Monthly Archives: maio 2017

Márcio Tenório cobra metas das empresas prestadoras de serviços

Vistoria técnica (1)

Durante visita técnica realizada na manhã desta quinta-feira, 4, o Prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, cobrou metas para conclusões das obras em andamento pelos bairros, assim como melhorias de serviços já realizados.
Tenório solicitou que o calçamento da rua Zabumba, localizada no Alto da Barra Velha, fosse refeito. “Era uma obra que não estava de acordo com a qualidade que exigimos em nosso governo, por isso, solicitamos que fosse refeita”, explicou.
O local, que recebe calçamento, sarjetas e guias, era um pedido dos moradores e os mesmos não foram atendidos por anos, por isso, o prefeito ressalta a importância em também dar atenção às ruas mais afastadas. “Nosso comprometimento é beneficiar toda a população, inclusive as que moram nos bairros afastados da avenida”, completa o prefeito. A previsão de término deste calçamento é de 20 dias.
Acompanhado pelo secretário Tchumi (Obras), Carlos Augusto de Souza (adjunto de Obras), e Wagner Rogerio (diretor de obras públicas), o prefeito percorreu várias ruas que receberão melhorias, como a Jundiá que, além da pavimentação asfáltica, deverá passar também pelo processo de sinalização nos próximos dias. No mesmo bairro, na rua Messias Margarido dos Santos, também ocorre o calçamento da via, que será entregue amanhã, 5, assim como a limpeza da região. Já a rua Angelina Pinto, ainda no bairro da Água Branca, também receberá pavimentação asfáltica e a previsão da conclusão da obra é de 20 dias.
O secretário adjunto de Obras, Carlos Augusto de Souza, informou que os trabalhos estão transcorrendo dentro da normalidade e que as datas de entrega só serão alteradas caso ocorram mudanças climáticas. “Estamos na fase final destas obras e manutenções nas vias da cidade, a maioria são pedidas há anos pelos moradores e só agora estão sendo executadas. O nosso intuito é beneficiar todo o município”, finalizou.

Administração busca implantação de novos cursos superiores no município

Marcos Bonello (2)

A prefeitura de São Sebastião iniciou entendimentos com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), fundação mantida pelo governo estadual, e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, para a disponibilização de quatro cursos no município: Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Pedagogia e Matemática. O assunto foi tratado em reunião nesta quinta-feira (04/05) entre o prefeito Felipe Augusto e diretor administrativo da universidade, Ricardo Bocalon.
Os cursos são gratuitos e cada um deles poderá contar com 50 alunos, totalizando 200 estudantes. Os de engenharia duram quatro anos, e os demais três. O diretor informou que é possível uma parceria com a FATEC/ETEC, uma vez que os cursos a distância do Instituto Paula Souza serão passados para a UNIVESP, conforme entendimentos já definidos no âmbito da sua secretaria que é responsável pelas duas instituições.
O prefeito Felipe Augusto informou ainda que o município está muito interessado em contar com a UNIVESP como alternativa de ensino superior em São Sebastião, e se colocou à disposição para auxiliar no que for possível na implantação dos cursos. A instituição foi criada em 2012 e é a quarta universidade estadual paulista. Os cursos oferecidos são gratuitos e o ingresso se dá por processos seletivos, como vestibulares. A instituição é autônoma, credenciada como universidade pelo Conselho Estadual de Educação – assim como a USP, Unesp e Unicamp – e pelo MEC, para o oferecimento de cursos a distância.

Representantes da Prefeitura de Ubatuba participam de capacitação da Aprecesp

Ubatuba enviou representantes ao segundo workshop que compõe o curso sobre desenvolvimento estratégico do Turismo 2017, promovido pela Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo – Aprecesp em parceria com o Senac.
O evento aconteceu na última quinta-feira, 4, na cidade de Guaratinguetá e compareceram funcionários do setor de Convênios e das secretarias de Turismo e Comunicação da Prefeitura de Ubatuba, além do vereador Welington de Moura. O objetivo da Aprecesp é fomentar o turismo paulista, divulgando o estado e também atraindo turistas internacionais com base em uma gestão descentralizada e participativa. “O turismo é fator de desenvolvimento social e econômico”, frisou o gerente executivo Aprecesp, Carlos Fernando Zuppo.

Regionalização
A serie de workshops visa consolidar um grupo de trabalho, capacitando seus membros para trabalhar com o ranqueamento das estâncias tuirísticas do Estado, previsto para abril / maio de 2018. O objetivo do curso é preparar a estância para esse ranqueamento, com base na Lei 1.261 de 2015, mostrando os pontos fortes e fracos do município, o que e como é necessário desenvolver determinados aspectos trabalhando, principalmente, com o plano plurianual.
Zuppo destacou que a intenção é que “o prefeito de cada escolha esse time, por meio de ato oficial, e constitua um grupo de trabalho”.
A Lei 1.261 estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico (MIT) e dá providências correlatas – o que influencia diretamente no valor do repasse de recursos conforme classificação.

Construtora Queiroz Galvão disponibiliza novas vagas para Caraguatatuba

PAT de Caraguá divulga novas vagas

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) recebeu dezenas de vagas de emprego disponibilizadas pela construtora Queiroz Galvão. As vagas disponíveis são para: apontador de produção, frentista de túnel e esmerilhador, com no mínimo seis meses de experiência comprovada em CTPS.
Há vagas também para: operador de jumbo com exigência de curso de operação de equipamentos, primeiros socorros, noções de elétrica e mecânica de automóveis; operador de manipulador telescópico; operador de escavadeira, que exige ensino fundamental, qualificação na operação do equipamento e CNH C/D; operador de carregadeira, em que o candidato deverá ter concluído o ensino fundamental e ter CNH C; e operador de bomba de projetado. Todos com no mínimo seis meses de experiência comprovada em CTPS.
A construtora oferece ainda vagas para mangoteiro e operador de central de britagem, que exigem no mínimo seis meses de experiência comprovada em CTPS e disponibilidade de horário para trabalhos em turnos.
Os interessados devem entregar currículo com foto, até dia 10 de maio no PAT, localizado na Rua Taubaté, nº 520, Sumaré, das 8h às 16h. Os candidatos deverão obrigatoriamente comprovar a experiência exigida em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Vereadores vistoriam obra de reconstrução de muro no valor de R$ 1,9 milhão

No início da tarde desta quinta-feira (4/5), cinco vereadores vistoriaram a obra de recuperação da margem da Rodovia SP 131, no bairro Taubaté, contratada pela Prefeitura de Ilhabela, em caráter emergencial no valor de R$ 1,9 milhão, após a queda de parte de um muro devido a forte chuva. Os parlamentares questionam o valor destinado à intervenção e se o projeto atende as necessidades do bairro. Com a ausência de um responsável técnico e do projeto da obra no canteiro, os vereadores Anísio Oliveira (DEM), Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), Marquinhos Guti (DEM), Maria Salete Magalhães, a Salete Salvanimais (PSB) e Valdir Veríssimo (PPS), encaminharão ofício ao Executivo solicitando uma reunião com o secretário de Obras, Katzumi Hoyer a fim de sanar todas as dúvidas. Os vereadores não se posicionam contra a execução da obra, mas destacam que aparentemente o projeto não contempla as demandas do bairro. Levando em consideração o valor do contrato, os parlamentares reivindicam melhorias como alargamento da pista, calçada e ponto de ônibus.
Segundo informações do empreiteiro, Nerisvaldo Pereira, o Nenguinha, os reparos tiveram início há pelo menos 15 dias, no entanto a autorização da Defesa Civil de Ilhabela apresentada aos vereadores tem data de 2 de maio.
O trecho do muro que foi comprometido possui aproximadamente 10 metros, mas a obra compreenderá toda a extensão da propriedade, chegando a 163 metros. Moradores do bairro relataram que esta não foi a primeira vez que o muro caiu e que quando ele foi construído já existia a rua, portanto a estrutura não é arrimo para o trecho da rodovia.

Lutador de Ubatuba é medalha de prata no Sul Americano de Jiu Jitsu

Jurandir dos Santos Nunes, professor, faixa preta da academia Leões do Jiu Jitsu Equipe Mestre Wilson, disputou nos dias 07, 08, 09 do mês de abril o Sul Americano de Jiu Jitsu da Confederação Brasileira em São Paulo, no colégio Mauro Pinheiro. O atleta atingiu a colocação de 3º terceiro lugar e trouxe a medalha de bronze para nossa querida Ubatuba. Jurandir recebe apoio dos seguintes patrocinadores: Super Visão Vistoria Automotivas, Auto Elétrica e Guincho Lozada, Dr. Virgílio, SidPlot Comunicação Visual, Associação Comercial de Ubatuba e o Empresário Enrico Bonomo (SELETA) e o nosso querido e amado Supermercado Paulista. E seus colaboradores: Casa dos Pneus, Ubadesklimp, Restaurante Gauchão, Casa Fernandes, Farmarys, Ousadia Surf Shop, Dr. Pascoal, Dr. Eugênio (Geninho), Jorjão Volvo Penta, Faveri Imóveis, Dr. Joelsivan, Ousadia, Cinel (Secretário de Segurança Pública), Více Prefeito Jurandir (Pelé), Daniel Cauana (Hortfrut), Marquinhos Restaurante Tio Sam Center Tudo. Ressaltando a importância do apoio recebido, o atleta faz questão de registrar que os apoios o deixam mais forte para alcançar o objetivo da vitória, e sem o apoio não teria como participar de grandes disputas e trazer vitórias para Ubatuba. “Obrigado família Ubatubense, juntos somos um só Ubatuba”, agradece o atleta.

Aguilar Junior visita obra da Nova Serra

DSC_0019

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve na manhã desta quinta-feira (04/05) visitando as obras da nova Serra da Tamoios. De responsabilidade do Consórcio Queiroz Galvão, a visita foi realizada no canteiro do Km 82 montado no trecho da Fazenda Serramar.
Com 21,5 km de extensão, as obras cortam os municípios de Paraibuna e Caraguatatuba. A ação teve início em 2015 e a previsão é de que as mudanças estejam concluídas em dezembro de 2020. Depois de prontas, as rodovias serão administradas pela Concessionária Tamoios.
A visita foi acompanhada pelo diretor operacional da empresa, José Henrique de Avila, o gerente de Contratos, Jean Carlos Moya, o diretor de relações institucionais da Concessionária Tamoios, Alberto Sogayar, o Assessor de Comunicação da Concessionária Tamoios, Marcos Elia, além dos secretários de Meio Ambiente, Marcel Giorgetti, de Obras, Leandro Borella, e de Comunicação Social, Malu Baracat.
Na oportunidade, Aguilar Junior acompanhou de perto o andamento do empreendimento, visitou a construção do viaduto 6 e do túnel 5 e conversou com os trabalhadores. Em um dos momentos, ele promoveu a detonação de rochas do túnel 5.

Prefeitura e FAAP analisam parceria para curso de gerente de cidade em São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) analisam a possibilidade de implantação na administração municipal de um curso de “Gerente de Cidade”. O assunto foi tratado nesta quinta-feira (04/05) em reunião entre o prefeito Felipe Augusto e o coordenador da Fundação, Mario Pascarelli Filho.O curso de Gerente de Cidade é administrado pela faculdade há 21 anos junto ao Poder Público Municipal e, de acordo, com o professor Pascarelli, trata-se de uma importante ferramenta para o gestor agilizar a máquina pública. “O curso trata de tudo que o gestor precisa e é dividido em várias etapas que abordam as tendências da administração pública; direitos público, tributário e eleitoral; questões urbanísticas; gestão de pessoas; planejamento municipal e políticas públicas”, explicou o coordenador da FAAP.A capacitação profissional é voltada a servidores públicos dos mais variados setores da prefeitura e deverá ser realizado uma vez por semana. O curso tem a duração de 18 meses e será ministrado na própria prefeitura municipal.

CREAD de Ubatuba realiza oficinas “Sabor e diversidade”

Atividades proporcionam intercâmbio entre pacientes, equipe e voluntários da comunidade

0504-oficina-sabor-diversidade-CREAD (Large)

Sardinha à escabeche, arroz tropeiro, pão e struddel – um doce de massa folhada – foram as receitas que deram início à série de oficinas gastronômicas promovidas pelo Centro de Reabilitação em Álcool e Drogas (CREAD) de Ubatuba. As atividades reúnem pacientes, familiares de pacientes, integrantes da equipe de saúde e voluntários e voluntárias e acontecem todas as terças-feiras, das 9h30 às 11h30, na sede do CREAD.
Inaugurado em abril de 2014, o CREAD já atende mais de 1.500 pessoas, entre adolescentes e adultos que apresentem problemas relacionados as compulsões, abusos e dependências de substancias psicoativas, e comorbidades, isto é, existência de outras doenças associadas, além de oferecer atendimento específico aos familiares e codependentes.
A adição ao tabaco, álcool, crack, outras drogas e diferentes compulsões em seus aspectos de dependência e abusos, compõem as principais patologias tratadas no CREAD. O centro também oferece tratamento para outras doenças correlacionadas aos quadros de dependência, abusos e compulsões como, por exemplo, os quadros depressivos e ansiosos.
Interação social como parte do tratamento
“Há um preconceito muito grande e um olhar conservador sobre as doenças que tratamos. Aqui buscamos mostrar que as compulsões são fenômeno de algo maior, que não se resolve apenas com medicamentos. É preciso um tratamento humanizado”, destaca Luiz Aparicio, psicólogo do CREAD.
“As oficinas de produção de alimentos proporcionam o contato com a família e a comunidade, o resgate de relações sociais e afetivas e da maneira simples de viver. Tudo isso gera elementos prazeirosos ao paciente e o motiva a não ter recaídas”, acrescenta.
A iniciativa de realizar as oficinas partiu de Heytor Barsalini e Taís Pedreca, que conseguiram reunir junto a comerciantes da cidade os recursos necessários para a compra de insumos. “Eles colaboram trazendo seus conhecimentos e isso contribui para desmistificar o olhar: doença não é ameaça. Proporcionamos vida como remédio para que a pessoa não adoeça”, finaliza.

Saiba mais sobre o CREAD
Além do atendimento psicológico aos dependentes e familiares de dependentes, o CREAD organiza oficinas variadas, como de plantas medicinais, xadrez, elaboração de pranchas de standup (SUP) e de geração de renda.
Outro trabalho é o de prevenção, realizado junto às escolas da rede municipal e estadual de ensino em atividades de contraturno realizada em parcerias com a secretaria de Esportes e a Fundart e outras Associações e ONGS, como é o caso da capoeira e das oficinas de filmes de curta-metragem.
Às segundas e quintas-feiras, das 9 às 10:30 horas, acontecem os encontros psicoterapêuticos para os usuários dos serviços. Há um grupo de encontro também para os adolescentes em situação de risco que se reúne todas as quartas-feiras, das 14 às 15 horas.

Como acessar os serviços
Para participar dos grupos ou receber orientações, é preciso comparecer pessoalmente ao CREAD, que fica na rua Dona Maria Alves, 1.196, no Centro. O atendimento ao público funciona das 8 às 17 horas, sem interrupção.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (12) 3832-5431.

Prefeitura de Caraguatatuba recupera 100% da frota sucateada em tempo recorde

05_03 Recuperação da frota 2

Desde o primeiro dia do governo Aguilar Júnior, a Prefeitura vem trabalhando na recuperação da frota de veículos públicos que encontrou sucateada.
Foram encontrados parados por falta de manutenção 58 veículos de uma frota de 332, entre motocicletas, ônibus, caminhões, ambulâncias, tratores e máquinas.Responsável pela manutenção mecânica dos veículos, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), durante os 100 primeiros dias de governo, passou a trabalhar na sua recuperação.
Atualmente, pode-se dizer que a Sesep conseguiu recuperar 100% da frota, incluindo os 38 veículos que operam para a própria secretaria, que possui um total de 121 veículos entre escavadeiras, pás carregadeiras, caminhões trucados e outros. As únicas duas máquinas paradas hoje no pátio aguardam peças de reposição que já foram providenciadas. “São uma motoniveladora e uma retroescavadeira que, este ano, apresentaram problemas mecânicos, mas já estamos trabalhando na manutenção delas”, explica o encarregado da oficina mecânica da Sesep, Marcos César Renosto.