Após anos de riscos e acidentes, árvores do Perequê-Açu são podadas pela prefeitura

20131217_100947_1

A prefeitura de Ubatuba realiza nesta semana a poda de diversas árvores que geravam algum risco aos pedestres, ciclistas e motoristas na Avenida Félix Guisard, principal ligação urbana entre o bairro do Perequê-Açu e Centro da cidade. De acordo com moradores e comerciantes, há mais de 5 anos o local registra constantemente algum incidente envolvendo a vegetação que margeia 200 metros da via.
Osmar de Azevedo, morador do Perequê-Açu, já foi testemunha de problemas envolvendo queda de galhos, troncos e cobras no local. “Já teve queda de galho que arrancou o retrovisor de um carro. Imagina se pega em algum ciclista ou pedestre?”, diz o morador da Rua Félix Guisard, relatando outras diversas situações peroigosas como galhos caidos nas ciclovias, servindo como obstáculo para as bicicletas.
Osmar ressalta que protocolou a primeira solicitação há mais de 5 anos na prefeitura, porém nada tinha sido feito até o momento. “Em dias de chuva e vento eu dormia na parte dos fundos com medo desta árvore que estão podando hoje (20/12) cair sobre meu quarto”, completa o morador do Perequê-Açu.
Para o secretário de Segurança, Arthur D´Angelo, os riscos eram altos e a via precisava receber este serviço antes da éppoca das chuvas. “Infelizmente, em toda a cidade nos deparamos com situações limites, onde nos últimos anos não houve qualquer intervenção da prefeitura. Nestes primeiros meses de administração, fizemos um mapeamento e priorizamos aquelas áreas que ofereciam maiores riscos a uma maior quantidade de pessoas. No caso aqui do Perequê-Açu, o risco era altíssímo pois a situação da vegetação era muito ruim e isso tudo sobre uma ciclovia, uma calçada e uma importante Avenida que liga o Centro à Costa Norte de Ubatuba”, ressalta Arthur, acrescentando que outras supressões complexas já foram realizadas, como na Praça da Matriz, Rua Conceição, Thomas Galhardo e até uma árvore em uma escola Estadual, no Centro da cidade.

Comments are closed.