Monthly Archives: dezembro 2016

Secretaria de Educação de Ilhabela realiza formaturas dos alunos da rede municipal

formaturas-2016-2

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, iniciou na manhã de terça-feira (7/12) as formaturas da rede municipal de ensino do ano de 2016, com os alunos das escolas da região sul do arquipélago: E.M. Natã Ugo Soares Domingos (São Pedro), E.M. Anna Leite Julião Torres (Bexiga) e E.M. Profª Dercy de Andrade de Castro (Portinho). As cerimônias (19 no total) seguem até o 16/12 (sexta-feira).
O município de Ilhabela conta hoje com 6,5 mil alunos e 36 escolas municipais, sendo 28 na área urbana do município e oito nas comunidades tradicionais caiçaras. Também estão em andamento às obras de ampliação da Escola Mércia do Nascimento, no Saco da Capela, a construção de nova escola no Itaquanduba e outra no Portinho.

Confira a programação completa com os locais e os horários das formaturas das escolas municipais de Ilhabela:
8/12 – Quinta-feira (PEII – Barra Velha)
10h – E.M.Ophelia Reale Montanhesi
15h – E.M. Profª Severina Barbosa de Faria
15h – E.M. Maria Leonor Fazzini

9/12 – Sexta-feira (PEII – Barra Velha)
10h – E.M. Iracema Franca Lopes Correa
15h – E.M. José Antônio Verzegnassi
20h – E.M. Eva Esperança Silva

12/12 – Segunda-feira (PEII – Barra Velha)
15h – E.M. José Benedito de Moraes
20h – EJA (Educação de Jovens e Adultos)

13/12 – Terça-feira – (PEII – Barra Velha)
10h – E.M. Profª Benedita Salinas Santos
15h – E.M. Eurípedes da Silva Ferreira
20 h – E.M. Ruth Cardoso

14/12 – Quarta-feira (PEII – Barra Velha)
10h – E.M. Salvador Arena
10h – E.M. Altamira Vieira de Castro Colucci
15h – E.M. Paulo Renato
20h – E.M. Paulo Renato

15/12 – Quinta-feira (Píer 151)
20h – Profª Mércia do Nascimento Dias

16/12 – Sexta-feira (própria escola)
17h – E.M. Prefeito Leonardo Reale

Ilhabela presta homenagem à Chapecoense neste domingo com entrega de gramado sintético no campo do PEII

A Prefeitura de Ilhabela entrega neste domingo (11/12), às 9h, o novo gramado do campo de futebol do PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela), na Barra Velha, com uma homenagem à Chapecoense. O campo, agora com grama sintética, será denominado “Chape Sempre”.
Com drenagem e dimensões de gramado adequadas às exigências dos principais campeonatos de futebol do país, o campo poderá ter utilização mista (oficial e society).
A denominação é uma homenagem da Prefeitura de Ilhabela à delegação da Chapecoense – composta por jogadores, dirigentes, comissão técnica e jornalistas – que na madrugada do dia 29 de novembro foi vítima do acidente aéreo que matou 71 pessoas.
O avião transportava a equipe para a disputa da final da Copa Sulamericana. A “Chape” foi declarada campeã do torneio. “Esta é uma singela homenagem que podemos fazer diante desta tragédia que abalou o mundo todo. Fica aqui nossa homenagem a estes guerreiros, e que Deus conforte o coração dos familiares e amigos das vítimas”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
De acordo com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, a programação da entrega oficial tem início neste domingo (11/12) e termina apenas no domingo (18/12). Serão disputados confrontos nas categorias Veteranísssimo, Veterano e Subs11, 13, 15, 17 e 20.
Já no sábado (17/12) será realizado o “Rachão Organizado”, onde as equipes serão formadas pelos presentes no dia. Já no domingo (18/12) é a vez das meninas do futebol estrearem o novo campo.

Novo Centro Cultural de Ilhabela terá diversas atrações neste fim de semana

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e a Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) realiza neste fim de semana o encerramento de diversas oficinas culturais do ano 2016, na quadra do novo Centro Cultural da Vila (antiga escola Gabriel), com muita música e outras oficinas.
Nesta sexta-feira (9/12) a apresentação de encerramento das oficinas do coral Celina Pellizari, às 20h, e da Orquestra Popular, às 21h.
Já no sábado (10/12) será feita a apresentação das oficinas da Bamif (Banda Marcial de Ilhabela), às 20h. Em seguida às 21h a Orquestra Jovem faz a sua apresentação. As oficinas de violão e as do Projeto Guri farão a sua apresentação no domingo (11/12) às 19h e às 20h respectivamente.

Centro Cultural da Vila
A Prefeitura de Ilhabela inaugurou no dia 2/12 o “Centro Cultural da Vila”, no prédio revitalizado da antiga escola estadual Gabriel Ribeiro dos Santos. Localizado no centro histórico de Ilhabela, o espaço foi totalmente reformado e abriga salas para oficinas culturais, o Museu “Waldemar Belisário” e as novas instalações da Biblioteca Pública Municipal “Dr. Renato Lopes Corrêa”. Em breve, o local ainda ganhará o “Cinebela”, o primeiro cinema da cidade.

Confira a programação
09/12 – Sexta-feira
20h – Oficinas do coral Celina Pellizari
21h – Orquestra Popular

10/12 – Sábado
20h – Oficinas da Bamif
21h – Orquestra Jovem

11/12 – Domingo
19h – Oficinas de Violão
20h – Oficinas do Projeto Guri

Tradicional Regata do Dia do Marinheiro será realizada neste sábado em Ilhabela

A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião – Marinha do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e o Projeto Ventos e Velas de São Sebastião, realizam neste sábado (10/12) a tradicional Regata do Dia do Marinheiro, que está na sua 32ª edição.
A regata será aberta às classes Optimist, Holder, Snipe, Byte e Laser e acontecerá em comemoração ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 de dezembro. Integrado ao evento será realizada também a terceira do 7º Circuito Ilhabela de Monotipos. A cerimônia de abertura terá início às 9h30, na Escola de Vela “Lars Grael”, no Pequeá, em Ilhabela, e as inscrições devem ser feitas no dia e local até às 11h, gratuitamente. As regatas serão disputadas durante todo o dia, a partir das 12h, na Praia do Perequê.
A cerimônia de premiação ocorrerá após o encerramento das regatas, às 17h, na sede da Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael”. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, além de medalhas de participação para todos os velejadores participantes.
A Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael” fica localizada na Rua Bartolomeu de Gusmão, 140, no bairro Pequeá, próximo ao antigo Campo da Aviação. Mais informações podem ser obtidas no e-mail vela@ilhabela.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3896-6737.

Prefeito de Ubatuba recebe comissão contrária a reajuste para vereadores

O prefeito Mauricio recebeu nesta quarta-feira, 7 de dezembro, uma comissão de cidadãos que protestavam contra o reajuste de subsídio dos vereadores, aprovado pela Câmara Municipal de Ubatuba em sessão realizada no sábado, 3 de dezembro.
Em quase duas horas de diálogo, Mauricio expôs que a proposta aprovada não é uma iniciativa do Poder Executivo, mas sim uma prerrogativa do Legislativo, prevista no artigo 29, inciso VI, da Constituição Federal, e nas leis municipais n. 3400/2011 e 3605/2012.
O prefeito fez questão de esclarecer que, ao Executivo, cabe apenas o aumento dos funcionários públicos municipais. Durante a atual gestão, esse aumento correspondeu a um total acumulado de 32,6%.
“Em um momento de crise institucional no país, no qual não tem sido preservado o respeito entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a defesa da democracia passa pela preservação da autonomia de cada um desses poderes”, enfatizou o prefeito Mauricio.
Porém, também em respeito ao protesto da população, o prefeito se comprometeu a não sancionar o projeto de lei. Os presentes agradeceram os esclarecimentos do prefeito e manifestaram sua intenção de continuar mobilizados.