Entre as boas novidades, a inauguração de um circuito de brinquedos na Rua da Praia ao lado da ponte luminosa

A menos de seis meses de encerrar sua gestão, o prefeito Ernane Bilotti Primazzi fez um balanço da sua gestão para o Diário do Litoral Norte. Foram 416 obras de 2009 a 2016, por todos os bairros da cidade. Suas contas até 2014 estão aprovadas, tendo tido um apontamento apenas em 2013. Foi presidente da Abramt, associação em defesa dos royalties da Petrobras, por quatro mandatos. Do Codivap – consórcio de desenvolvimento da região – e Comitê de Bacia Hidrográficas do Litoral Norte, foi presidente por duas gestões em cada um. Teve uma tentativa, infrutífera, de cassação por crime eleitoral. Não teve nenhum escândalo ligado a sua administração. Os desafios não foram poucos mas, avaliando o final do mandato, dados os resultados, só tem a comemorar.
Desde o final de junho, o prefeito iniciou um ciclo de inaugurações que não tem data para acabar. Iluminação como a da Av Oscar Niemeyer, antiga Netuno, no Canto do Mar, ruas em Toque-toque Grande e Toque-toque Pequeno vão fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Para se ter uma ideia do impacto de algumas obras, a quadra do Centro Comunitário no Morro do Abrigo atende uma reivindicação de 30 anos! Mas não parou por aí: o Pontal do Cruz ganhou USF com dentista; o São Francisco, uma praça nova; o Topolândia, dois prédios para funcionamento do Centro de Referência Social e de um Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente, o primeiro do Litoral Norte, só para projetos voltados à Criança. Na Barra do Sahy, a antiga creche alugada foi substituída por uma própria, para 120 crianças, 50% da capacidade aumentada. Mas Ernane tem mais. No dia 30, vai entregar uma fábrica de gelo para os pescadores da Colônia de Pesca Z-14, que já ganharam também um caminhão frigorífico para transporte do pescado para venda nos grandes centros.
Em agosto continua…
Começando o mês de agosto, na praia das Cigarras, nove ruas serão entregues para a população. As inaugurações continuam com a entrega da reforma da UPA, no Centro; da pista de atletismo mais moderna do litoral, no Varadouro; do USF de Boiçucanca; da Praça do Kitesurf, quadra coberta e USF no Cambury; uma nova creche no Topo, para 150 crianças. Em Juquehy, o pacote é ainda maior: reforma do USF, do campo de futebol, reformulação do Ginásio de Esportes, instalação do Conselho Tutelar e cinco quilômetros de asfaltamento da Mãe Bernarda, a maior rua do bairro.
Novidade para a criançada de toda a cidade e região
O mês de agosto termina com uma inauguração que vai causar um grande alvoroço na criançada de toda a cidade: o novo superparquinho no complexo de turismo da Rua da Praia, bem ao lado da fonte luminosa cantante. Todo construído em madeira plástica e diferente de todos os outros parquinhos públicos, este oferecerá um divertido circuito de brinquedos interligados. Ao novo equipamento vai se somar a nova iluminação, subterrânea, de grande impacto para a rua da Praia, que é um dos cartões postais da cidade. Aos poucos, todos os atuais postes serão substituídos por postes ornamentais com as modernas e econômicas lâmpadas de led. Em setembro, 35 ruas em Barequeçaba, Enseada, Boiçucanga, Barra do Sahy e Juquehy vão se juntar às outras 250 asfaltadas por toda a cidade nas duas gestões do atual prefeito de São Sebastião.
Desafios
O complexo da Praça Pôr do Sol e o hospital da Costa Sul de São Sebastião são as obras que neste momento tem todos os olhos do prefeito. Perguntado sobre qual das obras que fez foi o maior desafio, o prefeito desabafou, lembrando que não teve nada fácil. “Cada uma foi um parto!”, comparou. “ Alguns, normais, outros cesarianas complicadas, outros com complicações inesperadas. Algumas como num demorado trabalho de parto, a exemplo do Hospital da Costa Sul”. Quanto maior o benefício trazido pela obra, pareciam ainda maiores as dificuldades enfrentadas para a sua realização.
Ping pong com o tema “Política”
Diário do Litoral Norte: Quem são os pré-candidatos a prefeito em São Sebastião?
Prefeito Ernane Primazzi Bilotti: Hoje são Wagner Teixeira, Juan e Felipe
Diário: Para quem será o seu apoio?
Prefeito Ernane: Para o Wagner.
Diário: Por que a escolha?
Prefeito Ernane: “O Wagner está muito amadurecido, pronto para exercer o cargo, dar continuidade a todo um trabalho que não pode parar. Ninguém administra sozinho e ele se mostrou ser uma pessoa de um grupo que ainda tem muito trabalho pela frente. Ele já foi vereador, presidente da Câmara, secretário de Governo, secretário das Administrações Regionais, vice-prefeito e é empresário na cidade, com família enraizada em São Sebastião. Estamos numa época de crise geral, grandes dificuldades e nesta altura não dá para arriscar dando poder para alguém inexperiente.”
Diário: Fala-se que o PH, o Paulo Henrique, ex-vice prefeito, poderá vir para o grupo. Esta informação tem procedência? Ele viria como vice?
Prefeito Ernane: Sim, temos conversado e acredito que ele poderia sim, vir como vice. Mas ainda não é uma situação definida, uma vez que outras situações ainda estão em definição sendo até possível que o partido dele o lance como candidato a prefeito.
Diário: A pré candidatura de Ângela não teria alcançados os resultados esperados mas como fica a pré-candidatura de Serginho, que em curto espaço de tempo ganhou tantas adesões, especialmente na comunidade central da cidade e na evangélica ? O senhor considera possível que ele venha a ocupar o cargo de vice com Wagner?
Prefeito Ernane: Sim, esta é uma composição possível.
Diário: Caso o Wagner ganhe as eleições, o senhor terá um cargo no Governo dele?
Prefeito Ernane: Não, isto está completamente fora de cogitação. Serei a pessoa mais experiente com quem ele poderá contar sempre que eu puder ser útil como um facilitador de caminhos mas não participarei da administração.
Para concluir a matéria, uma pergunta do Diário para o pré candidato Wagner Teixeira:
Diário do Litoral Norte: Como você recebe o apoio do prefeito Ernane?
Pré candidato Wagner Teixeira: O prefeito Ernane marcou seu nome na história de São Sebastião ao ser o primeiro a ser reeleito na cidade e ninguém pode negar o quanto isto agrega a uma campanha eleitoral. Recebo seu apoio com muita alegria. A população não pode perder aquilo que já conquistou e posso garantir que darei continuidade a tudo de bom que ele iniciou mas, claro, pela minha forma de ser, tenho os meus sonhos e propósitos pessoais como fazer com a população um plano de governo muito participativo e dar um tom a mais de humanização na gestão pública. Costumo dizer que vou levar em conta mais o emocional do que o material. Para isto pretendo um grande envolvimento pessoal com as pessoas; encher suas vidas de alegria e de bons sentimentos comunitários.