Zoonose mantém a média de Vacinação Anrtirrábica

Prefeitura já ultrapassou 50% dos postos na Costa Sul

Prefeitura já ultrapassou 50% dos postos na Costa Sul

A Prefeitura de São Sebastião mantém até o dia 9 de setembro a Vacinação Antirrábica em todo o município. A previsão de vacinar 12 mil animais entre cães e gatos vem sendo mantida, como por exemplo na Costa Sul, onde 50% dos postos já forneceram a vacina e aproximadamente a mesma porcentagem já foi imunizada.
Segundo o veterinário Marcelino Jesus Mosz, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foram criados 62 pontos de vacinação, sendo 33 na Costa Sul e 29 na Costa Norte do município, destes, até o momento 18 postos na Costa Sul e 17 na Costa Norte já vacinaram a população animal, estimada em 8.800 cães e 2.000 gatos. Em 2012 a estimativa era de 11 mil animais e a população dividida em 8.670 cães e 1.888 gatos.
Ainda segundo o veterinário já foram vacinados até o momento 2.362 animais na Costa Sul e 2.240 na Costa Norte. A estimativa da Zoonose é global e não setorial, ou seja, não há estimativa para as Costas Norte e Sul, mas para o município como um todo.

Letal
A raiva, causada pelo vírus Rhabdovirus, é uma doença letal que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado, sendo transmitida ao homem pela mordida, arranhadura ou até mesmo lambida, permitindo o contato com a saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas).
O Centro de Controle de Zoonoses alerta que o cão que atacar uma pessoa deve ser observado por dez dias, para que sejam procurados sintomas da doença.
Serviço: Acompanhe o trabalho do CZZ acessando o site da Prefeitura em www.saosebastiao.sp.gov.br e veja quais os postos e os horários de vacinação na cidade.
Os donos de animais não devem esquecer a Caderneta de Vacinação do seu cão ou gato.

 

Comments are closed.