Mutirão realiza 99 mamografias em Caraguatatuba

Mutirão realiza 99 mamografias no ultimo sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou o mutirão de mamografia no último sábado (26/8), e fez 99 exames. A meta da Secretaria de Saúde era examinar 100 pacientes, mas foram contabilizadas 70 presenças e 30 faltas. Devido tantas faltas, 29 mulheres que compareceram ao mutirão para agendar um futuro procedimento, foram atendidas na hora.
Segundo o secretário de Saúde, Amauri Toledo, a intenção é ampliar cada vez mais o sistema de mutirão. “Queremos fazer o mutirão de mamografia todos os meses. Precisamos saber como está à saúde de nossas munícipes e cuidar, para que todas tenham uma boa qualidade de vida”, afirmou.
Caraguatatuba agenda aproximadamente 600 mamografias por mês, mas a responsável técnica pelo setor de exames de imagem, Auxiliadora Rangel, alerta para a taxa de desistência do exame. “Muitas mulheres agendam a mamografia e faltam no dia do procedimento por motivos variados e isso é muito ruim para nós da Saúde, mas principalmente para a população”, disse.
De acordo com Auxiliadora, é necessário fazer a mamografia todos os anos. “O câncer é uma doença silenciosa. E muitas mulheres procuram o atendimento médico apenas quando encontram um caroço. Isso é errado. O caroço é um sintoma de evolução da doença. Portanto a mamografia deve ser realizada anualmente, em mulheres com idade acima de 40 anos ou que tenham casos de câncer na família. Quanto mais rápido descobrir, mais rápido é o tratamento”.

Comments are closed.