Centro de Saúde da Topolândia recebe palestra com o tema “Tumor de Mama Juvenil”

palestra saude outubro rosa pmss (2)

Como parte das ações em homenagem ao Outubro Rosa, o Centro de Saúde da Topolândia recebeu, na tarde de terça-feira (10/10), uma palestra com o tema “Tumor de Mama Juvenil”, ministrada pelos alunos do curso de Enfermagem da Faculdade São Sebastião (FASS).
O encontro provém de uma parceria entre a Administração Municipal e a FASS, na qual a prefeitura cede o campo para que os alunos possam realizar estágios e colocar em prática os ensinamentos de sala de aula.
De acordo com a professora de enfermagem que comandou as atividades com os alunos, Janaína Guarizi, a palestra retratou mecanismos de prevenção do câncer juvenil no homem e na mulher.
“É de suma importância o autoconhecimento e a quebra de tabus. É preciso saber de que forma identificar, como se tratar e como as mães podem ajudar na orientação. Muitas pessoas acreditam que a prevenção está no autoexame, na realidade, esta modalidade serve para identificar uma lesão que já existe, passando já do ponto da prevenção”, explicou a professora.
Janaína disse ainda que o número de jovens que contraem a doença é cada vez maior. “A prevenção está relacionada a um estilo de vida adequado. Depende de uma boa alimentação, de se evitar o sedentarismo e de atitudes que mantenham o corpo saudável, situações que muitos jovens hoje em dia ignoram, daí o aumento no índice da doença entre os 11 e 17 anos”, comentou.
Na próxima segunda-feira (16/10), no período da manhã, os alunos realizarão uma palestra sobre a importância do exame Papanicolau na prevenção do câncer de colo do útero, enquanto no dia 31/10, às 9h, será a vez do tema “A importância do exame de mama anual na prevenção do câncer”.
Serviço: As palestras ocorrerão na sala de espera do Centro de Saúde da Topolândia, localizado na rua Antonio Pereira da Silva, nº 280.

Comments are closed.