Monthly Archives: abril 2017

Prefeito de Ilhabela assina decreto que regulariza núcleo habitacional do Green Park

Reunião - Decreto Green Park (4)

O prefeito de Ilhabela Márcio Tenório assinou na noite de ontem, 26, o decreto que determina a área do bairro Green Park como zona de interesse social para regularização fundiária, assim como o de congelamento de construções na região rua Chico Gravi, Morro da Irene e Green Park.
O primeiro decreto delimita a área em discussão como de interesse social para a regularização das moradias do local. Já o segundo documento determina o congelamento das obras nesta área e na região da rua Chico Gravi e morro da Irene, ou seja, será proibida qualquer nova construção. Com a assinatura dos decretos, a Prefeitura pode começar a trabalhar visando normatizar a área onde se encontram esses moradores, possibilitando, assim, que os mesmos recebam a escritura definitiva de seus imóveis, além de uma série de melhorias planejadas. Serão quase 500 moradores beneficiados.
Os decretos foram assinados pelo prefeito em uma reunião realizada no auditório do Paço Municipal que reuniu cerca de 100 moradores. “Hoje é um dia muito especial. Após 28 anos de trâmite judicial, chegamos ao fim de uma longa jornada para os moradores do Green Park”, iniciou o prefeito em seu discurso.
Márcio Tenório destacou ainda a extrema importância da participação popular no processo de regularização, visto que o núcleo possui comissão formada por moradores da comunidade para ajudar a Prefeitura durante as batalhas judiciais. Além dos moradores, o prefeito parabenizou o departamento de habitação da Secretaria de Obras, que não poupou esforços e está se dedicando nos trabalhos com os núcleos da cidade. “Eu disse que não pouparíamos esforços para resolver o problema enfrentado pelos moradores do Green Park e que, se faltou vontade política no passado, não faltaria de nossa parte agora, porque foi esse o compromisso que assumi com vocês”, reafirmou Tenório.
Nesta quinta-feira, 27, o departamento de habitação está realizando o levantamento socioeconômico dos moradores com o objetivo de reunir informações de quem vive no núcleo e traçar o perfil desta população para identificar quais são as suas reais necessidades para continuidade do processo. “Precisamos conhecer de fato a situação dos moradores para propor a melhora necessária que cada família precisa”, diz o chefe de projetos habitacionais, Ricardo Gomes.
A próxima fase compreende o aguardo da licença ambiental, que já foi cobrada pelo departamento de habitação durante reunião na Secretaria de Estado da Habitação, no dia 18 deste mês.
A Prefeitura ressalta ainda que o decreto de utilidade pública não traz questões financeiras neste momento, ele trata somente da regularização da área como sendo de interesse social. A regularização, que faz parte do projeto habitacional previsto pela administração municipal, tem por finalidade levar a dignidade às pessoas que, na maioria das vezes, moram em áreas de risco e não têm acesso a direitos básicos como água encanada, rede de esgoto, iluminação elétrica, internet e outros.
Vale lembrar que o processo não trata sobre doação de área e sim da regularização destes núcleos.

Prefeitura e Polícia Militar assinam convênio de apoio ao Programa Educacional de Resistência às Drogas

Assinatura Proerd 02 - Luciano Vieira PMSS

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou na manhã desta sexta-feira (28/04) o convênio com a Polícia Militar em que o município dá suporte ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). A novidade neste ano é que o programa abrange também alunos de escolas particulares, além da rede municipal de ensino. Assinaram também ao convênio secretários municipais, Ivani Capelossa, da Educação e o de Segurança Urbana, José Roberto Lara, e o comandante da PM no município, capitão Daniel Lemes. O programa é desenvolvido em dez aulas, no período de três meses, e a formatura da primeira turma está prevista para o próximo dia 19 de maio. Segundo informou o Cabo Rabelo, responsável pelo PROERD em São Sebastião, no primeiro trimestre as palestras de conscientização alcançaram 100% dos alunos do quinto ano do ensino fundamental no município. O cabo explicou também que o programa ampliou a metodologia de conscientização dos alunos. Além das abordagens sobre as drogas e suas causas, o programa ensina crianças a mudar os hábitos e tomar decisões, mostrando como alcançar um futuro melhor. Ele destacou ainda que a participação direta da figura do prefeito no programa aumenta ainda mais a importância do PROERD na visão das crianças.

Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba

Turismo representa 70% da geração de emprego em Caraguatatuba

Caraguatatuba tem investido no fomento ao turismo, pois entende que a área é a maior fonte geradora de empregos na cidade.
Para se ter uma ideia, segundo o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), que é ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego, Caraguatatuba contratou somente este ano de 2017 (janeiro a março de 2017) 662 pessoas nos setores de comércios e serviços.
Em parceria com Conselho de Turismo e Associações, a Prefeitura de Caraguatatuba está discutindo o Plano Diretor de Turismo para definir ações e estratégias para a área e uma das vertentes é justamente o fomento aos comércios e serviços que lidam diretamente com o turista/veranista.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Rodrigo Tavano, a estimativa é que hoje o turismo seja responsável por 70% da geração de emprego na cidade.
“É até difícil mensurar a cadeia de empregos diretos e indiretos. Um hotel emprega funcionários para seu funcionamento e precisa colocar serviços para atender seus clientes. Quando o movimento no hotel é grande, isso vai gerar mais compra em mercados e padarias. E se há maior movimento nestes comércios, naturalmente o empresário tem que contratar mais gente”, explica.
O prefeito Aguilar Junior, explica que o fomento nas áreas do turismo náutico e ecoturismo é uma das prioridades de sua gestão. Para isso, projetos já estão sendo elaborados, como por exemplo, a exploração náutica no Rio Juqueriquerê e o ecoturismo nas inúmeras trilhas.
Ainda segundo o prefeito, a ideia também é a construção de píer na cidade para atrair receptivos de navios transatlânticos, um nicho que hoje é explorado apenas pelas cidades de Ilhabela e Ubatuba.

Cursos
A geração de empregos está intimamente ligada a qualidade de prestação de serviços no comércio local e a atual administração tem feito tratativas também com o Sebrae e Senai para aumentar o número de cursos oferecidos aos trabalhadores, principalmente em relação ao atendimento e línguas (inglês e espanhol).

Ubatuba sedia Campeonato Brasileiro de Beach Wrestling

beach wrestling

A praia do Perequê Açu recebe, neste domingo, 30 de abril, o Campeonato Brasileiro de Beach Wrestling 2017. Com uma prévia de 60 inscritos, a competição tem início às 9 horas da manhã, com a pesagem dos atletas que vem de todo o país, seguida das disputas em sete categorias de peso – no masculino, nas divisões 70kg, 80kg, 90kg e acima de 90kg. No feminino, as categorias são 60kg, 70kg e acima de 70kg. “A Prefeitura de Ubatuba tem sido muito parceira e ajudado muito a gente por meio da secretaria de Esportes. Também vemos uma intenção futura na cidade de fazer escolinhas locais, porque o beach wrestling é uma modalidade de luta que todo o litoral tem condição de fazer, pois é muito simples e somente utiliza a areia”, explicou o presidente da FPW – Federação Paulista de Wrestling, Vinicius Calasans.

Campeonato Brasileiro 2017
O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Wrestling – CBW, credencia os campeões a participarem do Campeonato Pan-americano de Wrestling 2017, de 6 a 8 de maio, em Lauro de Freitas, na Bahia.
“É a última chance para os atletas tentarem vaga para o Pan-americano. Tanto os campeões em Ubatuba, quanto os campeões do torneio realizado em Itanhaém, em 2016, serão avaliados pela comissão técnica. A partir daí definiremos a equipe que vai representar o Brasil no Pan-americano de Wrestling 2017, na Bahia”, explicou o superintendente da Confederação Brasileira de Wrestling, Roberto Leitão.

Entenda a modalidade
O beach wrestling ou Luta de Praia é disputado em uma área circular de 9 metros delimitada na areia. Os atletas disputam round único de três minutos e quem fizer três pontos primeiro vence. Para pontuar, o lutador deve derrubar o adversário no solo ou retirá-lo da área delimitada, ações que valem um ponto. Se o adversário cair com as costas expostas ao solo é concedido dois pontos ao oponente. Não existe luta no solo. Se houve empate, vence quem fez a pontuação de maior valor ou marcou o último ponto do embate. A vestimenta também é diferente do wrestling olímpico. Os homens lutam apenas de bermuda, já as mulheres lutam com short e top. Os atletas recebem pulseiras ou tornozeleiras nas cores azuis ou vermelhas para que o árbitro sinalize ao público as pontuações.

“Árvore da Eletricidade” na Praia do Engenho já é realidade

2c61d285-3574-484c-af5e-b05c65050695

Quem diria que Ilhabela fosse abençoada a este ponto? Numa das praias mais centrais da cidade, a Engenho d´Água, em uma das mais belas árvores nasceu uma tomada de energia elétrica em seu caule. Tomada com aterramento e tudo, bonita, robusta e dentro das divinas novas normas da ABNT. Mais. Aparentemente um fruto caído, bem ao lado… Cara de freezer. Fruto com cara de freezer e sementes de aspecto cilindro-metálico-amarelado. Estaria despertando a cobiça dos transeuntes endinheirados do bairro. Tanto é que foram meticulosamente camuflados com plásticos velhos que providencialmente deram ao precioso espécime um ar de coisa de pouca valia…Mas que nada!!! O espécime é raríssimo exemplar. Diz-se ter até padrinho botânico lá pelas paragens do sul da Ilha. Ao chegar a notícia na redação do Diário, o que não faltou foi gente querendo muda. “Quero uma para colocar no meu quintal, pra fazer churrasco a noite em churrasqueira elétrica”, sonhava um dos nossos colaboradores. “Com uma dessa eu jogava fora o meu padrão de luz”, planejava outro. Os mais ansiosos questionavam: “Será que demora pra vingar?”. Contas de luz nas alturas, foi logo rebatizada: Árvore da Felicidade. Brincadeiras à parte, as imagens são pura realidade.

Escola do Bonete recebe novos ventiladores

Na manhã desta quarta-feira, 26, a secretária de educação Stella Salinas e sua equipe visitaram a E.M. Antônio Honório dos Santos, localizada na comunidade tradicional do Bonete. A presença da secretária movimentou a comunidade, que espera por melhorias na unidade de ensino. “Os professores, funcionários, alunos e seus pais, apontaram algumas sugestões para a melhoria do prédio, material pedagógico e dos serviços prestados na escola, estamos anotando tudo e vamos ver o que já pode ser feito para deixar os alunos em um ambiente confortável”, declarou a secretária Stella Salinas.Funcionários da Secretaria de Educação fizeram a instalação de quatro novos ventiladores de alta potência, um em cada sala de aula. Segundo a Stella, a unidade em breve passará por reformas e as sugestões foram anotadas por uma funcionária da Secretaria de Obras, que fará o projeto para a execução. Entre as necessidades estão: armário para mantimentos, dispensa, troca de piso, reforma do alojamento dos professores, bebedouro e calhas.Outras escolas de comunidades tradicionais também serão visitadas nas próximas semanas com o objetivo de saber de funcionários e da população suas necessidades.

Inovação de conteúdo
A professora Abkeila Marques Carvalho chamou a atenção da secretária enquanto ministrava a aula de matemática para a turma de Fundamental II. “A professora percebeu a dificuldade da turma nas aulas de geometria e, optou por não trabalhar com problemas, resolveu mudar o método da aula e incentivar os alunos na construção de casinhas de madeira e outros materiais”, disse Salinas. A professora explica que, na prática os alunos conseguem absorver melhor o conteúdo da matéria. “Com essa metodologia, eles atingiram o objetivo da disciplina, que é de calcular a área, o perímetro e visualizar diferentes formas geométricas”, finalizou a educadora. Stella Salinas convidou Abkeila e a turma para apresentarem o trabalho realizado para algumas escolas.

Sepedi abre credenciamento para entidades

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que entre os dias 27 de abril e 15 de maio recebe o credenciamento de entidades privadas sem fins lucrativos que tenham interesse em obter qualificação como Organização Social no município. O procedimento visa posterior contratação, por meio de licitação, para desenvolvimento de políticas públicas no Centro Dia e Centro de Convivência do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi). O pedido deve ser dirigido à Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, contendo documentação exigida para a qualificação, em conformidade com a legislação vigente e edital publicado. Toda a documentação será analisada por uma comissão nomeada pelo Decreto Municipal 677, de 07 de abril de 2017.Os interessados devem se dirigir à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, para efetuarem o procedimento.Serviço – Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) – Avenida Jorge Burihan, 10, bairro Jardim Jaqueira. Tel. (12) 3886-3050.

Ubatuba tem opções para fim de semana prolongado

O feriado do Dia do Trabalhador deve atrair turistas para o Litoral Norte. Tanto os visitantes como os moradores terão opções distintas de lazer para desfrutar nos dias 28, 29, 30 de abril. Na sexta-feira, 28, tem início o 1º Festival de Música na Praia, que acontecerá na praia da Maranduba. A partir das 20 horas, 20 bandas se apresentarão de sexta a domingo.A partir das 11 da manhã de sábado, 29, a bandeira do município será restituída à Prefeitura de Ubatuba em cerimônia solene com a presença da Polícia Militar, Guarda Mirim, Guarda Civil Municipal e do prefeito na praça da Paz, no Centro.

Atividades esportivas
Ubatuba vem se destacando como sede de competições esportivas das mas variadas modalidades. Nos dias 29 e 30, o município vai receber, pela terceira vez, uma competição de arco e flecha.
As Ruínas da Lagoinha serão o cenário onde acontecerá a quarta etapa do IV Field da FPAF (Federação Paulista de Arco e Flecha), a partir das 9 horas da manhã. Mais de 80 atletas devem participar da competição. A Etapa é organizada pelo presidente da Federação, Marcelo Pereira, e pelo professor e paratleta Juan Ricardo Urrejola. O campeonato, é dividido em 12 etapas e visa integrar as culturas indígenas na sociedade.
É um campeonato de atletas estaduais já federados, porém, índios são convidados para acompanhar a competição e participar de clinicas da modalidade com auxílio de instrutor exclusivo.
No domingo, 30, cerca de 60 atletas devem comparecer à praia do Perequeê Açu a partir das 9 da manhã para participar do Campeonato Brasileiro de Beach Wrestling 2017 – modalidade de luta olímpica na areia.O torneio, organizado pela Confederação Brasileira de Wrestling – CBW, credencia os campeões a participarem do Campeonato Pan-americano de Wrestling 2017, de 6 a 8 de maio, em Lauro de Freitas, na Bahia. A competição está prevista para acontecer das 10 horas às 16 horas.

Rodovias
Todas as rodovias do estado de São Paulo recebem, neste fim de semana, a operação especial do Dia do Trabalho . A ação tem início às 12h de sexta-feira, 28, inclusive na Oswaldo Cruz (SP-125) – que liga as cidades de Ubatuba e Taubaté. Os serviços terminam à meia-noite do dia 1° de maio.

Prefeito Márcio Tenório recebe projeto para a inclusão de pescado na alimentação escolar

Apresentação do Projeto - Pescado na Escola (1)

Na manhã de segunda-feira, 24, o prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, recebeu em seu gabinete a secretaria de Desenvolvimento Social, Nilce Signorini; os vereadores Gabriel Rocha, Luiz Paladino de Araújo e Antônio Marcos da Silva Batista; além da promotora pública, Maria Caputti e representantes das comunidades tradicionais caiçaras, que apresentaram ao chefe do poder executivo um pré-projeto sobre a inclusão do pescado na alimentação escolar do município, por meio da pesca artesanal da comunidade caiçara.
O programa visa beneficiar toda a comunidade escolar, com a inserção de um cardápio mais saudável e rico em nutrientes, assim também como a comunidade tradicional caiçara, que fornecerá o pescado, matéria prima para a composição dos pratos. Para dar início ao programa, será necessária a construção de uma fábrica de gelo e uma Unidade de Beneficiamento do Pescado (UBP), além da capacitação dos pescadores. “Fornecer outros produtos, não apenas o peixe, como a mandioca, a batata doce, a farinha, o palmito Jussara, ou seja, a produção realizada por eles, sempre tudo orgânico, e a implantação na merenda escolar será um grande benefício para todos”, disse Nilce Signorini.
Segundo a secretária, a Unidade de Beneficiamento e a fábrica de gelo gerará e distribuirá renda aos pescadores artesanais das comunidades de Castelhano e Praia Mansa, que poderão fornecer os seus produtos no arquipélago e para outros municípios. “O excedente produzido poderá ser vendido para a população através de um mercado municipal e, futuramente, pretendemos trabalhar na implantação de tanques em terra ou no mar. Enfim, são projetos que vamos ainda discutir e estudar a sua adaptação ao plano diretor das águas”, concluiu Signorini.

Casa do Caiçara, Mercado Municipal, quadra, escolas e posto de saúde
A reunião tratou de outros assuntos como a mudança de endereço da casa do caiçara que, segundo o prefeito Márcio Tenório, já não atende confortavelmente os usuários. “Nosso planejamento é inserir uma base para recepcionar bem a nossa comunidade, vinda “lá de trás da ilha”, como dizem. Eles precisam de um lugar para se trocar, se enxugar, ir ao médico, vamos fazer isso aqui nessa região, estamos pensamos em algo na avenida São João. Também já há conversa com o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, para que, além de trabalharmos juntos na questão da balsa, possamos fazer a integração Bonete-praia do Tebar. Assim, poderemos atender, em São Sebastião, a nossa gente, que chega de diversas comunidades. É um espalho muito importante para os moradores de nossas comunidades”, explicou Tenório.
Sobre ter um local para a comercialização dos produtos produzidos pelos caiçaras, Márcio Tenório diz que a cidade precisa desta área e ela será implantada para que estes moradores possam trabalhar e conquistar o seu espaço. “Integrar a casa do Caiçara com um Mercado Municipal será excelente para que as 17 comunidades tradicionais caiçaras possam ter a sua sobrevivência, que hoje não mais conseguem sobreviver apenas de sua agricultura de subsistência como no passado. Precisamos priorizar e resgatar nossas comunidades”, declarou o prefeito.
Reinvindicações antigas da população dos Castelhanos como a construção de uma escola maior, quadra esportiva e posto de saúde, também foram discutidos. “Respeitamos todos os cidadãos de Ilhabela e firmamos o compromisso em Castelhanos sobre a implantação da escola, do posto de saúde e da quadra esportiva. Ainda nesta semana vou realizar um levantamento com minha equipe sobre o local, licenciamento e área. Tem muita coisa para acontecer e disponibilidade orçamentária nós temos”, finalizou, Márcio Tenório.

Caraguatatuba recebe o 8º Vip Convention

Vip convention

Caraguatatuba recebeu na tarde desta terça-feira (25/04), a 8ª edição do Vip Convention, encontro turístico, organizado pela revista Costa Brasil, que aconteceu no Teatro Municipal Mário Covas e contou com a presença do prefeito, Aguilar Junior.
Durante o evento todos os convidados salientaram o espírito de equipe que existe entre as quatro cidades do Litoral Norte e ressaltaram a importância de divulgar o turismo como um todo.
O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Bota, ressaltou que o Plano Diretor de Turismo, importante instrumento para o desenvolvimento do setor, esta sendo elaborado com todo o cuidado e critério por sua equipe. Segundo ele, o prazo de entrega do Plano Diretor, termina em abril de 2018.
Para o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar, que também prestigiou o evento, a união das quatro cidades do Litoral Norte, sem competição, é muito importante e fortalece o desenvolvimento na região.
Já o prefeito, Aguilar Junior, destacou a liberação da verba de R$ 5 milhões, pelo DADE, para a implantação da primeira fase do Complexo Turístico do Camaroeiro, lançado no último dia 20, no aniversário da cidade.
“Este empreendimento, que pode ser considerado o maior complexo turístico de todo litoral paulista, vai alavancar e fomentar o setor, gerando mais empregos e renda em todo o município”, declarou. Já o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, que não pode comparecer, mas enviou um vídeo parabenizando o evento e confirmando também a liberação da verba para obra do Complexo, que será encaminhada para aprovação posteriormente. O Vip Convention está em sua 8ª Edição e é mediado pelo apresentador Tarcisio Matheus.
O evento também contou com a participação dos presidentes dos Conselhos de Turismo Rodrigo Tavano, de Caraguatatuba e Lorival Honorato Vieira, Guarulhos, e os Secretários de Turismo, Luiz Antônio Bischof, de Ubatuba e Ricardo Fazzini Dias, de Ilhabela.