nós, significa um grande prestígio e a demonstração de que estamos no caminho certo nos investimentos em creches e no desenvolvimento de nossas crianças”, frisou.
Para a articuladora do “Programa Prefeito Amigo da Criança” em São Sebastião, Maura Porpino, este é mais um reconhecimento de que o município está no caminho certo. “O recebimento do Selo é a chancela ao Chefe do Executivo de que as políticas públicas estão avançadas na garantia de direitos às crianças e adolescentes. Esse reconhecimento pleno outorgado pela Fundabrinq é um fomento para que ações de governo continuem na proteção e no cuidado para eles”, destacou.

O programa
O “Programa Prefeito Amigo da Criança” (PPAC) foi criado em 1996 com o objetivo de mobilizar e apoiar tecnicamente os gestores municipais para a qualificação das políticas públicas em benefício de crianças e adolescentes.
Desde sua primeira edição, o programa já mobilizou mais de sete mil prefeitos (são 7.734). A participação é voluntária. A cada edição, o PPAC propõe um conjunto de ações e ao longo da gestão oferece subsídios técnicos e promove seminários para o intercâmbio de informações e aproximação com a equipe do Programa. Ao final de cada período, são avaliados os resultados obtidos pelo município e reconhecidos os gestores que melhoraram a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Fundação Abrinq
Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Pautada pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Fundação Abrinq tem como estratégias o estímulo para implementação de políticas públicas, fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos. Estimula também a responsabilidade social, a articulação política e social na construção e defesa dos direitos e o conhecimento da realidade brasileira quanto aos direitos da criança e dos adolescentes.

Horta comunitária na Aldeia Renascer conta com apoio da Prefeitura de Ubatuba

O projeto de horta comunitária da Escola Estadual Indígena Penha Mitangwe Nimboea (Ywyty Guaçu), na Aldeia Renascer, recebeu nesta segunda, 27, e terça-feira, 28, o apoio do serviço de tratorista da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba.
O trabalho incluiu a aragem e preparo do terreno ao lado da escola, que será cultivado por cerca de 50 estudantes de várias séries do ensino fundamental. Eles plantarão alimentos tradicionais da região como batata-doce, inhame, mandioca e milho, além de legumes e hortaliças como abobrinha, alface e couve. Os equipamentos adquiridos pela Prefeitura de Ubatuba nos últimos anos representam mais apoio à produção agrícola local. Além do mini-trator, eles incluem roçadeiras e arados, que agilizam o trabalho do agricultor e reduzem seus custos de produção.
Esse apoio está disponível para agricultores familiares do município que estejam cadastrados junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.

Larissa Cavalcanti, Paralamas do Sucesso e Luana Camarah embalam a noite da 43ª Semana de Vela de Ilhabela

Com a abertura oficial da 43ª Semana de Vela de Ilhabela nesta sexta-feira (1º/7), às 20h, no Race Village montado na Praça das Bandeiras, na Vila, a cidade terá eventos no mar ao longo do dia e muitas música e espetáculos culturais todas as noites. A Prefeitura de Ilhabela preparou uma programação que começa no dia 1º e só termina em 31 de julho.

Larissa Cavalcanti na sexta
Nesta sexta-feira (1/7), logo após o cerimonial de abertura, sobe ao palco do Race Village a cantora Larissa Cavalcanti. Larissa ficou conhecida por suas participações no Programa Raul Gil e no quadro Novos Talentos do Domingão do Faustão. Sua voz irradia alegria e boa música. A interprete se entusiasma no samba e encanta a plateia onde estiver.
Larissa divulga seu primeiro CD “Pele Morena e Azul”. Em seu site a artista destaca o carinho que tem por Ilhabela, seu primeiro palco.

Paralamas do Sucesso no sábado
A banda Paralamas do Sucesso vai esquentar a noite de sábado (2/7), às 22h. O conjunto ganhou destaque no início dos anos 80 com o sucesso que alavancou a carreira “Vital e sua Moto”. A partir daí começou a ser sucesso de público e crítica ganhando destaque na mídia. Desde a formação Herbet Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (guitarrista) colecionam prêmios, participações e indicações importantes da música como o Rock in Rio, Grammy Latino, Prêmio Multishow da Música Brasileira, Vídeo Music Brasil e Troféu Imprensa.
Os Paralamas do Sucesso tem 30 anos de carreira, 20 álbuns lançados, 10 DVDs e uma lista extensa de sucessos como: Melô do Marinheiro, Lourinha Bombril, Óculos, Lanterna dos Afogados, Cuide bem do seu amor e Aonde quer que eu vá.

Rock de Luana Camarah no domingo
Encerrando o fim de semana, direto de Taubaté a cantora Luana Camarah chega em Ilhabela para uma noite que promete ficar marcada na memória. Luana ganhou destaque na mídia ao ir para a semifinal do programa The Voice Brasil. A cantora fazia parte da equipe de Lulu Santos e abrilhantou o palco do The Voice com sua voz e performance. Ao contrário do que se pensa, a cantora continua como vocalista da banda Turne, que recentemente participou do programa SuperStar, mas não chegou até a final dessa vez. O conjunto toca há 10 anos em bares e casas noturnas em diversas cidades inclusive na capital paulista, tendo público fiel e cativo.

Festa de São Pedro Pescador é sucesso de crítica e público

Maior festa da cidade exaltou tradição,religiosidade e cultura do povo caiçara

Organizada pela Fundação de Arte e Cultura da Prefeitura de Ubatuba, a 93ª Festa de São Pedro Pescador terminou na noite da última quarta-feira (29/6), dia do santo padroeiro dos pescadores, na região central da cidade. A procissão terrestre, a procissão marítima e a missa campal reuniram centenas de pessoas em celebrações que mais uma vez emocionaram os presentes. A banda Conversão abriu a parte musical do dia de encerramento da maior festa do município, seguida do grupo Cantamar e do Trio Virgulino.
O evento começou na última sexta-feira (24/6) e contou com uma programação que exaltou a tradição do povo ubatubense e incluiu diferentes apresentações de ritmos da cultura brasileira, quilombola e caiçara.
Outra atração que marcou presença na área da festa foi a Vila Caiçara, espaço dedicado a reproduzir a estética e os costumes da população local, com estrutura de pau-a-pique, imagens de santos nas paredes, remos no quintal, fogão à lenha para torrar o amendoim e esquentar a água do café, adoçado com caldo de cana. A barraca da tainha foi um sucesso e quem pilotou as grelhas foram os pescadores e colaboradores da Colônia Z 10. As atrações musicais sempre são destaque na Festa de São Pedro Pescador e atraem milhares de pessoas para a Praça de Eventos. Neste ano, o line up seguiu eclético e mesclou apresentações de bandas locais com bandas de fora. Ao fim do evento, ficou clara a satisfação dos presentes e não foram poucos os elogios aos seis dias de festa.

Festa de São Pedro Pescador
A comemoração ao santo padroeiro de Ubatuba começou no dia 29 de junho de 1923, quando o padre caiçara Francisco dos Passos, com a ajuda de pescadores, celebrou uma missa em um altar improvisado de canoas.
Desde então, o festejo e a fé fazem parte da identidade cultural do povo ubatubense. Em 2016, a festa chega à sua 93ª edição e mantém vivas as tradições e costumes do povo local.
A maior festa da cidade é organizada pela Fundação de Arte Cultura da Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Colônia Z10 de Pescadores e a Paróquia Exaltação da Santa Cruz. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal.

Prefeitura de Ilhabela faz homenagem a caiçara que marcou época no bairro São Pedro

O prefeito Toninho Colucci, acompanhado do presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, do vereador Valdir Veríssimo e do padre Matheus, com os familiares do homenageado

O prefeito Toninho Colucci, acompanhado do presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, do vereador Valdir Veríssimo e do padre Matheus, com os familiares do homenageado

A Prefeitura de Ilhabela denominou a praça em frente à capela do bairro do São Pedro, no sul do município, como “Rodrigo Boaventura Freitas – Santinho”, conforme a lei 1.157/2016. A cerimônia foi realizada na manhã da última quarta-feira (29/7), Dia de São Pedro Pescador, com a presença do prefeito Toninho Colucci, do presidente da Câmara, Adilton Ribeiro, do vereador Valdir Veríssimo, secretários municipais e familiares do homenageado.
Colucci ficou feliz em homenagear e em saber um pouco mais da história de seu Santinho. “Eu pessoalmente não conheci o seu Santinho, mas escutando as histórias sobre ele a gente imagina como era o bairro São Pedro e o Bonete, com acessos apenas por trilhas e mar, as dificuldades deveriam ser enormes. Ele aqui agia como se fosse prefeito, como se fosse o padre. Seu Santinho ficará lembrado com essa homenagem singela que é não só a denominação da praça, mas também o acesso até a costeira onde se encontra o rancho de canoa. Então são duas homenagens que a comunidade do São Pedro entendeu que seriam mais que justas, e por tudo que ouvi aqui hoje ele merecia muito mais”, declarou o prefeito.
A homenagem foi um pedido do coordenador da capela, José Fernando Pinheiro, que ao ouvir depoimentos sobre o centenário da igreja e a formação do bairro se comoveu com os relatos. “Quando a gente assumiu a coordenação da Capela começamos a nos inteirar da história centenária e ai conhecemos através dos testemunhos essa figura, eu diria de benfeitor, cataquista e ícone do São Pedro. É uma história muito bonita, ele com a sua vendinha era o único na região a comercializar alimentos e não podia faltar sal (para salgar o peixe e a caça) e nem querosene (para ascender as lamparinas). Vendia inclusive para os moradores do Bonete que vinham por mar ou por trilhas”, contou o morador.
Segundo relatos, Rodrigo Boaventura de Freitas, além da venda que abastecia a região do São Pedro e das comunidades tradicionais, participava ativamente do Bairro do São Pedro. Ele contribuiu para a construção da capela e foi seu zelador por muito tempo, lecionava aulas de catequese e participava das festividades no bairro.
A família de Rodrigo Boaventura de Freitas estava presente na solenidade e não faltaram sorrisos e boas recordações. “Meu pai foi vereador, prefeito, carpinteiro, barbeiro, sapateiro, engenheiro, foi ele quem projetou a torre da capela de São Pedro, esse apelido que deram a ele de ‘Santinho’ mereceu”, disse o filho, Gustavo Boaventura de Freitas. Além dele estavam presentes os filhos José Boaventura de Freitas, Maria Celeste de Freitas, Maria de Fátima de Freitas e Rita Boaventura de Freitas, o neto Fernando de Freitas Oliveira e a nora Vera Lúcia Mariano de Freitas.
Outros representantes da Prefeitura marcaram presença na solenidade: os secretários Antônio Domingos Botana Moraes (Serviços Municipais), Benedito Augusto dos Santos (Cultura), Guilherme Martins Galvão (Obras), Marcelo Santos (Assistência Social), Sandra Maria Adão (Educação), Sergio Roberto Jorge do Vale (Esportes) e Ana Margarida Vieira Alvarez – Ida (Turismo), além de servidores e moradores.

Colucci entrega ampliação do Centro de Apoio aos Pescadores na Praia de Santa Tereza

Descerramento da placa inaugural: prefeito Toninho Colucci, autoridades e familiares do homenageado prestigiaram a solenidade

Descerramento da placa inaugural: prefeito Toninho Colucci, autoridades e familiares do homenageado prestigiaram a solenidade

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, entregou oficialmente, na tarde de quarta-feira (29/6), mais uma obra da série de inaugurações na cidade. Trata-se da ampliação do Centro de Apoio aos Pescadores “Antonio Rafael de Souza”, no bairro Santa Tereza, próximo à Vila. “Com esta obra, melhoramos a estrutura para atendimento dos pescadores da Ilha e valorizamos a nossa cultura. Nosso trabalho é oferecer uma qualidade de vida adequada a todos os moradores. Esta intervenção também facilitará o trabalho e eventos neste local, como por exemplo, os festivais da Sardinha e da Tainha. Fico muito feliz em inaugurar este espaço ao pescador ilhabelense no dia de São Pedro. Esses profissionais representam muito bem a nossa cultura. Parabéns a todos”, destacou em seu discurso o prefeito Toninho Colucci. A solenidade também contou com a presença dos secretários municipais: Guilherme Galvão (Obras), Antônio Botana (Serviços Municipais), Benedito Augusto (Cultura), Marcelo Santos (Desenvolvimento Social), Ida Álvares (Turismo), Lúcia Reale Colucci (Saúde), Sérgio do Vale (Esportes), Sandra Maria Adão (Educação) e Maurício Calil (Finanças).
A Câmara de Ilhabela foi representada pelo presidente Adilton Ribeiro e o vereador Luizinho Paladino. “Quero parabenizar o prefeito Toninho Colucci por mais esta obra. É muito importante essa valorização da nossa cultura, com a estrutura oferecida aos nossos pescadores. Investir neste segmento é investir nas nossas raízes”, disse o vereador Luizinho.
O Centro de Apoio aos Pescadores “Antonio Rafael de Souza” passou por reforma do telhado, pintura, construção de novos banheiros com acessibilidade, uma estrutura de segurança para guincho, aumento da área de carpintaria e elétrica e uma área de convivência com cozinha. No Píer dos Pescadores, reforma dos três banheiros, almoxarifado e escritório, e a construção de uma área administrativa. O investimento foi de aproximadamente R$ 150 mil. Familiares de “Antonio Rafael de Souza” também prestigiaram a cerimônia. Foi o caso do filho Marco Antonio Rafael de Souza e a nora Ana Cláudia Moraes Santos Souza; as filhas Amélia Rafael de Souza, Claudete Rafael de Souza; e os netos Thais de Souza Vieira, Gilson Rafael de Souza, Alex de Souza Santos, Ubirajara Ferreira Rafael de Souza e Airton de Souza Santos.

Equipes dos projetos sociais se reúnem para discutir suas ações

As equipes dos projetos Cidadão Criança, Garoçá e Viração desenvolvidos pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) de São Sebastião, participaram recentemente de um encontro para tratar sobre a rotina de cada um em relação aos alunos e comunidade e à criatividade colocada em prática.
O encontro envolveu a coordenadora geral dos projetos e atual coordenadora do Viração, Adriana Teresa Romão, bem como as coordenadoras Luciana Galani (Garoçá) e Alessandra Peixoto (Cidadão Criança). Ao longo da ação, o grupo abordou diversos temas da atualidade no sentido de refletir sobre a importância do papel de cada um no trabalho com as crianças e familiares atendidos pelos seus respectivos projetos. “Houve ainda, a realização de dinâmicas e exibição de vídeos motivacionais”, disse a coordenadora geral acrescentando que estes encontros aproximam as pessoas e auxiliam no processo formativo.

Projetos
O projeto Viração, instalado no Centro Comunitário da Topolândia, na região central, coordenado por Adriana Romão, atende 200 crianças oferecendo-lhes aulas de capoeira, educação ambiental, música, dança e circo, esportes integrados, yoga e apoio pedagógico.
O Cidadão Criança, por sua vez, coordenado por Alessandra Peixoto, está situado no Morro do Abrigo, também na região central, e atende 70 crianças que recebem apoio pedagógico, esportes integrados, karatê e teatro.
No Garoçá, instalado na Enseada, na Costa Norte do município, e coordenado por Luciana Gallani, provê atendimento para 140 crianças. Além do apoio pedagógico, promove, ainda, aulas de dança, esportes integrados, judô e arte corporal para as turmas.
Todos os projetos atendem crianças entre 6 anos e 12 anos, no contraturno do período escolar.

Prefeito de Caraguá assina convênio com governo do Estado para a construção de mais 240 casas populares

O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, esteve no Palácio dos Bandeirantes, no Auditório Ulysses Guimarães, nesta quarta-feira (29), para assinatura de um convênio com o Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Humano (CDHU). O acordo visa a construção de novas casas populares no município.
O documento foi assinado durante a cerimônia de lançamento do programa “Morar Bem, Viver Melhor”, com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia; do presidente da Câmara Municipal de Caraguá, Oswaldo Pimenta de Mello Neto (china); a vereadora de Vilma Teixeira de Oliveira, entre outras autoridades. O prefeito Antonio Carlos disse que este convênio é de grande importância, pois visa atender as famílias de baixa renda cadastradas no programa habitacional municipal, mas que não foram contempladas no “Minha Casa Minha Vida”. Este convênio é destinado à construção de um conjunto habitacional com 240 unidades, no bairro Travessão, na Rua João Batista Fernandes, no Travessão, em frente à Escola Estadual Benedito Paes Sobrinho.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Marcelo Paiva de Medeiros, até o final deste ano, serão entregues 1.950 casas pelo programa “Minha Casa Minha Vida”. “Mas ainda temos muitas famílias de baixa renda cadastradas, que não puderam ser contempladas. Este convênio reforça o comprometimento do Governo Municipal em propiciar aos nossos munícipes a realização do sonho da casa própria”, disse Medeiros.
Desde 2012 em execução, o Programa Habitacional de interesse social de Caraguatatuba foi responsável pela construção de 500 moradias no bairro Jetuba e 1.470 no bairro do Travessão. “E agora, com a assinatura deste convênio, entraremos na fase de licitação para a construção de mais 240 unidades, que beneficiarão cerca de 1.500 pessoas pelas estimativas da prefeitura”, concluiu o secretário.

Alunos de Caraguá recebem medalhas da OBMEP

Três alunos da rede municipal de ensino de Caraguá se destacaram nacionalmente na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015. A entrega das medalhas aconteceu na última terça (28), no Parque Tecnológico, em São José dos Campos.
O estudante Leonardo Uemura de Paula, 15 anos, que concluiu o Ensino Fundamental, na EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, no Jardim Gaivotas, ano passado, conquistou a medalha de prata. Já Manuélly Victória de Oliveira Farias, 13 anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo ganhou sua primeira medalha de bronze. E, Sandro Mariano Silva Filho, 15 anos, que concluiu o Ensino Fundamental ano passado na EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá, também ganhou bronze. Ele já havia conquistado as medalhas de bronze, em 2012; ouro, em 2013; e bronze, em 2014.
Os estudantes Leonardo Uemura e Manuélly Farias compareceram à cerimônia de entrega do certificado e da medalha, da Regional SP-06, acompanhados da representante do setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Sandra de Paula.
A solenidade contou com a presença do secretário de Educação de São José dos Campos, Luiz Carlos de Lima, do diretor do Parque Tecnológico, Marco Antônio Raupp, o coordenador da Regional SP-06, Reinaldo Arakaki, e da coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, Karina Augusto da Silva Santos, que entregaram as premiações.
Medalha de prata por três edições consecutivas, Leonardo Uemura, disse que a cada ano as provas da OBMEP ficam mais sofisticadas. “Isso nos obriga a dedicarmos mais aos estudos. E o resultado do empenho é sempre positivo”, afirmou.
Já Manuélly Farias ganhou sua primeira medalha no segundo ano de participação. “Estava em sala de aula quando recebi a notícia. Foi uma surpresa e fiquei muito feliz. Este ano, estou fazendo as provas da OBMEP 2016. Gosto de desafios de Matemática”, contou.
Os dois competem na 12ª Obmep 2016. A prova da 1ª fase ocorreu no dia 7 de junho. No dia 10 de agosto será divulgada a lista dos aprovados para a 2ª fase, em 10 de setembro.

Olimpíada
Ano passado participaram da prova Obmep 47.582 escolas de 5.538 cidades, que corresponde a 99.48% dos municípios de todo o país. Já o número de estudantes inscritos totalizou 17.970.745. Somente os 5% dos alunos que alcançaram as maiores notas do país, na 1ª fase, em junho, passaram para a 2ª fase, realizada em setembro.
Dos quase 18 milhões que disputaram as provas, foram premiados 6.500 estudantes – 500 com medalha de ouro; 1.500 com a de prata; e 4.500 com a de bronze, além de menções honrosas.
Os alunos medalhistas na Obmep 2015 também participam do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) no valor de R$ 100 por mês.
A Obmep é realizada desde 2005 pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Bairros da Costa Sul ganham ruas pavimentadas

O prefeito Ernane entregou pavimentação em mais três ruas em Toque-toque Pequeno, e mais uma em Toque-toque Grande, nesse sábado

O prefeito Ernane entregou pavimentação em mais três ruas em Toque-toque Pequeno, e mais uma em Toque-toque Grande, nesse sábado

A Prefeitura de São Sebastião entregou à população da Costa Sul do município, mais ruas pavimentadas. A entrega foi feita pelo próprio prefeito, Ernane Primazzi, nos bairros de Toque-Toque Pequeno e Toque-Toque Grande, na manhã desse sábado (25).
Moradores, secretários municipais e vereadores marcaram presença em mais uma entrega da Administração Municipal. Os investimentos e serviços foram executados nas alamedas Camboriú e Torres, além da rua Ana Ayres dos Santos, em Toque-toque Pequeno. Em Toque-toque Grande a pavimentação ocorreu na rua Beraldino de Matos.
O prefeito Ernane comentou que estão em execução a pavimentação de 46 vias públicas. “Além disso, em agosto lançaremos mais um pacote de pavimentação com 40 ruas. Até dezembro teremos no total cerca de 300 ruas pavimentadas pela Administração Municipal”, disse. Além das pavimentações, a Prefeitura contabiliza aproximadamente 360 obras realizadas.
A entrega das pavimentações também serviu para o prefeito revelar que nessa sexta-feira (24), foi assinado convênio para pavimentação da avenida Mãe Bernarda, em Juquehy, também na Costa Sul. “Outro orgulho do que a Prefeitura faz é o Hospital da Costa Sul, que inauguraremos em setembro. Enquanto cidades fecham hospitais, nós ganharemos uma nova”, falou o prefeito.

Programas
As inaugurações desse sábado, também serviram para expor que, além das obras, a Administração tem investido em programas que estão sendo reconhecidos e vem colhendo resultados. “Estamos em segundo lugar no Estado com o programa Brasil Sorridente, além de estarmos em 37º lugar, entre 4 mil municípios, com índices de desenvolvimento, além de ser a 4ª cidade, com menos de 100 mil habitantes, com melhor percentual de geração de emprego. E acabamos de receber o prêmio ‘Prefeito Amigo da Criança’, em Brasília”, conta o prefeito Ernane.
As pavimentações lançadas nessa manhã, foram realizadas pela Prefeitura com recursos advindos de convênio no valor de R$ 360 mil firmado com o Governo do Estado de São Paulo em junho do ano passado. São Sebastião ficou entre os 71 municípios contemplados no terceiro lote de convênios de 2015 para obras de infraestrutura urbana. O convênio com o governador Geraldo Alckmin foi assinado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em junho do ano passado.

Moradores
Os moradores também participaram das inaugurações. José Luiz de Melo Oliveira, presidente da Satoq – Associação Amigos da Praia de Toque-Toque Grande, considerou os esforços da Administração na Costa Sul. “Isso é um pequeno paraíso, é muito bom ver o trabalho da Prefeitura na região”.
Jessé Matos, da Sociedade Amigos de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), também destacou as ações e investimentos na Costa Sul. “Agradeço a atenção do prefeito no bairro”, diz.

Mais entregas
Além da inaugurações das pavimentações nos bairros da Costa Sul, a Prefeitura faz mais entregas de obras nos próximos dias. Dia 30, a Administração entregará iluminação da avenida Oscar Niemeyer, no Canto do Mar, na Costa Norte do município.