Prefeitura de Ilhabela inaugura nova Escola da Praia da Fome neste domingo

O tradicional hasteamento da Bandeira Nacional no Engenho D’Água será às 8h deste domingo; em seguida, o prefeito segue para a inauguração da escola da Praia da Fome

O tradicional hasteamento da Bandeira Nacional no Engenho D’Água será às 8h deste domingo; em seguida, o prefeito segue para a inauguração da escola da Praia da Fome

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, inaugura no próximo domingo, 1º de setembro, às 11h, a nova escola municipal da Praia da Fome, no extremo norte do município. Antes, às 8h, ele fará o hasteamento da Bandeira Nacional no alto do Engenho D’Água, abrindo oficialmente a programação do aniversário da cidade, que completa 208 anos de emancipação político-administrativa na próxima terça-feira (3/9). A bandeira permanece hasteada até o dia 7 de setembro, dentro das comemorações da Semana da Pátria.
A escola da Praia da Fome foi reconstruída e ampliada. A obra contempla novos banheiros (masculino e feminino), cozinha, dispensa e uma suíte para a professora. O acesso à Praia da Fome é feito somente por barco. Hoje, a escola atende seis alunos. “Temos o respeito por todos, de maneira, que independe o número de alunos. Nosso objetivo é proporcionar o acesso e a qualidade da educação em todas as comunidades. Na Ilha da Vitória, por exemplo, quando reformamos a escola havia apenas um aluno”, ressaltou a secretária de Educação, Lídia Sarmento.

Homenagem
A escola ganhará o nome do ex-presidente da Câmara, José Donizete da Silva, que faleceu em junho deste ano. “Esta é mais uma obra que reflete nosso compromisso com a educação no município. Faremos esta homenagem ao Donizete, três vezes vereador e presidente da Câmara por dois mandados, e que este ano nos deixou”.
Nascido em Itapeva, Minas Gerais, Donizette veio para o arquipélago com apenas 4 anos com seus pais, trabalhando desde cedo no ramo comercial, tendo sido proprietário de um bar e mercearia. Popular, ele ingressou na vida pública aos 18 anos, quando candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador, conquistando a 1ª suplência e assumindo por três meses uma cadeira na Câmara. A curta atuação conquistou a comunidade, que o elegeu posteriormente para três mandatos consecutivos, em 92, 96 e 2000, sendo o mais votado nos dois primeiros pleitos. Foi presidente da Câmara por duas legislaturas (1999/2000 e 2003/2004). Em 2004 assumiu a Prefeitura de Ilhabela por 15 dias e foi também chefe de Gabinete do Executivo entre 2005 e 2008. Recebeu o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela em 2006, em proposta apresentada pelo então vereador Beto Campos. José Donizette tinha 45 anos e deixou três filhos e três netos.

Ponto facultativo
Em razão do feriado da próxima terça-feira (3/9), aniversário de Ilhabela, o prefeito Toninho Colucci decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (2/9). Não haverá expediente nas repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais à população: coleta, limpeza e remoção de lixo; Pronto Socorro Municipal; fiscalização; garagem municipal e divisão de trânsito. Nesta sexta-feira (30/8), na Praça de Eventos do Galera, o rapper Projota abre a programação de shows do aniversário da cidade, sempre a partir das 21h. Estão previstos ainda Kleo Dibah e Rafael (31/8), Fundo de Quintal (1º/9), Victor e Léo (2/9), NX Zero (3/9), 4/9 – Bandas evangélicas locais (gospel), 5/9 – Marquinhos Gomes (gospel), 6/9 – David Quilan (gospel), 7/9 – Sá e Guarabira (MPB) e 8/9 – Pronúncia no Olhar (samba).
Na próxima terça-feira (3/9) – feriado municipal – haverá o hasteamento dos pavilhões às 8h, na Praça das Bandeiras, e em seguida, às 9h, o tradicional desfile cívico-militar-estudantil.

 

Comments are closed.