Moradores da área contaminada pela Petrobras podem registrar sugestões e denúncias ao Comus até a próxima terça-feira (3)

Vista panorâmica da área afetada no Itatinga

Vista panorâmica da área afetada no Itatinga

 

Até a próxima terça-feira (3) os moradores da área contaminada pela Petrobras no Itatinga, na região central de São Sebastião, podem registrar sugestões e denuncias ao Comus (Conselho Municipal de Saúde) para a elaboração de um documento de encaminhamentos que deverão ser deliberados na próxima reunião ordinária do Conselho, programada para o dia 10 de setembro. Esta proposta é resultado da última reunião extraordinária promovida pelo Comus na tarde de terça-feira (27) no Teatro Municipal.
O objetivo, segundo o presidente do Conselho e secretário adjunto de Saúde, Antonio Carlos Nisoli, é dar voz a população e buscar soluções práticas para o problema. “Existe uma nova reclamação de vazamento e a população acredita que seja derivado de petróleo; em decorrência disso, os moradores pediram para o Comus apoiá-los cobrando a responsabilidade das autoridades envolvidas e é justamente por isso que nós decidimos promover a reunião extraordinária”, explicou.
Nisoli destacou que especificamente para esta reunião foram convidados representantes da Petrobras, Cetesb e Ministério Público. “A Petrobras não compareceu, mas, mandou um documento dizendo que contratou uma empresa para averiguar o material e emitiu um laudo dizendo que o produto não é derivado de petróleo. Durante o encontro a população questionou o laudo e pediu para que nós cobrássemos da Cetesb um posicionamento”.
Ainda de acordo com o presidente, independente das manifestações da população pelo menos dois encaminhamentos serão providenciados. “De antemão eu posso garantir que vamos pegar o laudo da Petrobras e encaminhar para a Cetesb solicitando que eles se manifestem sobre o assunto. Outro posicionamento é solicitar um aditamento ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) proposto pelo MP para que a Petrobras assuma a responsabilidade de custeio dos exames e dos encaminhamentos de saúde pública da população”, finalizou.
Serviço: O registro das sugestões e reclamações pode ser feito por meio do email cmssaosebastiao@gmail.com ou diretamente na sede do Comus que fica na Secretaria Municipal de Saúde, rua Prefeito Mansueto Pierotti, 391 – 1º andar – Centro.

Comments are closed.