Locking é uma das novidades das Oficinas Culturais de São Sebastião

Locking - Luciano Vieira PMSS

Novidade nas oficinas culturais da cidade. A Oficina de Locking do assessor cultural Alberto Sawada, o Beto, chega com tudo a Costa Norte de São Sebastião. As oficinas têm a realização da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana, da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

O Locking é um estilo de dança funk e street dance atualmente associado ao hip hop. Baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braço e mão combinado com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados, frequentemente rítmicos e muito bem sincronizados com a música.
O nome é baseado no conceito de “bloquear” os movimentos, o que significa que existe um congelamento de um movimento rápido e “pausa” em uma determinada posição, mantendo por alguns instantes para depois continuar na mesma velocidade anterior.
Locking inclui movimentos bastante acrobáticos e fisicamente exigentes e os Lockers, ou dançarinos de Locking, normalmente vestem-se com um estilo próprio, com roupas coloridas com listas e suspensórios.
O início pode ser atribuído a Don Campbell, no final dos anos 60. Ele uniu várias danças da moda acrescentando movimentos próprios. O verdadeiro Lock foi criado por acidente; Don não sabia fazer um movimento chamado de “Robot Shuffle” e parou num ponto específico. Após isso, a dança foi chamada de Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking.
Serviço: As aulas acontecem no Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte, todas as segundas e quartas das 19h às 21h. Os interessados podem procurar pelo Assessor Beto nos dias e horários das aulas.

 

Comments are closed.