Monthly Archives: março 2017

Setor hoteleiro de Caraguatatuba comemora melhor Carnaval com 97% de ocupação

Ocupação Hotéis

O setor hoteleiro de Caraguatatuba quebrou recordes durante o Carnaval de 2017. Segundo avaliação do Conselho Municipal de Turismo, (Contur), a taxa de ocupação dos leitos em hotéis e pousadas foi de 97%, fazendo deste Carnaval, o de maior sucesso para o setor na história da cidade. Para efeito de comparação, os números de 2017 superaram a estatística no Carnaval passado, em 2016, que teve 65% dos leitos ocupados. O recorde ganha mais relevância, quando comparado com o nível de ocupação de hotéis e pousadas no período de Reveillon de 2017, quando foram obtidos 82% de leitos ocupados. Para o presidente do Contur, Rodrigo Tavano, os resultados do Carnaval foram extremamente positivos. “Nunca tivemos um Carnaval como o de 2017. Os números de ocupação dos hotéis foram fantásticos e superou até mesmo a época de Reveillon. Este foi sem dúvidas o melhor Carnaval de todos os tempos para o setor hoteleiro em Caraguatatuba”.

Secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública inicia a semana com ações pela cidade

Melhorias compreendem limpeza geral, capina, roçada e operação tapa-buracos

Pintura da Pça de Eventos_Maranduba

A secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública iniciou uma série de melhorias em todas as regiões da cidade.
Na Zona Sul, a Regional realiza operação tapa-buracos na estrada da Praia da Fortaleza e limpeza geral; limpeza da praça da avenida das Palmeiras, no bairro da Lagoinha e pintura na Praça de Eventos na Praia da Maranduba.
Já na Estufa II, estão sendo feitas as limpezas das ruas e praças. Além dos serviços da Prefeitura, a Sabesp está fazendo a revisão das tubulações de drenagem na Rua Bangu.
Também na região central, as equipes trabalham intensamente na limpeza da orla da avenida Iperoig e Nove de Julho, juntamente ao entorno central.
Ainda encontra-se em processo de finalização a empreitada de tapa-buracos e repavimentação, limpeza geral e capina da estrada que liga a BR-101 e a estrada da Almada, na Região Norte, além de melhorias de terraplanagem nas ruas Botafogo e adjacências no bairro Estufa I, na região central. Na programação, também consta a recuperação de rede de águas pluviais no bairro da Pedreira Alta.
De acordo com a equipe da secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, as ações fazem parte de uma programação emergencial da pasta, com serviços paliativos, preventivos e corretivos que visam nos primeiros cem dias transformar a cidade em uma nova Ubatuba.

Mais de 3 mil pessoas se inscrevem para Oficinas Culturais da Fundacc

DSC_1632 inscrições oficinas

O número de inscrições para as Oficinas Culturais deste semestre superou as expectativas dos organizadores da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Foram mais de 3 mil pessoas procurando vagas nos cursos de dança, música, teatro, artesanato, folclore, entre outros, oferecidos em nos Polos Culturais espalhados pelo município. As aulas começam no dia 6 de março. As inscrições foram realizadas entre os dias 15 e 17 deste mês e a maior procura foi no Polo Cultural do Sumaré, onde 889 pessoas foram em busca de vaga, sendo 403 somente para dança.
Uma delas, Cida Martins, levou os filhos Marcos Eduardo, 9 anos, e Maria Eduarda, 6, para se inscreverem pela primeira vez nas aulas de dança de rua e ballet, respectivamente. Ela conta que os filhos sempre demonstraram interesse pela arte, e a pequena Maria Eduarda confirma: “A gente adora dança!”
Já o vendedor Avelino Ferreira Neto, 44 anos, já é aluno da oficina de dança de salão do Pólo do Sumaré há cinco anos, juntamente com sua esposa Lilian da Silva, 36. Ele conta que ele e a esposa buscavam algo do qual pudessem participar juntos, como casal. Encontraram a oficina, e hoje são apaixonados pela dança. As oficinas de dança receberam o maior número geral de inscrições gerais (1.361), seguido das artes plásticas (694), música (622) e teatro (313).
As inscrições para as vagas remanescentes serão abertas a partir do dia di 6 de março quando começam as aulas e será possível ter lista de espera.
Os Pólos Culturais da Fundacc se encontram nos bairros Massaguaçu, Morro do Algodão, Perequê-Mirim, Poiares, Ponte Seca, Sumaré e Travessão. Mais informações: (12) 3897.5661

Novos concursados tomam posse junto à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba

Equipe reforça implementação da política municipal de assistência social

0221-concursados-cidadanida-desenv-social

O prefeito Délcio Sato, o vice-prefeito, Jurandir de Oliveira Veloso (Pelé) e o Chefe de Governo, Jailton Santos, receberam no Gabinete os novos funcionários efetivos que tomaram posse nesta terça-feira, 21, junto à secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba.
Os assistentes sociais Tiago Passos Bechelli e Maria Ferreira de Brito Mendez, a auxiliar de serviços gerais, Arilma dos Anjos Santos, e a psicóloga Nayara Gonçalves del Santos participaram do concurso chamado pelo edital 002/2014. A equipe vem reforçar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Maranduba, na região sul do município, bem como as ações desenvolvidas pela secretaria.
“Quero parabenizar cada um de vocês que aqui ingressam no serviço público por meio de concurso. Trata-se de uma conquista de vocês e uma grande contribuição para o município. Conto com a ajuda de vocês para administrarmos essa cidade da melhor maneira possível”, afirmou o prefeito Sato.

Baiana Gilmelândia é sucesso de público no Carnaval

Show Gil_01

A Banda D2 de Caraguatatuba esquentou milhares de pessoas que lotaram a Praça da Cultura, no Centro, nessa segunda (27) de Carnaval.
Em seguida, a ex-vocalista da Banda Beijo, a baiana Gilmelândia, subiu ao palco sacudindo o público com seu alto astral.
Sucessos como Peraê, Pequena Eva, Maionese, Prefixo de Verão, Baianidade Nagô, Gostava tanto de você, entre outros, fizeram a galera dançar e pular muito em mais de uma hora de show.
A baiana que não vinha à cidade há um bom tempo disse que amou a energia caraguatatubense na folia de Momo. “Quero voltar sempre”, afirmou.
Durante a apresentação, a cantora escolheu algumas pessoas para subir ao palco e dançar junto com a banda.
Os amigos paulistas, Johnny Cavalcanti e Lucas Queiroz, ambos 29 anos, fantasiados de rolo de papel higiênico foram dois dos escolhidos. “Minha primeira vez na cidade e a organização e segurança estão de parabéns. Todos os dias de folia foram muito animados. Tudo está maravilhoso”, disse Queiroz.
Já a paraibana Stephany Kivia, 21 anos, que passa férias no município, também arrasou na coreografia com Gilmelândia no palco. “Ser escolhida no meio dessa multidão, foi muito legal. Vim para a rua em todos os dias de Carnaval. Caraguatatuba é maravilhosa e só vou parar de dançar no último dia de festa”.
Nos bastidores, a cantora baiana também deu um show de carisma atendendo fãs.
O prefeito Aguilar Júnior e o presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, prestigiaram o show com familiares e amigos. Aguilar Júnior disse estar muito satisfeito com o andamento do Carnaval 2017. “A população e os turistas estão gostando, participando, se divertindo muito em família, entre amigos, e é isso que importa”.

Thiago Brava anima multidão na última noite de Carnaval em Caraguatatuba

Carnaval com Thiago Brava 01

Durante sua apresentação na noite de terça-feira de carnaval, na Praça da Cultura, em Caraguatatuba, o cantor e compositor Tiago Brava não só “causou” como também mostrou por que “as mina pira” com o seu som. Foi cantando “As mina pira”, um de seus maiores sucessos, que o sertanejo universitário tirou o público do chão. Outros sucessos do cantor como “Namora bobo”, “360 – O arrocha do poder”, “Dim dim” e a nova música, “Se for pra não causar eu nem vou”, colocaram fogo na noite.
O goiano Thiago Brava é músico desde os 12 anos, quando ganhou um cavaquinho de presente de um tio, mesmo contra a vontade dos pais dele. Em 2011, ele decidiu abandonar a música e passou a se dedicar à carreira de publicitário – por acreditar que não teria mais sucesso.
A situação só mudou em 2012, quando ele compôs “As mina pira” durante o Carnaval. Colocou um vídeo amador nas redes sociais e o clipe virou hit na internet (hoje o material contabiliza mais de 10 milhões de visualizações).
O primeiro álbum solo foi “Arrocha do poder”, que emplacou o hit “360”. Em 2015, ele lançou outros clipes bem sucedidos na web, entre eles “Dim dim”, uma parceria com Gusttavo Lima. O trabalho mais recente, “Tudo novo de novo”, foi gravado neste ano e tem participações de Adriel (Pollo), Zé Neto & Cristiano e do garotinho Guiguiba.
Não é a primeira vez que Brava faz show em Caraguatatuba e se depender dele, voltará outras vezes. Em entrevista à imprensa local, o cantou agradeceu a hospitalidade e prometeu, no ano que vem, voltar à Caraguatatuba para “causar” novamente.

Vereadores de São Sebastião e Ilhabela conhecem planos para novo sistema viário e área de embarque das balsas

ssib (3)

Vereadores de São Sebastião e Ilhabela reuniram-se na tarde da última quinta-feira (23/02) com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto e o secretário de governo de Ilhabela, Oswaldo Julião (representando o prefeito Marcio Tenório) para conhecer detalhes do projeto de permuta de áreas públicas que vai beneficiar os dois municípios.
O projeto envolve a construção de um novo terminal de embarque e desembarque das balsas e alterações significativas no sistema viário do lado sebastianense.
As negociações incluem ainda a Secretaria de Patrimônio da União, Marinha do Brasil, Dersa e a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS). Os projetos estão em fase de discussão e terão que ser avalizados pelos legislativos dos dois municípios.
São vários os pontos positivos das negociações. A travessia ganhará lugar mais amplo e agilidade no embarque e desembarque com sistema de gavetas; os usuários terão mais conforto na espera das balsas; o bolsão de embarque deverá ser o suficiente para evitar filas no centro sebastianense; a CDSS poderá ampliar as operações off shore no porto; e a Marinha do Brasil terá espaço próximo ao mar e um berço próprio para atracação dos seus navios.
A Prefeitura de São Sebastião por sua vez poderá modificar o sistema viário, ampliando a Avenida Guarda Mor até a entrada do bairro da Topolândia, fazendo a conexão com a rodovia do Contorno Sul. Além disso, áreas das esferas envolvidas serão municipalizadas e a administração pretende criar mecanismos para que toda a Rua da Praia tenha efetivamente movimento turístico, resolvendo a questão da criminalidade no trecho que fica ermo no período noturno.

Com nota 10 em todos quesitos Leões do Ita é Tricampeã do Carnaval de Ilhabela

Água na Boca conquistou o 2º lugar e Unidos de Padre Anchieta a 3ª colocação

Leões do Ita - Tricampeã (3)

Na manhã de terça-feira (28/2), a Escola de Samba Leões do Ita gritou o título de tricampeã do “Carnaval da Vela”. A escola Leões do Ita levou para a avenida do samba a história da criação do universo, dos rios, dos mares, abordando a natureza e seus encantos, com o tema: “A Leões do Ita Canta as Maravilhas do Criador”, composta pelo Maestro Jota.
A agremiação recebeu nota 10 em todos os quesitos somando 80 pontos. Segundo o presidente de honra da escola, Ditinho Elegância, a pontuação é consequência de muito trabalho e dedicação de todos os componentes. “A escola é a caçula do Carnaval de Ilhabela, nós temos dois terceiros lugares, dois vices e três títulos de campeã, realmente é um negócio fantástico, ninguém conseguiu isso, mas é fruto de muito trabalho. Estamos extasiados, muito felizes. Sabemos que foi muito esforço para não errar e buscar a perfeição, e acredito que neste ano nós conseguimos porque foi nota 10 em todos os quesitos, isso não é inédito em Ilhabela, mas pela primeira vez não foi contestado, chegamos no objetivo, no ápice do nosso trabalho social e cultural. Agora vamos para a quadra, como todos anos fazemos, independentemente de sermos campeões, ou não, para comemorarmos”, declarou Ditinho.
Além dos 500 integrantes e dos quatro carros alegóricos, a agremiação levou pela primeira vez para a Avenida do Samba, o projeto social desenvolvido por ela, a Escolhinha de Bateria do Mestre Leléco, uma ação que funciona durante o ano todo, ensinando a arte da música para crianças a partir dos oito anos.

Classificação Geral
1º Lugar – Leões do Ita
2º Lugar – Água na Boca
3º Lugar – Unidos de Padre Anchieta
4º Lugar – Unidos do Garrafão
5º Lugar – Mocidade Independente
6º Lugar – Mocidade Sul da Ilha

Bloco das Piranhas arrasta mais de 30 mil foliões em Caraguatatuba

Carnaval_01 Cláudio Gomes

Um dos mais tradicionais blocos de embalo nodo Litoral Norte bateu todos os recordes na edição de 2017 do Carnaval em Caraguatatuba.
Segundo dados da Secretaria de Turismo, mais de 30 mil pessoas se divertiram por horas na Avenida embalados por um trio elétrico.
Fantasias das mais criativas foram vistas nas avenidas Geraldo Nogueira da Silva e Arthur Costa Filho (Praça da Cultura). “É a primeira vez que saio com meus amigos e foi muito bom. Muito bem organizado”, disse o folião Márcio Eduardo de Freitas, de São José dos Campos.
Bloco das Piranhas foi atração de sábado do “Carna Folia 2017” que teve ainda a apresentação do Bloco Gaiola das Loucas.
Com o tema “Contra Discriminação, só Educação. Respeite-me!”, centenas de foliões quiseram transmitir uma mensagem de conscientização sobre a questão da diversidade sexual.
O Carnaval Folia continua em Caraguatatuba. A programação completa está no www.caraguatatuba.sp.gov.br

Ubatuba ganha espaço permanente dedicado à pesquisa e à criação teatral

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba disponibiliza um espaço dedicado à pesquisa e à prática continuadas na área de Teatro: o Núcleo FundArt de Pesquisa Teatral.A iniciativa tem o propósito de ser um polo permanente de capacitação e desenvolvimento de profissionais das artes cênicas, através da leitura – especialmente de dramaturgia e de textos sobre a história de Ubatuba – e da pesquisa de linguagem teatral.
O Núcleo FundArt de Pesquisa Teatral tem como sede a Biblioteca Municipal, que disponibiliza aos integrantes a seção Ubatubana de seu acervo – composta por livros, jornais e revistas sobre a história da cidade – e também por publicações sobre Teatro e outras artes.
“A escolha da biblioteca para sediar o Núcleo foi estratégica tanto pela facilidade de acesso ao material de pesquisa como pela experiência da bibliotecária Keila Redondo, que há mais de 20 anos é atriz e diretora de teatro, e será a responsável pela coordenação do Núcleo”, explica Pedro Paulo Teixeira Pinto, presidente da Fundação.
Poderão se candidatar a integrar o Núcleo FundArt de Pesquisa Teatral atores maiores de 16 anos com ensino médio completo ou em curso, residentes em Ubatuba e que tenham comprovada atuação em Teatro.Até o dia 20 de março os profissionais interessados em se candidatar ao Núcleo devem enviar foto, currículo e carta de intenção para o e-mail biblioteca@fundart.com.br, aos cuidados de Keila Redondo.
A participação é gratuita e os encontros acontecerão a partir do mês de abril às terças e quintas, das 15h30 às 17h30, na Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense – Praça 13 de Maio, 52, Centro.